Como identificar e tratar picadas de aranha reclusa (Fiddleback)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Nos Estados Unidos, a maioria das aranhas que você encontra é inofensiva, mas a aranha marrom reclusa é uma exceção. A aranha reclusa marrom tem esse nome porque se comporta como uma reclusa. Essa aranha noturna gosta de se esconder em locais escuros onde não será facilmente perturbada, como embaixo de varandas, em armários ou em pilhas de madeira. É importante identificar a aranha-marrom reclusa e sua picada venenosa, que pode causar sintomas mais graves do que os de outras aranhas. Sua picada é conhecida por ser fatal, especialmente para crianças.

Etapas

Identificação de uma picada de aranha reclusa

  1. Etapa 1 Encontre a aranha que o picou, se possível.
    Encontre a aranha que o picou, se possível. Se puder, tente prender a aranha que o picou para determinar se é uma aranha reclusa. Você também pode tentar se lembrar da aparência da aranha que o picou. Uma aranha reclusa é bronzeada por toda parte, com pernas presas à parte superior do corpo.
    • Não é necessário pegar a aranha. Até mesmo tirar uma foto da aranha com seu telefone pode ajudar os profissionais médicos a identificar a aranha e tratá-lo.
    • Essa aranha recebeu o apelido de 'fiddleback' (violino) devido à marca exclusiva em forma de violino na parte posterior da parte superior do corpo. A parte inferior do corpo não tem nenhuma marcação.
    • A aranha reclusa tem três pares de olhos ao longo da marcação em forma de violino, em vez das duas fileiras de quatro olhos que a maioria das aranhas dos EUA tem.
  2. Etapa 2 Reconheça os sintomas de uma picada de reclusa marrom.
    Reconheça os sintomas de uma picada de reclusa marrom. Quando você é mordido pela primeira vez, pode não sentir nada. Poucas horas após a picada, você poderá sentir uma leve queimação ou irritação dentro ou ao redor do ferimento da picada. Você também pode apresentar os seguintes sintomas:
    • Inchaço grave e dor no local da mordida.
    • Pode surgir uma bolha azulada no centro e rodeada de vermelhidão, como um olho de boi. A bolha pode estourar e a área pode se transformar em uma úlcera que se estende profundamente no tecido.
    • Uma lesão semelhante a uma espinha com pus amarelo ou verde.
    • Uma erupção cutânea que coça ao redor do local da picada.
    • Sua urina pode parecer escura.
    • Você também pode apresentar febre, calafrios, náusea, vômito, convulsões ou dor nas articulações.
    • Como outras picadas de aranha, uma picada de aranha reclusa (fiddleback) deixará uma pequena marca vermelha. Ao contrário de outras picadas de aranha, logo após a picada, aparecerá uma pequena bolha branca e o tecido ao redor da picada ficará duro. A picada se transformará em uma lesão cinza-azulada ou branco-azulada, com bordas irregulares cercadas de vermelhidão. Se não for tratada, a pele ao redor da picada da aranha reclusa pode se tornar gangrenosa e se transformar em uma grande ferida aberta.
  3. Etapa 3 Entenda onde essas aranhas são encontradas com frequência.
    Entenda onde essas aranhas são encontradas com frequência. As aranhas-marrom gostam de áreas escuras e abrigadas, como debaixo de varandas, em pilhas de madeira, porões, armários e debaixo de pias. Pense se você estava em algum desses locais quando foi picado.
    • Embora a aranha-marrom possa ser encontrada em todo o território dos Estados Unidos, ela é comumente encontrada no Missouri, Arkansas, Louisiana e Alabama; na maior parte do Mississippi, Oklahoma, Nebraska, Tennessee e Kentucky; nas porções sul de Iowa, Illinois e Indiana; no norte da Geórgia e no leste do Texas.

Tratamento de uma picada de aranha Recluse

  1. Etapa 1 Tente consultar um médico no mesmo dia em que recebeu a picada.
    Tente consultar um médico no mesmo dia em que recebeu a picada. Se possível, leve a aranha que o picou ao consultório do médico. A identificação da aranha ajudará o médico a diagnosticá-lo corretamente.
    • Você pode continuar com o tratamento em casa depois de ser picado. Mas você deve procurar um médico o mais rápido possível depois de ser picado, pois a picada pode ser grave ou fatal.
  2. Etapa 2 Limpe a área da picada com sabão e enxágue com água.
    Limpe a área da picada com sabão e enxágue com água. Use um pano limpo e mergulhe-o em sabão neutro e água em temperatura ambiente. Limpe a área da mordida em pequenos movimentos circulares.
  3. Etapa 3 Reduza o inchaço colocando uma compressa fria sobre a mordida.
    Reduza o inchaço colocando uma compressa fria sobre a mordida. Envolva gelo em uma toalha limpa ou coloque gelo em um saco plástico e, em seguida, envolva-o em uma toalha de rosto ou toalha limpa.
    • Coloque a compressa sobre a mordida por 10 minutos e, em seguida, retire-a por 10 minutos. Repita esse processo em intervalos de 10 minutos.
    • Se a pessoa que foi mordida tiver problemas circulatórios, reduza o tempo de permanência da compressa no local da mordida.
  4. Etapa 4 Eleve a área da mordida.
    Eleve a área da mordida. Isso retardará a propagação do veneno do local da picada para o resto do corpo e reduzirá o inchaço da área da picada.
    • Enrole uma bandagem de compressão sobre a mordida para reduzir a dor e o inchaço. Se você não tiver uma bandagem de compressão, amarrar qualquer tecido acima do local da picada pode diminuir a propagação do veneno. Eleve o braço, a mão, a perna ou o pé com a picada acima do seu coração, apoiando-o em um travesseiro. Certifique-se de que o curativo esteja bem ajustado, mas que não esteja interrompendo a circulação.
  5. Etapa 5 Não aplique calor na área.
    Não aplique calor na área. Isso apenas acelerará a destruição do tecido ao redor da mordida e aumentará o inchaço e a dor. Você também nunca deve tentar remover o veneno da aranha com um dispositivo de sucção ou cortar o tecido afetado.
    • Evite aplicar qualquer creme esteroide na área da picada, como o creme de hidrocortisona.
  6. Etapa 6 Tome analgésicos de venda livre.
    Tome analgésicos de venda livre. O acetaminofeno (Tylenol), o ibuprofeno ou o naproxeno ajudarão a reduzir o inchaço e a dor.
    • Você também pode tomar um anti-histamínico para aliviar a coceira ao redor da área da mordida.
  7. Etapa 7 Converse com seu médico sobre o tratamento médico para a mordida.
    Converse com seu médico sobre o tratamento médico para a picada. Na consulta médica ou no atendimento de emergência, confirme se a picada é de uma aranha reclusa e permita que o médico trate a picada. Após a avaliação inicial, seu médico poderá prescrever os seguintes tratamentos:
    • Uma injeção de imunização contra o tétano.
    • Antibióticos, se houver sinais de infecção no ferimento.
    • Anti-histamínicos, como Benadryl, para ajudar com a coceira.
    • Medicamentos para dor.
  8. Etapa 8 Consulte o médico em um prazo de três a quatro dias.
    Faça um acompanhamento com o médico em três ou quatro dias. Agende uma consulta de acompanhamento com o médico para confirmar que você não tem nenhuma infecção ou complicação devido à picada da aranha reclusa. É importante monitorar sua recuperação para que a picada não piore ou infeccione.
    • Se houver tecido danificado ao redor da picada, converse com seu médico sobre a possibilidade de removê-lo cirurgicamente.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Se eu tiver uma pequena espinha que coça na minha perna e parece que queima quando eu a toco, pode ser uma picada de aranha-marrom?
    As picadas de aranha-marrom costumam ser confundidas com infecções ou inflamações comuns da pele. Vá ao médico para obter uma opinião profissional e um diagnóstico do inchaço.

Dicas

  • As aranhas-marrons têm maior probabilidade de picar quando são espremidas entre sua carne e outro objeto. Para evitar picadas, mantenha as camas longe da parede e as saias da cama longe do chão. Sacuda sapatos, patins, luvas de jardim e luvas de beisebol antes de calçá-los para evitar ser picado.
  • Se estiver indo para áreas onde essas aranhas são comumente encontradas, certifique-se de usar mangas compridas com punhos que envolvam bem os pulsos. Além disso, use calças compridas que possam ser enfiadas em suas meias.

Coisas de que você precisará

  • Gelo
  • Toalha de rosto ou toalha limpa
  • Bandagem de compressão
  • Analgésico
  • Anti-histamínico