Como segurar um lúcio

Autor do artigo:Gabriel Silva

O lúcio é uma raça de peixe impressionante de se ver devido ao seu grande tamanho. Para tirar uma foto ou registrar as medidas de um lúcio, você precisará segurá-lo com firmeza. Se o lúcio for maior do que cerca de 2 kg (4,4 lb), use a alça da cavidade branquial para segurá-lo. Se o lúcio for menor do que cerca de 2 kg, segure-o pelo pescoço. Independentemente do tamanho do lúcio, sempre coloque uma mão sob sua barriga para apoiar seus órgãos. Aproveite a proximidade com esse peixe majestoso!

Etapas

Segurando o lúcio grande

  1. Etapa 1 Coloque o lúcio em um tapete de pouso.1Coloque o lúcio em um tapete de pouso. Isso lhe dará uma superfície plana para colocar o lúcio. Isso é particularmente útil se você estiver em uma superfície rochosa ou lamacenta. Para lúcios grandes, use uma esteira de pouso com pelo menos 1 metro de largura e comprimento, pois isso dá espaço para que o lúcio fique deitado.
    • Se não tiver um tapete de pouso, coloque o lúcio na superfície mais plana próxima.
  2. Etapa 2 Passe as pontas dos dedos entre as brânquias e as placas.2Passe as pontas dos dedos entre as guelras e as placas. Ao capturar muitos peixes, é prática comum segurá-los pelas guelras. No entanto, é muito importante não usar essa pegada em lúcios, pois eles têm dentes nas guelras. Em vez disso, puxe a aba da guelra para trás e coloque 3 ou 4 pontas dos dedos na cavidade entre as guelras e a placa branquial. Você conseguirá ver claramente o espaço que não tem dentes! Use sua mão livre para segurar o peixe.
    • Se a cabeça do lúcio estiver apontando para a esquerda, coloque as pontas dos dedos esquerdos entre as guelras e as placas. Alternativamente, se a cabeça estiver apontando para a direita, coloque as pontas dos dedos da mão direita entre as brânquias e as placas.
    • A aba branquial está localizada abaixo da boca do peixe.
    • A placa branquial é o teto da cavidade branquial.
  3. Etapa 3 Aperte as pontas dos dedos em sua direção para controlar a mandíbula do lúcio.3Feche as pontas dos dedos em sua direção para controlar a mandíbula do lúcio. Dobre as pontas dos dedos da mão que está na aba da guelra o mais próximo possível da palma da mão. Isso lhe dá um aperto firme na mandíbula do lúcio e permite que você carregue a maior parte do peso dele. Use sua mão livre para impedir que o peixe se mova demais.
    • Evite colocar os dedos inteiros nas placas branquiais, pois isso pode fazer com que elas fiquem próximas aos dentes. Em vez disso, basta colocar as pontas dos dedos até a segunda junta no peixe.
  4. Etapa 4 Apoie a barriga do peixe ao tirar fotos ou colocá-lo de volta na água.4Suporte a barriga do peixe ao tirar fotos ou colocá-lo de volta na água. Ao pegar um lúcio com mais de 2,5 kg, é especialmente importante colocar uma mão embaixo de sua barriga. Isso ajuda a sustentar seus órgãos e também lhe dá mais segurança para segurar o peixe.
    • Evite segurar o peixe verticalmente, pois isso pode exercer pressão desnecessária sobre seus órgãos.
    • Use sua mão sobressalente para apoiar a barriga.

Segurando o lúcio pequeno

  1. Etapa 1 Coloque o lúcio em um tapete de pouso.1Coloque o pique em um tapete de aterrissagem. Isso proporciona uma superfície plana e aderente para colocar o lúcio. Coloque o lúcio no meio da esteira para evitar que ele se contorça e volte para a água. Compre uma esteira de pouso on-line ou em uma loja de pesca.
    • Os lúcios pequenos pescam menos de 2 kg (4,4 lb). Como resultado, qualquer esteira de pouso de tamanho normal é apropriada para esse peixe.
  2. Etapa 2 Segure o pescoço com firmeza.2Pegue o pescoço com firmeza. Envolva sua mão dominante ao redor do pescoço do lúcio, logo abaixo da boca. Essa pegada é a melhor opção para lúcios pequenos, pois a pegada tradicional que é usada em lúcios maiores não deve ser usada nesses peixes devido às suas pequenas cavidades branquiais.
    • Se o peixe estiver particularmente agitado, calce um par de luvas para ter uma melhor aderência.
  3. Etapa 3 Segure o lúcio no meio da barriga para apoiar seus órgãos.3Segure o lúcio no meio da barriga para apoiar seus órgãos. Evite segurar o lúcio verticalmente, pois isso exerce muita pressão sobre seus órgãos. Em vez disso, levante a barriga do peixe com a mão livre para colocá-lo em uma posição horizontal. Isso também ajuda a impedir que o lúcio se mova.
    • Essa pegada é particularmente útil para tirar uma foto com o lúcio.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se quiser tirar uma foto com o lúcio, peça a um amigo para tirar a foto para você, pois serão necessárias as duas mãos para segurar o peixe com segurança.
  • As pegas para segurar um lúcio podem parecer um pouco estranhas no início, mas com o tempo elas se tornarão naturais.

Avisos

  • Embora o lúcio possa parecer um pouco assustador, é importante tratá-lo com respeito. Em muitos países, a crueldade contra os animais é um crime, portanto, tenha cuidado para tratar o lúcio com gentileza.
  • Evite segurar o lúcio por mais tempo do que o necessário para evitar estresse. Tente tirar fotos e medidas do peixe o mais rápido possível, pois deixar o lúcio fora da água por longos períodos pode deixá-lo estressado. Assim que tiver registrado os detalhes do peixe, coloque-o gentilmente de volta na água.