Como melhorar a coordenação olho-mão

Autor do artigo:Gabriel Silva

O aprimoramento da coordenação olho-mão é uma tarefa contínua que sintoniza muitas de suas habilidades motoras finas. As crianças aprendem a melhorar a coordenação olho-mão já aos 4 meses de idade, explorando brinquedos e jogos. Esses mesmos princípios podem ser aplicados em qualquer idade por meio da prática de esportes, videogames, colorir e trabalhos manuais. Você também pode usar o treinamento de coordenação olho-mão para ajudar a controlar a dispraxia, uma condição mental que dificulta o planejamento e a coordenação de movimentos físicos.

Etapas

Melhorando a coordenação com atividades cotidianas

  1. Etapa 1 Pratique um esporte como hobby regular.
    Pratique um esporte como hobby regular. Quase todos os esportes exigem a coordenação entre os olhos e as mãos. Escolha um esporte que seja interessante para você e torne-o parte de sua rotina semanal regular. Estabeleça uma meta de jogar por uma hora de 3 a 4 vezes por semana. Procure equipes ou aulas internas em sua região para ajudar a manter a prática consistente e tornar o processo mais divertido.
    • Esportes que envolvem tacos ou bastões, como beisebol, softbol, hóquei e lacrosse, são recomendações comuns para quem quer melhorar a coordenação.
    • Você também pode considerar a possibilidade de adquirir uma rede de badminton, uma rede de vôlei, uma cesta de basquete ou uma mesa de pingue-pongue para sua casa se quiser praticar em seu próprio tempo.
    • O boxe e muitas formas de artes marciais também são excelentes para ajudar a melhorar a coordenação olho-mão. Procure aulas de boxe, artes marciais mistas (MMA), taekwondo, caratê, krav maga ou qualquer outra forma de arte marcial de seu interesse em sua região.
  2. Etapa 2 Jogue videogames ou jogos on-line.
    Jogue videogames ou jogos on-line. Os videogames exigem habilidades motoras e percepção visual para executar o jogo. Jogue um jogo que exija precisão de tempo, um toque sensível e/ou muita atenção aos detalhes, e você poderá descobrir que isso ajuda a melhorar sua coordenação olho-mão em geral. Jogos de ação como Call of Duty ou Assassin's Creed podem ser particularmente úteis para essa finalidade.
    • Experimente diferentes tipos de jogos, se você tiver os sistemas disponíveis. Jogos de console, jogos de PC e jogos de RV desafiarão você de diferentes maneiras.
  3. Etapa 3 Pratique malabarismo....
    Pratique o malabarismo. Aprender a fazer malabarismo é uma atividade comum recomendada para pessoas que estão tentando melhorar sua coordenação. Comece aprendendo a fazer malabarismo com duas bolas e depois passe para três. Consulte tutoriais e vídeos on-line para ajudá-lo a começar, já que o malabarismo geralmente é melhor compreendido visualmente.
    • Não fique desanimado se você não for um grande malabarista quando começar. Essa é uma atividade que leva muito tempo para ser dominada. Continue praticando e, aos poucos, você começará a ver os benefícios na coordenação geral mão-olho.
  4. Etapa 4 Monte um quebra-cabeça ou um brinquedo de montar.
    Monte um quebra-cabeça ou um brinquedo de montar. Isso requer pegar peças específicas para analisar quais se encaixam, usando e aprimorando a coordenação olho-mão e as habilidades de raciocínio. Desafie-se ainda mais com um quebra-cabeça 3D, uma escultura de Lego ou outro brinquedo de construção que lhe permita pensar em 3D.
  5. Etapa 5 Colorir em um livro de colorir.
    Pinte em um livro de colorir. Essa atividade criativa o ajuda a aprender a controlar visualmente as mãos e os dedos ao trabalhar nas linhas da página. Procure um livro de colorir que o desafie com linhas finas e detalhes em toda a página.
    • Os livros de colorir para adultos estão ganhando popularidade e estão prontamente disponíveis em muitas lojas de artesanato e livrarias. Muitas pessoas acham que eles são relaxantes e também uma boa ferramenta de treinamento de coordenação.

Experimentando exercícios de coordenação

  1. Etapa 1 Pratique a mudança de foco com exercícios para os olhos.
    Pratique a mudança de foco com exercícios para os olhos. Tente colocar dois objetos de tamanho semelhante, como dois livros, a diferentes distâncias um do outro. Coloque um deles a cerca de 46 cm de você e o outro a cerca de 3,0 m de distância. Concentre-se no objeto mais próximo por 5 a 10 segundos, observando o máximo de detalhes que puder, depois mude rapidamente para o objeto mais distante e faça o mesmo. Continue esse exercício, alternando entre seus olhos, por 3 a 5 minutos de cada vez.
    • Exercícios como esse ajudam a melhorar seu tempo de reação, treinando-o para ajustar rapidamente o foco a novos objetos.
  2. Etapa 2 Faça exercícios de drible.
    Faça exercícios de drible. Os exercícios de drible, como os que você encontra nos treinos de basquete, são projetados para ajudar a desenvolver a coordenação mão-olho. Se você é novato em dribles, comece simplesmente caminhando de 10 a 20 passos em uma direção, virando-se e voltando, tudo isso enquanto dribla continuamente. À medida que você melhorar, comece a variar driblando em velocidades diferentes e alternando entre as mãos.
    • Desafie-se usando bolas menores, como as de tênis. Elas são mais imprevisíveis quando você as dribla, portanto, desafiam ainda mais seu tempo de reação.
  3. Etapa 3 Jogue com balões.
    Jogue o jogo de manter o equilíbrio com balões. Para isso, basta um balão inflado com oxigênio. Com cuidado, jogue o balão no ar e, em seguida, siga-o e bata nele antes que caia no chão. Esse jogo pode ser jogado sozinho ou com um parceiro, e é um exercício fantástico de coordenação e controle.
    • Acertar o balão com muita força pode levá-lo longe demais ou fazer com que ele estoure, portanto, parte do exercício aqui é praticar a aplicação de uma quantidade controlada de força enquanto mantém os olhos no alvo.
    • Esse exercício também pode ser muito divertido para crianças que estão tendo dificuldades para desenvolver a coordenação entre mãos e olhos.
  4. Etapa 4 Experimente um jogo de pega-pega enquanto estiver em uma perna só.
    Experimente um jogo de pega-pega enquanto estiver em uma perna só. O jogo de pega-pega é frequentemente sugerido para ajudar a desenvolver a coordenação em crianças, mas os adultos também podem se beneficiar de um jogo de pega-pega. No entanto, em vez de apenas jogar a bola para frente e para trás, tente ficar em uma perna só enquanto joga. Isso ajuda a melhorar o equilíbrio e o tempo de reação à medida que você desenvolve sua coordenação.
    • Jogue com um amigo ou membro da família para tornar o exercício divertido e social.
    • Se não tiver ninguém com quem jogar, você sempre pode praticar rebatendo a bola em uma parede próxima.

Gerenciamento da dispraxia motora

  1. Etapa 1 Programar atividade física todos os dias.
    Programe atividades físicas todos os dias. Se você ou seu filho tiver dispraxia, a atividade física é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar a desenvolver as habilidades motoras. Tente reservar pelo menos 30 a 60 minutos de tempo para atividades físicas todos os dias.
    • Para adultos com dispraxia, ir à academia, nadar, fazer aulas de ginástica ou praticar um esporte não competitivo, como natação ou dança, pode ajudar.
    • No caso de crianças com dispraxia, inscrevê-las em um esporte como taekwondo ou futebol, ou fazer aulas de atividades como natação e dança, é uma boa maneira de reservar um tempo estruturado regularmente para a atividade física.
  2. Etapa 2 Pratique a coordenação por meio de brincadeiras.
    Pratique a coordenação por meio de brincadeiras. Atividades simples em casa, como um jogo de pega-pega ou o arremesso de um saco de feijão, podem ajudar uma criança com dispraxia a desenvolver sua coordenação. Reserve de 10 a 15 minutos por dia para brincar com seu filho com jogos que desenvolvam a coordenação. Isso não só o ajudará a desenvolver suas habilidades manuais, como também proporcionará a vocês um tempo extra de qualidade juntos.
  3. Etapa 3 Faça aulas de digitação.
    Faça aulas de digitação. Tanto crianças quanto adultos com dispraxia podem ter problemas para segurar canetas e escrever com clareza. A digitação ainda pode representar um desafio, mas geralmente é mais fácil do que ajustar as habilidades de escrita. Inscreva você ou seu filho em uma aula de digitação especificamente voltada para o aumento da velocidade.
    • Pergunte à escola de seu filho se ela oferece programas de assistência nessa área. Talvez eles consigam colocar seu filho em contato com um tutor de digitação especializado em trabalhar com distúrbios de habilidades motoras.
  4. Etapa 4 Consulte um fisioterapeuta para treinamento perceptivo-motor.
    Consulte um fisioterapeuta para treinamento perceptivo-motor. Esse tipo de treinamento foi desenvolvido para ajudar as pessoas com dispraxia a melhorar seus movimentos, bem como suas habilidades visuais, auditivas e de linguagem. Converse com seu médico sobre como encontrar um fisioterapeuta em sua região que ofereça treinamento perceptivo-motor.
    • Esse treinamento baseia-se no uso de sequências de tarefas que são desafiadoras, mas não tão desafiadoras a ponto de inspirar a pessoa a desistir durante o processo. Geralmente, esses exercícios exigem que o participante integre diferentes informações motoras e sensoriais.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como o catching desenvolve a coordenação olho-mão nos alunos?
    A coordenação olho-mão é muito importante para arremessar e pegar. A prática do 'catching' ativará algo em seu cérebro chamado memória muscular. Depois de repetir uma determinada ação, ela ficará gravada em sua cabeça.
  • Perguntas
    Preciso saber como ajudar uma pessoa em uma cadeira de rodas porque ela tem uma deficiência nas pernas. Estou tentando ajudar a pessoa a jogar basquete, mas ela precisa praticar a coordenação entre mãos e olhos?
    Um exercício que você poderia fazer com essa pessoa é o drible. Comece fazendo com que ele drible enquanto estiver parado na cadeira e, em seguida, integre lentamente o movimento, fazendo com que ele role para frente e pratique o giro enquanto ainda dribla a bola. Isso desenvolve a coordenação e as habilidades no basquete.

Vídeo

Dicas

  • As cordas de pular podem ser uma atividade divertida para ajudar a desenvolver a coordenação quando você tiver um tempo livre extra.

Avisos

  • Consulte seu médico o mais rápido possível se você tiver algum problema de visão ou movimento de início rápido.