Como identificar uma aranha caranguejeira

Autor do artigo:Gabriel Silva

As aranhas-caranguejeiras fazem parte da grande família Thomisidae de aracnídeos, com mais de 3.000 tipos diferentes de aranhas-caranguejeiras dentro dessa família. Elas são chamadas de aranhas-caranguejeiras porque têm pernas irregulares que são mais longas na frente do que atrás, o que lhes dá a aparência e os movimentos de um caranguejo. Aprender a identificar uma aranha-caranguejeira por sua aparência e seu habitat pode ajudá-lo a detectar um aracnídeo Thomisidae. Isso também pode ajudá-lo a saber como lidar com uma aranha caranguejeira se você encontrar uma.

Etapas

Identificação de uma aranha caranguejeira

  1. Passo 1: Observe a aranha's legs.
    Observe as pernas da aranha. A característica mais notável de uma aranha caranguejeira são suas pernas, que têm as quatro pernas dianteiras mais longas do que as quatro pernas traseiras. Às vezes, essas pernas dianteiras também parecem diferentes das outras pernas e são mais escuras ou mais peludas do que as traseiras. Como um caranguejo, as duas patas dianteiras da aranha caranguejeira também têm garras incrivelmente fortes que são usadas para agarrar suas presas.
  2. Etapa 2 Observe a aranha se movimentar.
    Observe o movimento da aranha. Embora as pernas da aranha-caranguejeira se assemelhem às de um caranguejo, são realmente o seu andar e os movimentos que a tornam mais semelhante à sua homônima. Se você provocar gentilmente uma aranha caranguejeira, verá que ela se move para os lados como um caranguejo na praia. Isso ocorre porque suas pernas têm algo chamado 'orientação laterígrada das pernas', o que significa que as pernas são giradas na base, fazendo com que elas se movam lateralmente como um caranguejo.
  3. Etapa 3 Observe a cor da aranha.
    Observe a cor da aranha. Ao contrário de algumas espécies de aranhas, como a aranha-marrom, a característica comum da coloração das aranhas-caranguejeiras é que ela é incrivelmente variada. Em vez de procurar uma cor que cubra tudo, como no caso da reclusa marrom, ou a coloração preta e vermelha característica da aranha viúva negra, as aranhas caranguejeiras têm cores extravagantes para se misturar ao ambiente. Como as aranhas-caranguejeiras podem se camuflar, elas podem ser brilhantes e de cores vibrantes, como uma flor ou uma fruta, ou podem ser multicoloridas para se misturar a galhos ou folhas de árvores.
  4. Etapa 4 Observe o tamanho da aranha.
    Observe o tamanho da aranha. Com mais de 3.000 tipos de aranhas-caranguejeiras, é difícil atribuir um tamanho padrão a esse tipo de aranha. Entretanto, a grande maioria dessas espécies varia de 4 a 10 mm (que é o comprimento do corpo sem incluir as pernas). As aranhas-caranguejeiras fêmeas são sempre maiores do que os machos, especialmente quando estão armazenando centenas de sacos de ovos, e algumas aranhas-caranguejeiras machos têm apenas 1/4 a 1/3 do tamanho de suas fêmeas. Observe também o tamanho e a forma do abdômen da aranha, pois as aranhas-caranguejeiras normalmente têm abdomens muito mais bulbosos e redondos do que outras espécies de aranhas.
  5. Etapa 5: Observe a aranha's eyes.
    Observe os olhos da aranha. Embora a perspectiva de se aproximar o suficiente de uma aranha para verificar seus olhos possa ser enervante para alguns, as aranhas-caranguejeiras têm olhos distintos. Ao contrário de outros insetos, as aranhas têm oito olhos redondos e lisos, em vez de dois olhos compostos que têm várias superfícies, como a parte externa de uma bola de golfe. As aranhas-caranguejeiras normalmente têm dois grandes olhos frontais e excelente visão. As espécies mais comuns de aranhas caranguejeiras têm cores vivas ao redor desses dois olhos frontais ou têm uma crista perceptível abaixo desses olhos, chamada de 'carina clipeal'.

Reconhecendo o habitat da aranha caranguejeira

  1. Etapa 1 Descubra se as aranhas-caranguejeiras vivem em sua área.
    Descubra se as aranhas-caranguejeiras vivem em sua região. Com mais de 3.000 espécies de aranhas-caranguejeiras, há uma gama bastante grande de zonas climáticas que essas aranhas podem suportar. Embora alguns avistamentos de aranhas-caranguejeiras tenham sido registrados na maior parte do mundo, elas são mais comumente encontradas em
    • Noroeste da Europa
    • Norte e leste da Austrália
    • América do Norte
  2. Etapa 2 Saiba onde procurar aranhas-caranguejeiras.
    Saiba onde procurar por aranhas caranguejeiras. Se você mora em uma área onde as aranhas-caranguejeiras são comumente encontradas, a próxima etapa para identificar uma aranha-caranguejeira é reconhecer seus ambientes preferidos. Como as aranhas-caranguejeiras caçam ao se misturarem com o ambiente, elas se instalarão onde melhor se misturarem. Embora esses habitats possam variar de acordo com a espécie específica de aranha-caranguejo, elas geralmente fazem ninhos em
    • Cachos de frutas
    • As folhas das plantas
    • Moitas de grama
    • Flores, especialmente as variedades de cores vivas
    • Plantas que produzem pólen
  3. Etapa 3 Observe como a aranha caça.
    Observe como a aranha caça. As aranhas-caranguejeiras são consideradas aranhas caçadoras; no entanto, a grande maioria das aranhas-caranguejeiras não são caçadoras ativas. Isso significa que, em vez de perseguir ativamente a presa, a maioria das aranhas-caranguejeiras fica camuflada em seu ninho por dias ou semanas seguidos até que uma presa desavisada se aproxime demais. As pernas dianteiras com garras da aranha-caranguejo são incrivelmente fortes e elas usam o comprimento adicional dessas pernas para alcançar e agarrar insetos. Em seguida, ela puxa a presa com as patas dianteiras e injeta nela um veneno imobilizante, raramente movendo o corpo ou as patas traseiras mais curtas durante a caça.
  4. Etapa 4 Observe como a aranha se comporta.
    Observe como a aranha se comporta. Ao contrário de outras espécies de aranhas, a aranha-caranguejeira é uma aranha não agressiva. As aranhas-caranguejeiras não são apenas passivas durante a caça, elas também são incrivelmente tímidas e temem os predadores. O comprimento desigual de suas pernas as torna bastante descoordenadas em comparação com outros aracnídeos, o que pode deixá-las vulneráveis às presas. Em vez de atacar um predador, as aranhas-caranguejeiras fogem para o outro lado do ninho ou abandonam completamente a casa se virem um predador por perto.
  5. Etapa 5 Procure por sacos de ovos.
    Procure por sacos de ovos. As aranhas-caranguejeiras são únicas, pois não criam teias como outras espécies. Em vez disso, as aranhas caranguejeiras colocam seus ovos em qualquer superfície em que se camuflaram, prendendo os ovos à superfície com sua seda. Se você vir algum saco de ovos de seda que pareça plano e esteja unido no centro, provavelmente identificou um ninho de aranha caranguejeira. Lembre-se de que as aranhas-caranguejeiras fêmeas geralmente permanecem perto desses sacos de ovos para protegê-los de predadores, inclusive você!

Como lidar com aranhas-caranguejeiras em sua área

  1. Etapa 1 Identificar uma picada de aranha caranguejeira.
    Identifique uma picada de aranha caranguejeira. As picadas de aranhas de qualquer família de aracnídeos se parecem com duas marcas de perfuração distintas. Essas marcas de perfuração são causadas pelas presas ocas que todas as aranhas usam para injetar veneno em suas presas. A picada de uma aranha caranguejeira não é perigosa para os seres humanos porque o veneno não é suficientemente potente e a maioria das aranhas caranguejeiras não é grande o suficiente para romper a pele com suas presas. Entretanto, algumas espécies, como a aranha-caranguejeira gigante (Olios giganteus), são grandes o suficiente para perfurar a pele, e diz-se que a picada das espécies de caranguejo maiores é bastante dolorosa.
  2. Etapa 2 Gerencie as aranhas-caranguejeiras quando encontradas em ambientes fechados.
    Gerencie as aranhas-caranguejeiras quando encontradas em ambientes fechados. Devido ao habitat preferido da aranha-caranguejo, é muito improvável encontrar esse tipo de aranha dentro de casa. No entanto, se você encontrar uma dentro de casa (e não estiver muito assustado!), recomenda-se capturá-la com cuidado, colocando-a em um copo, cobrindo-a e soltando-a do lado de fora. Elas não são prejudiciais aos seres humanos e são uma ótima maneira de controlar a população de outros insetos, como abelhas, vespas, mosquitos e moscas. Algumas outras dicas para reduzir o número de aranhas-caranguejeiras em sua casa incluem:
    • Verifique se há aranhas-caranguejeiras em todas as flores e plantas antes de trazê-las para dentro de casa, especialmente flores recém-cortadas de um jardim.
    • Capturar e descartar ou realocar aranhas individuais que tenham entrado em casa, pois elas se reproduzem rapidamente.
    • Remova ou inspecione regularmente todos os vasos de plantas e flores dentro de casa, pois esse é o local mais provável em que uma aranha-caranguejeira residiria dentro de casa.
  3. Etapa 3 Lidar com aranhas-caranguejeiras em ambientes externos.
    Lidar com aranhas-caranguejeiras em ambientes externos. As aranhas-caranguejeiras são inofensivas para os seres humanos, portanto, não é aconselhável erradicá-las de sua área externa, a menos que haja uma infestação extrema. Tente ver a aranha-caranguejeira como uma ajuda para manter sua casa livre de abelhas, vespas, mosquitos, moscas e outros insetos incômodos. Entretanto, se preferir reduzir o número de aranhas-caranguejeiras em sua área externa, você pode:
    • Remover todas as pilhas de detritos de plantas, como pilhas de gravetos, aparas de grama ou cobertura morta.
    • Manter cortadas as áreas gramadas próximas à sua casa.
    • Evite plantar plantas que produzam pólen.
    • Remova periodicamente os ninhos de aranha-caranguejeira com uma vassoura ou um jato forte de água.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Existem aranhas-caranguejeiras na Malásia?
    Sim, há aranhas-caranguejeiras na Malásia, elas têm pernas de cor sólida e são redondas.
  • Pergunta
    Quanto tempo as picadas de aranha caranguejeira levam para cicatrizar?
    Pode levar algumas semanas para cicatrizar completamente.
  • Pergunta
    As aranhas-caranguejeiras vivem em regiões tropicais?
    Sim, as aranhas-caranguejeiras podem ser encontradas em muitas partes do mundo. Elas vivem em habitats desérticos, tropicais e florestais.

Vídeo

Dicas

Advertências

  • Se você for picado por uma aranha (da espécie aranha caranguejeira ou não) e a área ao redor das duas marcas de perfuração ficar vermelha, dolorida ou inchada, procure atendimento médico. Se possível, traga a aranha com você ou tente se lembrar de como ela era para poder descrevê-la ao médico.