Como fisgar um peixe

Autor do artigo:Gabriel Silva

A fisgada de um peixe pode parecer uma tarefa fácil, mas há uma maneira correta de fazer isso se você quiser ter sucesso. Escolher e usar a isca certa ajudará a aumentar suas chances de fisgar um peixe. Sempre que um peixe morder sua isca, você precisará colocar o anzol de forma rápida e adequada para que possa prender o lábio do peixe, impedindo-o de fugir. Também é importante que você enrole o peixe corretamente para mantê-lo fisgado e poder puxá-lo para fora da água.

Etapas

Usando a isca certa

  1. Etapa 1 Escolha uma isca flutuante para que você possa ver quando o peixe morde.
    Escolha uma isca flutuante para que você possa ver quando um peixe morde. As iscas topwater, ou flutuantes, são as mais populares e fáceis de usar. Suas cores brilhantes facilitam a visualização na água e atraem os peixes para elas, de modo que tudo o que você precisa fazer é lançá-las e esperar que os peixes mordam a isca.
    • Algumas iscas flutuantes, como as moscas usadas na pesca com mosca, ficam na superfície da água.
    • As iscas flutuantes geralmente são leves para não afundarem muito, o que pode dificultar o lançamento a longas distâncias.

    Dica: você pode usar um bobber se quiser manter uma isca flutuando perto da superfície da água. Você também poderá ver a bobber sob a superfície da água quando um peixe morder.

  2. Etapa 2 Use uma isca suspensa para imitar um peixe-isca.
    Use uma isca de suspensão para imitar um peixe-isca. Escolha uma isca suspensa para atrair peixes maiores, apresentando a eles o que parece ser uma refeição fácil. Uma isca suspensa paira entre a superfície da água e o fundo e age como um peixe-isca para enganar os peixes maiores e fazê-los comer.
    • As iscas de suspensão comuns incluem crankbaits, slash baits e jerk baits.
    • As iscas de suspensão são úteis para a captura de peixes de água doce, como o robalo, e de água salgada, como o cantarilho.
    • Use uma isca suspensa no tempo frio para atrair peixes de movimento mais lento.
  3. Etapa 3 Enrole as iscas de subsuperfície para atrair peixes maiores.
    Enrole as iscas de subsuperfície para atrair peixes maiores. Uma isca de subsuperfície flutua logo abaixo da superfície da água e deve ser continuamente enrolada para se assemelhar a um peixe se movendo na água. O som e o movimento da isca na água atrairão peixes maiores para ela.
    • Enrole a isca em um ritmo lento e constante para que ela pareça realista para os peixes predadores.
    • Muitas iscas de subsuperfície são projetadas para imitar peixes-isca feridos, o que faz com que pareçam um alvo fácil para peixes maiores.
    • Você pode pescar peixes de água doce e salgada, como tainha, robalo, peixe vermelho e tambor, com iscas de subsuperfície.
  4. Etapa 4 Selecione uma isca que afunde para pescar peixes maiores de água doce.
    Escolha uma isca que afunde para capturar peixes maiores de água doce. As iscas que afundam, também conhecidas como jigs, começam a afundar assim que você as lança na água. Ao enrolá-la, a isca permanecerá em um nível mais baixo na água, que é onde os peixes maiores têm muito mais probabilidade de estar.
    • Use iscas que afundam para pescar grandes robalos e outros peixes grandes de água doce.
  5. Etapa 5 Lance sua linha de pesca em uma área com probabilidade de ter peixes.
    Lance sua linha de pesca em uma área com probabilidade de ter peixes. Segure a vara com sua mão dominante e pressione o botão de liberação do carretel. Em seguida, leve a vara para cima e para trás, em direção ao ombro, e leve-a para a frente enquanto tira o polegar do carretel para lançar a vara. Quando a isca cair na água, gire o botão para frente até ouvir um clique para evitar que a linha saia. Procure uma área onde os peixes estejam nadando ou se reunindo para que vejam a isca.
    • Quando estiver lançando a linhaenrole-a de modo que a isca fique pendurada a cerca de 30 cm da ponta da vara de pescar.
    • Procure áreas com obstruções nas quais os peixes queiram se reunir, como troncos, grandes rochas ou estruturas, ou pequenos canais longe da água em movimento.
    • Tenha cuidado para não enganchar acidentalmente em árvores ou arbustos atrás de você quando estiver lançando a linha.

Colocando o anzol

  1. Etapa 1 Enrole a linha com folga para que você possa sentir quando o peixe morder.
    Enrole a folga para que você possa sentir quando um peixe morder. Gire suavemente o botão do seu molinete para remover a folga da linha de pesca. Você poderá sentir a isca na extremidade da linha à medida que ela se move ou flutua na água. Uma linha esticada permitirá que você sinta quando um peixe mordisca ou morde, para que você saiba quando colocar o anzol.
    • Se sua isca se mover na água e a linha afrouxar, enrole-a com cuidado para deixá-la esticada novamente.
  2. Etapa 2 Mantenha sua vara de pesca imóvel e permita que o peixe mordisque a isca.
    Mantenha a vara de pesca parada e permita que o peixe mordisque a isca. Os peixes se assustam facilmente com ruídos ou movimentos bruscos, portanto, se você sentir que um peixe começa a mordiscar a isca, pare de enrolar e permaneça o mais imóvel possível para permitir que o peixe morda a isca.
    • Pequenos solavancos ou mordiscadas podem não ser suficientes para fisgar o peixe com sucesso, portanto, não tente armar a vara assim que sentir uma pequena mordida.
  3. Etapa 3 Aguarde até que o peixe comece a nadar para longe com sua isca.
    Espere até que o peixe comece a nadar para longe de sua isca. Você saberá que um peixe realmente mordeu sua isca quando vir a linha se movendo. Espere até sentir um puxão forte e, em seguida, observe se a linha está se movendo para ver se o peixe mordeu completamente a isca.
    • Se estiver usando uma bobber, espere até ver a bobber ficar completamente abaixo da superfície da água.

    Dica: alguns peixes podem ficar apreensivos quanto a morder sua isca e testá-la mordiscando-a ou batendo nela. Espere até sentir o puxão constante de um peixe em sua linha para colocar o anzol.

  4. Etapa 4 Levante a vara no ar para colocar o anzol na boca do peixe.
    Levante a vara no ar para colocar o anzol na boca do peixe. Assim que você sentir o grande puxão de um peixe pegando a isca na linha, puxe a vara para cima e de volta para o ar. O anzol prenderá o lábio do peixe e ele começará a se debater para fugir. Comece a enrolar o peixe lentamente, mas não force muito a linha de pesca ou ela poderá se romper.
    • Evite colocar o anzol várias vezes ou você poderá puxá-lo para fora da boca do peixe.
    • Use um único movimento de estalo para prender o anzol em vez de vários solavancos.

Enrolando um peixe fisgado

  1. Etapa 1 Mantenha a ponta da vara de pescar para cima enquanto enrola.
    Mantenha a ponta de sua vara de pesca para cima enquanto você enrola. Evite acionar a vara e enrolar o peixe o mais rápido que puder, ou você poderá estourar a linha ou perder o peixe. Em vez disso, permita que o peixe se canse enquanto você mantém a vara de pesca erguida. Mova a vara de um lado para o outro para permitir que a linha siga o peixe e não acumule muita tensão.
    • Manter a vara em um ângulo de aproximadamente 45 graus com a ponta apontada para cima evita que a linha se arraste demais.
  2. Etapa 2 Certifique-se de que a linha permaneça firme para que o peixe possa't escape.
    Certifique-se de que a linha permaneça firme para que o peixe não possa escapar. Mantenha a linha esticada enquanto estiver lutando com o peixe. Enrole qualquer folga criada pelo movimento do peixe na água. Uma linha frouxa pode fazer com que o anzol escorregue da boca do peixe e permita que ele escape.
    • Não force a linha ou ela poderá se romper.
    • Permita que o peixe lute até que se canse e comece a criar uma folga na linha que você possa enrolar facilmente.
  3. Etapa 3 Aproxime o peixe o suficiente para que você possa pegá-lo fora da água.
    Traga o peixe para perto de você o suficiente para pegá-lo fora da água. Com o tempo, o peixe se cansará e ficará mais fácil para você enrolá-lo. Continue enrolando o peixe até que ele esteja perto o suficiente para que você possa abaixar e pegar a linha.
    • Quando o peixe estiver perto o suficiente para que você o veja, verifique se ele parece cansado e se está virado de lado. Será mais fácil tirá-lo da água.

    Dica: se estiver pescando em um barco, tome cuidado para não deixar o peixe passar por baixo de você ou a linha poderá se romper na lateral do barco.

  4. Etapa 4 Pegue a linha para puxar o peixe para fora da água.
    Agarre a linha para puxar o peixe para fora da água. Abaixe a mão e segure firmemente a linha de pesca logo acima da água. Use um movimento suave para puxar o peixe da água. O peixe provavelmente continuará se sacudindo e lutando, portanto, coloque-o rapidamente em uma rede, no barco ou em terra, longe da água, para que ele não possa escapar.
    • Segure o peixe com uma mão e use a outra para puxar o anzol de sua boca.
    • Se não estiver planejando manter o peixe, solte-o gentilmente de volta na água depois de remover o anzol.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como escolher uma isca?
    Ao escolher uma isca, você deve escolher algo que imite o que os peixes da área normalmente comem. Dessa forma, é mais provável que você consiga uma mordida.
  • Pergunta
    Como escolher uma linha?
    Certifique-se de que está usando a linha certa para a área em que está pescando. A pesca em água salgada exigirá um tipo de linha diferente da pesca em água doce, por exemplo.
  • Pergunta
    Qual é a melhor época para pescar?
    Isso vai depender de onde você está pescando. Primeiro, você precisa saber para onde quer ir. É como ter um mapa do caminho. A melhor época para a pesca em água doce é muito diferente da pesca em água salgada, por exemplo. Depende também da espécie que você está pescando. Recomendo que você faça uma pesquisa sobre o local onde vai pescar com antecedência.

Dicas