Como identificar um vespão

Autor do artigo:Gabriel Silva

Pertencentes ao gênero Vespa, os vespões são os maiores e mais agressivos membros da família das vespas (Vespidae), sendo que a maior espécie chega a medir 5,5 cm de comprimento. No entanto, a vespa europeia não é agressiva e é improvável que pique, a menos que você a esteja atacando ou ao seu ninho. Embora existam muitos insetos que são falsamente rotulados como vespas, na verdade existem apenas cerca de 20 espécies de vespas verdadeiras no mundo. O que as coloca em uma classe à parte não é apenas sua agressividade, mas também o fato de que o veneno de algumas vespas, como o da vespa gigante asiática, não é apenas extremamente doloroso, mas pode ser mortal. A melhor maneira de evitar ser picado é saber se você está na presença de vespas, seja identificando o ninho delas ou a vespa real pela visão.

Etapas

Reconhecendo ninhos de vespas

  1. Etapa 1 Observe um objeto cinza, de formato oval, feito de papel.1Observe um objeto cinza, de formato oval, feito de papel. Embora não seja realmente papel, é uma substância parecida com papel feita de saliva de vespas e madeira. O ninho abriga ovos e as vespas são muito protetoras tanto de sua casa quanto de seus ovos. Portanto, você realmente não deve ser pego perto do ninho para que não o considerem um perigo.
    • Embora comece como um objeto pequeno, com aparência de favo de mel, à medida que a colônia cresce, o ninho se expande para uma forma oval semelhante a uma bola de futebol, estalactite ou lágrima invertida.
    • Isso significa que apenas a identificação da estrutura pode ajudá-lo a restringir os insetos vizinhos, mas não determina exatamente que tipo de inseto eles são.
    • As vespas de papel também usam um material de construção semelhante ao papel, mas seus ninhos não têm um envelope de papel que cubra e proteja o ninho.
  2. Etapa 2 Procure o ninho do lado de fora e no alto de uma área coberta.2Veja o ninho do lado de fora e no alto de uma área coberta. Os vespões constroem seus ninhos em áreas externas e geralmente bem acima do solo, como em árvores, em um poste de eletricidade ou em arbustos grossos. Eles também constroem ninhos nos beirais dos telhados e embaixo dos deques.
    • Muitas vezes, você não verá o ninho até o outono, quando as folhas caem e revelam o ninho escondido dentro dele. Nessa época, a maioria das vespas estará morta ou morrendo, deixando apenas a rainha para hibernar e viver durante o inverno.
    • Por outro lado, os ninhos de jaqueta amarela geralmente podem ser encontrados perto do solo, no subsolo ou dentro de qualquer estrutura solta que possam encontrar, como entre as paredes internas e externas de uma casa ou até mesmo dentro de um colchão velho.
    • Algumas vespas que constroem ninhos bem acima do solo são incorretamente chamadas de vespas. A vespa careca da América do Norte (Dolichovespula Maculata) é, na verdade, uma espécie de vespa, assim como a vespa australiana (Abispa ephippium), que é uma subespécie da vespa de oleiro.
  3. Etapa 3 Faça uma estimativa do número.3Estime o número. As colônias de vespas podem ter até 700 membros. Se o ninho for significativamente maior, um ninho que você acha que contém milhares de membros, é provável que você esteja vendo um ninho de jaquetas amarelas. Portanto, ficar de olho - à distância - é fundamental para saber se são vespas ou jaquetas amarelas.
    • Independentemente de o ninho ser pequeno ou grande, a maneira de lidar com ele é chamar profissionais. Essas pessoas precisarão saber o tamanho do ninho, portanto, quanto mais informações você puder dar a elas, mais bem equipadas elas estarão para lidar com o problema.

Identificação visual de um vespão

  1. Etapa 1 Observe as características distintivas.1Observe as características distintivas. Um vespão, assim como uma vespa, tem uma cintura fina entre o tórax e o abdômen. Essa característica física é conhecida como 'cintura de vespa'. Ela os distingue da família das abelhas, que têm cintura grossa entre o tórax e o abdômen.
  2. Etapa 2 Procure por coloração preta e branca.2Veja a coloração preta e branca. Diferentemente das abelhas, que têm coloração amarelo-amarronzada e preta, e de alguns outros membros da família das vespas, como a jaqueta amarela e a vespa da lama, que têm coloração amarela brilhante e preta, a maioria das vespas é preta e branca.
    • No entanto, algumas espécies, como a vespa amarela e a vespa europeia, têm cores diferentes, por isso é importante observar também a 'cintura' do inseto.
  3. Etapa 3: Esteja ciente da diferença de tamanho entre uma vespa e um vespão.3Conscientize-se da diferença de tamanho entre uma vespa e um vespão. Uma das principais diferenças entre uma vespa e um vespão, facilmente reconhecível de perto ou à distância, é o tamanho. Por exemplo, a única vespa verdadeira nos EUA e no Canadá é a vespa europeia, que atinge aproximadamente 1 a 1,5 polegada de comprimento. O tamanho máximo de uma vespa de papel ou jaqueta-amarela é de 1 polegada e, geralmente, elas são menores que isso.
    • Os vespões, assim como as vespas, têm seis pernas e dois pares de asas.
  4. Etapa 4 Distinguir outras características do corpo da vespa.4Distinguir outras características do corpo do vespão. Ao contrário de outros membros da família das vespas, a seção do abdômen mais próxima do tórax, chamada de gáster, é mais arredondada em uma vespa do que em outras vespas. Isso faz com que essa seja a primeira área a ser observada quando se precisa de mais esclarecimentos para saber se estamos diante de uma vespa ou de um vespão.
  5. Etapa 5 Observe a maior largura da cabeça atrás dos olhos.5Observe a maior largura da cabeça atrás dos olhos. Chamada de vértice, essa seção é mais larga, em termos de tamanho total do corpo, nas vespas do que em outros membros da família das vespas.
  6. Etapa 6 Observe se as asas estão dobradas ao longo do comprimento do corpo.6Olhe para ver se as asas estão dobradas ao longo do comprimento do corpo. Embora alguns outros membros da família das vespas dobrem as asas ao longo do corpo quando estão em repouso, esse é outro indicador que o ajudará a determinar se está vendo uma vespa ou um vespão.
  7. Etapa 7 Observe a ausência de farpas no ferrão.7Observe a ausência de farpas no ferrão. Os ferrões das abelhas são farpados, fazendo com que sejam arrancados do abdômen da abelha quando o alvo é picado, o que também tira a vida da abelha. Por outro lado, as vespas, como outros membros da família das vespas, têm ferrões sem farpas, o que lhes permite picar repetidamente sem perder seus ferrões.
    • Embora isso ajude a diferenciar um vespão ou uma vespa de uma abelha, se você estiver tão perto, talvez seja melhor se afastar discretamente.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • As vespas-amarelas NÃO são uma espécie de abelha, mas um tipo de vespa que se aninha no solo.
  • Um ninho de vespas é fundado por uma única rainha, que dá à luz vespas operárias cujo trabalho é expandi-lo. Nas latitudes de temperatura, as vespas operárias e os zangões morrem no final do outono, deixando apenas a rainha para sobreviver durante o inverno.
  • Os ninhos de vespas têm o formato de um favo de mel aberto e podem ser encontrados em qualquer lugar onde as vespas possam encontrar um lugar para eles, como em uma saliência, em um galho, em uma luminária ou até mesmo no solo. Elas não terão a cobertura de papel.

Avisos

  • Se uma vespa estiver perto de você, afaste-se. Não balance ou golpeie a vespa, nem a agite de forma alguma. Se a vespa se sentir atacada, ela atacará de volta e sinalizará para as outras no ninho atacarem também.
  • Por meio da comunicação por feromônios, as vespas têm a capacidade de picar um alvo em massa, o que as torna um inimigo formidável e temível.
  • Os vespões são atraídos pelo suor humano e pela corrida. Portanto, se você fugir deles, eles o perseguirão e, muito provavelmente, enviarão um feromônio sinalizando aos outros para que também o persigam.
  • Se precisar matar uma vespa, faça-o o mais longe possível do ninho e fique longe dele depois de fazer isso. O feromônio de alarme que as vespas emitem quando são atacadas pode ser transferido para a sua pele ou roupas e atrairá outras vespas até que seja lavado ou desgastado.
  • Uma alergia ao veneno da picada de abelha não significa automaticamente que você também seja alérgico ao veneno de vespas ou vespões; em caso de dúvida, faça um teste de reação alérgica ao veneno de vespas antes de se aventurar em uma área frequentada por vespas.
  • Como as vespas são membros da família das vespas, se você for alérgico ao veneno das picadas de vespas, também será alérgico ao veneno das picadas de vespas. Se você estiver em uma área onde sabe que há vespas, leve consigo um kit injetor de epinefrina (adrenalina), como uma EpiPen, e vá para o hospital o mais rápido possível após ser picado.
  • As picadas dolorosas ou perigosas se devem à grande porcentagem de acetilcolina.
  • Não se aproxime de um ninho de vespas nem ameace as vespas. É melhor deixá-las em paz.