Vida das vespas: Tudo o que você precisa saber

Autor do artigo:Gabriel Silva

As vespas estão zumbindo em sua casa e no quintal, o que naturalmente leva você a se perguntar: quanto tempo as vespas vivem, afinal? Você pode simplesmente esperar e deixá-las morrer? É provável que você prefira não ter esses insetos por muito tempo. Continue lendo para saber por quanto tempo as vespas vivem, por quanto tempo uma colônia normalmente permanece e o que você pode fazer para evitar a formação de futuros ninhos de vespas.

Etapas

Quanto tempo vivem as vespas?

  1. Etapa 1 Uma vespa operária vive entre 12 e 22 dias, em média.
    Uma vespa operária vive entre 12 e 22 dias, em média. Isso varia um pouco, dependendo do tipo de vespa e do ambiente em que ela está vivendo. As vespas operárias fêmeas vivem o menor período de tempo após o nascimento, enquanto os machos raramente vivem além da estação de acasalamento. As vespas solitárias, independentemente do gênero, raramente vivem além de uma única estação.
    • As vespas solitárias vivem sozinhas e, embora comuns, não são o que as pessoas geralmente imaginam quando pensam em vespas. As vespas sociais, como as jaquetas amarelas e as vespas de papel, são as que vêm à mente, pois constroem ninhos e servem como rainhas. As duas variedades têm ciclos reprodutivos diferentes que podem afetar a duração de suas vidas.
    • As vespas sociais podem realmente morrer de solidão! Elas precisam estar perto de sua colônia para manter o nível de energia necessário para viver. Uma vespa social separada de sua colmeia pode morrer em poucos dias. Quase nos faz sentir um pouco mal por elas!
  2. Etapa 2 As rainhas das vespas podem viver até um ano.
    As rainhas das vespas podem viver até um ano. A proteção que o ninho oferece e todas as operárias que o protegem fazem com que a vespa rainha tenha a vida mais longa entre as vespas. No entanto, isso não as torna completamente imunes a uma morte prematura, dependendo da eficiência do ninho.
  3. Etapa 3 Uma colônia de vespas desenvolvida pode durar de três a quatro meses.
    Uma colônia de vespas desenvolvida pode durar de três a quatro meses. Muitos fatores entram em jogo na duração da colônia, inclusive a disponibilidade de alimentos e o clima. De modo geral, elas duram até o final da primavera e durante todo o verão, com as operárias começando a perder energia no outono.
    • Embora não saiam de seu caminho para atacar as pessoas (ao contrário da crença popular), as vespas protegerão seus ninhos sem medo se forem descobertas. A maioria das picadas acontece quando um ninho é encontrado em seu esconderijo.

Por quanto tempo as vespas vivem em ambientes fechados?

  1. Etapa 1 As vespas solitárias morrem rapidamente se ficarem presas dentro de casa.
    As vespas solitárias morrem rapidamente se ficarem presas dentro de casa. Sem uma fonte de alimento adequada (especialmente porque elas tendem a caçar para comer) ou acesso à água, é improvável que elas vivam mais do que alguns dias. Portanto, talvez você possa guardar o sapato velho e deixar a natureza seguir seu curso se tiver uma única vespa zumbindo por aí.
  2. Etapa 2 Os ninhos de vespas morrem rapidamente em ambientes fechados.
    Os ninhos de vespas morrem rapidamente em ambientes fechados. As vespas de colônia geralmente dependem de açúcares e da polinização para se manterem alimentadas. Se elas não tiverem acesso rápido ao açúcar, a colônia começará a morrer. Como resultado, é possível simplesmente deixar um ninho de vespas sozinho se ele estiver completamente dentro de casa, mas o ninho não deve ser ignorado se as vespas não parecerem estar saindo ou morrendo. Isso pode significar que elas têm acesso a alimentos e água em algum lugar.
    • Algumas vespas podem, de fato, sobreviver por um tempo sem comida! Dependendo da espécie e da estação do ano, seu metabolismo pode ser lento o suficiente para mantê-las em atividade por mais tempo do que o normal. Uma vespa operária que acabou de comer e entrou no outono viverá um pouco mais se for privada de alimento.
    • Uma rainha hibernando pode viver várias semanas sem alimento. Seu metabolismo é extremamente lento durante esse período, portanto, tudo o que ela come no outono geralmente dura mais. Dito isso, se a temperatura subir repentinamente, ela pode sair da hibernação mais cedo, o que pode levá-la a morrer de fome.
  3. Etapa 3 Um ninho que se forma tanto no interior quanto no exterior pode durar meses.
    Um ninho que se forma tanto no interior quanto no exterior pode durar meses. As vespas gostam de construir seus ninhos em locais altos e seguros contra predadores. Os cantos de telhados e calhas são locais populares, e a espécie é fã de mastigar madeira, o que pode fazer com que os ninhos se formem nas paredes. Esses ninhos podem ser realmente problemáticos, pois as vespas têm um meio fácil de entrar e sair, além de estarem protegidas de temperaturas rigorosas.

Como evitar a formação de um ninho de vespas?

  1. Etapa 1 Proteja as janelas e portas contra a invasão de vespas.
    Proteja as janelas e portas contra a invasão de vespas. Certificar-se de que os insetos não estejam voando para dentro de sua casa é uma ótima técnica de prevenção. A maneira mais fácil de fazer isso é com telas de proteção contra insetos, que impedirão a entrada da maioria dos insetos.
    • Evite vedar buracos em sua casa se suspeitar de um ninho de vespas nas paredes. Se você cortar o ponto de entrada das vespas, elas poderão ficar mais dentro de casa tentando encontrar uma nova saída.
  2. Etapa 2 Mantenha as lixeiras e outros recipientes fechados.
    Mantenha as lixeiras e outros recipientes fechados. Os ninhos tendem a se formar em locais protegidos para se esconder dos predadores e facilitar a construção das paredes da colônia. Embora a maioria fique no alto, não é incomum que eles se formem no fundo de recipientes. As latas de lixo abertas, em particular, podem atrair vespas operárias necrófagas. Certifique-se de manter tampas bem ajustadas nesses e em outros recipientes para evitar o crescimento das colônias.
  3. Etapa 3 Mate os ninhos de vespas quando encontrá-los.
    Elimine os ninhos de vespas quando os encontrar. Se você vir um ninho começando a se formar ou souber de locais onde eles tendem a se formar, pode pulverizá-lo com um inseticida específico para vespas e vespões. Remova os ninhos inativos para evitar o repovoamento (embora as vespas não costumem usar os mesmos ninhos). Tenha muito cuidado ao se aproximar de ninhos ativos - use roupas protetoras que cubram o máximo de pele possível.

Ciclo de vida da vespa

  1. Etapa 1 Ovos
    Ovos As vespas rainhas sairão da hibernação após o inverno, já fertilizadas pelo acasalamento do ano anterior. Ou, elas formarão uma colônia na mesma primavera em que foram fertilizadas. Ela se alimenta para obter a energia necessária para encontrar e estabelecer um ninho. As cápsulas de ovos são construídas dentro do ninho para que a rainha ponha seus ovos.
  2. Etapa 2 Larva
    Larva Quando os ovos eclodem, minúsculas larvas em forma de bulbo ocupam as células do ninho. Essas larvas continuam a se alimentar de açúcares trazidos a elas pelas abelhas operárias estéreis. Essas larvas continuarão a desenvolver sua pele nas próximas duas semanas.
  3. Etapa 3 Pupa
    Pupa Depois de passadas as duas semanas de alimentação, a larva se envolverá em um casulo fino como papel e crescerá por mais uma semana.
  4. Etapa 4 Adulto
    Adulto Depois de emergir de seus casulos, as vespas adultas se encarregam de manter o ninho, alimentar as larvas e voar para acasalar. No inverno, todas as vespas operárias morrerão, e uma rainha recém-fertilizada hibernará até que o ciclo comece novamente na primavera.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como atrair as vespas para longe de sua casa?
    Compre uma armadilha de feromônio e coloque-a em algum lugar da sua propriedade. As vespas serão atraídas para a armadilha, morrerão e não serão tão incômodas para você.

Dicas