Como rebater uma bola de vôlei

Autor do artigo:Gabriel Silva

O vôlei é um ótimo jogo na praia ou na academia. Há muitas maneiras de colocar a bola sobre a rede. Tanto o saque quanto a devolução de um saque ou voleio envolvem movimentos corporais específicos. Seja na primeira, segunda ou terceira rebatida antes de mandar a bola para a rede, a técnica adequada garantirá que você seja o melhor jogador da equipe.

Passos

Servindo com as mãos

  1. Etapa 1 Coloque seu corpo na postura correta.
    Coloque seu corpo na postura correta. Para sacar com o overhand, você precisa ficar com os pés afastados na largura dos ombros, com o pé oposto à mão que bate ligeiramente para a frente. Os quadris devem estar alinhados com a rede.
    • A maior parte do seu peso deve estar no pé de trás.
  2. Jogue a bola na frente de seu braço de rebatida. Um saque overhand exige que você jogue a bola com o braço menos dominante para que possa golpeá-la com o braço dominante. Essa etapa requer muita prática para que você consiga arremessar a bola na melhor posição para ser golpeada. Jogue a bola na frente de seu braço de rebatida e cerca de dois a quatro pés acima de sua cabeça.
    • Ser consistente com seu arremesso é o que o tornará um bom sacador, portanto, não deixe de praticar isso com frequência.
  3. Bata na bola com a parte superior da palma da mão. Abra bem os dedos e faça contato com a bola com a palma da mão. Entre em contato com a bola no centro e tente acertá-la quando ela estiver alta o suficiente para passar direto pela rede.
    • Em um saque com a mão superior, a trajetória da bola deve ser reta.
    • Certifique-se de seguir em frente depois de bater na bola, de modo que seu braço fique estendido em direção à rede.

Servindo com as mãos

  1. Etapa 1: Fique em pé com os pés separados.
    Fique de pé com os pés separados. Ter a postura correta ao sacar é um passo importante a ser dado. Ao sacar com a mão, seus pés devem estar separados com o pé oposto ao do braço que bate para a frente. Isso lhe dará uma boa base sólida ao sacar.
    • A maior parte do peso do seu corpo deve estar no pé de trás.
    • Seus quadris devem estar alinhados com a rede.
  2. Etapa 2 Posicione a bola na frente de seu braço de rebatida.
    Posicione a bola na frente de seu braço de rebatida. Seu braço de rebatida é o braço que realmente forçará a bola a passar pela rede e, normalmente, é o braço dominante. Use o outro braço para segurar a bola na frente do corpo, para o lado diretamente em frente ao braço de rebatida.
  3. Etapa 3 Faça contato com a bola.
    Faça contato com a bola. Para bater na bola, você pode fechar o punho com a mão e tentar fazer contato com a parte plana do punho, onde o polegar e o indicador se encontram. Balance o braço como um pêndulo, primeiro para trás e depois para frente para bater na bola. O contato com a bola deve ser feito um pouco abaixo do centro para que a bola se desloque para fora e para cima da rede.
    • Fique de olho na bola onde deseja fazer o contato.
    • Transfira seu peso do pé de trás para o pé da frente ao bater na bola.
    • Tente soltar a mão que está segurando a bola logo antes de bater nela.
    • Deixe que sua mão de rebatida acompanhe a bola à medida que ela for atingida, certificando-se de que esteja seguindo em frente.
    • Você também pode bater na bola com a parte inferior da palma da mão.

Bate-bate na bola de vôlei

  1. Etapa 1: Posicione seu corpo para um passe de bump.
    Posicione seu corpo para um passe com efeito. Feche o punho com a mão não dominante e envolva a mão dominante com ela. Você deve ficar com os dois polegares próximos um do outro, lado a lado. Estique os braços para fora e longe do corpo, criando uma espécie de plataforma com os antebraços. Você deve ficar em pé com as pernas afastadas e os joelhos dobrados.
  2. Acerte a bola. O bump é normalmente o primeiro tipo de golpe depois que a bola passa pela rede para o lado do seu time. Para executar uma batida, você deve deixar a bola entrar em contato com os antebraços e as mãos em vez de balançá-los para trás para bater na bola. Isso lhe dará mais controle ao bater.
    • Se a bola cair acima da cintura, você pode rebater a bola para um colega de equipe com os antebraços e punhos.
    • Se a bola cair abaixo da cintura, você precisará fazer uma cavada. Você pode cavar dobrando as pernas e, às vezes, a cintura para bater na bola e evitar que ela caia na quadra.
  3. Continue com seus braços. Você deve continuar movendo os braços em direção à pessoa para quem está passando depois de fazer contato com a bola. Isso garantirá que a bola tenha a trajetória desejada após ser atingida.

Preparando a bola de vôlei

  1. Etapa 1 Fique de frente para a bola com as mãos ligeiramente acima da testa, esperando a bola.
    Fique de frente para a bola com as mãos ligeiramente acima da testa, esperando a bola. Um set é geralmente a segunda rebatida feita depois que a bola está em seu lado da quadra. Esse tipo de rebatida prepara um colega de equipe para bater a bola no lado do adversário.
    • Seus dedos devem estar abertos e formar um triângulo com os dedos indicadores e polegares bem próximos, mas sem se tocarem.
  2. Entre em contato com a bola. Quando a bola chegar até você, coloque as mãos acima da cabeça e gire os pulsos de modo que as palmas das mãos fiquem voltadas para cima, em direção ao teto.
    • Mantenha os dedos abertos e em forma de triângulo, mas separe-os para deixar mais espaço entre eles quando a bola chegar às suas mãos.
  3. Passe a bola para um colega de equipe. Assim que a bola entrar em contato com suas mãos, estenda imediatamente os braços e use os pulsos para empurrar a bola para cima e em direção a um colega de equipe.
    • Endireite completamente os braços quando soltar a bola para o passe.

Arremessando a bola de vôlei

  1. Tome medidas para preparar seu corpo para a cravada. A rebatida com a cesta no vôlei é aquela que manda a bola por cima da rede para o outro time. Você precisa dar alguns passos para colocar seu corpo na posição correta e obter a energia necessária para conseguir uma boa cortada. Você pode dar 3 ou 4 passos para fazer o pique, mas a abordagem convencional é dar 4 passos.
    • Dê um pequeno passo com o pé direito.
    • Dê um passo maior e mais rápido com o pé esquerdo em direção ao local onde você acha que a bola está sendo colocada.
    • Dê um grande passo com o pé direito para ficar na melhor posição de decolagem para saltar.
    • Dê um pequeno passo rápido com o pé esquerdo para transferir seu impulso para um salto poderoso.
  2. Pule no ar. O ponto em que você salta do chão é importante para garantir que você consiga acertar a bola bem alto no ar e na frente do seu corpo. Você deve saltar verticalmente no ar e ser capaz de entrar em contato com a bola no auge do salto.
  3. Jogue a bola por cima da rede. Balance os braços para trás quando estiver se aproximando da bola para fazer contato com ela no auge do salto e com os braços esticados. Balance os braços para trás ao dar o grande passo com o pé direito e, em seguida, estique-os ao saltar.
    • Com os dois braços esticados para cima, traga sua mão de rebatida para trás dobrando o braço no cotovelo. Sua mão deve estar aberta e relaxada. Isso deve criar uma forma de arco com seus braços.
    • Seu braço de rebatida passa por cima da bola e faz contato com a bola bem no alto.
    • Quando fizer o contato com a bola, pressione o pulso para baixo para que a bola se mova em um movimento descendente sobre a rede.

Jogue vôlei como um profissional com esta série de especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Minha batida não é ruim, mas acho que meu salto e minha ação não estão corretos. Como posso melhorar?
    Primeiro, sem uma bola, trabalhe apenas o trabalho de pés e depois o salto, tentando não entrar na rede. Depois de aperfeiçoar o trabalho de pés, sua rebatida começará a melhorar.
  • Pergunta
    Posso acertar a bola de vôlei com as costas da mão?
    Tecnicamente, é um golpe legal, mas você não terá nenhum controle sobre a bola se a golpear com as costas da mão.
  • Pergunta
    Como preparo a bola de vôlei?
    Coloque as mãos nos quadris com os quatro dedos na frente. Em seguida, mantenha as mãos no mesmo formato e coloque-as acima da cabeça. Mantenha os polegares tão distantes quanto seus olhos estão separados e empurre a bola de vôlei com as pontas dos dedos e não com as palmas das mãos.

Vídeo

Dicas

  • Pratique diariamente para melhorar suas habilidades na quadra.
  • Pratique, pratique, pratique. Como qualquer esporte que vale a pena aprender (por exemplo, tênis), é preciso muita prática, mas é divertido. Se não houver ninguém com quem praticar às vezes, você pode praticar bater e rebater contra um muro alto e colocar a bola no ar. Os dedos fazem a bola saltar para cima.
  • Aplique giro à bola batendo-a de um lado para dificultar o retorno de seus adversários.