Como identificar vespas

Autor do artigo:Gabriel Silva

As vespas são um dos insetos mais incompreendidos do mundo. De fato, a maioria das pessoas imagina um tipo de vespa - a jaqueta-amarela - quando pensa em vespa! Na realidade, elas são um dos diversos grupos de insetos que existem, e há todos os tipos de espécies diferentes de vespas. Embora seja possível determinar a espécie que você está vendo inspecionando as cores, as marcas e a colmeia, é melhor não chegar muito perto. Ao contrário das abelhas, as vespas não morrem quando picam, portanto, mantenha-se seguro inspecionando à distância!

Etapas

Vespa-amarela

  1. Essas são as vespas mais comuns (e mais agressivas) que existem.
    Essas são as vespas mais comuns (e mais agressivas) que existem. São vespas sociais, portanto, você pode ver muitas delas em um único local. Esses insetos geralmente são 3⁄8-5⁄8 polegadas (0,95-1,59 cm) de comprimento e têm padrões amarelos e pretos característicos. Elas criam pequenos ninhos com favos de mel por toda parte, geralmente em árvores, arbustos, sótãos e gramados. As jaquetas-amarelas são as vespas mais comuns da América do Norte, mas são bastante agressivas, portanto, fique longe delas!
    • As jaquetas-amarelas tendem a ser extremamente assertivas quando se trata de defender sua colmeia, portanto, não passe por baixo de uma colmeia para dar uma olhada mais de perto se estiver tentando identificá-las. Em geral, elas tendem a ser mais agressivas no final do verão e no outono.
    • As jaquetas-amarelas são forrageiras e comem praticamente qualquer coisa. Como resultado, elas tendem a incomodar as pessoas quando estão comendo fora de casa e podem atacar uma lata de lixo se você deixar a tampa do lado de fora.
    • Quando muitas pessoas usam a palavra 'vespa', estão imaginando uma jaqueta-amarela.

Vespa de papel europeia

  1. As vespas de papel europeias são vespas sociais, mas não são't very aggressive.
    As vespas de papel europeias são vespas sociais, mas não são muito agressivas. Elas se parecem muito com as jaquetas-amarelas, pois têm marcas pretas e amarelas quase idênticas. Elas costumam estar por perto 3⁄4 (1,9 cm) de tamanho e são vespas sociais, portanto, você verá um grupo delas rondando a colmeia. A melhor maneira de identificar uma vespa de papel é observar a colmeia. Elas constroem estruturas volumosas semelhantes a papel, geralmente no alto de edifícios ou em árvores.
    • As vespas amarelas e as vespas de papel europeias têm basicamente a mesma aparência; você precisará encontrar a colmeia para diferenciá-las.
    • Ao contrário das vespas amarelas, as vespas de papel europeias são bastante calmas. Elas podem picar se se sentirem ameaçadas, mas não atacam cegamente do nada, como acontece com as vespas amarelas.
    • Embora sejam conhecidas como vespas de papel europeias, elas são extremamente comuns na América do Norte.

Vespa de papel do norte

  1. Essas vespas são, em sua maioria, marrom-escuras, com marcas amarelas bem discretas.
    Essas vespas são, em sua maioria, marrom-escuras, com marcas amarelas bem suaves. Como a vespa de papel europeia, elas são sociais e constroem estruturas semelhantes a papel no alto de edifícios e árvores. No entanto, elas são um pouco maiores do que suas primas europeias e geralmente são 3⁄4-11⁄4 in (1,9-3,2 cm) de comprimento. Elas também tendem a ser menos agressivas do que muitas espécies de vespas, e o macho da vespa de papel do norte nem sequer pica! Geralmente, essas vespas não representam um grande problema.
    • As vespas de papel do norte são mais comuns na metade leste dos Estados Unidos e no Canadá.

Assassina de cigarras

  1. Essas vespas intimidadoras são caçadoras grandes e solitárias.
    Essas vespas intimidadoras são caçadoras grandes e solitárias. Como o próprio nome sugere, essas vespas sobrevivem caçando cigarras e colocando suas larvas dentro delas. Como resultado, se você vir um inseto voador agarrando ou atacando uma cigarra, provavelmente se trata de uma cigarra assassina. Essas vespas são maiores e crescem até 5,1 cm (2 polegadas) de comprimento. Elas são pretas e marrom-escuras, com marcas amareladas e asas avermelhadas.
    • Se você está se perguntando por que há um monte de carcaças de cigarras em seu quintal, a culpa pode ser de uma dessas vespas. Essas vespas se enterram no solo e vivem totalmente sozinhas, portanto, talvez você nem saiba que ela está lá!
    • Essas vespas picam se você as incomodar e elas podem ser bastante agressivas, portanto, não chegue muito perto!

Vespão europeu

  1. As vespas europeias são parecidas com as grandes jaquetas amarelas, mas com a cabeça avermelhada.
    As vespas europeias se parecem com grandes jaquetas amarelas, mas com a cabeça avermelhada. Esses insetos crescem até 11⁄2 in (3,8 cm), o que faz dela a maior vespa nativa dos Estados Unidos. Elas são sociais, mas normalmente escondem seus ninhos construindo-os dentro de árvores ocas, sótãos ou estruturas abandonadas, de modo que você pode não saber de onde elas estão vindo. A melhor maneira de identificar uma dessas vespas é pelo seu comportamento; elas são uma das únicas vespas ativas à noite e atraídas pela luz.
    • Se você vir uma vespa voando contra a sua janela tarde da noite quando as luzes estiverem acesas, há uma boa chance de ser uma vespa europeia.
    • Essas vespas atacam agressivamente qualquer pessoa que se aproxime de seu ninho. Infelizmente, como suas colmeias raramente são visíveis, você pode encontrá-las enxameando você do nada. Se você acha que tem uma colmeia por perto, contrate um especialista para lidar com esse problema.

Dauber de lama

  1. Há muitas moscas da lama por aí, mas todas têm aparência e comportamento semelhantes.
    Há muitos saqueadores de lama por aí, mas todos têm aparência e comportamento semelhantes. As vespas da lama são solitárias e raramente são agressivas com as pessoas. Essas são algumas das vespas mais fáceis de identificar porque têm uma aparência bastante estranha em comparação com outras vespas. Elas geralmente são 3⁄4-1 pol. (1,9-2,5 cm) de comprimento, mas são incrivelmente magras. Elas também têm uma 'cintura' pronunciada (chamada de pecíolo), de modo que o abdômen e o ferrão quase parecem desconectados da parte superior do corpo. Elas podem parecer meio esquisitas, mas são, em sua maioria, inofensivas.
    • As vespas daubers de lama constroem seus ninhos com lama e sujeira. Seus ninhos tendem a ser menores, pois essas vespas são solitárias.
    • Algumas vespas daubers constroem ninhos em forma de órgão que se parecem com uma sequência de tubos paralelos.

Vespa careca

  1. Essas vespas são quase totalmente pretas, com detalhes em amarelo-esbranquiçado.
    Essas vespas são quase totalmente pretas, com detalhes em amarelo-esbranquiçado. Essas marcas brancas/amarelas aparecem apenas na parte superior do corpo, portanto, um abdômen preto geralmente é um sinal de alerta. Essas vespas são frequentemente 1⁄2-3⁄4 in (1,3-1,9 cm) de comprimento e são sociais, portanto, você poderá ver muitas delas se aglomerando em torno do ninho. Elas geralmente constroem seus ninhos no alto das árvores e suas colmeias parecem estruturas de papel em forma de bola de futebol.
    • Essas vespas atacam ativamente outras espécies de vespas agressivas e não atacam as pessoas a menos que você se aproxime do ninho. Como seus ninhos geralmente ficam no alto do chão, esses insetos costumam ser úteis.

Hornet gigante asiático

  1. Também conhecidas como vespas assassinas, essas vespas invasoras são enormes.
    Também conhecidas como vespas assassinas, essas vespas invasoras são enormes. Elas costumam ter 5,1 cm (2 polegadas) de comprimento ou mais, mas têm uma envergadura de asa de 7,6 cm (3 polegadas). Elas são a maior vespa do mundo e tendem a assustar as pessoas quando as encontram. Com marcas distintas em laranja e preto, é muito difícil não notar essas vespas. Seus ferrões são muito dolorosos, mas elas não o atacarão a menos que se sintam ameaçadas.
    • Essas vespas são sociais e vivem em ninhos, mas os constroem no subsolo em áreas isoladas.
    • Na América do Norte, essas vespas são encontradas atualmente apenas em Washington e no noroeste do Canadá. No entanto, elas são extremamente comuns na Ásia.
    • Essa espécie é invasiva, o que significa que ela é ativamente prejudicial ao ecossistema. Se você se deparar com vespas gigantes asiáticas, chame um profissional para erradicá-las.
    • Se você mora fora do estado de Washington, da Ásia ou da Colúmbia Britânica e vir essas vespas, entre em contato com o departamento de agricultura do seu estado e procure o programa de extensão universitária mais próximo. Se essas vespas continuarem a se espalhar, elas podem causar sérios danos.

Vespa escavadora

  1. Essas vespas estranhas se enterram no subsolo e're common in gardens.
    Essas vespas estranhas se enterram no subsolo e são comuns em jardins. Existem algumas espécies diferentes de vespas escavadoras, mas elas geralmente são mais escuras, com marcas amarelas ou laranja brilhantes no abdômen. Elas são solitárias, portanto, você não verá um monte delas - a menos que tenha um jardim saudável! Essas vespas caçam larvas que se alimentam de plantas saudáveis, portanto, se você as vir, não as mate. As vespas escavadoras parecem assustadoras para algumas pessoas, mas muito raramente atacam pessoas.
    • As vespas escavadoras geralmente têm cerca de 2,5 cm (1 pol.) de comprimento.

Vespa transportadora de grama

  1. Essas vespas solitárias constroem ninhos inteiramente de grama.
    Essas vespas solitárias constroem ninhos inteiramente de grama. Existem algumas subespécies, mas o estranho feixe de grama que elas usam para fazer seus ninhos é um sinal revelador de que você está diante de uma vespa transportadora de grama. Elas geralmente ficam em torno de 3⁄4 in (1,9 cm) de comprimento e são pretas brilhantes. Elas não atacam as pessoas e geralmente são consideradas insetos benéficos, pois ajudam a espalhar o pólen.
    • As vespas transportadoras de grama tendem a construir seus ninhos em locais estranhos. Você pode encontrá-las na calha, no ralo da chuva ou no parapeito da janela. Algumas delas até constroem seus ninhos no chão, ao ar livre, para que todos vejam!

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se pode saber a diferença entre um ninho de vespas e uma colmeia?
    Um ninho de vespas é muito menor do que uma colmeia. Em geral, eles são fixados em estruturas suspensas e têm de alguns centímetros a cerca de 30 centímetros de tamanho.

Vídeo

Dicas

  • Algumas vespas têm menos de 2/10 de um milímetro de tamanho! Isso significa que existem bactérias maiores do que algumas espécies de vespas. Felizmente, você não precisa se preocupar com esses pequeninos - eles não estão interessados em seres humanos.
  • Muitos cientistas acreditam que as abelhas e muitas vespas evoluíram para imitar umas às outras, já que ambas picam. Acredita-se que a combinação de cores preta e amarela sinaliza para outros insetos e animais que não se deve mexer com elas!

Avisos

  • Se você for picado, ligue para o médico se a picada não cicatrizar nos próximos dias, se você for picado na boca ou nos olhos, se a pele ao redor da picada começar a inchar ou desenvolver pus ou se você desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe.
  • Muitas vespas sociais, como as jaquetas amarelas, emitem um feromônio quando se sentem ameaçadas. Isso significa que ela pode pedir reforços se começar a atacar, portanto, saia de lá o mais rápido possível.
  • As pessoas podem ser alérgicas a picadas de vespas da mesma forma que podem ser alérgicas a picadas de abelhas. Se você for alérgico e for picado, procure um médico imediatamente. Picadas de vespa não tratadas podem causar hipertensão, reações cutâneas ou até mesmo perda de consciência.