Como segurar uma raquete de pingue-pongue

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender a segurar uma raquete de pingue-pongue é o primeiro passo para dominar o esporte do tênis de mesa. Felizmente, não há apenas uma maneira correta de segurar uma raquete de pingue-pongue. Há a popular empunhadura shakehand, melhor para iniciantes, e a versátil, mas difícil de dominar, empunhadura penhold. Há até estilos alternativos de empunhadura, como o 'V', o 'Seemiller' e a empunhadura reversa, que podem ser interessantes de experimentar, mas, devido à sua raridade, talvez você tenha de confiar em si mesmo para praticar. Todos esses estilos têm pontos fortes e fracos, portanto, no final, você pode escolher o que for melhor para você.

Etapas

Usando a empunhadura Shakehand

  1. Etapa 1 Encaixe a lâmina da raquete no espaço entre o polegar e o indicador.
    Encaixe a lâmina da raquete no espaço entre o polegar e o indicador. Se você olhar para sua mão, verá a forma de 'V' que o polegar e o indicador formam. Coloque a pá na mão e mova-a de modo que a borda inferior direita interna fique nesse 'V'.
  2. Etapa 2 Envolva os dedos médio, anular e mindinho ao redor da alça.
    Envolva os dedos médio, anular e mindinho ao redor do cabo. Esses são os únicos dedos que você usa para segurar a alça da raquete de pingue-pongue com um aperto de mão. Esses dedos devem ser parecidos com os de quando você está apertando a mão de alguém.
    • Tente mover a raquete para cima e para baixo em um movimento de aperto de mão para sentir essa pegada.
  3. Etapa 3 Coloque seu dedo indicador na parte externa da raquete.
    Encoste o dedo indicador na parte externa da palheta. Novamente, pense em apertar a mão de alguém. Seu dedo indicador geralmente está apontado para fora em vez de enrolado para dentro. Isso ajudará a estabilizar a raquete quando você balançar.
    • Se for mais confortável, deixe a ponta do dedo encostada na borda lateral.
  4. Etapa 4 Enrole o polegar na parte da frente da empunhadura se quiser maior flexibilidade para o pulso.
    Enrole o polegar na parte da frente da empunhadura se quiser maior flexibilidade no pulso. Essa é a chamada empunhadura de shakehand rasa e provavelmente é a empunhadura mais natural para iniciantes. Ela é ótima para dar mais liberdade de movimento à raquete, o que facilitará a devolução da bola.
    • Embora essa empunhadura geralmente seja bastante natural, se não parecer adequada para você, isso pode ser um sinal para tentar outra coisa.
  5. Etapa 5 Apoie o polegar contra a face frontal da raquete se quiser uma pegada mais firme.
    Apoie o polegar contra a face frontal da raquete se quiser uma pegada mais firme. Embora essa empunhadura profunda do shakehand limite a flexibilidade do pulso, ela funciona bem para tacadas precisas que não precisam de muita força. Segurar a raquete dessa forma também facilita a troca da raquete de um lado para o outro, o que é ótimo tanto para tacadas de forehand quanto de backhand.
    • Você sempre pode alternar entre essa posição do polegar e a de envolver o polegar ao redor do cabo para obter os benefícios de ambas!
  6. Etapa 6 Mantenha a empunhadura solta.
    Mantenha sua empunhadura solta. É claro que você quer segurar a raquete com firmeza suficiente para que ela não saia voando da sua mão quando você jogar, mas uma pessoa ainda deve ser capaz de pegar a raquete de você com apenas uma leve resistência. Uma empunhadura muito apertada limitará muito a flexibilidade do pulso, dificultando a batida ou o giro da bola.
    • A raquete deve parecer uma extensão natural de seu braço, movendo-se tão livremente quanto você move sua mão.
  7. Etapa 7 Segure a raquete de modo que sua borda fique perpendicular ao chão.
    Segure a raquete de modo que sua borda fique perpendicular ao chão. Você notará que seu pulso se inclina ligeiramente para baixo. Embora o ângulo da raquete mude conforme você joga, o ideal é que seu pulso permaneça nessa posição.
    • Evite pulsos flexíveis quando estiver jogando! Isso fará com que você não acerte a bola. Você precisa de todo o antebraço para bater e, se mover demais os pulsos, eles ficarão cansados.

Experimentando a empunhadura Penhold

  1. Etapa 1 Apoie a empunhadura no espaço entre o polegar e o indicador.
    Apoie a alça no espaço entre o polegar e o indicador. Observe a forma de 'V' formada por seu polegar e indicador. Com a alça inclinada para cima, apoie sua borda dentro desse 'V', como faria com uma caneta.
  2. Etapa 2 Segure a alça entre o polegar e o indicador.
    Segure a alça entre o polegar e o indicador. Faça um laço ao redor do cabo. Imagine-se escrevendo com a palheta como se fosse uma caneta ou um lápis e tente movê-la como se estivesse escrevendo com uma caneta para sentir como é a empunhadura.
  3. Etapa 3 Mantenha os dedos restantes relaxados se quiser maior flexibilidade do pulso.
    Mantenha os dedos restantes relaxados se quiser maior flexibilidade no pulso. Para a empunhadura chinesa, segure levemente a face externa da raquete com as pontas dos dedos médio, anelar e mindinho. Mantenha os dedos em uma posição relaxada.
    • Segurar a raquete dessa forma lhe dará uma ampla gama de movimentos e facilitará o bloqueio e o empurrão da bola.
    • Essa pegada dificulta o uso consistente do backhand topspin ou o giro da bola usando a parte externa da raquete.
  4. Etapa 4 Endireite os dedos médio, anular e mindinho para obter golpes mais potentes.
    Endireite os dedos médio, anular e mindinho para obter golpes mais potentes. Para a pegada coreana/japonesa, a borda do dedo médio deve segurar levemente a face externa da raquete com o anelar e o mindinho empilhados em cima dela. Seus dedos devem estar rigidamente retos.
    • Segurar a raquete dessa forma permitirá que você devolva facilmente uma bola quando estiver longe da mesa.
    • Dedos retos podem restringir o movimento da pá, dificultando a mudança do ângulo da pá para alcançar a bola.

Segurando a raquete de outras maneiras

  1. Etapa 1 Use a empunhadura em
    Use a empunhadura em 'V' para obter alta potência e giro da bola. Segure a lâmina da raquete entre os dedos indicador e médio, formando um 'V'. Coloque o polegar onde ele se sentir mais confortável.
    • Essa empunhadura é ideal para fotos de ângulo amplo.
    • Lembre-se de que essa pegada não é tão popular quanto a pegada penhold ou shakehand, portanto, pode ser difícil encontrar um treinador especializado nela.
  2. Etapa 2 Bloqueie de forma eficaz com a pegada Seemiller.
    Bloqueie de forma eficaz com a pegada Seemiller. Envolva os dedos ao redor da alça da raquete e coloque o dedo indicador na face posterior, o mais próximo possível da borda inferior. Use o polegar para segurar a lâmina da raquete com o dedo indicador do outro lado.
    • Como a flexibilidade do pulso do backhand é limitada para esse estilo, talvez você queira fazer golpes de backhand usando o lado do forehand da raquete.
  3. Etapa 3 Obtenha um topspin forte com a empunhadura penhold reversa.
    Obtenha topspin pesado com a empunhadura reversa. Segure a empunhadura da raquete entre o polegar e o indicador e descanse os três dedos restantes contra a face externa da raquete, mantendo-os relaxados. Incline a raquete em sua mão ligeiramente para cima para que você possa usar os dois lados da raquete para bater na bola.
    • Essa empunhadura é muito semelhante a outras empunhaduras de penhold. A diferença se resume ao ângulo em que você segura a raquete e ao seu estilo de jogo, e não é incomum ver essa empunhadura combinada com os estilos de empunhadura chinesa ou coreana/japonesa.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    É errado ter uma empunhadura de forehand e uma de backhand?
    Não. Os jogadores de tênis de mesa são livres para usar uma pegada de forehand ou backhand. No entanto, é melhor usar a empunhadura com a qual você se sente mais confortável.

Vídeo

Dicas