Como prender a respiração embaixo d'água

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se quiser prender a respiração para impressionar seus amigos ou ser um nadador mais rápido, você precisará praticar a manutenção da respiração por longos períodos de tempo. As técnicas de respiração adequadas o ajudarão a permanecer debaixo d'água por mais tempo sem precisar de ar. Essa habilidade é útil para mergulho, surfe, natação e qualquer atividade aquática que exija que você fique debaixo d'água em um determinado momento.

Etapas

Aumentando a capacidade de seus pulmões

  1. Etapa 1 Sente-se ou deite-se em um solo sólido.1Sente-se ou deite-se em um local sólido. Encontre um local confortável para se deitar ou sente-se ereto sobre os joelhos. Pratique prender a respiração por longos períodos de tempo fora da água primeiro para que você possa praticar técnicas de respiração adequadas.
  2. Etapa 2: Relaxe a mente e o corpo.2Relaxe sua mente e seu corpo. Enquanto estiver deitado ou sentado, concentre-se em limpar sua mente de todos os pensamentos e preocupações extras. Não mova seu corpo; sente-se o mais imóvel possível. Isso reduz a pulsação sanguínea. Uma pulsação baixa significa que seu corpo está usando menos oxigênio.
    • Seu corpo precisa de oxigênio para se movimentar e funcionar. Quanto menos você se movimentar, menos oxigênio seu corpo precisará.
    • Primeiro, pratique prender a respiração sem se mover. Em seguida, adicione movimentos simples e lentos, como caminhar, para treinar seu corpo a conservar o oxigênio. Isso preparará seu corpo para mergulhar e nadar com menos ar.
  3. Etapa 3 Inspire lentamente usando o diafragma.3Inale lentamente usando o diafragma. Se estiver usando o diafragma para inspirar, deverá sentir a barriga subir em vez dos ombros. O diafragma é o músculo ligado à parte inferior dos pulmões que ajuda a expandir os pulmões para reter mais oxigênio.
    • Comece inspirando por 5 segundos de cada vez. Depois, aumente em alguns segundos cada vez que inspirar. Você estará alongando os pulmões e aumentando sua capacidade de reter mais ar. Praticar a respiração profunda em terra pode ajudar a melhorar o tempo que você consegue prender a respiração embaixo d'água.
    • Encher as bochechas não significa que você tenha oxigênio suficiente. Isso faz com que você use os músculos da face que gastam oxigênio em vez de conservá-lo.
  4. Etapa 4 Expire um pouco de cada vez.4Expire um pouco de cada vez. Enquanto prende a respiração, solte pequenas baforadas de ar de cada vez. Você sentirá seu corpo tentar forçá-lo a expirar completamente. Essas pequenas convulsões são o seu corpo informando que o dióxido de carbono está se acumulando nos pulmões.
    • Quando terminar, expulse o máximo de ar possível para se livrar de qualquer dióxido de carbono extra.
    • Ao prender a respiração, o corpo transforma o oxigênio em dióxido de carbono. O dióxido de carbono é tóxico para o corpo e pode fazer com que você desmaie.
    • Depois de passar pelas convulsões, o baço libera mais sangue cheio de oxigênio na corrente sanguínea. Prenda a respiração após esse ponto para poder segurá-la por mais tempo.
  5. Etapa 5 Repita a inspiração e a expiração.5Repita a inspiração e a expiração. Toda vez que você repetir um ciclo de respiração, esforce-se para ir um pouco mais longe a cada vez. Inspire e expire por dois minutos de cada vez, mantendo-se em um ritmo calmo e uniforme. Você está treinando seu corpo para lidar com a falta de oxigênio.

Como entrar na água

  1. Etapa 1 Respire corretamente várias vezes.1Respire corretamente várias vezes. Antes de entrar na água, passe cinco minutos inspirando e expirando lentamente, como você praticou. Relaxe seu corpo também enquanto estiver sentado ou em pé na parte rasa de uma piscina ou corpo d'água.
  2. Etapa 2 Mergulhe lentamente abaixo da superfície.2 Mergulhe lentamente abaixo da superfície. Respire fundo pela boca e abaixe-se abaixo da superfície da água. Mantenha a boca e o nariz fechados enquanto estiver embaixo d'água.
    • Use os dedos para manter o nariz fechado, se necessário.
    • É importante manter-se relaxado, pois há mais risco de prender a respiração embaixo d'água do que em terra.
  3. Etapa 3 Volte à superfície lentamente.3Ressurja lentamente. Quando atingir o limite de seu corpo, nade ou empurre-se para a superfície. Expulse todo o ar extra ao subir, para que você possa respirar imediatamente.
    • Antes de mergulhar novamente, reserve mais dois a cinco minutos para fazer alguns ciclos de respiração para que seu corpo volte aos níveis normais de oxigênio.
    • Se você começar a entrar em pânico a qualquer momento, relaxe e suba à superfície. O pânico pode levar a uma inalação acidental embaixo d'água, o que pode causar afogamento.
  4. Etapa 4 Adicione movimento quando você're comfortable.4Adicione movimentos quando se sentir confortável. Nadar e forçar o corpo a mergulhar mais fundo consumirá mais oxigênio. Não tente se esforçar imediatamente.
    • Ao mergulhar, você deve permanecer o mais relaxado e calmo possível, mantendo a pulsação baixa.
    • A natação é totalmente o oposto. Sua pulsação estará alta e seus músculos se movimentarão rapidamente.
  5. Etapa 5 Meça seu progresso pela distância e não pelo tempo.5Meça seu progresso pela distância e não pelo tempo. À medida que começar a ficar mais tempo sem respirar, evite usar um cronômetro ou contar os segundos, pois isso o deixará mentalmente esgotado. Em vez disso, meça a distância que você consegue atravessar a piscina ou a profundidade que consegue atingir antes de precisar de ar.
    • Se quiser controlar seu tempo, peça a um amigo que o cronometre.

Como se manter seguro

  1. Etapa 1 Tenha outra pessoa por perto enquanto você pratica.1Tenha outra pessoa por perto enquanto você pratica. Praticar sozinho é perigoso porque você não pode se salvar se desmaiar, começar a se engasgar ou se afogar. Para maior segurança, certifique-se de que seu parceiro seja treinado em RCP para que, se houver uma emergência, ele possa ajudá-lo.
  2. Etapa 2 Permaneça em águas rasas em um primeiro momento.2Fique em águas rasas em um primeiro momento. Dessa forma, você poderá ficar em pé ou sentado enquanto estiver embaixo d'água. Pisar na água requer energia extra que usa seu precioso oxigênio. Também é mais fácil chegar à superfície rapidamente, caso você precise de ar ou tenha uma emergência.
  3. Etapa 3 Ouça seu corpo.3Ouça seu corpo. Se sua visão começar a desaparecer ou você se sentir tonto, vá para a superfície imediatamente. Arriscar sua segurança pessoal não é tão importante quanto alguns segundos extras embaixo d'água.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso me treinar para ficar mais tempo embaixo d'água? Sente-se na borda da parede da piscina, prepare-se e veja até onde consegue nadar sem respirar. Peça a um amigo que fique no seu ponto de parada (ou marque-o você mesmo); depois, recupere o fôlego, comece novamente e tente nadar ainda mais longe.
  • PerguntaComo você respira sem absorver água pelas narinas? Expire. Se entrar água em seu nariz enquanto estiver dando um mortal de costas ou algo semelhante, continue expirando. Isso ajudará a manter a água fora de suas narinas. Você também pode usar um clipe nasal se não conseguir lidar com a entrada de água.
  • PerguntaVocê pode dar um salto mortal enquanto expira? Sim. Apenas certifique-se de que esteja expirando quando estiver de cabeça para baixo. Se você não segurar o nariz ou não expirar, a água entrará no seu nariz quando você ficar de cabeça para baixo.

Vídeo

Dicas

  • Evite estresse e tensão quando estiver nadando debaixo d'água. Isso o torna mais forte física e mentalmente.
  • Procure aulas de mergulho livre se estiver interessado em mergulhar mais fundo e por mais tempo. Dessa forma, você estará aprendendo com um profissional.
  • Solte apenas pequenas quantidades de ar para aliviar a pressão e inspire somente 80% de sua capacidade pulmonar.

Coisas de que você precisará

  • Uma piscina ou corpo d'água
  • Um amigo que saiba RCP