Como identificar uma picada de aranha

Autor do artigo:Gabriel Silva

Existem milhares de espécies de aranhas nos EUA, mas a grande maioria delas tem presas demasiado curtas ou demasiado frágeis para penetrar na pele humana. Mesmo que seja picado por uma aranha, as hipóteses de uma reação fatal são reduzidas: apenas cerca de três mortes por ano nos EUA são atribuídas a picadas de aranha. No entanto, picadas de aranha podem definitivamente doer e, por vezes, levar a reacções sistémicas devido ao seu veneno. As duas espécies mais perigosas com que se deve preocupar nos EUA são a aranha viúva negra e a aranha reclusa castanha. Ser capaz de identificar as picadas de outras aranhas e insetos permitirá que você avalie o grau de gravidade e se é necessário procurar atendimento médico ou não.

Passos

Identificando picadas de aranhas comuns

  1. Passo 1: Procure por uma ferida perfurante de dois dentes.
    Procure por uma ferida perfurante com dois dentes. A mordida de uma viúva negra é frequentemente
    imediatamente dolorosa
    e pode ser distinguida de outras picadas de aranhas e insectos pelas
    duas marcas de punção
    que faz na pele. Embora possa ser indolor, normalmente a picada da viúva negra é pelo menos moderadamente dolorosa porque a aranha tem presas longas e afiadas. A ferida de punção com duas presas começa então a ficar vermelha, inflamada e
    e forma um nódulo.
    A sensibilidade no local da picada tende a aumentar e a espalhar-se dentro de uma hora.

    Dicas rápidas sobre a picada da viúva negraForma da mordida: Ferida de punção com dois dentes. Reação típica: Ternura no local da picada e, de seguida, dor generalizada no espaço de uma hora. Efeitos secundários graves: cãibras musculares fortes (sobretudo no abdómen), suor excessivo à volta da picada, náuseas, dores de cabeça, delírio, arrepios e tensão arterial elevada. Tudo isto são reacções ao veneno neurotóxico da aranha. Sim, está disponível se a picada causar dor e sintomas graves. Normalmente, é injetado na coxa ou administrado através de uma veia (por via intravenosa) por um profissional médico, embora o anti-veneno possa causar reacções alérgicas graves que são piores do que os sintomas do veneno.Identificar uma aranha viúva negra: A aranha viúva negra é brilhante, redonda e tem uma forma de diamante vermelho (ou ampulheta) no seu abdómen.Localização:Regiões temperadas, incluindo os Estados Unidos, Austrália, África do Sul, sul da Europa, sul da Ásia, América do Sul

  2. Passo 2 Procurar um
    Procure uma ferida de mordedura em forma de 'olho de boi'. Uma picada de uma aranha reclusa castanha é normalmente indolor ou provoca uma
    uma ligeira sensação de picada
    semelhante à picada de um mosquito. No entanto, ao fim de cerca de 30 a 60 minutos, a zona da picada fica vermelha e inflamada com uma ferida central chamada lesão em 'olho de boi'. A vermelhidão e a dor intensa desenvolvem-se no espaço de oito horas, à medida que a ferida central se torna maior, se enche de sangue, se rompe e deixa uma
    úlcera muito sensível.
    Durante esta fase, forma-se frequentemente uma área azul ou púrpura profunda à volta da picada, geralmente com um anel vermelho à volta. Normalmente, só é necessária assistência médica se se formar uma úlcera que dure mais do que algumas semanas.

    Dicas rápidas sobre a mordedura de Brown RecluseForma da picada: Olho de boi. Reação típica: Inflamação e vermelhidão dentro de 30-60 minutos após a picada. Dor intensa nas 8 horas seguintes à medida que a ferida se enche de sangue e se rompe, deixando uma úlcera sensível.Efeitos secundários graves: Nenhum, mas pode levar vários meses até que a vítima recupere totalmente se o seu sistema imunitário estiver fraco. Este é frequentemente o caso das crianças e dos idososTratamento: Limpar a ferida com água e sabão suave. Aplicar compressas frias e elevar a zona para reduzir a dor e a inflamação. Tomar analgésicos de venda livre (acetaminofeno) ou anti-inflamatórios (ibuprofeno) conforme necessário. Normalmente, a úlcera fica com uma crosta e descama dentro de algumas semanas. Não, não existe nenhum anti-veneno. O veneno da aranha-marrom é necrotizante, o que significa que mata o tecido circundante e o torna preto ou azul.Identificar uma aranha-marrom: as aranhas-marrom são marrons ou amareladas. Têm pernas longas e finas e um corpo com uma cabeça e um abdómen oval. Normalmente, têm uma mancha em forma de violino na cabeça.Localização:Sul e Centro-Oeste dos Estados Unidos

  3. Passo 3 Procure pêlos em forma de agulha na sua pele.
    Observe se há pêlos em forma de agulha na sua pele. Embora as tarântulas sejam indiscutivelmente algumas das aranhas mais assustadoras, os tipos nativos da América do Norte e do Sul não são venenosos e raramente mordem. No entanto, estas tarântulas do 'Novo Mundo' lançam ou ejectam pêlos pretos em forma de agulha quando estão agitadas ou ameaçadas. Note-se que as espécies de tarântulas nativas de África e do Médio Oriente não têm pêlos em forma de agulha, mas são mais agressivas e produzem veneno.

    Dicas rápidas sobre pêlos de tarântulaQual o seu aspeto: Pequenos pêlos em forma de agulha alojados na sua peleReacção típica: Sensação inicial de picada.Efeitos secundários graves: Anafilaxia, que traz urticária, inchaço e dificuldade respiratóriaTratamento: Para anafilaxia, injeção de caneta de epinefrina.Localização: Sudoeste dos Estados Unidos, América do Sul e Central

  4. Passo 4 Identificar outras picadas de aranha.
    Identificar outras picadas de aranha. As picadas das aranhas viúva negra e reclusa castanha são as mais identificáveis, principalmente devido ao facto de terem o veneno mais potente e causarem normalmente mais sintomas. No entanto, outras picadas de aranha são mais comuns e também podem causar dor e inchaço. Por exemplo, a Hobo é uma aranha grande e rápida, com marcas amarelas no dorso castanho. Quando picam as pessoas, injectam veneno neurotóxico que pode provocar a morte de alguma pele circundante, mas não tanto como o veneno da aranha-marrom.
    • As picadas das aranhas Hobo e Sac causam desconforto e feridas que imitam a picada de uma abelha ou vespa, embora a dor inicial seja muito menor porque as presas destas aranhas não são tão grandes ou fortes como as das abelhas/ vespas.
    • Para ajudar a identificar o tipo de picada de aranha que tem,
      capturar a aranha ou tirar uma fotografia com o telemóvel
      e levá-la a uma clínica local (alguém poderá ser capaz de a identificar) ou pesquisar na Internet. A maioria das picadas de aranha é inofensiva ou causa apenas um ligeiro desconforto que desaparece ao fim de alguns dias.
    • Normalmente, basta tratar as picadas de aranha com gel anti-sético, gelo e medicamentos de venda livre.
    • De um modo geral, as aranhas picam apenas para se defenderem, especialmente quando são esmagadas entre a pele e outra coisa.

Distinguir de outras picadas de insectos

  1. Passo 1 Lembre-se que muitos...
    Lembre-se que muitas picadas de insectos são mais dolorosas do que as picadas de aranha. Muitas vezes, os doentes suspeitam erradamente de picadas de aranha porque partem do princípio de que as aranhas podem causar mais danos do que aqueles de que são realmente capazes. Por exemplo, insectos como as abelhas e vespas usam ferrões poderosos para infligir feridas na pele, o que causa muito mais danos iniciais do que as pequenas presas das aranhas. Uma abelha deixa o seu ferrão na pele e morre pouco depois, ao passo que as vespas (incluindo as vespões e os coletes amarelos) podem picá-lo repetidamente.
    • A reação às picadas de abelhas e vespas pode variar desde um ligeiro inchaço e vermelhidão da pele (como uma pequena contusão ou nódoa negra) até uma reação alérgica grave (anafilaxia) nas pessoas sensíveis - pode ser necessária assistência médica. As abelhas e as vespas não injectam veneno, mas matam muito mais pessoas por ano do que as aranhas devido a reacções de anafilaxia que não são tratadas.
    • A anafilaxia é normalmente controlada por injecções de epinefrina (adrenalina)
      que reduzem a reação alérgica do organismo. A injeção pode ser dada pelo médico ou administrada em casa se tiver uma 'caneta' de epinefrina.
    • O tipo de picadas de aranha mais frequentemente confundido com picadas de abelha/vespa é o das aranhas Hobo e Sac. As picadas da viúva negra podem causar sintomas graves semelhantes, mas a sua ferida perfurante de duas lâminas não se assemelha a uma picada de abelha/vespa.
  2. Etapa 2: Observar se há...
    Cuidado com as picadas dolorosas de picadas de escorpião. Embora os escorpiões tenham pinças semelhantes às dos caranguejos, picam com a cauda em vez de beliscarem ou morderem. As picadas de escorpião são normalmente dolorosas e causam vermelhidão e inflamação localizadas, mas raramente são graves e normalmente não necessitam de cuidados médicos. No entanto, o
    escorpião da casca pode infligir picadas potencialmente fatais
    porque produz um potente veneno neurotóxico.
    • Embora as marcas das picadas dos escorpiões tenham um aspeto muito diferente das feridas de punção com duas lâminas das viúvas negras, a dor e outros sintomas podem ser bastante semelhantes, porque ambas as espécies produzem veneno neurotóxico.
    • Existe um antiveneno (Anascorp), mas não é muito utilizado nos EUA devido às baixas taxas de mortalidade do país.
    • Tal como a maioria das picadas de aranha, a grande maioria das picadas de escorpião pode ser tratada com gel antissético, gelo e medicamentos de venda livre.
    • O escorpião da casca é nativo do Arizona, Novo México e partes da Califórnia.
  3. Etapa 3: Não't confuse tick bites as spider bites.
    Não confunda picadas de carraças com picadas de aranha. As picadas de carraças são por vezes confundidas com picadas de aranha-marrom (e vice-versa) porque também podem produzir uma reação cutânea que se assemelha a um olho de boi. Algumas
    carraças (como as carraças dos veados) podem ser portadoras da doença de Lyme
    pelo que não devem ser consideradas levianamente. Os sintomas de uma picada de carraça portadora da doença de Lyme incluem uma erupção cutânea em anéis concêntricos, que aparece até um mês depois, bem como febre, fadiga, dores de cabeça e dores nos músculos e articulações.
    • As principais diferenças em relação a uma picada de aranha-marrom são que as picadas de carrapatos não doem inicialmente e nunca levam à ulceração (necrose) da pele ao redor da picada.
    • Outra diferença é que as carraças normalmente penetram na pele antes de infetar o hospedeiro, pelo que por vezes é possível vê-las por baixo da camada superior da pele. Em contrapartida, as aranhas não se enterram nem fazem ninhos dentro ou sobre as pessoas.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Para evitar picadas de aranha, use camisas de mangas compridas, chapéus, luvas e botas quando limpar os telheiros de jardim, garagens, caves, sótãos e espaços escuros. Lembre-se de enfiar os punhos das camisas e das calças nas luvas e meias para minimizar os pontos de entrada dos insectos.
  • Inspeccione sempre as luvas, botas e vestuário de jardinagem que não tenham sido usados durante algum tempo. Dê-lhes uma boa sacudidela antes de as calçar.
  • A pulverização de repelente de insectos na roupa e no calçado pode dissuadir as aranhas.

Atenção

  • As aranhas podem ficar infectadas com tétano e transmiti-lo ao picar, por isso mantenha as vacinas contra o tétano em dia - de 10 em 10 anos.