Como identificar um carrapato de veado

Autor do artigo:Gabriel Silva

Dos mais de 80 tipos de carrapatos ativos na América do Norte, há apenas sete espécies que podem transmitir doenças aos seres humanos por meio de sua picada. O carrapato de veado ou carrapato de perna preta (Ixodes scapularis) pode transmitir a doença de Lyme e outras doenças aos seus hospedeiros. Os carrapatos são mais facilmente identificados em sua fase adulta, mas a doença também pode ser transmitida na fase de ninfa. Se um carrapato o picar ou se prender à sua roupa, é importante saber identificar se ele é ou não um carrapato-dos-cervos para que você possa receber atendimento médico imediato, se necessário.

Etapas

Examinando o carrapato

  1. Etapa 1 Remova o carrapato de seu hospedeiro, se necessário.
    Remova o carrapato de seu hospedeiro, se necessário. A melhor maneira de remover o carrapato é usar uma pinça de ponta, inclinando as pontas para garantir que a cabeça do carrapato seja removida junto com o corpo. Métodos antiquados, como encharcá-lo com vaselina ou pintar o local afetado com esmalte de unha, devem ser evitados, pois traumatizam o carrapato, que pode regurgitar seu conteúdo estomacal (incluindo bactérias) na corrente sanguínea do cão.
    • Você removeu o carrapato inteiro? Se você sacudiu ou torceu o carrapato ao removê-lo, as partes da boca podem se soltar e permanecer na pele. Talvez você consiga remover as partes bucais separadamente usando uma pinça limpa. Você ainda deve conseguir identificar o carrapato sem as peças bucais.
    • Coloque o carrapato em um frasco ou pote com tampa, ou coloque-o em um pedaço de papel branco e use um pedaço de fita adesiva transparente para cobri-lo.
  2. Etapa 2 Confirme se é um carrapato's a tick.
    Confirme que se trata de um carrapato. Quantas patas ele tem? Os carrapatos, como outros aracnídeos, têm oito patas no estágio de ninfa e adulto, mas têm apenas seis patas no estágio de larva.
    • Se tiver colocado o carrapato em uma jarra ou frasco, observe-o se mover. Se for um carrapato, ele se arrastará, mas não poderá voar ou pular.
    • Os carrapatos têm corpos achatados e em forma de lágrima em todos os estágios de crescimento. Quando ingurgitado, o corpo do carrapato fica arredondado e sua cor fica mais clara.
    • Os carrapatos dos cervos são menores do que seus equivalentes, os carrapatos do cão e da estrela solitária. As ninfas do carrapato dos cervos têm o tamanho típico de uma semente de papoula, com 1 a 2 mm de diâmetro, enquanto os adultos variam de 2 a 3,5 mm e têm o tamanho aproximado de uma semente de gergelim. Um carrapato ingurgitado pode ter cerca de 10 mm de comprimento.
    • Os carrapatos duros, como o carrapato do veado, têm um escudo que cobre o corpo. Os carrapatos moles não têm essa característica.
  3. Etapa 3 Examine o carrapato's
    Examine o 'scutum' ou escudo do carrapato. Uma lente de aumento pode ser útil, pois os carrapatos em estágios pré-adultos são bem pequenos.
    • O escutelo é a seção dura atrás da cabeça do carrapato. Um carrapato de veado tem um escutelo de cor sólida, enquanto o escudo de outros carrapatos é padronizado.
    • O escutelo também pode fornecer informações sobre o gênero do carrapato, pois o escutelo do macho adulto cobre a maior parte do corpo, enquanto o da fêmea é muito menor.
    • Se o carrapato estiver ingurgitado (após a alimentação), pode ser difícil identificá-lo por outras características. Um carrapato de veado ingurgitado terá uma cor vermelho-ferrugem ou marrom, enquanto a cor de outros carrapatos ingurgitados pode ser cinza-claro ou cinza-esverdeado. Entretanto, o escutelo permanecerá inalterado.

Diferenciando os carrapatos de cervos de outros carrapatos

  1. Etapa 1 Identifique o carrapato por suas marcas.
    Identifique o carrapato por suas marcas. As fêmeas adultas não alimentadas do carrapato-dos-cervos têm um corpo vermelho-alaranjado brilhante e único que envolve o escutelo preto. Os machos adultos são de cor marrom-escura a preta.
    • O nome 'carrapato-da-madeira' é usado para vários carrapatos diferentes, incluindo o carrapato-dos-cervos, o carrapato-estrela-solitária e o carrapato-do-cão-americano. Todos os três carrapatos tendem a viver em áreas arborizadas ou recentemente desmatadas e rastejam para cima a partir do solo. Você precisará observar suas marcas para diferenciá-los.
    • Os carrapatos marrons de cachorro têm marcas marrons e brancas nas suas partes íntimas, o que não acontece com os carrapatos de veado. O carrapato estrela solitária tem uma marca branca distinta em forma de estrela em seu escutelo.
    • O carrapato dos cervos tem cerca de metade do tamanho do carrapato marrom do cão, tanto em seu estado pré-alimentado quanto quando ingurgitado.
    • Os carrapatos marrons raramente se prendem aos seres humanos. Entretanto, eles são um dos poucos carrapatos que podem infestar uma casa. Como o nome indica, eles são frequentemente carregados por cães e podem ser encontrados em canis, ao redor de consultórios veterinários e em áreas externas frequentadas por animais infectados.
  2. Etapa 2 Observe o comprimento do carrapato's mouthparts, or
    Observe o comprimento das peças bucais do carrapato, ou 'capitulum'. Pode parecer uma cabeça, mas essa é a parte do carrapato que se prende ao hospedeiro para se alimentar. Ele consiste em duas estruturas sensoriais semelhantes a pernas que detectam a presença de um hospedeiro, um par de estruturas semelhantes a facas que permitem que o carrapato corte a pele e uma única estrutura farpada (o 'hipostomo') que entra nessa abertura.
    • O capitulum do carrapato de veado é muito mais longo do que o de outros carrapatos comuns, como o carrapato de cachorro. O capitulum está posicionado na frente e é visível de cima.
    • A fêmea do carrapato-dos-cervos tem um capitulo maior do que o do carrapato-dos-cervos macho. Os carrapatos machos adultos não se alimentam.
  3. Etapa 3 Considere onde você encontrou o carrapato.
    Considere onde você encontrou o carrapato. Os carrapatos de veado estão particularmente bem estabelecidos no leste e no meio-oeste dos Estados Unidos, mas podem ser encontrados até o sul do Texas e no Missouri, Kansas e partes de Oklahoma.
    • Os carrapatos de veado são mais ativos na primavera, no verão e no outono. Entretanto, eles podem estar ativos sempre que a temperatura estiver acima de zero. Outras formas de carrapatos, como o carrapato de cachorro, geralmente são mais ativas apenas nos meses de primavera e verão.
    • A forma adulta do carrapato de veado vive em habitats lenhosos e com arbustos. Eles preferem arbustos baixos, não árvores.
    • O Western Blacklegged Tick é outra forma de carrapato de veado, encontrado ao longo das regiões costeiras do Pacífico. Ele é especialmente ativo no norte da Califórnia. Essa forma de carrapato raramente se fixa em humanos.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Qual é a aparência de um carrapato?
    Os carrapatos podem se parecer com sementes minúsculas (como uma semente de papoula) ou com pequenos insetos ovais achatados marrom-avermelhados.
  • Pergunta
    Quanto tempo depois de ser picado por um carrapato os sintomas aparecem?
    Isso varia de acordo com a doença. Às vezes, os sinais aparecem em 24 a 48 horas; às vezes, pode levar até 10 dias ou mais.
  • Perguntas
    É possível ver os carrapatos de veado?
    É possível ver os carrapatos de veado, mas eles tendem a ser muito, muito pequenos e, portanto, são fáceis de passar despercebidos.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Se você suspeitar de uma picada de carrapato de veado, procure um médico imediatamente para tratamento. O tratamento para a doença de Lyme, quando realizado dentro de duas semanas, geralmente é bem-sucedido.
  • A doença é mais comumente adquirida de carrapatos de veado no estágio de ninfa. Como as ninfas são muito menores que os carrapatos adultos, é menos provável que sejam apanhadas e removidas rapidamente.