Como identificar o carvalho venenoso

Autor do artigo:Gabriel Silva

Fazer caminhadas ou estar na natureza é agradável, mas a exposição ao carvalho venenoso causa uma erupção cutânea com muita coceira e bolhas que rapidamente acabará com a sua diversão. As folhas dessa planta têm uma aparência reconhecível se você souber o que procurar. Se você nunca foi exposto ao carvalho venenoso, há maneiras de evitar a exposição ao carvalho venenoso por meio da identificação da planta.

Etapas

Encontrando o carvalho venenoso

  1. Etapa 1 Aprenda sobre o carvalho venenoso.
    Saiba mais sobre o carvalho venenoso. O carvalho venenoso é semelhante a seus parentes próximos, a hera venenosa e o sumagre venenoso, pois todos são membros da mesma família botânica. O tipo mais comum de carvalho venenoso, conhecido como carvalho venenoso ocidental, cresce mais comumente ao longo da costa do Pacífico em Oregon, Washington e Califórnia. Ele pode crescer como um pequeno arbusto em espaços abertos ou como uma trepadeira em áreas sombreadas de florestas.
    • Outras variedades de carvalho venenoso incluem o carvalho venenoso do Atlântico, que cresce no sudeste dos EUA. Essa variedade é muito menos comum do que o carvalho venenoso do oeste.
  2. Etapa 2 Tenha cuidado ao examinar a planta.
    Tenha cuidado ao examinar a planta. Uma boa maneira de evitar uma erupção cutânea de carvalho venenoso é nunca tocar em uma planta que você acha que pode ser carvalho venenoso. Para se aproximar o suficiente da planta para identificá-la, use uma vara ou uma mão com luva para examiná-la mais de perto.
    • Se for comprovado que se trata de carvalho venenoso, certifique-se de que tudo o que entrou em contato com a planta seja lavado com água e sabão.
  3. Etapa 3 Observe as folhas.
    Observe as folhas. O carvalho venenoso, quer esteja crescendo como arbusto ou trepadeira, tem uma estrutura de folhas trifoliadas. Isso significa que as folhas crescem em conjuntos de três a partir do caule. As bordas das folhas têm uma aparência ondulada ou recortada.
    • Como o nome sugere, as folhas se parecem um pouco com folhas de carvalho.
  4. Etapa 4 Verifique a cor.
    Verifique a cor. A parte superior das folhas geralmente tem uma cor verde brilhante. Elas também podem ser amareladas, avermelhadas ou marrons, dependendo da saúde da planta e da estação. Na parte inferior da folha, há menos brilho, menos verde e uma aparência mais aveludada.
  5. Etapa 5 Examine os caules.
    Examine os caules. Os caules tendem a ser um pouco acinzentados, embora, devido à iluminação em algumas áreas florestais, isso possa ser difícil de ver. Os caules também estarão cobertos de pelos minúsculos ou estruturas semelhantes a espinhos.
  6. Etapa 6 Observe as flores ou bagas.
    Observe as flores ou os frutos. O carvalho venenoso tem pequenas flores verde-amareladas na primavera. A planta também produzirá bagas verdes claras durante todo o verão e no outono.
    • Isso o ajudará a descartar outras plantas, observando o que ela não tem. Se não tiver folhas pontiagudas e não tiver espinhos, não é carvalho venenoso.
  7. Etapa 7 Aprenda outras formas de carvalho venenoso.
    Conheça outras formas de carvalho venenoso.
    • No inverno, ele perde as folhas e se parece com gravetos marrom-avermelhados (às vezes alguns poucos saindo do chão, às vezes uma grande touceira) com tocos alternados.
    • Você também pode encontrá-lo como uma trepadeira grossa que sobe em uma árvore, às vezes (dependendo da estação) com pequenas folhas de carvalho venenoso saindo dela.

Reconhecendo a erupção cutânea do carvalho venenoso

  1. Etapa 1 Saiba o que causa a erupção cutânea.
    Saiba o que causa a erupção cutânea. Tanto as folhas quanto os caules do carvalho venenoso contêm urushiol, uma substância vegetal oleosa que desencadeia uma reação alérgica na forma de erupção cutânea de carvalho venenoso. O urushiol também pode ser encontrado nas raízes e até mesmo na planta morta.
    • Além disso, o urushiol pode se espalhar pelo ar se a planta for queimada e é facilmente transportado de um objeto para outro.
    • A erupção cutânea causada pelo carvalho venenoso não é contagiosa no sentido padrão, mas se alguém tiver o urushiol em suas mãos e tocar em outra pessoa, essa segunda pessoa também poderá reagir.
    • Todas as partes da planta do carvalho venenoso contêm a toxina urushiol. Mesmo quando as folhas caem no inverno, não é seguro tocar a planta.
  2. Etapa 2 Reconhecer a erupção cutânea.
    Reconheça a erupção cutânea. A erupção cutânea causada pela exposição ao carvalho venenoso pode variar dependendo da pessoa, pois algumas pessoas são mais sensíveis ao urushiol do que outras. Em geral, a erupção cutânea causa muita coceira e fica muito vermelha, com protuberâncias vermelhas que podem formar bolhas e liberar fluidos. A erupção cutânea pode ser irregular e irregular e pode variar de relativamente leve a muito grave.
  3. Etapa 3 Lave a pele e as roupas.
    Lave sua pele e suas roupas. Quando for exposto ao carvalho venenoso, primeiro enxágue qualquer área exposta com sabão e água morna o mais rápido possível, de preferência dentro de 30 minutos. Lave também todas as roupas ou ferramentas que possam ter sido expostas à planta.
  4. Etapa 4 Alivie a coceira.
    Alivie a coceira. Para ajudar a aliviar a coceira da erupção cutânea, aplique loção de calamina no local. Você também pode aplicar esteroides tópicos, como clobetasol, ou esteroides sistêmicos e anti-histamínicos. Experimente também uma compressa fria ou um banho de aveia.
    • Para fazer um banho de aveia, coloque duas xícaras de aveia em uma meia de náilon ou meia-calça e amarre-a na torneira para que a água quente do banho passe pela aveia. Fique de molho na banheira ou mergulhe as áreas afetadas por pelo menos 30 minutos.
    • Você também pode usar bicarbonato de sódio em um banho quente.
  5. Etapa 5 Evite que a erupção cutânea se espalhe para outras pessoas.
    Evite que a erupção cutânea se espalhe para outras pessoas. Esteja ciente de que o urushiol pode ser facilmente transmitido a outra pessoa, animal ou objeto. Certifique-se de que qualquer coisa ou pessoa que possa ter entrado em contato com o carvalho venenoso seja cuidadosamente lavada com água e sabão.
    • A maioria das erupções cutâneas cicatriza em cinco a 12 dias, mas a erupção pode durar até um mês ou mais.
  6. Etapa 6 Procure ajuda médica.
    Procure ajuda médica. Ligue para os serviços de emergência se a reação ao carvalho venenoso for grave. Você também deve ligar se você ou a pessoa infectada tiver dificuldade para engolir, respirar ou apresentar inchaço grave no local de contato ou em qualquer parte do corpo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a aparência de uma erupção cutânea de carvalho venenoso?
    Na maioria dos casos, você terá manchas ou faixas de bolhas vermelhas e elevadas na pele.

Vídeo

Dicas

  • A melhor maneira de evitar o contato com o carvalho venenoso é usar calças e mangas compridas ao caminhar ao ar livre.
  • O detergente de louça é excelente para lavar os resíduos venenosos do carvalho venenoso, especialmente se puder ser usado imediatamente. Leve-o, juntamente com água e toalhas de papel, se for fazer um passeio em que possa entrar em contato com a planta e identificá-la um pouco tarde demais.