Como identificar as picadas de carraças

Autor do artigo:Gabriel Silva

As carraças são um tipo de aracnídeo pequeno e redondo que vive em zonas sombrias e florestais na América do Norte, Europa e partes da Ásia. As carraças agarram-se aos seus hospedeiros de sangue quente (incluindo os seres humanos) e sugam o sangue dos seus corpos. Embora isto não seja particularmente perigoso em si mesmo, as carraças são também transmissoras de doenças perigosas, como a doença de Lyme. Na maioria dos casos, as picadas de carrapato são pequenas e apenas ligeiramente inchadas, mas podem ser acompanhadas por uma erupção cutânea se o carrapato tiver transmitido uma doença.

Passos

Reconhecer as picadas de carraças

  1. Passo 1 Inspecionar as virilhas, axilas e outras áreas quentes do corpo à procura de carraças.
    Inspeccione as virilhas, as axilas e outras zonas quentes do corpo à procura de carraças. Se tiver feito uma caminhada ou uma viagem de mochila às costas num habitat propício às carraças (por exemplo, uma floresta ou um prado relvado), dedique 15 minutos a procurar carraças quando regressar a casa. Uma vez que não é provável que as carraças o mordam em zonas abertas e expostas da pele (por exemplo, o braço ou as costas), preste especial atenção às zonas quentes e húmidas do seu corpo. Isto inclui as axilas, as virilhas e as nádegas.
    • Por uma questão de conveniência, verifique-se enquanto está no duche ou no banho.
    • Se fez caminhadas, acampou ou viajou de mochila às costas com o seu filho, inspeccione o corpo dele para ver se há carraças (ou, no caso de crianças mais velhas, peça-lhes para se examinarem a si próprios).
  2. Passo 2 Procure picadas de carraças que se assemelhem a uma picada de mosquito plana e pálida.
    Procure picadas de carraças que se assemelhem a uma picada de mosquito plana e pálida. Normalmente, as picadas de carraças não incham até ao tamanho de uma picada de aranha ou de mosquito e não adquirem uma cor vermelha caraterística. Tudo o que se pode ver é uma marca de punção bastante indefinida ou o que parece ser uma pequena picada na sua pele. Na maioria dos casos, as picadas de carraças passam despercebidas.
    • A menos que a carraça ainda esteja agarrada ao seu corpo, as picadas de carraça são notoriamente difíceis de detetar, uma vez que não há qualquer dor ou comichão.
  3. Passo 3 Repare se a picada fica vermelha e se transforma num pequeno inchaço.
    Repare se a picada fica vermelha e se transforma num pequeno inchaço. No corpo de algumas pessoas, uma picada de carraça transforma-se num pequeno inchaço vermelho com um tamanho entre 2,5 e 5,1 cm. Também pode haver um círculo vermelho-claro à volta da picada. Fique de olho no inchaço durante 48 horas depois de o notar. Na maioria dos casos, a picada não crescerá, mas permanecerá do mesmo tamanho.
    • Desde que o inchaço vermelho não se transforme numa grande erupção cutânea, não se preocupe. A picada não está infetada.
    • Se notar uma erupção cutânea que se assemelha a um alvo, uma erupção cutânea generalizada, dores nas articulações, dores de cabeça, fadiga ou arrepios, é possível que a carraça lhe tenha transmitido a doença de Lyme.
  4. Passo 4 Remover uma carraça...
    Remover uma carraça se encontrar uma presa ao seu corpo. Se a carraça ainda estiver agarrada ao corpo, parecerá uma pequena mancha de sujidade. As carraças são um pouco difíceis de remover do seu corpo. Não se limitam a mordê-lo, mas enterram toda a cabeça dentro do seu corpo. Não se preocupe; ser mordido por uma carraça é normalmente pior do que parece! Para remover uma carraça, agarre na cabeça o mais próximo possível da pele com uma pinça. Faça uma pressão firme e suave para puxar a carraça para fora, numa direção perpendicular à sua pele. Deite a carraça na sanita. De seguida, lave a zona com água e sabão.
    • Não comprima o corpo da carraça, pois isso pode forçar a passagem de fluidos nocivos através da boca da carraça para o seu corpo.
    • Não faça movimentos de torção ou de sacudidela com força, pois pode deixar a cabeça da carraça incrustada na sua pele.
    • Algumas pessoas acham as carraças um pouco nojentas. Felizmente, porém, as suas picadas não são de todo dolorosas. Se tiver um pouco de medo de remover a carraça, peça a um amigo ou familiar que o ajude.
    • Nunca agarre a carraça pelo corpo. O corpo da carraça pode separar-se da cabeça, e a cabeça ficará incrustada na sua pele. Se isto acontecer, terá de esperar que o seu corpo empurre a cabeça da carraça para fora.

Detetar os sinais de uma infeção

  1. Passo 1 Preste atenção a qualquer inchaço, comichão ou dor à volta da marca da picada.
    Preste atenção a qualquer inchaço, comichão ou dor à volta da marca da picada. Quando encontrar uma picada de carraça em si, vigie-a diariamente para detetar quaisquer sinais de uma infeção que tenha sido transmitida pela carraça (por exemplo, febre maculosa das Montanhas Rochosas). Mesmo que a carraça não lhe tenha transmitido a doença de Lyme, pode ter transmitido uma das muitas outras doenças que as carraças normalmente transportam. Se a picada começar a ficar vermelha e a inchar, é um bom sinal de que está infetado. A picada também pode estar quente ou dar comichão.
    • Embora isto possa ser um sinal de uma infeção interna, também pode indicar que é alérgico à picada da carraça.
    • Os sinais de uma infeção demoram normalmente alguns dias - ou mesmo um mês - a aparecer.
  2. Passo 2 Procure uma erupção cutânea vermelha e tecido preto à volta do local da picada da carraça.
    Procure uma erupção cutânea vermelha e tecido preto à volta do local da picada da carraça. Em casos raros, uma carraça pode transmitir uma estirpe de bactérias chamada Rickettsia. Se tiver sido infetado com a bactéria, os sintomas começarão a surgir alguns dias depois de a carraça ter saído do seu corpo. O tecido enegrecido pode ser tão pequeno como 1⁄8 O tecido enegrecido pode ter até 3,2 mm de diâmetro, enquanto a erupção cutânea circundante pode cobrir até 2,5 cm de pele.
    • Se vir tecido preto à volta do local da picada da carraça, consulte o seu médico imediatamente. A bactéria Rickettsia pode causar doenças potencialmente fatais, incluindo a febre da picada da carraça africana e a febre da picada da carraça das Montanhas Rochosas. Estas doenças podem ser tratadas com antibióticos.
  3. Passo 3 Verificar a existência de um touro's-eye pattern, which indicates a Lyme-disease infection.
    Procure um padrão em forma de olho de boi, que indica uma infeção por doença de Lyme. Se uma carraça lhe tiver transmitido a doença de Lyme, a picada assumirá um padrão visual distinto. Uma erupção cutânea circular - conhecida medicamente como eritema migrans - formar-se-á à volta da picada. A erupção cutânea pode atingir 30 cm de diâmetro. O centro da erupção muitas vezes não é vermelho, criando um padrão de olho de boi.
    • O padrão em forma de olho de boi também pode ter vários anéis concêntricos de tecido vermelho e inchado.
    • A erupção cutânea que acompanha o padrão em forma de olho de boi não é tipicamente dolorosa ou provoca comichão. No entanto, se colocar a mão sobre ela, pode sentir-se quente ao toque.
  4. Passo 4 Suspeitar da doença de Lyme se aparecerem pequenas bolhas à volta da picada da carraça.
    Suspeite da doença de Lyme se aparecerem pequenas bolhas à volta da picada da carraça. Se uma carraça lhe tiver transmitido a doença de Lyme, podem aparecer pequenas bolhas no centro da erupção cutânea (quer a erupção apareça ou não em forma de olho de boi). As bolhas são pequenas. Cada uma pode ter apenas 1-2 milímetros (0,039-0,079 in) de diâmetro. A doença de Lyme incuba-se de forma relativamente lenta no corpo, pelo que poderá não notar o aparecimento de bolhas na erupção cutânea durante semanas após ter sido mordido.
    • Evite coçar ou abrir as bolhas.
  5. Passo 5 Preste atenção a...
    Preste atenção a quaisquer outros sintomas comuns da doença de Lyme. Uma erupção cutânea inflamada não é o único sintoma da doença de Lyme. Se tiver sido mordido por uma carraça e tiver febre, arrepios, dores de cabeça ou rigidez no pescoço, pode ter sido infetado com a doença de Lyme. Outros sintomas incluem gânglios linfáticos inchados. Se não for tratada durante meses, a doença de Lyme pode causar dores graves nas articulações e até paralisia facial temporária.
    • Consulte um médico se notar algum destes sintomas. Os diagnósticos da doença de Lyme são mais comuns no verão (uma vez que as carraças são mais numerosas e mais activas quando está calor no exterior), mas as carraças podem picar em qualquer altura do ano.
  6. Passo 6 Visite o seu médico se notar quaisquer sinais de infeção à volta das picadas de carraças.
    Visite o seu médico se notar quaisquer sinais de infeção à volta das picadas de carraças. As picadas de carraças não são um grande problema, a não ser que a carraça transmita uma infeção. Se notar quaisquer sinais de infeção, visite o seu médico de clínica geral o mais rapidamente possível. Descreva os seus sintomas e deixe o médico inspecionar a picada da carraça. Pergunte ao médico sobre a prescrição de antibióticos para tratar a infeção.
    • Informe também o médico há quanto tempo foi mordido pela carraça. Se não souber exatamente em que dia foi mordido, forneça uma estimativa razoável.
    • Consulte o seu médico se desenvolver uma erupção cutânea generalizada nos 30 dias seguintes à remoção da carraça. Preste atenção a quaisquer sintomas semelhantes aos da gripe que tenha, uma vez que podem ser sinais da doença de Lyme.

Prevenir as picadas de carraças

  1. Etapa 1 Identificar os habitats húmidos e florestais onde're likely to encounter ticks.
    Identifique os habitats húmidos e florestais onde é provável que encontre carraças. As carraças adoram estar em ambientes húmidos, especialmente em áreas densamente florestadas ou em prados com erva alta. Se estiver preocupado com picadas de carraças, evite estes tipos de habitats ou tome precauções quando entrar neles. Nos EUA, as carraças ocorrem em todos os estados, exceto no Alasca, embora sejam mais densamente povoadas a leste do rio Mississipi.
    • Se vive numa zona arborizada, pode até ser mordido por uma carraça no seu próprio quintal.
  2. Passo 2 Evitar o contacto direto
    Evite o contacto direto com árvores e relva durante as caminhadas. As carraças agarram-se à sua roupa, cabelo ou pele quando roça um ramo de árvore ou um talo de erva a que elas se agarram. Por isso, quando estiver a fazer caminhadas, mantenha-se no centro dos caminhos e evite abrir novos trilhos através de arbustos densos. Se estiver a planear sentar-se no chão da floresta, coloque primeiro uma lona para não se sentar diretamente no chão.
    • Sacuda a lona quando a voltar a levantar para desalojar quaisquer carraças que possam ter subido a bordo enquanto estava no chão.
  3. Passo 3 Trate o equipamento de exterior com Permethrin para evitar que as carraças subam para ele.
    Trate o equipamento de exterior com Permethrin para evitar que as carraças subam para ele. Quando fizer caminhadas, andar de mochila às costas ou acampar numa zona com carraças, use sempre calças compridas, mangas compridas e sapatos de caminhada com biqueira. Antes de sair de casa, pulverize uma camada de Permethrin sobre as superfícies exteriores da roupa. A permetrina é um repelente de insectos altamente eficaz que mata as carraças assim que estas se agarram à sua roupa.
    • Aguarde 4-5 horas para que o spray seque na roupa.
    • Há várias empresas que fabricam sprays de permetrina. Normalmente, é vendido em lojas de artigos para actividades ao ar livre, embora também possa ser encontrado em grandes lojas de artigos para o lar.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Leva tempo para uma carraça transmitir a doença de Lyme a um ser humano. A menos que uma carraça infetada com a doença de Lyme esteja ligada ao seu corpo durante mais de 36 horas, é muito improvável que contraia a doença.
  • Para além da doença de Lyme, as carraças da Europa, Ásia Oriental e Ásia Central transmitem a encefalite transmitida por carraças (TBE). A TBE é uma infeção viral acompanhada de febre, fadiga, dores musculares e náuseas. A doença também pode causar efeitos secundários potencialmente fatais, como meningite e encefalite (inchaço do cérebro).
  • As carraças mordem frequentemente os cães. Se levou o seu cão consigo para uma caminhada ou acampamento, verifique se tem carraças depois de se ter verificado a si próprio. Os cães também são susceptíveis a muitas das doenças que as carraças transportam, e os sintomas são difíceis de detetar até que as doenças estejam avançadas.