Como fisgar um camarão

Autor do artigo:Gabriel Silva

Morto ou vivo, fresco ou congelado, o camarão é um dos melhores iscos para a pesca costeira de água salgada. O tambor negro, o peixe-espada, a solha, a garoupa, o peixe-jacaré, o pampo, o cantarilho, o robalo, a truta do mar, a cabeça de ovelha, o tarpão e o badejo são algumas das espécies que pode apanhar com este crustáceo. Há também uma série de maneiras de fisgar um camarão, dependendo se você está pescando-o vivo ou morto e como você está apresentando-o.

Passos

Métodos de montagem do camarão vivo

  1. Passo 1 Enganchar o camarão pela cabeça ao lançar ou pescar.
    Enganche o camarão pela cabeça quando estiver a lançar ou a pescar. Muitos pescadores gostam de prender os camarões pela cabeça. Há duas formas de o fazer.
    • Insira o anzol por baixo da cabeça do camarão e empurre a farpa para fora, evitando os órgãos vitais. Este método é preferível quando se pesca o isco no fundo.
      Passo 1 Enganchar o camarão através da cabeça quando se lança ou pesca à linha.
    • Insira o anzol através do topo da cabeça do camarão, passando a ponta por baixo dos órgãos vitais antes de o empurrar para fora noutro ponto do topo da cabeça. Este método é preferido para a pesca de fundo.
      Passo 1 Enganchar o camarão através da cabeça quando se lança ou pesca à linha.
    • Existe uma desvantagem em enganchar um camarão através da cabeça: é mais provável que caia do anzol.
      Passo 1 Enganchar o camarão através da cabeça ao lançar ou pescar.
  2. Etapa 2 Enganchar o camarão transversalmente através da sua carapaça para a pesca à deriva ou para a pesca com equipamento de flutuação.
    Para a pesca à deriva ou para a pesca com boia, o anzol atravessa a carapaça do camarão em cruz. O anzol deve ser espetado logo abaixo da ponta da carapaça, evitando o estômago e o pâncreas. (Estes aparecem como manchas escuras no corpo do camarão.) Isto tira partido da ação de natação do camarão.
    • Pode também enganchar o camarão logo abaixo da cabeça e enfiar o anzol de modo a que este saia no centro da carapaça, entre os seus órgãos vitais. Isto permite-lhe lançar mais longe e recuperar o camarão mais facilmente, mas este morrerá mais cedo do que se for fisgado transversalmente através da carapaça.
      Etapa 2 Enganchar o camarão transversalmente através da sua carapaça para a pesca à deriva ou para a montagem de bóias.
  3. Passo 3 Enganchar o camarão através da cauda quando se lança para peixes de cruzeiro.
    Enganchar o camarão através da cauda quando se lança para peixes de cruzeiro. Este método permite-lhe lançar ainda mais longe, uma vez que a cabeça do camarão, onde se encontra a maior parte do seu peso, impulsionará o isco para mais longe sem arrancar o corpo do camarão do anzol. Parta o leque da cauda do camarão e, em seguida, passe o anzol pelo centro da cauda para a esconder e enfie-o pela parte de baixo da cauda, o suficiente para que o corpo do camarão cubra o olho do anzol.
    • Pode utilizar um anzol de isco, com farpas na haste, para manter melhor a cauda do camarão no sítio.
      Passo 3 Enganche o camarão pela cauda quando lançar o anzol para peixes de cruzeiro.
    • A quebra do leque da cauda do camarão liberta um odor que atrai os peixes.
      Passo 3 Enganchar o camarão através da cauda quando se lança para peixes de cruzeiro.
    • Pode também enganchar o camarão transversalmente através da ponta da sua cauda. Este método é preferível quando se lida com obstáculos pesados no fundo, para além das ervas daninhas.
      Etapa 3 Enganchar o camarão através da cauda quando se lança o anzol para os peixes de cruzeiro.
  4. Etapa 4 Enterrar o anzol no camarão's body when fishing in a lot of weeds.
    Enterre o anzol no corpo do camarão quando estiver a pescar com muitas ervas daninhas. Este método de montar um camarão é semelhante ao método de montagem sem ervas daninhas que os pescadores de robalo utilizam quando pescam minhocas de plástico. Parta o leque da cauda, depois passe a ponta completamente pela ponta da cauda. Puxe a haste e rode o anzol de modo a que a sua ponta fique virada para a parte de baixo do camarão, e depois enterre a ponta na parte carnuda da cauda.
    • Este arranjo sem algas pode ser pescado num equipamento Carolina. Enfie uma chumbada deslizante de 1/4 onça (7,09 g) na sua linha, depois amarre um destorcedor. Na outra extremidade, amarre 15 a 30 cm de líder e o seu anzol, depois isque-o com um camarão. O peso levará o seu anzol iscado até ao fundo, enquanto que o destorcedor evitará que deslize até ao anzol e o líder permitirá que o seu isco suba até ao fundo.
    • Também pode utilizar esta disposição com um destorcedor de 3 vias. Prenda sua linha em uma extremidade do girador, sua isca e líder em uma segunda extremidade, e um sino de 1/4 a 2 onças (7,09 a 56,7 g) ou chumbada dipsey na terceira extremidade.

Métodos de montagem de camarão morto ou congelado

  1. Passo 1 Desmembrar o corpo.
    Desmembrar o corpo. Enquanto os camarões vivos atraem os peixes pela forma como nadam, os camarões mortos atraem os peixes pelo seu cheiro. Por essa razão, pode desmembrar a cabeça, os pés e a cauda antes de enfiar o resto do corpo no anzol - e alguns pescadores nem sequer se dão ao trabalho de dar este passo.
  2. Passo 2 Enfiar a partir da cabeça ou da cauda.
    Enfie a linha pela cabeça ou pela cauda. Qualquer um dos métodos é válido; só tem de se certificar de que toda a haste do anzol é coberta.
  3. Etapa 3 Adoce o seu gabarito com camarão morto.
    Adoce o seu gabarito com camarões mortos. Os camarões mortos são óptimos para adicionar o teste de um verdadeiro crustáceo a um jig, quer tenha uma saia ou um corpo de plástico macio. Se decidir colocar a ponta do seu jig, corte o camarão com uma faca em pedaços do comprimento da haste do anzol. Isto assegurará que o isco tem o comprimento correto e, ao cortar em vez de partir, manterá a carne mais firme e no anzol durante mais tempo.
    • Para pedaços particularmente carnudos de camarão morto, pode querer adicionar um anzol de reboque para garantir que os peixes não mordem o isco e não são fisgados.
    • Alguns pescadores preferem cortar o leque da cauda e a junta acima dela, depois enfiar o camarão com a cauda primeiro na cabeça do jig, certificando-se de que o corpo do camarão fica plano quando o anzol é empurrado através do corpo.

Manter o camarão vivo

  1. Passo 1 Escolha bem o seu balde.
    Escolha bem o seu balde. Pode guardar o camarão vivo num balde de uma camada ou num balde de duas camadas. Um balde de duas camadas facilita a mudança de água quando necessário.
    • Alguns guias utilizam baldes de 5 a 15 galões (18,9 a 56,8 l).
  2. Passo 2 Saiba o que o seu balde pode conter - e não o encha demasiado.'t overfill it.
    Saiba o que o seu balde pode conter - e não o encha demasiado. Demasiados camarões na água significam que alguns deles começarão a morrer - e quando alguns morrem, outros virão logo a seguir.
  3. Passo 3 Mantenha a água fresca.
    Mantenha a água fresca. Verifique regularmente a temperatura e, se necessário, adicione gelo para a manter. Mude a água de vez em quando para manter os camarões em água fresca e limpa.
  4. Passo 4 Oxigenar.
    Oxigenar. Tal como qualquer outra criatura marinha, os camarões necessitam de um fornecimento de oxigénio para se manterem vivos. Há duas formas de o fornecer:
    • Utilizar um arejador.
      Passo 4 Oxigenar.
    • Utilize uma pastilha de libertação de oxigénio. Ambos os artigos estão disponíveis para utilização em baldes de peixinhos e funcionam igualmente bem com camarões.
      Passo 4 Oxigenar.

Manutenção de camarões mortos e congelados

  1. Passo 1 Conservar o camarão morto como se fosse courato de porco.
    Conservar o camarão morto como o courato de porco. O camarão morto pode ser conservado em salmoura e transportado em pequenos frascos da mesma forma que os pescadores de água doce transportam o courato de porco nas suas caixas de equipamento. Siga este procedimento:
    • Obter 1/2 a 1 libra (226,8 a 453,6 g) de camarão fresco.
      Passo 1 Conservar o camarão morto como se fosse courato de porco.
    • Retire as cascas, as cabeças e as caudas.
      Passo 1 Conservar o camarão morto como courato de porco.
    • Corte-os em pedaços com o dobro do tamanho com que os pescaria vivos.
    • Coloque uma camada de sal no fundo de um pequeno frasco.
      Passo 1 Conservar o camarão morto como courato de porco.
    • Colocar um pedaço de camarão cortado em cima do sal.
      Passo 1 Conservar o camarão morto como se fosse courato de porco.
    • Colocar uma camada de sal em cima do camarão cortado.
    • Coloque outro pedaço de camarão cortado em cima do camarão salgado.
    • Repita alternando entre as camadas de sal e de camarão até o frasco ficar cheio. O sal conserva e endurece o camarão para que este se mantenha no anzol durante mais tempo.
  2. Passo 2 Congelar o camarão congelado não utilizado.
    Congele novamente o camarão congelado não utilizado. O camarão congelado não utilizado pode ser embalado e recongelado para ser utilizado noutra saída de pesca, desde que não se tenha estragado. É melhor consultar a sua cara-metade e separar cuidadosamente as embalagens de camarão congelado dos alimentos congelados e rotulá-los como camarão de isco congelado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Questão
    Que tipo de anzol funciona melhor para este efeito?
    Quando se está a pescar camarão para isco, os anzóis tipo J são definitivamente os melhores para isso!
  • Pergunta
    Como é que eu evito que o camarão voe do anzol?
    Use um pouco de linha de costura e enrole o camarão no anzol para que ele não voe quando for lançado. A cor da linha deve corresponder à cor do camarão - laranja é a cor número 1 que eu uso.
  • Questão
    Como é que atraio mais peixe usando camarão?
    Assim que a âncora for largada, corra para a frente do barco e atire a linha com o camarão. Deixe-o afundar até ao fundo, onde haverá muitos peixes a procurar, devido à nuvem de detritos que a âncora criou.

Vídeo

Dicas

  • Quando pescar camarão vivo, utilize o anzol mais pequeno e mais leve que conseguir utilizar para a espécie de peixe que procura, de modo a permitir que o camarão nade o mais livremente possível durante o maior tempo possível. Geralmente, quanto mais dura for a boca do peixe, maior e mais forte terá de ser o anzol e, nestes casos, pode preferir um anzol triplo a um anzol simples. Normalmente, não precisa de usar nada maior do que um anzol 3/0 ou 4/0.
  • Verifique a área que planeia pescar para saber se existem lojas de isco que vendam camarão de isco. Também verifique com a jurisdição para quaisquer regulamentos sobre o uso de camarão como isca.