Como acertar um Stinger
Autor do artigo:Gabriel SilvaTiger Woods ajudou a popularizar o stinger - uma tacada de golfe fora do tee em que a bola viaja longe e baixa pelo chão. É uma ótima jogada para se ter à mão em dias de vento ou quando você precisa evitar as árvores acima da cabeça. Quer dominar essa tacada desafiadora? Você precisará se preparar, aperfeiçoar sua postura e seu swing, e praticar, praticar, praticar!
Etapas
Preparação
Trabalhe em seu swing normal. O stinger é uma tacada difícil. Você deve se certificar de que consegue fazer contato de forma consistente com seu swing normal antes de passar para o stinger. Mesmo que você esteja bastante confiante com seu swing normal, pode ser útil fazer um aquecimento antes de passar para o stinger.- O stinger exige muita velocidade de cabeça, portanto, trabalhe para obter batidas mais longas.
- Se ainda estiver trabalhando para ultrapassar 100 jardas (91 m), volte a essa tacada quando seu jogo estiver mais forte.
Escolha um ferro longo, uma madeira de fairway ou um taco híbrido para sua tacada. As pessoas costumam usar um ferro 2 ou 3 para a tacada, mas uma madeira de fairway também funciona. Você pode usar praticamente qualquer taco, até um pitching wedge, para bater na bola fora do tee. Não se preocupe muito com a decisão. Você sempre pode experimentar tacos diferentes.- Um taco híbrido pode tornar mais difícil acertar o stinger, pois os híbridos tendem a levar a bola mais alto, e você quer um voo baixo.
Prepare uma postura estreita e o posicionamento adequado da bola. Fique em pé com os pés um pouco mais juntos do que o normal. Coloque um pouco mais de peso no pé da frente do que no de trás. A bola deve estar no meio da postura ou cerca de um comprimento de bola para trás. Você pode experimentar as duas maneiras para ver qual delas prefere.
Aperte a mão cerca de 2,5 cm abaixo do normal. A redução da empunhadura encurtará a haste e proporcionará o controle adicional de que você precisa para acertar o stinger. Segure o taco com firmeza.- Seus braços e a haste devem formar um formato de 'y'.
Aprendendo o Swing
Levante o backswing. O backswing deve ser suave e completo. Ao contrário de uma tacada de soco, que tem um backswing mais curto, você deve ter um backswing completo e uma virada de ombro normal e completa. Na parte superior, suas mãos devem estar quase no nível das orelhas.- Tente manter-se relaxado e concentrado. Pode ser útil contar em sua mente.
Conduza o downswing com a parte inferior do corpo. Seu ombro normal deve balançar, pois não se trata de uma tacada de soco. Ao fazer o swing, mantenha-se equilibrado e centralizado sobre a bola.- Não apresse a tacada e mantenha o taco próximo ao chão.
Bata no plano. A face do taco deve estar alinhada com a bola, não aberta ou fechada. No impacto, o taco terá um golpe ligeiramente descendente. Mantenha os braços relaxados durante o impacto e os pulsos firmes.- Tente produzir um divot limpo no lado da frente da bola.
Termine mantendo os pulsos firmes. Diferentemente de um swing normal, suas mãos não se virarão. O cotovelo esquerdo (para destros) se dobra em direção ao chão. Essa finalização será bem diferente de um swing normal.- Seu follow through provavelmente será mais curto do que o normal, pois você está mantendo o ângulo do pulso.
- O follow through mais curto ajuda a reduzir o loft para manter a bola perto do chão.
Pratique batendo em distâncias curtas e vá aumentando a distância. Pegue um ferro 6 e tente acertar cerca de 30 jardas (27 m). Depois de conseguir fazer isso, aumente a distância à medida que você se esforça para estender a continuação da tacada. Pode ser uma tacada difícil de dominar, mas vale a pena o trabalho. Não desista!- Quando você dominar o stinger, terá uma jogada fantástica para usar em condições de vento ou sempre que quiser que a bola viaje baixo e longe.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Tiger Woods diz que se concentra em virar o dorso da mão esquerda para baixo para que ela fique mais voltada para o chão no momento do impacto.
- Evite girar a bola, nivelando-a com a tacada.