Como segurar um taco de golfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há várias maneiras de segurar um taco de golfe, mas a técnica escolhida deve ser a que lhe parecer mais confortável. Qualquer uma dessas empunhaduras fundamentalmente sólidas o ajudará a acertar a bola em linha reta e a maximizar a distância ou a aumentar a precisão em seu jogo curto. Uma empunhadura adequada é um dos aspectos mais importantes para ter um jogo bem-sucedido. Encontre a empunhadura que funciona melhor para você e comece a desenvolver sua habilidade.

O que você deve saber

  • Coloque sua mão dominante na parte inferior do taco com a mão não dominante no lado oposto.
  • Você pode encostar as mãos uma na outra ou entrelaçar os dedos, dependendo do que for mais confortável para você.
  • Para uma pegada mais simples, tente segurar o taco diretamente no ar e segurá-lo como um taco de beisebol.

Passos

Dominando as noções básicas de empunhadura

  1. Coloque sua mão dominante sobre o taco. Se você for destro, essa é a sua mão direita e vice-versa se for canhoto. Segure a haste onde ela se conecta à empunhadura e levante o taco em um ângulo de 45 graus. O professor de golfe Michael Metz enfatiza que as especificidades da empunhadura podem ser ligeiramente diferentes dependendo do seu corpo, mas 'se todas as coisas forem iguais, a maneira correta de segurar o taco seria com o rosto olhando para o alvo'.
    • Não é nesse ponto que você segurará o taco com sua mão dominante, mas isso permite que você segure o taco corretamente com a mão livre primeiro.
  2. Coloque o taco em sua mão não dominante. Essa é a mão esquerda, se você for destro, e vice-versa, se for canhoto. Mantendo a mão esquerda relaxada e com a palma voltada para você, coloque a empunhadura do taco na parte interna dos dedos, na área onde os nós dos dedos e a palma da mão se encontram.
    • A ponta do taco deve se estender logo após a articulação da base do dedo mindinho.
  3. Prenda sua mão de apoio. Enrole os três dedos inferiores de sua mão não dominante ao redor da empunhadura. Coloque o polegar na horizontal sobre o taco. Você deve rolar o polegar em direção ao lado oposto da empunhadura, enquanto enrola o indicador ao redor da empunhadura. De acordo com o professor de golfe Michael Metz, 'você quer ver a junta do dedo indicador e a junta do dedo médio da mão esquerda quando segurar o taco'.
    • Se você tiver fixado a empunhadura corretamente, deverá sentir todas as partes da parte inferior dos três dedos inferiores fazendo contato com a empunhadura do taco.
    • Você saberá que tem uma empunhadura adequada quando puder sentir a base, a parte gordurosa do polegar na empunhadura, e não sobreposta ao indicador.
  4. Coloque sua mão dominante. Imagine um relógio com a cabeça do taco apontando para o doze. Enrole os dedos sobre a empunhadura, como fez com a outra mão. De acordo com o professor de golfe Michael Metz, 'você entrelaça o dedo mindinho da mão direita e o indicador da mão esquerda'. Em outras palavras, envolva o dedo mindinho no espaço entre o indicador e o dedo médio da sua mão não dominante. Aponte o polegar direito para as onze horas do relógio imaginado e coloque-o sobre a empunhadura do taco.
    • Você também pode entrelaçar o dedo mindinho com o indicador e o dedo médio, se isso for mais confortável ou natural para você.

Uso de diferentes empunhaduras

  1. Experimente a empunhadura de 10 dedos (ou de beisebol). Para obter essa empunhadura, basta deslocar sua mão dominante para baixo da empunhadura do taco de modo que não haja espaço entre os dedos de suas duas mãos. Em vez de entrelaçar ou sobrepor o dedo mínimo, você segura o taco como se fosse um taco de beisebol.
    • Essa empunhadura é frequentemente usada por iniciantes, jogadores com mãos pequenas e jogadores com artrite.
    • A empunhadura de beisebol também pode proporcionar mais alavancagem, o que permite que você acerte a bola mais longe.
    • Observe que, com essa empunhadura, talvez você não consiga uma tacada tão precisa.
    • Lembre-se de liderar com os quadris ao bater e seguir com as mãos.
  2. Experimente a empunhadura Vardon. Para obter a empunhadura Vardon, pegue o dedo mindinho de sua mão dominante e mova-o para trás para que fique em cima dos dedos da mão esquerda. Ele deve ficar na parte superior do espaço entre os dedos indicador e médio.
    • A empunhadura Vardon é a mais comum e é a empunhadura tradicional dos livros didáticos.
    • Ela é especialmente recomendada para pessoas com mãos grandes e pode ser mais confortável para esses jogadores do que a empunhadura intertravada.
    • Jogadores com mãos pequenas podem achar difícil.
  3. Experimente a empunhadura intertravada. De acordo com o professor de golfe Michael Metz, o objetivo dessa empunhadura é 'fazer com que, quando você estiver segurando o taco, [a linha feita quando você junta o polegar direito e o indicador] aponte para o seu ombro direito. [Isso faz com que a empunhadura seja considerada de neutra a forte.' Para obter a empunhadura entrelaçada, separe os dedos indicador e médio de sua mão não dominante. Mova o dedo mindinho de sua mão dominante para esse espaço de modo que suas duas mãos se entrelacem.
    • Essa empunhadura é geralmente recomendada para jogadores mais jovens ou mais fracos, mas também é usada por muitos grandes nomes do golfe, como Tiger Woods. Ela funciona melhor para jogadores com mãos médias ou medianas.
    • A empunhadura entrelaçada reduz a tensão e o excesso de movimento do pulso, mas alguns jogadores a consideram desconfortável.

Jogando com a força da empunhadura para diferentes tacadas

  1. Faça experiências com empunhaduras fortes e fracas. Uma empunhadura fraca significa que as mãos estão giradas no cabo do taco mais na direção do alvo. Se você consegue ver apenas a junta do dedo indicador na mão dominante, você tem uma empunhadura fraca. Uma empunhadura forte significa exatamente o oposto, com uma rotação para o lado do taco mais distante do alvo.
    • Uma empunhadura fraca pode combater um gancho, além de adicionar altura e backspin à bola. Ela também pode fazer com que a bola seja cortada e dificultar a obtenção de uma forma de tacada adequada.
    • Uma empunhadura forte pode ser muito confortável e resultar em boas tacadas baixas, mas também pode deixar o golfista propenso a fazer hooking.
  2. Etapa 2 Diminua sua empunhadura para jogos curtos.
    Diminua a força de sua empunhadura para jogos curtos. Uma empunhadura mais frouxa permitirá que você ganhe mais precisão e perca distância, o que não é necessário aqui. Segure o taco como faria normalmente e preste atenção para onde os vincos criados pelos dedos indicador e polegar estão apontando. Esses vincos devem estar apontando para a esquerda de seu queixo, mais perto do alvo.
    • Se você for destro, os vincos devem estar apontando para a esquerda do queixo.
    • Se você for canhoto, os vincos devem estar apontando para a direita do queixo.
    • As dobras também podem ter a forma de um 'V'. A ponta do 'V' deve apontar para mais perto do alvo no jogo curto.
  3. Incline os pulsos para baixo no putting. Quando estiver no green, você deve minimizar o movimento dos pulsos. Mova a empunhadura do putter para trás em sua mão dominante de modo que ela fique na linha de vida da palma da mão. Segure-o da mesma forma com a outra mão. Em seguida, incline os pulsos para baixo.
    • Segure o taco com uma empunhadura de beisebol. Você não precisa nem quer o movimento do pulso aqui. Segurar o taco com uma empunhadura de 10 dedos e inclinar os pulsos para baixo ajuda a mantê-los travados.
    • Seu taco deve ser uma extensão de seus braços e balançar como um pêndulo.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Tenho 60 anos, sou bem pequeno e quero tentar jogar golfe. Estou indo para o driving range e tenho mãos pequenas. Qual é a melhor empunhadura para mim?
    Use uma empunhadura de beisebol com mãos pequenas. Mantenha a simplicidade: aos 60 anos, use um tee para todas as tacadas até desenvolver o voo da bola, o giro do ombro e uma empunhadura confortável. Não se prenda à metodologia; aos 60 anos, a tolerância do seu corpo para uma tacada de golfe é um giro limitado do ombro e do quadril. O mais importante é a coordenação sólida entre mãos e olhos e a sensação.
  • Pergunta
    Como faço para parar de cortar a bola quando estou jogando golfe?
    Apoie a cabeça do taco atrás da bola e, em seguida, afrouxe e reaplique a empunhadura, e você acertará a bola na linha. Saiba que, se você usa óculos, as lentes bifocais e as lentes de transição distorcem as linhas. Deixar os pulsos rolarem antes do contato com a bola mudará o ângulo em que a cabeça do taco atinge a bola, resultando em um hook ou slice. Há um vídeo no YouTube sobre como fazer um hook e um slice propositalmente para contornar árvores, que ilustra o que acontece quando a face do taco é colocada em ângulo reto.

Dicas

  • Se você não estiver causando um impacto sólido com a bola de forma consistente, talvez seja necessário fortalecer sua empunhadura. Você pode fazer isso sem alterar a maneira como segura o taco. Simplesmente gire a face do taco fechada em cerca de 30 graus ao direcionar a bola e, em seguida, segure o taco como faria normalmente. Isso o forçará a girar as mãos e os braços em uma posição mais forte no momento do impacto.
  • Uma empunhadura forte pode ajudar a aumentar a distância da tacada e a eliminar a tendência de tacadas cortadas. Ela é obtida girando a mão fraca (não dominante) em direção ao pé traseiro, expondo os nós dos dedos para evitar que a face do taco se feche no impacto.
  • Uma empunhadura fraca pode ser usada para superar a tendência de tacadas em gancho. Isso é feito girando a mão fraca (não dominante) em direção à frente.