Como segurar um taco de críquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

A empunhadura determina como você balança o taco de críquete e faz contato com a bola. Embora a empunhadura ortodoxa seja considerada ideal, é importante que cada jogador encontre a empunhadura que funciona melhor para ele. Como Donald Bradman, que usava uma empunhadura não ortodoxa e talvez tenha sido o maior rebatedor de todos os tempos, declarou: 'Deve-se permitir que qualquer jogador desenvolva seu próprio estilo natural, desde que não esteja revelando nenhum erro óbvio'.

Etapas

Usando a empunhadura ortodoxa

  1. Etapa 1 Coloque o taco no chão.
    Coloque o taco no chão. Um taco de críquete tem um lado plano para golpear a bola, e a parte de trás tem uma crista, ou espinha, que corre no meio. A coluna vertebral deve estar voltada para cima.
  2. Etapa 2 Faça um 'V' shape defined by the thumb and forefinger of both hands.
    Faça um formato de 'V' definido pelos dedos polegar e indicador de ambas as mãos. Segure suas mãos à sua frente, com as palmas para baixo. Os dedos de ambas as mãos devem estar agrupados, exceto os polegares, que se estendem para os lados para formar o formato de 'V'. Os 'Vs' devem estar de cabeça para baixo, ou seja, com a extremidade aberta voltada para o chão. Mantenha esse formato de 'V' ao alcançar o taco.
  3. Etapa 3 Alinhe sua empunhadura com a coluna vertebral do taco.
    Alinhe sua empunhadura com a coluna vertebral do taco. Ao segurar a empunhadura, mantenha os dois 'V' voltados para baixo (em direção à empunhadura do taco), de modo que o ponto de inflexão dos 'V' (onde a base do polegar e do indicador se encontram) em ambas as mãos esteja alinhado com a coluna vertebral ao longo da parte de trás da lâmina do taco.
    • Se você inclinar levemente as mãos de modo que os 'V' formados pelos polegares e indicadores fiquem alinhados com a parte do taco que fica entre a espinha e a borda do taco, isso lhe dará mais força ao cortar ou puxar a bola e, ao mudar o ângulo da face do taco, ajudará a manter a bola no chão.
    • Tanto a cortada quanto a puxada são tacadas cruzadas que utilizam um balanço horizontal para atingir a bola em uma trajetória perpendicular à direção do bowl. A tacada de corte usa um swing mais curto para acertar a bola na direção para a qual o rebatedor está voltado (o lado de fora). O pull usa um swing mais longo para acertar a bola na parte do campo que está atrás dele quando ele está de frente para o rebatedor (o lado da perna).
  4. Etapa 4 Certifique-se de que suas mãos estejam no meio do cabo.
    Certifique-se de que suas mãos estejam no meio da empunhadura. Sua mão dominante (superior) deve estar mais próxima da parte superior da empunhadura, e a outra mão (inferior) deve estar mais próxima da lâmina do taco. Colocar as mãos no meio da empunhadura proporciona a melhor combinação de potência e controle.
    • Uma empunhadura alta (mãos em direção à extremidade da empunhadura) gerará mais potência. Isso é bom para jogar tiros verticais (quando o taco é balançado para cima em direção à bola em um plano vertical) que impulsionam a bola.
    • Uma empunhadura baixa ou 'sufocante' do taco (mãos em direção à lâmina do taco) lhe dará mais controle. Isso é bom para arremessos horizontais ou cruzados (quando o taco é balançado horizontalmente, como no beisebol).
  5. Etapa 5 Mantenha uma distância de aproximadamente dois dedos entre suas mãos.
    Mantenha uma distância de aproximadamente dois dedos entre suas mãos. Quanto mais próximas estiverem as mãos, maior será a potência e menor será o controle. Afastá-las mais lhe dará mais controle em detrimento da força.
  6. Etapa 6 Mantenha a mão de cima firme e a de baixo relaxada.
    Mantenha a mão de cima firme e a de baixo relaxada. Imagine que você está segurando um pintinho com a mão de baixo; essa é a quantidade de pressão a ser aplicada. Você quer que a empunhadura esteja solta para que, durante o backswing, os três dedos inferiores possam se afastar do taco, que é guiado apenas pelo polegar e pelo indicador da mão inferior. Isso permite um swing mais completo.
  7. Etapa 7 Dê várias tacadas com a empunhadura ortodoxa.
    Dê várias tacadas com a empunhadura ortodoxa. Essa empunhadura permite que você bata em rebatidas cruzadas e, ao mesmo tempo, mantenha a face do taco alinhada com a bola ao bater em rebatidas verticais, minimizando, assim, o perigo de bater na bola.
    • A inclinação é quando a bola é atingida com a borda do taco em vez de com a face. Essas rebatidas de relance são geralmente capturadas para serem eliminadas pelo wicket keeper ou pelos slips - jogadores de campo que estão posicionados atrás do rebatedor.

Experimentando a empunhadura em forma de 'O

  1. Etapa 1 Comece com a...
    Comece com a empunhadura ortodoxa e, em seguida, gire a mão de baixo para que seus dedos fiquem totalmente embaixo do taco quando o lado plano estiver voltado para baixo. Na empunhadura ortodoxa, somente as pontas dos dedos ficarão sob a empunhadura do taco quando o lado plano estiver voltado para baixo. Com a empunhadura em forma de 'O', todos os seus dedos ficarão sob o taco.
    • Isso significa que você girará o 'V' formado pelos dedos polegar e indicador da mão de baixo - no sentido anti-horário se a mão direita for a de baixo, no sentido horário se for a esquerda - de modo que o 'V' fique voltado para a borda do taco.
    • Se estiver segurando o lado plano do taco para baixo, isso significa que o 'V' formado pela sua mão inferior estará agora orientado horizontalmente para o chão, em vez de voltado para baixo.
  2. Etapa 2 Use a empunhadura em forma de 'O 'O' shaped grip for more power on cross-batted shots.
    Use a empunhadura em forma de 'O' para obter mais potência nos chutes cruzados. Essa empunhadura parece mais natural do que a empunhadura ortodoxa, mas, como dá mais influência à mão de baixo, faz com que ela balance sobre a linha (lateralmente à bola), o que torna mais difícil acertar as rebatidas verticais.
  3. Etapa 3 Saiba que os rebatedores geralmente adotam essa técnica quando usam tacos muito pesados para eles.
    Saiba que os rebatedores geralmente adotam essa técnica quando usam tacos que são muito pesados para eles. Se você tiver dificuldade em fazer um contato sólido nas tacadas verticais, ou se muitas vezes a bola for desviada para o goleiro ou escorregar, talvez seja necessário experimentar um taco mais leve, que lhe permita usar uma empunhadura mais ortodoxa.

Experimentando a empunhadura Knott

  1. Etapa 1 Comece com a empunhadura ortodoxa e, em seguida, gire a mão superior ao redor da alça.
    Comece com a empunhadura ortodoxa e gire a mão de cima em torno da empunhadura. Gire no sentido horário se a mão de cima for a esquerda ou no sentido anti-horário se for a direita. Continue girando até que o dorso da mão de cima esteja quase na mesma direção que o dorso da mão de baixo.
    • Se estiver segurando o lado plano do taco em direção ao chão, o 'V' formado pelo polegar e pelo indicador da mão superior deve estar agora com o lado direito para cima, ou seja, o 'V' deve se abrir para cima.
  2. Etapa 2 Use a empunhadura Knott para acertar melhor o boliche rápido e curto.
    Use a empunhadura Knott para jogar melhor boliche rápido e curto. Essa empunhadura foi desenvolvida por Alan Knott para lidar com boliche rápido e bolas que sobem muito. Ela permite um swing extremamente rápido e curto, perfeito para cortar a bola.
    • Boliche rápido - Os jogadores de boliche rápido se especializam em lançar a bola rapidamente, em vez de gerar spin. O boliche acima de 87 mph (140 km/h) é geralmente considerado um boliche rápido. Os jogadores de boliche mais rápidos podem lançar a bola a mais de 96 mph (154 km/h) (155kmph).
    • Arremesso curto - No críquete, a bola geralmente é quicada antes de chegar ao rebatedor. Os arremessadores rápidos geralmente rebatem a bola bem antes do rebatedor, de modo que ela sobe até a altura do peito ou da cabeça quando o atinge. Um taco rápido ajuda o batedor a acertar os chutes na altura da cintura ou dos ombros.
  3. Etapa 3 Esteja ciente de que a empunhadura Knott dificulta a geração de força.
    Esteja ciente de que a empunhadura Knott dificulta a geração de força. Como essa pegada limita a extensão de seus braços, ela também limita a capacidade de gerar potência. Ela é melhor para trabalhar com rebatidas simples ou duplas (os dois rebatedores correm para o lado do campo um do outro uma ou duas vezes) em vez de rebater limites (a bola é rebatida para fora do campo de jogo).

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para dar um tiro de helicóptero no críquete?
    Para acertar uma tacada de helicóptero, é preciso segurar o cabo com firmeza. Essa tacada funciona melhor em um Yorker (a bola é lançada mais perto do batedor). O batedor deve balançar o taco principalmente na direção reta, no meio do campo ou no meio da quadra, de modo a girar o taco, empurrando a bola para frente. Ele deve balançar o taco totalmente de forma circular e aterrissá-lo de volta em sua dobra. Esse é um excelente chute levantado, pois gera mais força para levar a bola por uma distância maior. O ex-capitão indiano M.S. Dhoni se especializou nesse tipo de tacada.
  • Pergunta
    Qual é a posição da mão de baixo antes e depois de bater na bola?
    Se você for canhoto, antes de dar uma tacada, sua mão de baixo deve estar em forma de V. Quando a bola vier, sua mão de baixo deve estar em forma de V. Quando a bola chegar, sua mão de baixo deve estar mais dura em comparação com a mão direita. Se você for destro, faça o contrário.
  • Pergunta
    Como posso acertar um seis em uma bola rápida?
    É muito fácil acertar seis em bolas rápidas. Primeiro, você não deve ter medo da bola (quanto mais medo tiver, maior será a chance de se machucar com a bola). Veja a bola e concentre-se nela. Quando a bola se aproximar, veja a bola com toda a sua atenção. Em seguida, apenas cronometre a bola com um pouco mais de força e faça um bom acompanhamento do taco.

Dicas