Como identificar carrapatos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora as picadas de carrapatos não costumem ser dolorosas, elas podem causar infecções ou até mesmo doenças crônicas, como a doença de Lyme. Se não tiver certeza de que está lidando com uma infestação de carrapatos, verifique as características que distinguem um carrapato de outros insetos. Alguns insetos que se parecem com carrapatos são inofensivos, mas os carrapatos devem ser combatidos imediatamente para evitar doenças ou infecções. Ligue para um exterminador se ainda não tiver certeza e peça uma opinião profissional.

Etapas

Verificação das características distintivas do carrapato

  1. Etapa 1 Procure um formato redondo e ovular.
    Procure um formato redondo e ovular. Antes de um carrapato estar ingurgitado com sangue, seu corpo tem a forma de um oval com dois segmentos principais. Depois que o carrapato é ingurgitado, sua cabeça permanecerá pequena, mas seu corpo ficará redondo e rechonchudo.
  2. Etapa 2 Procure insetos que tenham entre 1,3 e 5,1 cm de comprimento.
    Verifique se há insetos que tenham entre 1⁄2 a 2 pol. (1,3 a 5,1 cm) de comprimento. O tamanho do carrapato quando você o encontra depende do fato de ele ter se alimentado de sangue recentemente. Antes de ingerir sangue, o carrapato terá o tamanho aproximado de uma cabeça de alfinete. Imediatamente ou várias horas depois, o carrapato crescerá até ficar do tamanho de um feijão-de-lima.
  3. Etapa 3 Examine seu exterior para ver se há um corpo rígido protetor.
    Examine seu exterior para ver se há um corpo duro protetor. Na maioria dos casos, os carrapatos têm um exoesqueleto rígido. Esses carrapatos são chamados de carrapatos duros ou 'autênticos' e, em geral, é deles que as pessoas estão falando quando descrevem os carrapatos. Existem carrapatos macios com um exoesqueleto flexível, mas são encontrados apenas em algumas áreas.
    • Os carrapatos macios são encontrados no oeste dos Estados Unidos e no sudoeste do Canadá.
  4. Etapa 4 Verifique se há um desenho em forma de estrela em seu dorso.
    Verifique se há um desenho em forma de estrela em seu dorso. Os carrapatos estrela solitária têm um desenho branco em forma de estrela em seus exoesqueletos. Se o inseto não tiver esse desenho, ele ainda pode ser um carrapato. Esse padrão é apenas uma característica que define essa espécie de carrapato.
  5. Etapa 5 Examine o inseto para ver se há pernas pretas.
    Examine o inseto para ver se há pernas pretas. Os carrapatos de pernas pretas, como sugere seu nome, têm pernas mais escuras que o corpo. Assim como as pernas pretas do carrapato estrela solitária, essa é uma característica que define os carrapatos de pernas pretas e pode não estar presente em todos os carrapatos.

Diferenciação entre carrapatos e outros insetos

  1. Etapa 1 Evite confundir insetos com asas ou antenas com carrapatos.
    Evite confundir insetos com asas ou antenas com carrapatos. Os carrapatos não têm asas nem antenas. Se você encontrou um inseto com qualquer uma dessas características, ele não é um carrapato. Pesquise insetos com características semelhantes às dos carrapatos, mas com asas ou antenas, se o inseto em questão tiver essas características.
    • Os gorgulhos de choupo, que são comumente confundidos com carrapatos, têm asas e antenas.
  2. Etapa 2 Conte o número de pernas para diferenciá-lo dos insetos.
    Conte o número de pernas para diferenciá-lo dos insetos. Como os carrapatos são um tipo de aracnídeo, como as aranhas e os escorpiões, eles têm 8 patas. Se o inseto tiver 6, ele é um inseto e, portanto, não é um carrapato.
    • Se o inseto tiver menos de 6 ou mais de 8 patas, ele não é um inseto nem um aracnídeo, mas, de qualquer forma, não é um carrapato.
  3. Etapa 3 Observe se há insetos que se alimentam de sangue e não se deslocam em grupos.
    Observe os insetos que se alimentam de sangue e não se deslocam em grupos. Os percevejos são comumente confundidos com carrapatos devido à sua aparência quase idêntica. A maneira de distinguir entre um carrapato e um percevejo é observá-los. Os percevejos se aglomeram em grupos, enquanto os carrapatos geralmente estão sozinhos. Os carrapatos também se alimentam de sangue, enquanto os percevejos não.
    • Como regra geral, os percevejos não ficam ao redor ou sobre pessoas e animais. Os carrapatos geralmente o fazem.
  4. Etapa 4 Procure insetos que se enterram na pele em vez de repousar em sua superfície.
    Procure insetos que se enterram na pele em vez de repousar em sua superfície. Tanto os carrapatos quanto os percevejos ficam ao redor de animais e seres humanos. No entanto, seu método de se alimentar de pessoas e animais é diferente. Os carrapatos se enterram na pele para beber o sangue de uma criatura viva, mas os percevejos permanecem na superfície da pele.
    • Certifique-se de saber se um inseto é um carrapato ou percevejo antes de antes de removê-lo de sua pele. Sem as devidas precauções, você pode remover o corpo de um carrapato enquanto a cabeça dele permanece alojada em sua pele.

Identificação de picadas de carrapatos

  1. Etapa 1 Verifique se há dor leve ao redor da picada.
    Verifique se há dor leve ao redor da picada. As picadas de carrapatos geralmente não são dolorosas. Se sentir dor aguda, é provável que não tenha sido picado por um carrapato. Pesquise seus outros sintomas para determinar qual inseto ou aracnídeo o picou e iniciar o tratamento.
    • Se for picado por um carrapato macio, você poderá notar uma dor localizada imediatamente após a queda do carrapato.
  2. Etapa 2 Inspecione o local para verificar se há vermelhidão.
    Verifique se há vermelhidão no local. Embora as picadas de carrapato não sejam dolorosas, elas ainda podem ativar o sistema imunológico do seu corpo. Se a picada e a pele ao redor parecerem avermelhadas, pode ser uma picada de carrapato. Lembre-se, entretanto, de que a vermelhidão é um sintoma de muitas picadas de insetos.
  3. Etapa 3 Observe o desenvolvimento de erupções cutâneas nos dias e semanas após a picada.
    Fique atento ao desenvolvimento de erupções cutâneas nos dias e semanas após a picada. Embora não seja um sintoma frequente de picadas de carrapatos, você pode desenvolver uma erupção cutânea se a picada do carrapato for infectada ou se você contrair uma doença a partir da picada do carrapato. Se a erupção cutânea se espalhar da picada do carrapato para outras partes do corpo, ligue para o seu médico ou vá a uma clínica de atendimento de urgência.
    • Algumas doenças transmitidas por carrapatos, como a doença de Lyme, podem levar meses ou anos até que os sintomas se desenvolvam.
  4. Etapa 4 Procure um carrapato ainda preso ao seu corpo.
    Procure um carrapato ainda preso ao seu corpo. Como as picadas de carrapato geralmente não doem, a maneira mais comum de identificar uma picada de carrapato é ver o carrapato enterrado em sua pele. Compare o inseto em seu corpo com outros insetos antes de removê-lo para que você possa usar uma pinça ou um cartão de crédito para retirá-lo da pele com segurança. Se não tomar cuidado, as cabeças dos carrapatos podem ficar alojadas na pele.
  5. Etapa 5 Reconheça os sintomas da picada de carrapato que exigem cuidados médicos imediatos.
    Reconheça os sintomas da picada de carrapato que exigem cuidados médicos imediatos. Embora a maioria das picadas de carrapato possa ser tratada em casa, você pode precisar de atendimento de emergência se desenvolver uma infecção ou reação alérgica. Procure ajuda médica de emergência imediatamente se você notar qualquer um dos seguintes sintomas:
    • Inchaços vermelhos elevados (urticária) em todo o corpo
    • Dificuldade para respirar
    • Inchaço da boca, lábios, língua ou garganta
    • Tontura, vertigem ou perda de consciência

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Para evitar infestações de carrapatos, mantenha seus arbustos, gramíneas e todas as outras plantas curtas. Os carrapatos preferem áreas sombreadas e com folhas.
  • Remova os carrapatos do seu corpo o mais rápido possível para evitar a infecção ou a transmissão de doenças.

Advertências

  • Se você identificou um inseto em seu corpo como sendo um carrapato, não o remova com as mãos. A cabeça pode se soltar do corpo e ficar na pele, o que pode causar infecções. Pesquise como removê-lo corretamente antes de tentar.