Como identificar cinturões de karatê

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os alunos modernos de karatê exibem sua classificação por meio de um sistema de cinturões de cores diferentes, ou obi. À medida que os alunos avançam em seu treinamento, eles trocam o cinturão anterior por um de uma nova cor para indicar seu progresso. Cada estilo de karatê tem seu próprio sistema de classificação e, dentro dele, há variações entre as organizações e até mesmo entre os dojos individuais. No entanto, existem algumas regras gerais que podem ser aprendidas para se ter uma ideia melhor do que um determinado cinturão de karatê pode significar.

Etapas

  1. Etapa 1 Comece com uma faixa branca.
    Comece com um cinturão branco. Os artistas marciais não adotaram o sistema de faixas coloridas até o século XX, e é comum que cada escola use sua própria variação. Quase todas as escolas iniciam os iniciantes com uma faixa branca.
    • Um aluno de karatê começa no 10º kyu (nível de aluno).
  2. Etapa 2 Subir para a faixa amarela.
    Suba para a faixa amarela. Se os alunos treinam regularmente, eles podem fazer um teste a cada poucos meses para avançar para o próximo kyu. Em determinadas classificações, o aluno recebe uma nova faixa. A faixa amarela é geralmente a segunda faixa que o aluno usa, no 8º kyu.
  3. Etapa 3 Avance para faixas cada vez mais escuras.
    Avance por faixas cada vez mais escuras. Essa é a parte que mais varia entre as escolas. Em geral, os alunos passam o primeiro ano avançando para faixas cada vez mais escuras.
    • Uma progressão típica é laranja (por volta do 7º kyu), verde, azul e roxo (por volta do 4º kyu). Muitas escolas usam uma ordem ligeiramente diferente ou uma cor a menos.
  4. Etapa 4 Complete o avanço de kyu com a faixa marrom.
    Avanço completo para kyu com a faixa marrom. A classificação mais alta no sistema kyu é quase sempre a faixa marrom. O aluno normalmente recebe essa faixa por volta do 3º kyu e continua a usá-la à medida que avança para o 1º kyu.
    • Normalmente, o aluno já está treinando há mais de um ano quando alcança a faixa marrom. Muitos alunos continuam a usar a faixa marrom por mais dois anos depois disso, embora possam progredir da faixa marrom do 3º kyu para a faixa marrom do 1º kyu.
  5. Etapa 5 Alcançar a faixa preta.
    Conquistar a faixa preta. A famosa faixa preta é a grande conquista de um aluno. No entanto, ao contrário do que se pensa, isso não significa que o aluno seja um mestre. A conclusão de um curso de bacharelado é uma boa analogia: um novo faixa preta tem uma ampla compreensão e competência e pode estar qualificado para ensinar outras pessoas.
    • Os artistas de karatê ainda podem avançar a partir desse ponto, mas a cor do cinturão continua preta. Eles agora usam o sistema de classificação de dan, começando do 1º estágio (Sho Dan) e subindo. (Observe que isso é o oposto do sistema do kyu mais alto para o mais baixo).
  6. Etapa 6 Identificar as listras nos cinturões.
    Identifique as listras nos cinturões. Algumas escolas usam cinturões listrados além das cores sólidas. Essas listras normalmente mostram que o aluno está mais adiantado do que o cinturão sólido, mas ainda não chegou à próxima cor. Essas listras geralmente são brancas ou da próxima cor mais alta no sistema de classificação.
    • Por exemplo, se um aluno pertence a uma escola em que a ordem das cores vai do amarelo ao laranja, ele pode ter uma faixa amarela sólida. Alguns meses depois, ele pode obter uma faixa amarela com listras laranjas e, por fim, passar para a faixa laranja.
    • Alguns dojos indicam os níveis de dan (classificação de faixa preta) com listras brancas ou vermelhas na faixa preta. Às vezes, também são usadas pontas ou extremidades brancas ou vermelhas.
  7. Etapa 7 Peça detalhes aos artistas marciais.
    Peça detalhes aos artistas marciais. Talvez seja necessário conhecer o dojo de origem do praticante para entender se o azul é mais alto que o verde ou o que significa um sistema mais complicado de listras. Lembre-se também de que cada escola tem seus próprios requisitos e padrões para subir de categoria. Um aluno considerado 7º kyu em um dojo pode, na verdade, ter estudado mais tempo do que um 5º kyu em um dojo diferente. Converse com os instrutores, também chamados de sensei, que ensinam no dojo para saber mais. Muitas escolas e organizações explicam suas classificações e cores de faixa em seus sites.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual é a porcentagem de alunos que conquistam a faixa preta no karatê?
    Não são muitos, pois o cronograma pode ser exigente e longo. Eu diria que cerca de 5% dos alunos concluem totalmente a certificação de faixa preta com base nos números que vi.
  • Pergunta
    Qual é a posição de um faixa marrom no espectro?
    Na minha escola de caratê, é a faixa antes da faixa preta, embora eles ainda precisem receber faixas antes de se tornarem faixas pretas. Em outros sistemas, eles nem mesmo usam a faixa marrom. Em vez disso, usam a faixa vermelha.
  • Pergunta
    É possível mudar a cor da faixa de karatê de volta para a que você tinha antes?
    Não. Receber uma faixa mais alta após o teste significa que você é proficiente ou avançado em seu nível, e o nível antigo não pode mais conter você. Você não pode retroceder.

Dicas

  • Uma maneira de lembrar a ordem das cores claras para as escuras é ter em mente suas possíveis origens no Japão da época da Segunda Guerra Mundial. Nesses tempos de escassez, os alunos podem ter tingido o mesmo cinto cada vez mais escuro em vez de comprar um novo. Outra história divertida afirma que os cinturões nunca eram lavados e acabavam ficando pretos de sujeira - mas essa é definitivamente uma lenda urbana.
  • Existem dezenas de estilos diferentes de karatê, cada um com suas próprias organizações e tradições exclusivas. Lembre-se de que os sistemas de classificação de cores de cinturão variam muito entre os dojo. As explicações fornecidas aqui são apenas um guia geral.
  • Nos torneios da World Karate Federation, os competidores usam cinturões vermelhos ou azuis. Elas não significam classificação.