Como identificar e tratar picadas de aranha viúva negra

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria das picadas de aranha é inofensiva. Às vezes, é difícil distinguir uma picada de aranha de outra picada ou mordida de inseto, ou até mesmo de uma infecção leve na pele. Sempre procure atendimento médico se não tiver certeza da causa de uma mordida ou picada grave, especialmente se começar a desenvolver sintomas. As duas aranhas venenosas mais comuns encontradas nos Estados Unidos são a viúva negra e a reclusa marrom. Se você tiver a confirmação de que a picada foi de uma aranha viúva negra, procure atendimento médico imediato.

Etapas

Identificando uma picada de aranha viúva-negra

  1. Etapa 1 Reconhecer a picada de uma aranha viúva-negra.1Reconheça a picada de uma aranha viúva negra. As aranhas viúvas negras têm presas. Quando picadas, geralmente são visíveis duas pequenas feridas de perfuração.
    • À medida que o veneno da picada se espalha, a área desenvolve uma aparência de alvo. As marcas das presas estão no centro, cercadas por uma área de pele avermelhada e, em seguida, outro círculo de vermelho um pouco além do centro.
    • As marcas de presas são visíveis imediatamente. A vermelhidão e o inchaço da área onde ocorreu a mordida se desenvolvem rapidamente, geralmente em uma hora.
    • A dor geralmente começa em uma hora e pode se espalhar rapidamente do local para áreas sistêmicas, como abdômen, tórax ou costas.
    • Nem sempre é esse o caso, mas essa é a descrição clássica do padrão que se desenvolve a partir de uma picada de aranha viúva negra.
  2. Etapa 2 Capture a aranha, se possível.2Capture a aranha, se possível. O médico responsável pelo tratamento desejará saber o que causou a picada/ferimento/lesão. A segurança é sempre a prioridade. Se for possível capturar a aranha com segurança, coloque-a em um recipiente que não ofereça risco de ferimento a outras pessoas. Um pequeno frasco de vidro ou recipiente plástico com tampa, colocado dentro de outro recipiente com tampa e alça seguras, como um pequeno refrigerador, pode ajudar a facilitar o transporte da aranha.
    • É evidente que ninguém precisa correr o risco de ser picado. Se isso puder ser feito com segurança, capture a aranha e leve-a com você para o centro médico.
    • Apresentar a aranha que a picou pode ajudar a iniciar o tratamento mais eficaz o mais rápido possível. Carregar uma aranha viúva negra pode não ser o melhor plano, portanto, pelo menos tire fotos bem nítidas da aranha que o picou, se puder fazer isso com segurança.
  3. Etapa 3 Reconhecer os sintomas.3Reconheça os sintomas. A maioria das pessoas que são picadas por uma aranha, inclusive uma peçonhenta como a viúva negra, não tem nenhum problema médico sério como resultado.
    • Os sintomas que podem resultar de uma picada de viúva negra incluem dor intensa e intensa, rigidez, cãibras musculares, cãibras abdominais, dor nas costas, suor excessivo e hipertensão.
    • As reações tópicas e sistêmicas ao veneno da aranha viúva negra podem se desenvolver e se espalhar rapidamente. Procure tratamento o mais rápido possível depois de confirmar ou ter certeza de que foi picado por uma aranha viúva negra.
    • As reações tópicas incluem coceira ou erupção cutânea no local, sudorese na extremidade onde foi picado, dor que se irradia do local e áreas descoloridas da pele que formam bolhas.
    • As reações sistêmicas incluem dores musculares graves e intensas, dor que se irradia para as costas e para a área do peito, sudorese, dificuldade para respirar, dor de cabeça, náuseas e vômitos, febre e calafrios, pressão arterial elevada e ansiedade, inquietação e delírio.

Tratamento da picada da aranha viúva negra

  1. Etapa 1 Iniciar o tratamento.1Iniciar o tratamento. A primeira etapa do tratamento é manter a calma e identificar a aranha com segurança.
    • Lave a área com água e sabão neutro e use aplicações de gelo ou um pano frio para ajudar a evitar o inchaço.
    • Não aplique gelo diretamente na pele. Use uma toalha ou um pano macio e limpo entre a pele e o saco cheio de gelo ou a bolsa fria.
    • Eleve a área que foi mordida, se possível e prático.
    • Tome um produto de venda livre para ajudar a aliviar a dor e/ou a inflamação, como acetaminofeno, ibuprofeno, naproxeno ou aspirina. Não se esqueça de seguir as instruções do rótulo.
  2. Etapa 2 Procure atendimento médico.2Procurar atendimento médico. De acordo com relatórios de centros de controle de venenos nos Estados Unidos, mais de 2.500 incidentes de picadas de aranha viúva negra são relatados a cada ano nos Estados Unidos. Vá a uma clínica de atendimento de urgência ou ao pronto-socorro de um hospital.
    • Talvez você queira ligar para o seu médico habitual e informá-lo sobre a situação. Seu médico pode querer que você vá direto ao consultório ou ter preferência quanto ao local de atendimento. Onde quer que você vá, informe que está a caminho e que foi picado por uma aranha viúva negra - isso dará à equipe tempo suficiente para se preparar.
    • Não tente dirigir sozinho até o hospital. O veneno da picada pode alterar suas reações de forma abrupta. Você pode se sentir lúcido quando começar a dirigir, mas seu estado pode mudar rapidamente.
    • A maioria das pessoas não apresenta reações graves devido à picada de uma viúva negra. De fato, algumas pessoas não têm nenhum problema e não precisam de cuidados médicos.
    • Devido à possibilidade de dor intensa, desconforto e alterações sistêmicas, converse com seu médico o mais rápido possível ou vá a um pronto-socorro ou clínica de atendimento de urgência para ter certeza de que receberá tratamento imediato caso desenvolva efeitos adversos ou complicações.
    • Informe o médico da unidade de tratamento sobre todos os medicamentos ou medidas de tratamento tomadas ao chegar.
    • Felizmente, apenas três casos de morte foram registrados ao longo de muitos anos.
    • Alguns relatos de complicações graves e morte foram associados a picadas de viúva negra em pessoas que já estavam gravemente comprometidas do ponto de vista médico.
  3. Etapa 3 Use o antiveneno, Antivenin Latrodectus Mactans.3Use o antiveneno, Antivenin Latrodectus Mactans. O antiveneno está disponível desde a década de 1920. Pelo menos um relato de caso de uma reação de hipersensibilidade grave limitou o uso do antiveneno nos Estados Unidos.
    • As complicações da picada são possíveis. Um centro médico pode monitorar seus sinais vitais e as mudanças em sua condição para determinar se o tratamento é necessário.
    • Um artigo publicado em 2011 analisou quatro casos de picadas de aranha viúva negra. Três das pessoas picadas foram tratadas com o antiveneno e uma não foi, devido a preocupações com hipersensibilidade.
    • As três pessoas tratadas com o antiveneno sentiram alívio da dor intensa causada pelas picadas em um curto período de tempo, geralmente 30 minutos após receberem a injeção. Todas as três pessoas foram observadas por algumas horas na unidade de tratamento de emergência e depois receberam alta para casa sem maiores complicações.
    • A pessoa que não recebeu o antiveneno foi tratada com medicamentos fortes para dor e anti-inflamatórios no departamento de emergência e, em seguida, precisou ser internada no hospital.
    • A pessoa recebeu tratamento no hospital por dois dias e começou a se sentir melhor no terceiro dia. Ele recebeu alta para casa no terceiro dia sem maiores complicações.

Reconhecendo uma aranha viúva negra

  1. Etapa 1 Identifique a aranha viúva negra sem perturbá-la.1Identifique a aranha viúva negra sem perturbá-la. A marca exclusiva de uma aranha viúva negra fêmea é a forma de ampulheta vermelha brilhante na parte inferior do abdômen.
    • A aranha fêmea tem um corpo preto e brilhante com um abdômen grande e redondo. O corpo tem cerca de 2,5 cm de comprimento e a aranha inteira, com pernas e tudo, tem mais de 2,5 cm de diâmetro.
    • Elas têm presas um pouco mais curtas do que as de outras aranhas, mas ainda assim longas o suficiente para penetrar na pele humana.
    • Há relatos de que as aranhas viúvas negras são comumente encontradas nas regiões sul e oeste dos Estados Unidos. Outras fontes e estatísticas relatam avistamentos frequentes até o oeste da Califórnia, ao longo de toda a costa leste, ao sul da Flórida e ao norte, até Okanagan, na Colúmbia Britânica, e o centro de Alberta, no Canadá.
  2. Etapa 2 Identifique possíveis locais onde eles gostam de viver.2Veja os possíveis locais onde elas gostam de viver. As viúvas negras gostam de viver ao ar livre, onde há muitas moscas para se alimentar; entretanto, elas podem ser encontradas dentro de estruturas e abrigos.
    • Elas preferem locais não perturbados, como pilhas de madeira, sob coberturas simuladas de poços de pedra, beirais de casas, ao redor de cercas e outras áreas onde há acúmulo de detritos.
    • Observe as viúvas negras em locais escuros, úmidos e não perturbados, como caixas de medidores, sob varandas, móveis de varanda e dentro e ao redor de celeiros e galpões.
  3. Etapa 3 Tente não perturbar a teia.3Tente não perturbar a teia. As aranhas viúva-negra gostam de fazer suas teias entre objetos sólidos e fixos. Algumas aranhas preferem fazer suas teias em locais mais flexíveis, como entre arbustos e galhos de árvores.
    • As teias da viúva-negra são feitas propositalmente em um formato irregular, não como as teias típicas e, às vezes, praticamente perfeitas feitas por outras aranhas. As fibras da teia são mais fortes do que as encontradas na maioria das teias de aranha.
    • Elas não se alimentam da pele humana. A maioria das picadas ocorre quando suas teias são perturbadas.
    • Elas não são agressivas, mas mordem quando se sentem presas ou são tocadas.
  4. Etapa 4 Diferencie os machos das fêmeas.4Diferencie os machos das fêmeas. As fêmeas têm as marcas clássicas e o veneno mais potente. Se você for mordido por uma viúva negra fêmea, precisará de atenção médica imediata.
    • O corpo da fêmea geralmente é maior do que o da viúva negra macho, mas as pernas do macho costumam ser mais longas. Isso pode fazer com que o tamanho total do macho pareça maior.
    • Os machos podem ser pretos, mas geralmente são de cor marrom, e as marcas podem estar em qualquer parte do abdômen. O vermelho é típico, mas alguns machos têm marcas brancas ou marrons.
    • A fêmea tem o formato tradicional de ampulheta vermelha no abdômen, mas pode parecer mais laranja do que vermelha em algumas fêmeas.
    • As fêmeas têm presas grandes o suficiente para penetrar na pele humana e liberar veneno suficiente para criar uma reação sistêmica.
    • As picadas de aranhas viúvas negras machos não são consideradas capazes de liberar veneno.
    • A aranha viúva negra recebeu esse nome devido à tendência da fêmea de comer o macho após o acasalamento. Esse nem sempre é o caso, mas é uma possibilidade real.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas