Como fisgar minhocas de plástico

Autor do artigo:Gabriel Silva

As minhocas de plástico são fáceis de prender em uma grande variedade de anzóis, funcionam bem na maioria das condições de pesca e são ótimas para a captura de robalos e vários outros peixes populares. Embora você possa fisgar minhocas plásticas de várias maneiras, há duas opções muito comuns. Uma envolve enganchar a ponta na minhoca como parte das configurações de equipamento 'Texas' ou 'Carolina'. A outra opção deixa a minhoca pendurada livremente em ambos os lados do anzol, como parte do 'wacky rig', com ou sem uma configuração de 'drop shot'. Portanto, escolha seu equipamento, escolha seu equipamento e experimente as minhocas de plástico!

Etapas

Adicionando a minhoca a um equipamento Texas ou Carolina

  1. Etapa 1 Insira 6,4 mm da ponta do anzol na cabeça da minhoca.
    Insira 6,4 mm da ponta do anzol na cabeça da minhoca. Perfure cuidadosamente o centro da parte superior da minhoca de plástico com a ponta afiada do anzol e, em seguida, pressione o anzol um pouco mais profundamente no centro do corpo da minhoca. Certifique-se de não enganchar a ponta do dedo no processo!
    • Um anzol com uma curva em forma de L logo abaixo do olho do anzol funciona bem aqui porque permite que a minhoca fique pendurada livremente ao lado da haste e da ponta do anzol.
  2. Etapa 2 Passe a ponta do anzol para fora da lateral da minhoca de plástico's body.
    Passe a ponta do anzol pela lateral do corpo da minhoca de plástico. Segure a minhoca com firmeza logo após a ponta do anzol inserido e, em seguida, guie a ponta do anzol para fora da lateral da minhoca. Procure fazer com que a ponta do anzol saia a 6,4 mm (0,25 pol.) do topo da cabeça da minhoca.
    • Se o anzol estiver embutido a menos de 6,4 mm no corpo da minhoca de plástico, ele poderá se soltar com muita facilidade. No entanto, não é necessário embuti-lo mais do que 6,4-12,7 mm (0,25-0,5 pol.).
  3. Etapa 3 Deslize a minhoca de plástico pelo anzol até que sua cabeça toque o olho do anzol.
    Deslize a minhoca de plástico pelo anzol até que sua cabeça toque o olho do anzol. Quando chegar à metade do eixo do anzol, gire o anzol 180 graus de modo que a ponta do anzol fique voltada para o corpo da minhoca. Em seguida, termine de deslizar a minhoca pela haste até chegar ao olho do anzol - ou seja, o anel onde você amarra a linha de pesca.
  4. Etapa 4 Empurre a ponta do anzol no centro da minhoca de plástico.
    Empurre a ponta do anzol no centro da minhoca de plástico. Ou empurre o centro da minhoca para a ponta do anzol - funciona de qualquer maneira! De qualquer forma, mantenha a ponta do anzol embutida na minhoca, em vez de deixá-la para fora.
    • Portanto, neste ponto, a seção do anzol logo abaixo do olho do anzol deve passar pela cabeça da minhoca, a haste do anzol deve correr ao longo da minhoca e a ponta do anzol deve estar embutida no meio da minhoca.
  5. Etapa 5 Empurre a ponta do anzol até que ela's just below the surface of the worm.
    Empurre a ponta do anzol até que esteja logo abaixo da superfície da minhoca. Você deve conseguir ver a posição da ponta do anzol, pois a maioria das minhocas de plástico é, pelo menos, parcialmente transparente. Com cuidado, manobre a ponta do anzol de modo que ela fique levemente saliente na superfície externa da minhoca sem rompê-la.
    • Manter a ponta do anzol embutida na minhoca torna menos provável que você prenda o anzol em ervas daninhas ou outros detritos. Ao mesmo tempo, aproximar a ponta do anzol da superfície da minhoca facilitará a fisgada do peixe.
    • A incorporação do anzol dentro da minhoca torna essa configuração de equipamento 'sem ervas daninhas'.
  6. Etapa 6 Use essa configuração de anzol para um equipamento Texas ou Carolina.
    Use essa configuração de anzol para uma montagem Texas ou Carolina. Para um equipamento Texas, enfie uma 'chumbada' - uma chumbada de metal em forma de bala - na extremidade da linha antes de amarrar o anzol de deslocamento com a minhoca fisgada. Quando o equipamento estiver completo, a chumbada deve tocar ou quase tocar o topo da cabeça da minhoca de plástico.
    • O equipamento Carolina, por outro lado, separa a chumbada e o anzol. Deslize a chumbada e um cordão espaçador para a linha principal e, em seguida, amarre um girador de tambor na extremidade da linha. Amarre uma linha líder de 25 a 76 cm (10 a 30 pol.) no outro lado do destorcedor e, em seguida, amarre a minhoca fisgada na extremidade da linha líder.

Enganchando um Wacky Rig e um Drop Shot opcional

  1. Etapa 1 Passe a ponta do anzol escolhido diretamente pelo centro da minhoca de plástico.
    Passe a ponta do anzol escolhido diretamente pelo centro da minhoca de plástico. Apesar de seu nome 'maluco', essa é a maneira como alguém que nunca iscou um anzol antes presumiria que você faria o trabalho. Basta enfiar a ponta do anzol diretamente no centro, através e fora do centro da minhoca e deixar as metades superior e inferior da minhoca penduradas livremente nas laterais. É uma maneira fácil e bastante útil de fisgar uma minhoca de plástico!
    • Você pode colocar praticamente qualquer tipo de anzol no estilo wacky, mas os anzóis de grande abertura (que têm um diâmetro maior dentro da curva do anzol) podem ser um pouco mais fáceis de colocar para um iniciante.
  2. Etapa 2 Use anéis em O para possivelmente aumentar a vida útil de sua minhoca.
    Use anéis em O para possivelmente aumentar a vida útil de sua minhoca. Perfurar o centro da minhoca com um anzol pode torná-la mais suscetível a se despedaçar, especialmente depois que você fisgar alguns peixes com ela. Como alternativa, você pode colocar um O-ring na minhoca e, em seguida, guiar o anzol entre o O-ring e a minhoca.
    • Para colocar um O-ring, compre um aplicador de O-ring - um dispositivo que se parece um pouco com uma caneta cortada ao meio - no mesmo varejista. Coloque metade da minhoca no dispositivo e, em seguida, deslize um O-ring pré-carregado da extremidade do dispositivo para o centro da minhoca. Depois disso, deslize a ponta do anzol sob o O-ring para montar seu equipamento maluco.
    • Você pode comprar O-rings e o aplicador correspondente em lojas de artigos de pesca.
    • Nem todos os pescadores acham que o uso de anéis em O vale a pena, especialmente se você estiver usando minhocas de plástico razoavelmente baratas.
  3. Etapa 3 Adicione uma proteção contra ervas daninhas, se desejar, para evitar que a ponta do anzol fique presa.
    Se desejar, adicione um protetor de ervas daninhas para proteger a ponta do anzol contra o enroscamento. Como a ponta do anzol fica exposta, o wacky rig padrão pode se prender em ervas daninhas e outros detritos. Para torná-lo 'sem ervas daninhas', use um anzol com um 'protetor de ervas daninhas' acoplado - um pequeno arame que passa pelo olho do anzol e se prende à ponta do anzol. O protetor de ervas daninhas é forte o suficiente para evitar que a maioria dos peixes fique presa no anzol, mas cederá quando um peixe morder o anzol.
    • Você pode comprar anzóis pré-carregados com protetores de ervas daninhas, comprar protetores de ervas daninhas pré-fabricados ou fazer seus próprios protetores de ervas daninhas com arame ou linha de pesca. Se você comprar protetores de ervas daninhas, prenda-os de acordo com as instruções do produto.
    • Alguns entusiastas da pesca acham que os protetores de ervas daninhas dificultam a fisgada de um peixe. É realmente uma questão de preferência pessoal.
  4. Etapa 4 Não use chumbada para a configuração clássica do wacky rig.
    Não use chumbada para a configuração clássica do wacky rig. Geralmente, um wacky rig usa apenas o peso do anzol e a minhoca de plástico como chumbada, o que significa que ela afunda muito lentamente enquanto a minhoca falsa se movimenta de forma 'maluca'. Nesse caso, basta amarrar a linha diretamente no olho do anzol usando o nó de sua preferência.
    • A configuração clássica do wacky rig é uma boa opção durante ou após a temporada de desova, quando os peixes tendem a ficar em águas mais rasas e a se movimentar mais lentamente.
  5. Etapa 5 Adicione uma chumbada para utilizar a configuração 'drop shot'.
    Adicione uma chumbada para utilizar a configuração 'drop shot'. Utilize um nó palomar para prender o anzol com armação maluca a uma distância escolhida - por exemplo, 61 cm - da extremidade da linha. Em seguida, amarre um peso esférico 'drop shot' na extremidade da linha.
    • Essa configuração suspende a isca e o anzol acima do fundo do corpo d'água. Como é possível ajustar a altura em que a isca é suspensa, você pode usar a configuração de drop shot em uma ampla gama de cenários de pesca, com base na profundidade em que os peixes-alvo estão se reunindo.

Escolhendo o equipamento certo

  1. Etapa 1 Experimente diferentes tamanhos e estilos de minhocas de plástico para robalos e outros peixes.
    Experimente diferentes tamanhos e estilos de minhocas plásticas para robalos e outros peixes. Se quiser pescar robalo, que é o alvo para o qual as minhocas plásticas foram originalmente projetadas, experimente uma minhoca de 15 a 18 cm com uma cor escura, como roxo ou marrom. Para outros tipos de peixes, compre várias variedades diferentes e experimente-as - depois escolha a que funcionar melhor para você!
    • Originalmente, as minhocas de plástico eram bastante padronizadas, com 15 cm de comprimento. Atualmente, o comprimento das minhocas de plástico varia de cerca de 11 cm (4,5 pol.) a 25 cm (10 pol.). Elas vêm em várias cores e algumas têm apêndices que as tornam mais parecidas com salamandras ou outras formas de isca.
    • As minhocas de plástico também têm pesos diferentes para que afundem mais ou menos prontamente por conta própria.
  2. Etapa 2 Escolha uma combinação de anzol e chumbada adequada à pesca de robalo ou ao seu alvo preferido.
    Escolha uma combinação de anzol e chumbada adequada à pesca do robalo ou ao seu alvo preferido. Se estiver pescando robalo, por exemplo, experimente um anzol de haste deslocada de tamanho 3/0, juntamente com uma chumbada que pese entre 1,8 e 21,3 g (0,062 e 0,75 oz). Entretanto, como as minhocas de plástico são tão adaptáveis, elas podem ser usadas com a maioria das variedades de anzóis e chumbadas, ou sem chumbada alguma.
    • Assim como na escolha da melhor minhoca plástica para suas necessidades, a escolha do anzol e da chumbada deve depender muito de suas próprias preferências e experiências de pesca.
  3. Etapa 3 Use uma vara de pesca de ação pesada e linha de teste de médio porte para pescar robalos.
    Use uma vara de pesca de ação pesada e uma linha de teste de médio porte para pescar robalos. Se estiver usando a minhoca de plástico para atrair o robalo, escolha uma vara de pesca de ação pesada de 2,1 m (7 pés) para esse trabalho. Muitos pescadores de robalo usam uma linha de teste na faixa de 5,4 a 7,7 kg (12 a 17 lb) para completar essa configuração.
    • Tenha sempre em mente que as minhocas de plástico são muito adaptáveis para uso com muitos tipos de equipamento e para muitos tipos de pesca. Use o que funciona melhor para você!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Por que você coloca o anzol no centro da minhoca de plástico? Como o peixe será fisgado se o anzol estiver no centro?
    Quando você engancha a minhoca no meio, ela ainda pode se mexer nas duas extremidades. É mais provável que isso atraia os peixes.
  • Pergunta
    As iscas duras são melhores do que as iscas de borracha?
    Não necessariamente. Isso parece variar de acordo com a época do ano. Algumas pessoas acham que as iscas de plástico macio são melhores.

Dicas

O que você precisará

Texas ou Carolina Rig

  • Anzol
  • Minhoca de plástico
  • Chumbada ou chumbada de bala (opcional)

Wacky Rig e Drop Shot opcional

  • Anzol
  • Minhoca de plástico
  • O-ring (opcional)
  • Protetor de ervas daninhas (opcional)
  • Chumbada esférica (opcional)