Como identificar o sumagre venenoso

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você provavelmente conhece a hera venenosa e até mesmo o carvalho venenoso, mas o sumagre venenoso pode ser um pouco mais difícil de identificar. É uma planta nativa do leste dos Estados Unidos e do Canadá e pode causar uma erupção cutânea vermelha, com coceira e bolhas, semelhante à erupção da hera venenosa. A melhor maneira de evitar uma reação alérgica a essa planta é identificar as características e ficar longe dela, se possível. Se entrar em contato com o sumagre venenoso, lave a pele afetada imediatamente e limpe também suas ferramentas ou roupas.

Etapas

Características físicas

  1. Etapa 1 Procure um arbusto ou árvore de 1,5 a 6,1 m (5 a 20 pés).
    Procure um arbusto ou árvore de 1,5 a 6,1 m (5 a 20 pés). O sumagre venenoso normalmente cresce em um arbusto ou árvore de 1,5 a 6 m de altura, mas ocasionalmente pode ficar ainda mais alto. Enquanto algumas variedades de árvores venenosas se parecem mais com arbustos, o sumagre venenoso parece bastante esparso.
    • Árvores grandes de sumagre venenoso, como outras espécies de sumagre, geralmente têm galhos longos e finos que caem ou se inclinam para baixo com a idade.
  2. Etapa 2 Procure por fileiras duplas de folhas em cada caule.
    Procure por fileiras duplas de folhas em cada caule. Em plantas de sumagre venenoso, cada caule tem duas fileiras paralelas de folhas crescendo ao longo de seu comprimento. Cada caule geralmente tem entre 6 e 12 folhas, além de uma única folha adicional na extremidade. Os caules jovens são geralmente vermelhos ou marrom-avermelhados, mas essa cor pode se tornar marrom ou cinza à medida que a planta envelhece.
    • Tecnicamente, as folhas de uma folha pinada são chamadas de 'folíolos'.
  3. Etapa 3 Escolha a forma oblonga do sumagre venenoso's leaves.
    Observe a forma oblonga das folhas do sumagre venenoso. As folhas dessa planta têm um formato oval ou oblongo, afinando em uma cunha ou ponta em cada extremidade. As laterais da folha podem parecer onduladas ou lisas, mas não têm a aparência de 'dente' recortado de algumas sumagreiras não venenosas.
    • Se não tiver certeza se é venenosa ou não, não toque nela!
    • As folhas do sumagre venenoso mudam de cor ao longo do ano, assim como outras plantas decíduas. Elas podem variar de laranja a verde e vermelho.
  4. Etapa 4 Procure por flores amarelas ou verdes claras na primavera ou no verão.
    Procure flores amarelas ou verdes claras na primavera ou no verão. Durante a primavera e o verão, o sumagre venenoso pode ter flores amarelas ou verdes claras. Essas pequenas flores crescem em grupos ao longo de seus próprios caules verdes, separados dos caules de folhas vermelhas.
    • As flores são extremamente pequenas e podem ser difíceis de ver à primeira vista.
  5. Etapa 5 Encontre bagas verdes ou amarelas durante o outono.
    Encontre bagas verdes ou amarelas durante o outono. Durante o verão ou início do outono, o sumagre venenoso substitui suas flores por bagas. Elas podem ser amarelo-claras, brilhantes ou de cor creme, e geralmente ficam penduradas na planta.
    • As bagas podem ser comidas por animais ou cair naturalmente durante o inverno, portanto, não é uma maneira segura de identificar o sumagre venenoso.

Habitat do sumagre venenoso

  1. Etapa 1 Seja cauteloso se você mora no leste dos Estados Unidos ou no Canadá.
    Seja cauteloso se você mora no leste dos Estados Unidos ou no Canadá. Ao contrário de seus parentes, a hera venenosa e o carvalho venenoso, o sumagre venenoso está restrito a uma área relativamente pequena do mundo. Se estiver fora das áreas a seguir, sua chance de encontrar sumagre venenoso é quase zero:
    • Ontário, Quebec e outras províncias do leste do Canadá.
    • Minnesota, Wisconsin e todos os estados americanos a leste deles, inclusive toda a Nova Inglaterra.
    • Illinois, Kentucky, Tennessee e todos os estados americanos a leste deles, incluindo todo o sul.
    • Texas e todos os estados a leste dele ao longo da fronteira sul dos EUA, inclusive a Flórida.
  2. Etapa 2 Procure o sumagre venenoso em solos úmidos ou alagados.
    Procure o sumagre venenoso em solos úmidos ou alagados. O sumagre venenoso se desenvolve em solo excepcionalmente úmido ou até mesmo em água parada. Se a área ao redor estiver seca durante todo o ano, há pouca chance de que o sumagre venenoso esteja presente.
    • Durante o tempo seco, fique atento a leitos de rios vazios ou lama seca que indiquem que a área pode estar úmida.
    • Esses locais que são frequentemente inundados também são chamados de áreas úmidas.
  3. Etapa 3 Tenha cuidado com o sumagre venenoso se você're at a low elevation.
    Tenha cuidado com o sumagre venenoso se estiver em uma altitude baixa. O sumagre venenoso tem dificuldade de crescer a 1.200 m (4.000 pés) acima do nível do mar ou mais. Se você estiver acima de 1.500 m (5.000 pés), quase não há chance de exposição ao sumagre venenoso.
    • Seus parentes, a hera venenosa e o carvalho venenoso, também estão restritos a baixas altitudes, o que significa que você estará praticamente seguro se estiver em uma área alta.

Tratamento da exposição ao sumagre venenoso

  1. Etapa 1 Lave a pele afetada com água e sabão.
    Lave a pele afetada com água e sabão. Assim que você souber que foi exposto, lave a pele com água imediatamente. Não use água morna, pois ela abrirá seus poros e piorará a exposição. Você também pode usar sabão, detergente ou produtos especializados, como o Tecnu, mas lave-os com frequência para que não sequem na sua pele junto com qualquer toxina que tenham capturado.
    • O óleo das folhas é o que causa a erupção cutânea, portanto, quanto mais cedo você o retirar da pele, melhor.
  2. Etapa 2 Esfregue loção de calamina na erupção cutânea para reduzir a coceira.
    Esfregue loção de calamina na erupção cutânea para reduzir a coceira. Para uma solução tópica, compre um frasco de loção de calamina na farmácia local e aplique-a na erupção conforme necessário. A calamina ajudará a acalmar a pele e evitará que ela coce tanto, de modo que você poderá obter algum alívio.
    • Se você desenvolver bolhas grandes e escorrendo, talvez seja necessário consultar um médico para obter um tratamento com prescrição médica.
    • A secreção das bolhas não contém a toxina, portanto, não pode espalhar a erupção cutânea.
  3. Mergulhe em um banho frio com um produto de aveia. Encha uma banheira com água fria (não muito fria!) e, em seguida, despeje uma pequena quantidade de um produto de banho de aveia junto com a água. Abaixe-se na banheira e certifique-se de que a área afetada esteja submersa e, em seguida, permaneça na banheira por 10 a 20 minutos ou até sentir muito frio.
    • Tanto a água fria quanto o produto de aveia ajudarão a acalmar a coceira na pele.
  4. Tome anti-histamínicos orais para aliviar a coceira e a dor. Embora a maioria das erupções cutâneas de sumagre venenoso desapareça por conta própria em algumas semanas, elas podem causar coceira e dor que dificultam o sono. Tente tomar um anti-histamínico, como Benadryl ou Claritin, para ajudar a aliviar os sintomas.
    • Você pode encontrar anti-histamínicos orais na maioria das farmácias.
  5. Etapa 5 Procure atendimento médico se a erupção for grave.
    Procure atendimento médico se a erupção cutânea for grave. Se você suspeitar que inalou fumaça de sumagre venenoso, procure atendimento médico imediatamente, mesmo que os sintomas não tenham se desenvolvido. Outras situações graves que podem exigir a atenção de um médico incluem uma erupção cutânea no rosto ou nos órgãos genitais, ou uma erupção cutânea em qualquer lugar que não diminua de tamanho após uma semana, bem como olhos fechados e inchados ou dificuldade para respirar.
    • Se tiver inalado a fumaça de um sumagre venenoso em chamas e estiver com dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente.
  6. Etapa 6 Lave todas as ferramentas e roupas expostas.
    Lave todas as ferramentas e roupas expostas. Se você deixar o óleo de sumagre nas ferramentas ou nas roupas, elas poderão espalhar a erupção cutânea por meses ou anos após a exposição inicial. Coloque luvas descartáveis e lave as ferramentas com água e sabão. Armazene as roupas em sacos descartáveis durante o transporte e, em seguida, lave-as com água quente e sabão, separadas de todo o resto.
    • Suas roupas e ferramentas podem espalhar o óleo para outros objetos, portanto, mantenha-as longe de tudo até ter a oportunidade de lavá-las.

Remoção do sumagre venenoso

  1. Etapa 1 Coloque roupas de proteção.
    Coloque roupas de proteção. Antes de começar, certifique-se de cobrir toda a sua pele. Use uma camisa de manga comprida, calças que cubram completamente as pernas e meias e sapatos que cubram os pés. Coloque óculos de segurança para proteger os olhos e use luvas para cobrir as mãos. Isso ajudará a reduzir suas chances de exposição.
    • Use luvas de algodão ou couro, não de látex. O látex não é espesso o suficiente para protegê-lo do óleo de sumagre venenoso.
  2. Etapa 2 Use um herbicida que seja absorvido pelas folhas.
    Use um herbicida que seja absorvido pelas folhas. Corte a árvore ou o arbusto até cerca de 0,30 m (1 pé) acima do nível do solo e, em seguida, aplique o spray para plantas imediatamente. Certifique-se de pulverizar todas as áreas da planta, inclusive as raízes, as vinhas e as folhas. Talvez seja necessário fazer vários tratamentos. Continue a pulverizar as plantas até que não apareça nenhum crescimento novo.
    • Lembre-se de que pulverizar as plantas com herbicidas pode matar outras plantas na área.
  3. Etapa 3 Jogue fora todos os materiais vegetais mortos.
    Jogue fora todos os materiais vegetais mortos. Quando a árvore ou arbusto de sumagre estiver morto, recolha todos os restos da planta, inclusive as folhas que caíram da planta. Coloque os materiais vegetais mortos em sacos de lixo e coloque os sacos junto com o lixo, não com os detritos do quintal.
    • Não queime nenhum dos materiais vegetais, pois a fumaça pode irritar os pulmões e causar erupções cutâneas se entrar em contato com a pele.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a aparência da erupção cutânea do sumagre venenoso?
    Na maioria das vezes, começa como uma leve coceira que lentamente se transforma em uma erupção vermelha. Pouco tempo depois, começam a se formar inchaços nos pontos da erupção, que podem se tornar bolhas.
  • Perguntas
    Onde está o sumagre venenoso?
    Ele é mais comumente encontrado em áreas pantanosas arborizadas. Nos Estados Unidos, isso ocorre na Flórida e nos estados do sudeste.
  • Pergunta
    Qual é a aparência da erupção cutânea do carvalho venenoso?
    É semelhante às erupções que os outros venenos produzem; é uma erupção vermelha com leve coceira seguida de inchaços e bolhas leves.

Vídeo

Dicas

  • A melhor maneira de evitar o desenvolvimento de erupções cutâneas devido ao contato com sumagre venenoso é usar mangas compridas, calças compridas e sapatos fechados ao caminhar ao ar livre.
  • A toxina urushiol é o agente indutor de alergias no sumagre venenoso, na hera venenosa e no carvalho venenoso, embora geralmente esteja mais concentrada no sumagre venenoso.

Advertências

  • Nunca queime material vegetal retirado de uma área onde o sumagre venenoso cresce. A inalação do óleo das plantas de sumagre venenoso pode causar danos respiratórios graves ou até mesmo a morte.