Como acertar o 3 Wood no golfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

A madeira 3 é conhecida como uma das tacadas mais difíceis do golfe, mas pode ser uma parte valiosa de seu jogo. Uma boa tacada começa com uma postura forte. Mire bem a tacada e balance o taco em um ritmo constante para conduzir a bola com distância e precisão. No início, bater com uma madeira 3 pode parecer difícil, mas seu swing melhorará quanto mais você praticar.

Passos

Escolhendo sua posição

  1. Etapa 1 Fique em pé com a bola à esquerda do centro de seu corpo.
    Fique em pé com a bola à esquerda do centro de seu corpo. Fique atrás da bola como se estivesse prestes a dar uma tacada nela. Alinhe a bola com o centro de seu corpo. Dê um passo para o lado de modo que a bola se alinhe com a borda esquerda de seu peito. A bola estará ligeiramente à sua frente.
    • Use o tamanho da bola para posicioná-la. Quando estiver posicionada corretamente, ela estará a 1 ou 2 comprimentos de bola à direita de seu calcanhar dianteiro.
  2. Etapa 2 Curve-se ligeiramente para a frente na cintura, mantendo as costas retas.
    Incline-se ligeiramente para a frente na cintura, mantendo as costas retas. Use a mesma abordagem para a madeira 3 que você usa ao dirigir a bola do tee. Enquanto estiver atrás da bola, incline-se para frente em direção a ela. Faça um teste de tacada para se certificar de que é capaz de mover o taco para frente e para trás livremente.
    • Quando estiver em dúvida sobre o uso de uma madeira 3, lembre-se de que ela não é muito diferente do seu driver. Mantenha seu swing igual para ambos os tacos para levar a bola mais longe.
    • Para evitar que as costas saiam do alinhamento com os quadris, levante um pouco os ombros. Se você se sentir desconfortável, ajuste seu posicionamento para obter um swing forte e compacto.
  3. Etapa 3 Equilibre o peso entre os pés.
    Equilibre seu peso entre os pés. Afaste as pernas na largura dos ombros para que sua postura pareça forte. O backswing e o downswing são partes importantes da tacada de madeira 3. Se sua postura não for forte e equilibrada, seu swing não será suave e consistente, arruinando sua tacada.
    • Pratique as tacadas conforme necessário para verificar seu equilíbrio. Se a bola voar para longe do alvo, monitore seu equilíbrio durante a tacada. Às vezes, a correção de um pequeno problema de equilíbrio leva a grandes melhorias com uma madeira 3.
  4. Etapa 4 Incline seu corpo ligeiramente na direção do alvo.
    Incline seu corpo ligeiramente na direção do alvo. Sem mover os pés, use os quadris para se inclinar para o lado. Suas costas não ficarão mais perfeitamente niveladas com os quadris. Essa inclinação para a frente altera um pouco seu swing. Isso permite que seu taco pegue a bola no ângulo adequado de forma mais consistente.
    • Se não se sentir confortável, verifique seu posicionamento novamente. Você pode estar se inclinando muito para a frente ou ficando muito para trás.
    • Nunca se incline para trás, longe da bola. Você pode pensar que isso o ajudará a levantar a bola no ar, mas isso faz com que você perca distância e precisão em seu drive.
  5. Etapa 5 Dobre os joelhos e mantenha os ombros afastados.
    Dobre os joelhos e mantenha os ombros afastados. Continue dobrando os joelhos até sentir os músculos superiores das pernas se contraírem. Levante os ombros, afastando-os enquanto segura a madeira 3. Na posição correta, seu corpo ficará estável, mas aberto, para que você possa balançar o taco em um movimento único e ininterrupto.
    • Observe quaisquer pontos de desconforto. Inclinar-se demais, por exemplo, cansa suas pernas e pressiona suas costas. Fique mais ereto ou aproxime-se um pouco mais para obter essa base poderosa para o seu swing.

Como mirar e acertar a bola

  1. Etapa 1 Escolha um ponto à sua frente como alvo para a bola.
    Escolha um ponto à sua frente como alvo para a bola. O alvo escolhido depende da distância que você pode atingir a bola com uma madeira 3. Não superestime seu alcance. É melhor escolher um ponto dentro de seu alcance máximo para não se esforçar demais em seu swing. Um swing ruim significa uma tacada mais curta e imprecisa.
    • Concentre-se na precisão em vez da potência. Quando você dominar seu swing, suas tacadas começarão a voar mais longe.
  2. Etapa 2 Inicie o backswing sem endireitar o corpo.
    Inicie o backswing sem endireitar o corpo. Mantenha-se inclinado para a frente com as costas curvadas. Desloque seu peso para a perna de trás ao trazer o taco para cima e sobre o ombro de trás. Levante o taco em um ritmo constante enquanto seu corpo permanece firmemente plantado no chão, pronto para lançar a bola para frente.
    • Inclinar-se para trás é uma maneira segura de lançar a bola para o ar em vez de conduzi-la a uma longa distância. Mantenha o equilíbrio para maximizar seu swing.
  3. Etapa 3 Balance o taco para frente em um ritmo constante.
    Balance o taco para frente em um ritmo constante. Seu downswing precisa ter a mesma velocidade do backswing. Muitos jogadores de golfe apressam o downswing na tentativa de acertar a bola com mais força. Para obter o máximo de potência e precisão, mantenha seu swing consistente o tempo todo.
    • Quando estiver aprendendo pela primeira vez, concentre-se em bater na bola corretamente. Aumente a velocidade do taco quando estiver confiante sobre a consistência do seu swing.
  4. Etapa 4 Mire um pouco abaixo do centro da bola.
    Mire um pouco abaixo do centro da bola. Para levar a bola longe, acerte-a com precisão, o mais próximo possível da parte central da bola. Mirar um pouco mais abaixo permite que você levante mais a bola no ar sem sacrificar muito a distância. Além desse pequeno ajuste, bata na bola como se estivesse dirigindo-a do tee.
    • Com um driver, você aponta para o centro da bola. A cabeça do taco de madeira 3 não é tão plana quanto a cabeça do driver, portanto, tem mais 'loft'. O loft faz com que o taco levante a bola mais alto.
  5. Etapa 5 Passe o taco pela bola sem levantar a cabeça.
    Passe o taco pela bola sem levantar a cabeça. Aja como se estivesse tentando empurrar a bola pelo chão, quase como se estivesse empurrando uma vassoura. Desloque seu peso para o pé dianteiro ao levar o taco para frente, mantendo o ritmo do swing estável. Bata na bola sem deslocar a cabeça do taco.
    • Muitos golfistas cometem o erro de levantar o taco para erguer a bola no ar, o que resulta em tacadas curtas que saem do campo. Para evitar isso, bata na bola. Com um bom swing, o loft na cabeça do taco colocará a bola no ar.
  6. Etapa 6 Bata na bola com a face aberta do taco.
    Bata na bola com a face aberta do taco. Sempre golpeie a bola com a parte plana da cabeça do taco. A parte central precisa se conectar com o centro da bola. Quando isso acontece, o taco levanta a bola com força e precisão.
    • Acertar a bola com qualquer outra parte do taco resulta em uma tacada ruim.
  7. Etapa 7 Dê sequência à sua tacada trazendo o taco sobre os ombros.
    Dê continuidade à sua tacada colocando o taco sobre os ombros. Não pare seu swing quando atingir a bola. Deixe o swing continuar em seu arco natural. Gire o tronco de modo a ficar de frente para o alvo. Coloque o taco sobre o ombro da frente com a cabeça apoiada atrás das costas.
    • Sem um bom acompanhamento, sua tacada perde um pouco de potência. Se a bola se desviar de onde você mirou, certifique-se de que está trazendo o taco naturalmente para todos os lados. Um bom follow through é tão suave quanto o restante de seu swing.

Solução de problemas com sua tacada

  1. Etapa 1 Bata na bola com a mesma quantidade de esforço a cada tacada.
    Bata na bola com a mesma quantidade de esforço a cada tacada. A consistência é fundamental com a madeira 3. Você a utiliza da mesma forma que qualquer outro taco. Se o seu swing mudar quando você trocar de taco, você não conseguirá uma boa tacada com a madeira 3. Quando isso acontecer, diminua a velocidade e pratique algumas tacadas.
    • Bata com um swing firme e confiante, como faria com um driver ou qualquer outro taco. Não cometa o erro de tentar bater com mais força ou levantar mais a bola. Faça com que cada tacada de madeira 3 seja a mesma.
  2. Etapa 2: Faça um divot raso ao bater na bola para melhorar seu swing.
    Faça um divot raso ao bater na bola para melhorar seu swing. Para fazer um divot, bata na grama com o taco. Mire para baixo, balançando a bola sem tentar levantar a cabeça do taco da grama. Seu taco levantará um pouco de sujeira. Isso impede que você levante a cabeça do taco ao fazer contato com a bola.
    • Alguns dos melhores jogadores de golfe do mundo deixam marcas com suas 3 madeiras. Desde que você se lembre de colocar o torrão de grama de volta no lugar, um divot não é um problema.
  3. Etapa 3 Coloque um tee se você tiver dificuldade em atingir a bola de forma limpa.
    Coloque um tee se você tiver dificuldade em acertar a bola de forma limpa. Um tee ajuda em algumas ocasiões, principalmente quando você está em uma parte coberta de grama do fairway. Escolha um tee que mal eleve a bola acima da grama. Em seguida, balance a madeira 3 como faria normalmente. O uso de um tee pode ajudar a reduzir a quantidade de bolas que voam baixo ou que quicam quando você bate com uma madeira 3.
    • Para alguns golfistas, o uso de um tee facilita muito as tacadas de madeira 3. Para outros, o uso de um tee é desnecessário. Se estiver confortável com seu swing, bata na bola enquanto ela estiver no fairway para que o tee não atrapalhe seu timing.
  4. Etapa 4 Mire para a esquerda se a bola for cortada para a direita.
    Mire para a esquerda se a bola for para a direita. Pratique primeiro com a madeira 3 para saber o quanto sua tacada voa para a direita. Em seguida, ajuste sua mira de acordo. Reposicione-se ao lado da bola para bater em direção ao seu novo alvo. A quantidade de ajustes necessários varia de golfista para golfista.
    • Slices são muito comuns com madeiras 3. Muitos golfistas precisam mirar cerca de 0,30 m (1 pé) para a esquerda para que a bola permaneça no alvo. Se a bola se curva muito, é provável que haja uma falha em sua abordagem, como levantar o taco quando ele atinge a bola.
  5. Etapa 5 Abaixe o ombro direito e gire a empunhadura para reduzir os slices.
    Abaixe o ombro direito e gire a empunhadura para reduzir os cortes. Adote sua postura normal de swing. Depois de abaixar ligeiramente o ombro, segure o taco. Segure nas laterais da empunhadura em vez de na parte superior do taco. Posicione as mãos de modo que você possa ver os três primeiros nós dos dedos da mão esquerda.
    • Essa empunhadura pode parecer mais forte do que a empunhadura normal. Ela ajuda a girar a face do taco durante o swing para que você acerte a bola com a parte aberta e plana.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Uma madeira 3 tem um loft entre 15 e 18 graus. Menos loft significa uma face do taco mais plana. As madeiras 3 mais rasas são boas quando você não está usando um tee, mas os tacos mais inclinados levantam mais a bola.
  • A prática leva à perfeição! Não espere acertar a tacada perfeita em sua primeira tentativa. Dê algumas tacadas de treino para ter uma boa noção de seu swing.
  • Se precisar de ajuda para posicionar a bola, adquira algumas hastes de alinhamento de golfe. Coloque uma haste próxima à bola e, em seguida, coloque outra perpendicular à primeira haste. Use a extremidade da segunda haste para se posicionar atrás da bola.

O que você precisará

  • Bola de golfe
  • 3 madeiras
  • Tee, opcional