Como fazer um Power Fade

Autor do artigo:Gabriel Silva

O power fade é uma tacada de golfe avançada que tem sido utilizada há anos, mas que foi recentemente dominada e trazida para a vanguarda do jogo de golfe por jovens jogadores como Tiger Woods, Phil Mickelson e Ernie Els. Para jogadores avançados, o power fade adiciona um elemento totalmente novo ao seu arsenal de tacadas... mas não confunda o power fade com o ballooning-megaslice que é batido pela maioria dos golfistas amadores.

Passos

Preparando sua tacada

  1. Passo 1 Saiba o que é e quando usá-la.
    Saiba o que é e quando usá-lo. Um power fade é quando se conduz a bola propositadamente e a bola curva-se da esquerda para a direita a partir do tee. A altura ideal para a utilizar é quando há problemas à esquerda de um buraco, obrigando-o a virar para a direita. Um power fade pode ser mais fácil do que bater um drive a direito.
    • Uma tacada pode ter o mesmo movimento porque a face do taco foi acidentalmente deixada aberta no momento do impacto ou quando se corta a bola, cortando acidentalmente a sua face.
    • Também pode utilizar o power fade quando a tacada do tee já tem uma curva da esquerda para a direita, mas, durante a curva, a bola perde força. Também pode utilizar o power fade para uma tacada consistente a partir do tee.
  2. Passo 2 Faça o tee da bola e posicione os seus pés.
    Faça o tee da bola e posicione os seus pés. Coloque a bola à direita da caixa do tee. Dê a si próprio mais espaço para que o seu drive se mova para a esquerda antes de curvar para o centro. Coloque o tee a uma largura de bola à frente da sua posição normal. Alinhe a sua postura com uma localização entre a secção com problemas à esquerda e o centro do fairway. Este alinhamento será a linha que a tacada seguirá antes de se deslocar para o centro.
    • O seu corpo, pés, ancas e ombros devem estar na direção em que quer que a bola comece, que é para a esquerda do green. O seu taco deve estar apontado para o pi, que é onde quer que a bola termine.
    • Mantenha o tee baixo. Alinhe o equador da sua bola com o sweet spot do seu taco. Manter a altura do tee baixa encoraja o seu swing a manter-se nivelado durante o impacto e desencoraja um pull hook.
    • Colocar o tee ligeiramente à frente da sua posição e mais baixo do que o normal obriga-o a manter o lançamento, o que mantém a face aberta.
  3. Passo 3 Agarre firmemente o lado esquerdo do taco.
    Segure o lado esquerdo do taco com firmeza. Não quer que a face do taco se feche com o impacto. Use os últimos três dedos para criar uma forte aderência no lado esquerdo. Essa pegada garante que seu swing permaneça aberto enquanto o swing passa pelo impacto.

Utilizar a técnica correcta para fazer o swing

  1. Passo 1 Coloque-se à distância correcta da bola.
    Mantenha a distância correcta da bola. A distância entre si e a bola determina se o seu swing será plano ou vertical. À medida que se afasta da bola, o seu swing será plano; em contrapartida, o seu swing será vertical quanto mais próximo estiver da bola. Se quiser conduzir a bola numa trajetória maior, afaste-se mais do tee.
    • A diferença no plano do seu swing e o grau de rotação da face do taco determinam a forma do seu swing. Se estiver mais perto do tee, abaixe o taco. Isto irá baixar a sua trajetória.
  2. Passo 2 Aponte para a esquerda e complete o seu backswing e downswing normais.
    Aponte para a esquerda e complete o seu backswing e downswing normais. A sua configuração determina o movimento da bola, por isso utilize o seu backswing e downswing como faria normalmente. Aponte para o quadrante esquerdo do lado de fora da bola. Isto aumenta a sua hipótese de a bola se desviar para a linha central.
    • Não tente bater a bola com toda a sua força e concentre-se na técnica. Quanto mais forte e rápido for o swing, maior será a tendência para cometer erros, como enganchar a bola.
  3. Passo 3 Enfatize o seu backswing.
    Dê ênfase ao seu backswing. Mantenha os ombros a 90 graus em relação à linha do alvo para criar muito binário e aumentar a distância da tacada. Melhore a rotação do seu backswing para criar uma separação entre os ombros e as ancas durante o downswing, o que cria o binário necessário para aumentar a velocidade. Depois de completar o seu backswing, primeiro desenrole a parte inferior do corpo e, em seguida, passe o taco pelo impacto.
  4. Passo 4 Concentre-se num golpe descendente, inclinando ligeiramente o eixo para a frente.
    Concentre-se num golpe descendente inclinando ligeiramente o eixo para a frente. Os jogadores de golfe médios passam frequentemente por cima da bola quando tentam um power fade ao baterem de fora para dentro, o que cria um pull-slice fraco. Bata de dentro para fora rodando a face do taco alguns graus para a manter aberta.
  5. Passo 5 Balançar ao longo das linhas do corpo.
    Balance ao longo das linhas do seu corpo. A sua configuração deve ter a face do taco a apontar diretamente para o alvo enquanto o seu corpo - pés, cintura, ombros - está deslocado para a esquerda. Mantenha a face do taco onde está e balance como se estivesse a tentar bater a bola para a esquerda.
    • Como manteve a face do taco virada para o alvo, a bola irá mover-se para trás na sua linha. A sua configuração produz o voo da bola, não o seu swing.
  6. Passo 6 Utilize um cabide para corrigir um megaslice.
    Utilizar um cabide para corrigir um megaslice. Os golfistas principiantes criam frequentemente um megaslice balofo porque a face do taco está aberta aquando do impacto. Corrija este problema praticando com um cabide no lado da frente do seu punho, de modo a que toque no seu antebraço. Certifique-se de que o cabide permanece em contacto com o seu pulso durante o backswing e durante todo o impacto.
    • Não pode livrar-se de um slice sem trabalhar a face aberta do seu taco. Não importa o quanto trabalhe noutros factores como a trajetória de voo.
    • A compressão do pulso faz com que o cabide se afaste do antebraço e que a face do taco fique virada para a frente no ápice do backswing. É necessário corrigir este problema. Flexione o pulso de forma a que o cabide permaneça a tocar no antebraço durante toda a amplitude de movimento antes do impacto. A face do taco também deve estar virada para o céu e paralela ao seu antebraço no ápice do seu backswing.
    • Vá devagar para se concentrar na sua técnica enquanto pratica este exercício. Ensaie as vezes que precisar no driving range até já não precisar do cabide.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Pratique a sua técnica num driving range. Comece o processo de aprender a bater um power fade indo para o driving range e aquecendo-se com a sua rotina normal. Aprender e dominar uma tacada como esta será um processo longo com uma curva de aprendizagem muito gradual. Deverá ser capaz de conseguir o voo da bola, a forma e a mecânica da pancada apenas com instruções.
  • Certifique-se de que mantém a face do taco aberta aquando do impacto.

Avisos

  • Preparar a tacada é crucial para conseguir o power fade. Não é possível ter um voo de bola adequado sem uma configuração correcta.
  • Tal como acontece com qualquer tacada de golfe, a tentativa e o erro, juntamente com a sensação, serão as principais ferramentas para aprender e manipular a sua nova tacada.
  • Utilize uma técnica adequada para evitar lesões.