Como melhorar as habilidades de desarme no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Saber como dar um tackle adequado no futebol pode ser a diferença entre ganhar e perder. O domínio dessa técnica crucial exige uma combinação de prática, teoria e exercícios de fortalecimento do núcleo. Mas com um pouco de esforço, você pode desenvolver confiança e habilidade suficientes para que o desarme se torne uma segunda natureza.

Etapas

Aprendendo quando fazer o tackle

  1. etapa 1 realize tackles de bloqueio lateral quando você're near your opponent's net.
    Realize bloqueios laterais quando estiver perto da rede do adversário. Se a equipe/oposição adversária passar por você ou estiver se movendo na diagonal, o side block tackle pode colocar a bola de volta na área de rede do adversário. Depois de se mover ombro a ombro com o driblador, vire-se para dentro usando o pé mais próximo do adversário como alavanca e vire os ombros e quadris em direção a ele. Agache-se e gire o pé externo na direção da bola rapidamente.
    • Os bloqueios laterais são mais bem utilizados perto da rede do adversário porque perder um tackle não o coloca em desvantagem.
    • Use os tackles de bloqueio lateral para recuperar a posse da bola ou liberá-la - ambas situações benéficas quando você estiver perto da rede do adversário.
    • Lembre-se: o objetivo do tackle é tirar a bola do adversário, não derrubá-lo ou machucá-lo.
  2. etapa 2: execute os 'slide tackles'...
    Executar desarmes deslizantes somente como último recurso. Comece de um lado do campo e peça a um parceiro para driblar a bola até o gol. Corra ao lado dele e tente deslizar para pegar a bola dele quando achar que seu pé pode ultrapassar a bola. Nesse momento, afunde-se sobre a perna mais próxima da bola, deixando-a enrolar embaixo de você. Depois disso, passe a perna externa ao redor, mantendo o pé travado em uma posição de gancho.
    • Depois de passar o pé, você pode rebater a bola para longe ou prendê-la com o pé em gancho.
    • Os tackles de deslizamento devem ser considerados um último recurso, pois eles o tiram dos pés. Guarde-os para os momentos em que estiver perto o suficiente do ataque para que seu pé dianteiro tenha uma boa chance de ultrapassar a bola.
  3. etapa 3 evite fazer o tackle quando o adversário estiver perto do seu time's net.
    Evite desarmar quando o adversário estiver perto da rede do seu time. Quando o ataque estiver perto de sua rede, um tackle falho dará à sua defesa uma rebatida. Nessas situações, aborde o ataque defensivamente - aplique pressão, tente ler as jogadas e corte os passes e ataques na rede sempre que puder. Essas técnicas defensivas eliminam a necessidade de desarmes.
    • Há exceções a essa regra. Por exemplo, quando o ataque está prestes a fazer um chute, um slide tackle no momento certo pode levar a bola de volta.

Entendendo a técnica adequada

  1. etapa 1 mantenha a confiança e o compromisso de ganhar a bola.
    Mantenha a confiança e o compromisso de ganhar a bola. Estabelecer-se como o jogador que vai ganhar a bola não só aumenta sua confiança, mas também ajuda seus colegas de equipe a ganhar confiança e a agir com mais agressividade. Isso não tem nada a ver com habilidade, que deve ser desenvolvida depois que você tiver confiança para atacar sem hesitar.
    • Antes de fazer um tackle, diga a si mesmo que vai ganhar a bola. Se você duvidar de si mesmo antes de fazer o tackle, até mesmo a melhor técnica do mundo se tornará menos eficaz.
  2. etapa 2 aprenda a fechar o espaço e a conter o ataque.
    Aprenda a fechar o espaço e a conter o ataque. Antes de dar o tackle, aproxime-se do driblador o mais rápido que puder. Depois de se aproximar, coloque-se em uma posição defensiva dobrando os joelhos, mantendo os pés paralelos aos ombros e concentrando o peso nas pontas dos pés (em vez dos calcanhares). Esteja pronto para fazer um tackle, mas seja paciente e aplique pressão antes de fazer um movimento.
    • Encare o ataque com a maior parte de seu corpo possível. Muitas vezes, essa pressão é suficiente para fazer com que o driblador escorregue e perca a bola.
    • Esteja sempre pronto para se mover rapidamente quando começar a fechar o espaço.
  3. etapa 3 coloque o pé de apoio firmemente no chão antes de fazer o tackle.
    Coloque o pé de apoio firmemente no chão antes do tackle. Mantenha sempre o pé firmemente plantado para garantir que tenha equilíbrio e controle corporal suficientes no momento do tackle. Seu peso deve estar sobre a bola - e não embaixo - quando fizer o tackle.
    • Nunca se lance sobre a bola.
  4. etapa 4 concentre sua força na bola, não no jogador.
    Concentre sua força na bola, não no jogador. Sempre faça o primeiro contato com a bola. Você deve ser agressivo o suficiente para tirar a bola do adversário, mas não tanto que o derrube ou machuque.
    • Mantenha sempre os joelhos voltados para a direção do driblador ofensivo.

Melhoria da força do núcleo

  1. etapa 1 faça flexões abdominais...
    Faça flexões abdominais para um exercício clássico de fortalecimento do core. Deite-se de costas com os músculos abdominais contraídos. Coloque os pés contra uma parede, levante a cabeça e os ombros do chão, mantenha a posição por 3 respirações profundas e depois retorne à posição inicial.
    • Mantenha as coxas paralelas à parede e as canelas perpendiculares a ela
    • Cruze os braços sobre o peito para evitar a tensão no pescoço que geralmente ocorre ao mantê-los atrás da cabeça.
  2. etapa 2 realize pontes para...
    Fazer pontes para desenvolver os músculos do core de uma só vez. Deite-se de costas, dobre os joelhos e mantenha as costas neutras - não contra o chão, mas também não arqueadas. Depois de obter a forma adequada, contraia os músculos abdominais e levante os quadris do chão para que o corpo fique em forma de 'L'. Mantenha essa posição por três respirações profundas e depois retorne à posição inicial.
    • Certifique-se de que os quadris, os ombros e os joelhos formem uma linha reta (o lado mais longo da forma de 'L').
    • Nunca incline os quadris.
  3. etapa 3 realize rotações segmentares...
    Execute rotações segmentares para um exercício alternativo para o core. Deite-se de costas com os joelhos para cima, voltados para o teto. Contraia os músculos abdominais e deixe os joelhos caírem para a esquerda em um ritmo lento e constante. Quando sentir um alongamento, mantenha a posição por três respirações profundas e depois volte à posição inicial.
    • Mantenha as costas em uma posição neutra - não arqueadas, mas não contra o chão
    • Mantenha sempre os ombros pressionados contra o chão e vá apenas até o ponto em que conseguir se manter confortável.
    • Repita esse exercício, mas deixe suas pernas caírem para a direita.
    • Nunca deixe suas pernas caírem a ponto de você sentir dor.

Praticando exercícios de ataque

  1. etapa 1 encontre um parceiro e passe pela bola ao mesmo tempo.
    Encontre um parceiro e passe pela bola ao mesmo tempo. Fiquem em lados opostos da bola. Aproxime-se da bola ao mesmo tempo que seu parceiro e faça um movimento de tackle com a perna de chute. Repita esse movimento continuamente, começando em baixa velocidade e aumentando gradualmente até atingir a velocidade de um chute de corrida padrão.
    • Mantenha os tornozelos e os joelhos firmemente travados durante o chute.
    • Tome cuidado para não chutar com muita força - sempre acerte a bola com a mesma força que seu parceiro.
    • Cronometre seus chutes de modo que eles atinjam a bola simultaneamente.
    • Esse exercício é uma ótima maneira de se familiarizar com a forma adequada de desarme. Com o tempo, ela se tornará uma segunda natureza. Lembre-se: às vezes, a melhor maneira de melhorar é voltar e revisar o básico.
  2. etapa 2 faça uma dupla com um amigo para o surprise effect drill.
    Junte-se a um amigo para o exercício do 'efeito surpresa'. Comece no lado sul do campo e peça ao seu parceiro para jogar na defesa (de frente para a rede sul) enquanto você joga no ataque (de frente para a rede norte). Comece o jogo chutando a bola para seu parceiro e continue passando a bola para frente e para trás enquanto seu parceiro se move para trás e você para frente. Quando você tocar a bola mais de uma vez, tente passar pela linha de chegada.
    • Troque de papéis e comece em uma extremidade diferente do campo a cada rodada.
    • Cada avanço bem-sucedido equivale a 1 ponto. Continue o jogo até atingir 10 pontos.
  3. etapa 3 pratique o bloqueio contra dribladores que estejam se aproximando.
    Pratique o bloqueio contra dribladores que estão se aproximando. Encontre um parceiro, dê-lhe a bola e peça que ele tente driblar você. Um bloqueio envolve os seguintes movimentos: aproximar-se do ataque; agachar-se; inclinar-se ligeiramente para frente; mover o pé para trás; travar o ângulo; apontar o dedo do pé para fora; e chutar a bola.
    • Mantenha seu centro de gravidade baixo e agache-se para ajudar a criar força suficiente para quebrar o ímpeto do adversário. Isso é especialmente importante em áreas lotadas e permite que você pare o atacante e abra uma janela para a defesa tomar a bola.
    • Sempre bata na bola com a parte média arqueada do pé, também conhecida como peito do pé. Mova seu pé como se ele fosse passar pela bola, em vez de simplesmente pará-la.
    • Mova o ombro principal - que é o ombro do mesmo lado do pé que está chutando - para frente quando o pé atingir a bola.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso melhorar minhas habilidades no futebol sozinho?
    Prepare-se para diferentes cenários. Parte de ser um bom defensor é saber quando você deve dar um passo à frente ou para trás. Se o adversário receber a bola e estiver driblando para o lado ou para trás, recue para que ele não o derrote. Por outro lado, se o adversário receber a bola e estiver driblando em direção ao gol, dê um passo à frente e tente recuperar a bola o mais rápido possível.

Dicas