Algo me mordeu! Picadas de insetos comuns (com fotos)

Autor do artigo:Gabriel Silva

O mundo está repleto de insetos que picam e ardem, então como saber qual deles o pegou? Felizmente, há tantas maneiras de identificar uma picada de inseto quanto há insetos! Neste guia abrangente, ensinaremos a você quais são as picadas de insetos mais comuns, de mosquitos a percevejos (e até aranhas, embora elas sejam tecnicamente um aracnídeo). Com nossas fotos de referência e orientação, você poderá descobrir que tipo de inseto o machucou e como tratar a picada ou ferrão em casa.

O que você deve saber

  • O padrão de suas picadas pode ajudá-lo a identificar o inseto - as pulgas picam em um grupo em qualquer parte do corpo, enquanto chiggers atacam em uma linha nas partes apertadas de suas roupas.
  • As picadas de aranha variam em gravidade, sendo que as aranhas viúvas causam a maior dor em todo o corpo e as aranhas-lobo causam um inchaço simples, mas incômodo.
  • Vespa e abelha As picadas de vespas e abelhas geralmente têm a mesma aparência e os mesmos sintomas, mas uma vespa ou jaqueta amarela não deixa um ferrão para trás.
  • Se você tiver dificuldade para respirar ou inchaço grave depois de ser mordido ou picado, entre em contato com um médico imediatamente, pois você pode estar tendo uma reação alérgica.

Etapas

Tipos de picadas e ferrões de insetos

  1. Etapa 1 Mosquito.
    Mosquito. Uma protuberância inchada e avermelhada aparecerá logo após uma picada de mosquito picar você. A reação pode ser leve ou grave, dependendo de sua tolerância à saliva do inseto. O mais provável é que você sinta uma pequena protuberância vermelha e com coceira, mas, em casos graves, pode haver um grande hematoma, febre e/ou até urticária.
    • Os mosquitos podem transmitir vírus como o do Nilo Ocidental, portanto, evite que os mosquitos piquem usando mangas compridas e repelente de insetos.
    • Os mosquitos gostam de ficar perto da água em climas úmidos.
    • Confira o mapa ArboNET do CDC do CDC para ver se os mosquitos estão disseminando doenças em sua área.
  2. Etapa 2 Pulgas.
    As picadas de pulgas são pequenas protuberâncias descoloridas que podem ter um anel descolorido ao redor. As picadas geralmente aparecem em uma linha reta ou em grupos, graças à capacidade da pulga de picar rapidamente. Elas geralmente coçam e irritam a pele e, provavelmente, foram transferidas para você por um animal.
    • As pulgas tendem a picar as pernas, os pés, as panturrilhas e os tornozelos.
    • Verifique se há pulgas em seus animais de estimação e observe se eles estão se coçando mais do que o normal. Se você suspeitar ou vir que seu animal de estimação tem pulgas, livre-se delas dando um banho em seu amigo peludo.
    • Tente colocar aloe vera, mel ou aveia nas mordidas para aliviar a coceira naturalmente.
  3. Etapa 3 Percevejo.
    Percevejo de cama. As picadas de percevejos geralmente têm o tamanho aproximado de uma semente de maçã, são de cor vermelho-amarronzada e aparecem em uma linha. Mesmo assim, as picadas podem ser difíceis de identificar porque normalmente não aparecem até 14 dias após a picada; é por isso que é tão importante verificar se há sinais de infestação. Puxe os lençóis e as cobertas para trás e verifique se há exoesqueletos de percevejos, percevejos vivos e um odor doce e de mofo.
    • Os percevejos são excelentes ocultadores e adoram pegar carona até a sua cama aconchegante em bagagens, móveis enviados ou pacotes.
    • Se você foi mordido por um percevejo e tem sinais de infestação, evite coçar as mordidas e trate sua casa com um spray inseticida chamando um exterminador.
  4. Etapa 4 Aranha.
    Aranha.Picadas de aranha geralmente são inofensivas e causam vermelhidão, inchaço e dor leve; no entanto, é muito importante identificar o tipo de aranha que o picou. Algumas picadas podem ser mais graves do que outras, dependendo do tipo de aranha.
    • Aranha reclusa As picadas de aranha reclusa normalmente têm um centro pálido que se torna azul ou roxo com um anel vermelho ao redor. A dor geralmente aumenta nas primeiras 8 horas.
    • Picadas de aranha viúva têm uma marca de perfuração de presas no centro da picada e podem causar dor e inchaço que se espalham pelo abdômen, costas ou peito.
    • As picadas de aranha-bois ficarão duras 30 minutos após a picada e produzirão uma bolha cheia de pus.
    • As picadas da aranha-lobo têm duas marcas de presas no centro da picada e podem ficar inflamadas.
    • A maioria das aranhas gosta de ambientes quentes, escuros e fechados.
  5. Etapa 5 Tick.
    Carrapatos.As picadas de carrapato As picadas de carrapatos tendem a ser pequenas e vermelhas, mas indolores, portanto, podem não ser muito perceptíveis no início, especialmente se você não estiver olhando ativamente. Se tiver saído na mata ou em arbustos densos (especificamente nos meses de primavera e outono), verifique se há carrapatos em seu corpo. Esses pequenos mordedores se agarram e podem se parecer com uma mancha de sujeira ou uma verruga na pele, portanto, fique atento!
    • Verifique a previsão local de carrapatos para saber onde e quando os carrapatos estão ativos em sua área aqui.
    • Tome precauções antes de sair para evitar uma picada de carrapato. Escolha uma roupa com mangas compridas, calças compridas e meias compridas, e use repelente de insetos.
    • Se encontrar um carrapato em você, não entre em pânico e remova-o o mais rápido possível com uma pinça.
    • Os carrapatos podem transmitir a doença de Lyme, uma doença crônica perigosa que pode causar sintomas debilitantes. Se aparecer uma erupção cutânea em forma de olho de boi ao redor da picada, entre em contato com seu médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal da doença de Lyme.
  6. Etapa 6 Chigger.
    Percevejo. Um chigger deixará uma linha salpicada de manchas vermelhas que parecem espinhas ao longo dos tornozelos, pernas, joelhos, cintura ou virilha. Esses insetos minúsculos gostam de se esconder em suas roupas depois que você esteve em uma área muito arborizada ou gramada. Se você notar uma linha de pequenos pontos vermelhos que causam coceira ao longo da meia, da calça ou da linha do sutiã, é provável que seja uma picada de chigger.
    • Os chiggers se desenvolvem em áreas com alta umidade perto de solo úmido.
    • As picadas de chigger geralmente duram cerca de duas semanas, com a coceira mais intensa ocorrendo nas primeiras 24 a 46 horas.
  7. Etapa 7 Formiga de fogo.
    Formiga de fogo. Você sentirá uma picada de formiga de fogo antes de vê-la. Essas pragas ardentes atacarão se você tiver pisado acidentalmente no ninho delas e se espalharão pelos seus pés e pernas. A sensação de queimação ou picada ocorrerá primeiro e, em seguida, um vergão ou inchaço vermelho com coceira se formará dentro de uma hora após a picada. Em casos graves, pode ocorrer inchaço em toda a extremidade, dificuldade para respirar ou tontura.
    • Se a picada da formiga-de-fogo provocar mais do que um pequeno vergão vermelho, procure atendimento médico imediatamente, pois pode ser uma reação alérgica.
    • Após algumas horas, podem se formar bolhas no local da picada; um dia depois, as bolhas podem estourar com pus amarelo ou branco.
    • As formigas-de-fogo são as mais comuns no sudeste dos Estados Unidos e são encontradas em colônias ou ninhos no chão.
  8. Etapa 8 Mosca do cavalo...
    Mosca do cavalo. As moscas raramente picam, mas podem ser muito dolorosas quando o fazem. As moscas-dos-cavalos podem deixar um vergão médio ou grande que é mais pálido no centro. Esses insetos voadores gostam de ambientes úmidos e geralmente vivem perto da água.
    • Use um repelente de insetos quando estiver perto de pântanos ou ambientes úmidos e molhados para manter as moscas-dos-cavalos e outros insetos afastados.
  9. Etapa 9 Piolhos...
    Piolhos. Essas pequenas pragas geralmente são encontradas no pescoço, no couro cabeludo e atrás das orelhas, pois gostam de se esconder no cabelo. As picadas de piolho podem aparecer como pequenos inchaços ao redor da linha do cabelo, especialmente se você estiver coçando a cabeça. Isso, juntamente com uma coceira incessante e pequenos ovos brancos (conhecidos como lêndeas) que se prendem aos fios de cabelo, é um sinal claro de piolhos.
    • Você pode sentir uma leve sensação de cócegas na cabeça à medida que os piolhos adultos se movimentam.
    • Se você suspeitar que tem piolhos, livre-se dos insetos lavando o cabelo com um xampu antipiolhos sem prescrição médica e lave todas as roupas e roupas de cama que possam ter entrado em contato com eles.
    • Os piolhos são os mais comuns entre as crianças pequenas e se espalham por meio do contato da cabeça com a cabeça ou de roupas infectadas compartilhadas.
    • Uma máscara de óleo de coco durante a noite pode ser uma ótima alternativa para se livrar dos piolhos se você não puder usar tratamentos químicos em seu cabelo.
  10. Etapa 10 Abelha.
    Abelha. Uma picada de abelha pode causar dor e desconforto temporários ou uma reação alérgica extrema. Quando uma abelha pica você, primeiro você sentirá uma dor aguda e ardente no local da picada. Em seguida, a pele inchará e formará um vergão vermelho. O inchaço e a dor podem durar algumas horas ou até 10 dias, dependendo da gravidade da reação.
    • Se você apresentar inchaço extremo e/ou dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente, pois pode ser uma reação alérgica.
    • Sempre procure ajuda se você tiver sido picado por várias abelhas ao mesmo tempo, pois isso pode ser fatal.
    • As abelhas podem ser encontradas em torno de áreas floridas ou gramadas e paredes de edifícios, e normalmente são passivas, a menos que sejam perturbadas.
  11. Etapa 11 Jaqueta amarela.
    Jaqueta amarela. A picada de jaqueta amarela terá a mesma aparência de uma picada de abelha: dor aguda e inchaço em um vergão vermelho. A única diferença entre os dois é que a jaqueta amarela não deixa um ferrão para trás.
    • As jaquetas amarelas geralmente constroem seus ninhos em tocos de árvores, sótãos ou entre paredes. Basicamente, qualquer cavidade em que possam se espremer.
  12. Etapa 12 Escorpião.
    Escorpião. A picada de escorpião sempre requer atenção médica e geralmente deixa uma marca vermelha na pele, além de um pouco de inchaço. Essas criaturas de oito patas têm um poder mortal, e uma picada pode causar dor intensa, convulsões, contrações musculares e depressão respiratória. Os sintomas geralmente desaparecem após 48 horas, mas nunca devem ser deixados sem tratamento.
    • Os escorpiões normalmente se escondem durante o dia e saem à noite; geralmente estão embaixo de pedras e outros objetos no chão.
    • Eles preferem áreas secas e desérticas, mas também podem ser encontrados em campos e cavernas.

Como diagnosticar uma mordida ou picada

  1. Etapa 1 Observe onde você foi mordido ou picado.
    Observe onde você foi mordido ou picado. O local da mordida no corpo e o ambiente podem ajudá-lo a determinar que tipo de inseto o mordeu ou picou. Você estava ao ar livre, em uma área arborizada ou em um clima quente e úmido? A picada foi nos pés, nas costas, no braço, etc.? Saber as respostas a essas perguntas pode ajudá-lo a definir o inseto que o picou, pois muitos costumam picar em áreas específicas ou são predominantes apenas em determinados ambientes.
    • Se você estava ao ar livre, perto de uma área arborizada, pode ter sido um mosquito, um carrapato ou uma aranha.
    • Se você estava perto de alimentos ou lixo, pode ter sido uma mosca, abelha ou vespa.
    • Se você estava dentro de casa, sentado no carpete ou brincando com um animal de estimação, pode ter sido uma pulga.
    • Se você foi mordido em sua cama enquanto dormia, pode ser percevejo.
  2. Etapa 2 Determine o tamanho e a forma da mordida ou picada.
    Determine o tamanho e a forma de sua mordida ou picada. A maioria das picadas e ferrões de insetos incham e ficam vermelhos e com coceira. Observe mais de perto a mordida ou picada para ver quantas protuberâncias existem e quão inchadas elas estão ficando.
    • Os mosquitos geralmente deixam uma única picada, pequena e vermelha.
    • As picadas de chigger são uma série de pequenos montes que causam coceira, alinhados entre si. Você provavelmente as encontrará em áreas onde as roupas ficam justas ao corpo, como no cós da calça.
    • As picadas de percevejos são saliências vermelhas que causam coceira, agrupadas em fileiras de 2 ou 3.
    • As picadas de abelha causam uma sensação inicial de ardência e formam um vergão vermelho e inchado no local onde o ferrão foi colocado.
    • As formigas-de-fogo atacam a pele por toda parte, criando inchaços vermelhos brilhantes que queimam.
    • As picadas de aranha geralmente têm uma ou duas marcas de perfuração e são mais pálidas no centro com um contorno vermelho.
  3. Etapa 3 Verifique se há sinais de ferrão.
    Verifique se há sinais de ferrão. Quando uma abelha ou vespa pica você, o ferrão provavelmente se desprenderá da sua pele. Por esse motivo, essas picadas são incrivelmente dolorosas e podem causar inchaço imediato. Elas deixarão um vergão vermelho com uma pequena mancha branca no centro (onde o ferrão rompeu a pele). Em alguns casos, um ferrão pode ser encontrado dentro do vergão, especialmente se você tiver sido picado por uma abelha.
    • Se você encontrar o ferrão, remova-o cuidadosamente com a borda de um cartão de crédito. Evite usar pinças, pois elas podem empurrar o ferrão ainda mais para dentro da pele.
    • Uma abelha morre depois de picar você porque perde o ferrão.
    • Os vespões e as vespas não deixam o ferrão para trás, portanto, podem picar várias vezes seguidas.
  4. Etapa 4 Procure o inseto.
    Procure o inseto. Em muitos casos, você conseguirá identificar o pequeno inseto que o mordeu ou picou, especialmente se sentir a picada imediatamente. Tire uma foto do inseto ou leve-o ao seu médico se estiver preocupado com possíveis reações ou doenças.
    • Isso é especialmente importante se você tiver sido picado por um carrapato, pois eles podem transmitir a doença de Lyme. Coloque o carrapato vivo em uma embalagem plástica que possa ser fechada novamente, em um recipiente com tampa ou em álcool isopropílico para mostrar ao seu médico.
    • Evite pegar uma abelha, vespa ou outro inseto com ferrão quando ele estiver vivo, pois isso pode fazer com que você seja picado novamente.

Tratamento de uma mordida ou picada

  1. Etapa 1 Limpe a picada com água e sabão.
    Limpe a picada com água e sabão. Isso ajuda a evitar infecções adicionais e pode ajudá-lo a ver a mordida ou o ferrão com mais clareza. Certifique-se de que a água esteja fria ao toque, pois isso ajudará a combater o inchaço e evitará que a mordida libere mais histaminas que causam coceira.
    • Nunca aplique nenhum medicamento ou creme na área afetada até que ela esteja limpa.
  2. Etapa 2 Eleve e coloque gelo em uma mordida ou picada inchada.
    Eleve e coloque gelo em uma mordida ou picada inchada. Ajude a reduzir o fluxo sanguíneo para a picada mantendo a parte mordida de seu corpo elevada. Faça uma compressa fria umedecendo um pano com água fria ou coloque uma bolsa de gelo na área afetada. Essas duas coisas ajudarão a acalmar a reação de seu corpo e a diminuir o inchaço.
  3. Etapa 3: Use um creme anti-coceira se a picada estiver coçando.
    Use um creme anti-coceira se a picada estiver coçando. Algumas picadas de insetos ou ferrões podem causar muita coceira. Faça o possível para evitar coceira e arranhões, pois isso pode piorar a(s) picada(s) ou até mesmo causar cicatrizes. Aplique uma quantidade generosa de um creme anti-histamínico ou corticosteroide, como Benadryl ou Cortizone 10, na picada para acalmar a coceira.
    • Procure cremes, géis e loções com pramoxina como ingrediente, pois eles podem ajudar a controlar a coceira.
    • Tente fazer um óleo essencial anti-coceira misturando 5 gotas de lavanda, 3 gotas de incenso e 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta com óleo de amêndoa ou de coco.
  4. Etapa 4: Trate o choque...
    Trate o choque se você tiver uma reação alérgica. Algumas picadas de insetos podem causar anafilaxia, uma reação alérgica extremamente perigosa e com risco de morte. Se isso acontecer com você ou com alguém próximo, aja imediatamente ligando para o 911 e usando uma EpiPen.
    • Os primeiros sinais de uma reação grave geralmente são urticária, erupção cutânea, garganta e/ou língua inchadas e dificuldade para respirar.
  5. Etapa 5 Procure atendimento médico se você're concerned about your insect bite.
    Procure atendimento médico se estiver preocupado com sua picada de inseto. Na maioria dos casos, não há motivo para preocupação com picadas ou ferrões de insetos. A coceira e o inchaço provavelmente desaparecerão com o tempo, especialmente com a ajuda de um creme anti-coceira e uma compressa fria. Entretanto, se os sintomas não diminuírem ou piorarem progressivamente, entre em contato com o médico.
    • Observe se você apresenta novos sintomas não relacionados à picada do inseto, como febre, dores no corpo ou náusea. Isso pode ser um sinal de que uma doença foi transmitida a você pelo inseto.
    • Sempre procure atendimento médico imediatamente se você tiver sido picado por um escorpião ou aranha mortal.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Que remédio caseiro posso usar para parar a coceira?
    Você pode fazer seu próprio óleo natural anti-coceira! Primeiro, escolha um óleo de base, como óleo de amêndoa ou de coco. Em seguida, adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de óleo essencial de incenso e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Misture os óleos e aplique algumas gotas do óleo em suas picadas de insetos.
  • Pergunta
    Tenho quatro grandes picadas vermelhas em uma coluna. Que tipo de inseto pode ser?
    Esse padrão de mordida parece ser de picadas de percevejos. Eu consultaria um médico para confirmar.
  • Pergunta
    Depois de lavar com energia uma cerca de cedro e aplicar cobertura morta em meu quintal, tenho mordidas parecidas com vergões no estômago e nas pernas. Alguma ideia do que pode ser?
    Sempre que uma picada de inseto se transforma em um vergão, pode ser uma reação alérgica. Consulte seu médico para fazer um exame.

Vídeo

Dicas