Como prender a respiração durante a natação

Autor do artigo:Gabriel Silva

A natação, como todo exercício, requer bastante oxigênio no corpo para evitar desmaios. É por isso que é tão importante saber como prender a respiração adequadamente ao nadar embaixo d'água. Saber o que fazer o manterá seguro e facilitará a natação, e é simples de aprender! Confira as dicas abaixo para aprender a prender a respiração com segurança e controlar a respiração enquanto estiver nadando.

Passos

Controle da respiração durante a natação

  1. Etapa 1: Relaxe antes e durante o nado.
    Relaxe antes e durante a natação. Um rosto e músculos corporais relaxados o ajudarão a prender mais a respiração e a respirar com mais eficiência. Antes de nadar, solte seus membros, sacudindo-os. Evite cerrar os dentes ou a mandíbula ao nadar.
    • A hiperventilação é a prática de respirar rapidamente várias vezes antes de entrar na água. A hiperventilação não o ajuda a prender a respiração. Na verdade, ela pode fazer com que você perca oxigênio mais rapidamente e desmaie.
  2. Etapa 2 Inspire profundamente antes de começar a nadar.
    Inspire profundamente antes de começar a nadar. Respire longa e profundamente do fundo de seus pulmões. Sua barriga, e não o peito ou os ombros, deve se expandir com a respiração. Depois de inspirar completamente, comece a nadar.
  3. Etapa 3 Expire lentamente quando seu rosto entrar na água.
    Expire lentamente quando seu rosto entrar na água. Você pode expirar pela boca ou pelo nariz, embora seja recomendável expirar pelo nariz. As bolhas subirão à superfície em um fluxo constante. Continue a expirar até começar a sair da água. Cada expiração deve ser duas vezes mais longa do que a inspiração.
  4. Etapa 4 Suba à superfície quando precisar inspirar novamente.
    Suba à superfície quando precisar inspirar novamente. Deixe sua boca e seu nariz saírem da superfície da água. Inspire usando a boca. Sua inspiração deve ser apenas metade da duração da expiração.
    • Em algumas braçadas, como no estilo livre, você deve virar o rosto para o lado para inspirar. Alterne o lado em que você respira.
    • Em nados como borboleta ou peito, você deve inspirar levantando a cabeça acima dos braços até que o nariz e a boca rompam a superfície da água.

Praticando para prender a respiração por mais tempo

  1. Etapa 1 Pratique manter a respiração fora da água.
    Pratique prender a respiração fora da água. Os exercícios de respiração podem ajudar a expandir sua capacidade pulmonar. Pratique em um espaço confortável e seguro, para o caso de começar a sentir tontura. Uma cama ou um sofá são locais ideais para praticar.
    • É uma boa ideia ter alguém por perto, para o caso de você desmaiar.
  2. Etapa 2 Expulse o ar de seus pulmões para aumentar a capacidade pulmonar.
    Expulse o ar de seus pulmões para aumentar a capacidade pulmonar. Fique de pé e se incline. Inspire profundamente antes de tentar prender a respiração por até 20 segundos. Ao prender a respiração, levante os braços acima da cabeça. Quando não conseguir mais prender a respiração, expire enquanto abaixa os braços.
    • Repita esse exercício até 4 vezes por dia.
  3. Etapa 3 Faça a respiração com os lábios franzidos para fortalecer o diafragma.
    Faça a respiração com os lábios franzidos para fortalecer o diafragma. Inspire profundamente pelo nariz, enchendo a parte inferior dos pulmões. Feche os lábios e expire lentamente pela boca. Sua expiração deve ser duas vezes mais longa do que a inspiração.
    • Passe cerca de 5 minutos por dia fazendo esse exercício.
  4. Etapa 4 Cante para expandir sua capacidade pulmonar.
    Cante para expandir sua capacidade pulmonar. Cantar em seu tempo livre pode fortalecer seu diafragma. Tente cantar músicas que exijam que você segure notas longas ou atinja notas altas. Isso ajudará a aumentar a quantidade de ar que você pode armazenar em seus pulmões.
    • Tente fazer pelo menos uma sessão de canto por dia. Você pode fazer isso enquanto cozinha, limpa ou toma banho.

Prendendo a respiração enquanto afunda debaixo d'água

  1. Etapa 1 Inspire profundamente a partir do fundo de seus pulmões.
    Inspire profundamente a partir do fundo de seus pulmões. Conte até 10 ou 20 segundos ao inspirar. Ao respirar, sua barriga deve se expandir. Se isso acontecer, você está atingindo a parte mais profunda dos pulmões. Se o peito e os ombros se moverem, você está respirando da parte superior dos pulmões.
    • Evite a hiperventilação, que é a prática de respirar rápido e pouco antes de submergir. Essa prática pode aumentar suas chances de desmaiar.
    • Se inspirar por 10 segundos for demais, comece inspirando o máximo que puder. Cada vez que fizer isso, tente inalar por um segundo a mais.
  2. Etapa 2 Mergulhe na água na parte superior da inalação.
    Mergulhe na água no topo da inspiração. Quando não conseguir mais inspirar, mergulhe na água ou submerja-se de outra forma.
  3. Etapa 3 Expire enquanto estiver embaixo d'água.
    Expire enquanto estiver embaixo d'água. Prender a respiração enquanto estiver submerso pode fazer com que você desmaie. Em vez disso, expire lentamente pela boca ou nariz enquanto estiver embaixo d'água. Ao expirar, você deve estar expelindo um fluxo constante de bolhas pelo nariz ou pela boca. A expiração não fará com que a água entre em seu nariz ou boca.
  4. Etapa 4 Afunde-se até o fundo da piscina para ver se está expirando corretamente.
    Afunde-se até o fundo da piscina para ver se está exalando adequadamente. Se você expirar corretamente, seu corpo afundará até o fundo. Se não estiver, seu corpo subirá para a superfície. À medida que você melhorar nesse exercício, tente sentar-se no fundo da piscina até precisar de ar.
  5. Etapa 5 Volte a se levantar assim que sentir vontade de respirar.
    Volte a se levantar assim que sentir vontade de respirar. A menos que você seja um mergulhador livre experiente, você não deve ficar debaixo d'água por muito tempo. Se isso acontecer, você poderá desmaiar ou se afogar. Em vez disso, volte a respirar quando a expiração terminar ou quando você sentir necessidade de respirar.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Que tipo de exercícios posso fazer para me tornar um nadador melhor?
    Exercícios aeróbicos e para o núcleo ajudam a emagrecer e fortalecer os músculos, o que diminui o peso e reduz o arrasto.
  • Pergunta
    E se você estiver nadando, mas for muito difícil respirar e acompanhar o ritmo dos outros? E se você tiver que parar no meio da piscina? Quais são alguns bons exercícios para ajudar a evitar esses problemas?
    Tudo o que você precisa fazer é respirar fundo duas vezes e depois continuar. Não há problema se você parar no meio da piscina. Todos nós precisamos respirar.
  • Pergunta
    Como posso manter a respiração por cinco minutos?
    Continue praticando e você conseguirá ficar cada vez mais tempo. No entanto, cinco minutos pode ser irrealista. A maioria dos nadadores olímpicos não consegue fazer nem isso.

Dicas

Avisos

  • A hiperventilação (ou a prática de respirar rápido e superficialmente antes de submergir) não o ajudará a prender a respiração. Ela pode aumentar suas chances de desmaiar ou se afogar.
  • Nunca prenda a respiração completamente enquanto estiver nadando. Isso pode fazer com que você desmaie, se afogue ou fique tonto.
  • Sempre nade e mergulhe com outras pessoas observando, para o caso de você ter algum problema na água. Isso é especialmente importante quando se está prendendo a respiração.