Como segurar uma bola de boliche

Autor do artigo:Gabriel Silva

O boliche é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Segurar a bola de boliche corretamente lhe dará uma melhor mira, o que acabará por melhorar seu jogo. Como em qualquer esporte, melhorar a empunhadura do boliche requer tempo e prática.

Etapas

Como fazer uma pegada básica

  1. Etapa 1 Insira seus dedos na bola.
    Insira seus dedos na bola. Se estiver usando a popular bola de boliche de 3 furos, coloque o polegar da mão dominante no furo inferior maior e os dedos médio e anular nos dois furos adjacentes na parte superior.
  2. Etapa 2 Use as duas mãos para segurar a bola.
    Use as duas mãos para segurar a bola. Descanse a bola em sua mão dominante, mas use o apoio de sua mão livre para segurar a bola por baixo à medida que se move em direção à pista, o que permite que você estabilize a bola e evita que você cause tensão em sua mão de boliche.
  3. Etapa 3 Segure a bola com leveza.
    Segure a bola com leveza. Se a pegada estiver muito apertada, você não conseguirá soltar a bola suavemente, o que afetará negativamente sua mira. A bola deve deslizar de seus dedos com facilidade.
  4. Etapa 4 Teste a extensão de sua mão.
    Teste o quanto sua mão se estende. Quando os dedos estiverem confortavelmente posicionados nos orifícios, você deverá ser capaz de colocar uma caneta levemente entre a bola de boliche e sua mão. Se a caneta conseguir tocar levemente sua mão e a bola com facilidade, sua pegada está segura. Não estique demais as mãos nem segure as bolas de boliche com muita força.

Experimentando vários estilos de empunhadura

  1. Etapa 1 Experimente a empunhadura convencional se você for novo no boliche.
    Experimente a empunhadura convencional se for iniciante no boliche. Coloque o polegar no orifício inferior até a junta e os dedos médio e anelar nos dois orifícios adjacentes, depois da segunda junta. Essa é a empunhadura mais comum e é a preferida por iniciantes e jogadores de boliche de nível médio. Ela proporciona o maior controle sobre a bola e dá a sensação de maior segurança.
    • Embora essa pegada permita maior controle da bola, ela pode impedir que você jogue um gancho. Essa empunhadura é melhor para iniciantes ou para aqueles que usam bolas internas que não são especificamente adaptadas às mãos de um indivíduo.
  2. Etapa 2 Experimente a empunhadura de ponta de dedo se você're a more advanced bowler.
    Experimente a empunhadura de ponta de dedo se você for um jogador de boliche mais avançado. Insira o polegar totalmente no orifício inferior (como na empunhadura convencional), mas insira os dedos médio e anular somente até a primeira articulação. No entanto, ela também permite uma chance maior de enganchar a bola e, portanto, atingir todos os pinos.
    • Essa pegada é melhor para jogadores de boliche mais experientes, que, idealmente, têm bolas de boliche feitas sob medida que se ajustam adequadamente às suas mãos.
  3. Etapa 3 Experimente a empunhadura com a ponta do dedo quando você've mastered the previous grips.
    Experimente a empunhadura semi-fingertip quando você tiver dominado as empunhaduras anteriores. Coloque o polegar no orifício inferior até a junta e os dedos médio e anelar nos orifícios adjacentes até o ponto entre a primeira e a segunda junta. Essa pegada oferece mais segurança do que a pegada com a ponta do dedo, mas também flexibilidade suficiente para enganchar a bola.
    • Essa pegada é para jogadores de boliche avançados, que podem manobrar facilmente a pegada convencional e a pegada com a ponta do dedo.

Liberando o grip

  1. Etapa 1 Posicione seus dedos confortavelmente.
    Posicione seus dedos confortavelmente. Coloque o polegar no buraco do polegar e lembre-se de que, seja qual for a pegada escolhida, ela deve ir até a junta. Seu polegar deve agarrar as laterais do orifício do polegar levemente, mais leve, na verdade, do que os orifícios dos dedos.
  2. Etapa 2 Solte a empunhadura.
    Solte a empunhadura. Uma empunhadura solta permitirá que seus dedos saiam da bola suavemente, o que melhorará sua mira. Suas mãos devem seguir sempre na mesma direção da bola, e o cotovelo deve seguir a mão de boliche.
    • Antes de soltar a bola, pratique seu swing algumas vezes para garantir que sua pegada seja confortável e consistente.
  3. Etapa 3 Solte a bola com um movimento de empurrar.
    Solte a bola com um movimento de empurrar para longe. Mova as mãos e o pé esquerdo para frente ao mesmo tempo, levando a bola até a altura do peito. Em seguida, gire a bola para trás e use esse impulso para criar uma tacada para frente. Solte o polegar do buraco do polegar pouco antes de concluir o movimento para frente. Essa liberação permite a rotação e fará com que a bola fique em gancho quando se aproximar dos pinos.
    • No momento em que o polegar soltar a bola, ela deverá estar apontando para os pinos de boliche.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • As bolas de boliche internas são perfuradas de acordo com o peso da bola, não para se adequar à empunhadura de um jogador específico. Embora quanto mais pesada for a bola, maiores serão suas chances de derrubar os pinos com ela, você pode achar que uma bola doméstica mais leve foi perfurada de forma mais próxima à sua pegada natural do que uma bola mais pesada. Sempre escolha uma bola que se ajuste corretamente aos seus dedos, desde que não seja muito pesada.
  • Se decidir levar o boliche a sério, considere a possibilidade de adquirir uma bola de boliche personalizada que tenha sido perfurada adequadamente para você, o que aumentará seu conforto e sua mira e, consequentemente, melhorará seu jogo. Lembre-se de procurar um técnico de perfuração de bolas que tenha sido certificado pela IBPSIA (International Bowling Pro Shop and Instructor's Association).

Advertências

  • Evite apertar os furos com os dedos o máximo possível. Isso fará com que você solte a bola em momentos diferentes durante o swing.
  • Sempre espere a bola parar completamente na rampa de retorno da bola antes de pegá-la. Isso evitará que seus dedos fiquem presos entre as bolas de boliche e causem lesões.