Como acertar um saque de chute no tênis

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os saques com efeito topspin, comumente conhecidos como 'chutes', são um saque de tênis popular e eficaz. Um saque de chute bem-sucedido atingirá o lado da quadra do adversário e quicará na altura dos ombros, onde o adversário terá dificuldade para rebatê-lo. Para conseguir esse salto, você precisará sacar com rapidez e em um ângulo acentuado para baixo, certificando-se de bater através da bola para que a rotação superior não a lance contra a rede. Pode parecer complicado, mas com bastante prática, você estará no caminho certo para ter um ótimo saque com chute.

Etapas

Posicionamento do corpo

  1. Etapa 1 Fique em pé com os ombros alinhados com a quadra.1Fique em pé com os ombros alinhados com a quadra. Fique atrás da linha de base (a linha paralela à rede no final da quadra de tênis). Fique de lado para a quadra com os ombros alinhados paralelamente à linha de base. Essa postura é usada em quase todos os saques de tênis, mas é especialmente importante para o saque de chute.
    • Ter o corpo alinhado com a quadra permite que você dê o máximo de giro possível à bola.
  2. Etapa 2 Mantenha seus pés separados por 0,61 m e atrás da linha de base.2Mantenha seus pés separados por 2 pés (0,61 m) e atrás da linha de base. Posicione seu pé traseiro de modo que fique paralelo à linha de base e cerca de 0,76 m (2,5 pés) atrás da linha. Em seguida, posicione o pé dianteiro em um ângulo de 45 graus com os dedos apontando para dentro da quadra.
    • Certifique-se de que seus pés permaneçam atrás da linha de base durante todo o saque de chute. Se você ultrapassar a linha de base, o saque poderá ser desqualificado.
  3. Etapa 3 Segure a raquete...3Segure a raquete com uma empunhadura ocidental para obter o máximo de topspin. Para usar uma empunhadura ocidental, segure a raquete de tênis com a mão dominante de modo que a cabeça fique perpendicular ao chão. Coloque a articulação inferior do polegar contra a borda chanfrada superior esquerda do eixo. Envolva a mão ao redor da haste de modo que o dedo indicador toque a ponta do polegar.
    • Usar a empunhadura ocidental ao bater um saque de chute permite o máximo de giro e potência. A empunhadura ocidental também é frequentemente chamada de empunhadura continental.
    • Em termos não técnicos, topspin significa que a bola está girando para frente na mesma direção em que está viajando. Isso fará com que a bola quique alto quando aterrissar.

Preparando o saque

  1. Etapa 1 Jogue a bola no ar acima de você e incline a cabeça para trás para observar.1Jogue a bola no ar acima de você e incline a cabeça para trás para observar. Use a mão não dominante para lançar a bola de tênis cerca de 1,2 a 1,8 m (4 a 6 pés) no ar, de modo que ela atinja o pico um pouco atrás da sua cabeça. Incline a cabeça para trás e mantenha seus olhos na bola. É importante observar a bola à medida que ela sobe, caso contrário, você errará ao bater nela.
    • Esse posicionamento da bola no ar permitirá que você a alcance para trás e bata para cima na bola, criando assim o máximo de topspin. Se a bola estiver na sua frente ao arremessá-la, você não conseguirá dar muito giro.
  2. Etapa 2 Dobre o cotovelo e incline a raquete para trás de sua cabeça.2Dobre o cotovelo e incline a raquete para trás de sua cabeça. Segure a raquete embaixo com a mão dominante enquanto estiver jogando a bola no ar. Assim que soltar a bola, dobre o cotovelo dominante de modo que o punho fique próximo ao ombro e gire o ombro dominante para trás. Esse enrolamento levantará a raquete e o preparará para bater na bola. Quando estiver com o braço totalmente enrolado, o meio da cabeça da raquete deve estar na altura dos olhos.
    • Enrolar o braço dessa forma lhe dará uma grande potência no saque. Um enrolamento sólido também posicionará sua raquete para dar o máximo de giro à bola.
  3. Etapa 3 Arqueie as costas e dobre os joelhos para manter a bola à vista.3Arque as costas e dobre os joelhos para manter a bola à vista. Ao atingir o pico de seu wind-up, dobre os joelhos e abaixe o tronco de 15 a 20 cm (6 a 8 polegadas). Empurre o peito para fora e arqueie as costas para poder estender a mão atrás de você ao bater na bola.
    • Dobrar os joelhos também permitirá que você incline o tronco para trás para que possa manter os olhos na bola.

Golpeando a bola

  1. Etapa 1 Estenda o braço rapidamente e golpeie a bola no pico de seu arco.1Estenda o braço rapidamente e golpeie a bola no pico de seu arco. Quando você se mover para golpear a bola, estenda o braço e balance a raquete para cima, atrás da cabeça, em direção à bola. Estenda as pernas também, de modo que você salte cerca de 5,1 cm de altura no ar. Quando a raquete estiver na mesma altura da bola, gire o pulso para frente de modo que a cabeça da raquete se conecte com a bola.
    • É importante que você faça tudo isso enquanto a bola de tênis estiver no auge de seu arco. Se você bater quando a bola estiver voltando para baixo, não conseguirá dar muito giro nela.
  2. Etapa 2 Empurre a bola para cima e para frente para dar um topspin agressivo.2 Empurre a bola para cima e para frente para dar um topspin agressivo. Balance a raquete como se fosse bater na bola. Assim que sentir a raquete se conectar com a bola, endireite o cotovelo e 'role' a raquete para frente sobre a bola. Finalize o saque com a raquete no nível do quadril oposto à sua mão de saque.
    • Se você finalizar o saque e a mão que segura a raquete ainda estiver do lado do corpo com o braço dominante, você não bateu na bola e o saque não terá nenhuma potência real.
    • Imagine que a bola tem números nela, como os que estão no mostrador de um relógio. Golpeie a bola com sua raquete na posição 7 horas. Empurre sua raquete para frente e para cima sobre a bola até que ela esteja na posição de 2 horas. Feito corretamente, isso criará um topspin na bola.
  3. Etapa 3 Mire a pelo menos 2,4 m (8 pés) de profundidade em seu oponente's service box.3Mire a pelo menos 2,4 m (8 pés) de profundidade na área de saque de seu oponente. O topspin faz com que a bola fique mais curta na quadra do que um saque plano ou um saque slice, portanto, você terá de compensar mirando mais fundo na quadra. Mantenha sua mira concentrada na área de saque para que a bola não atinja a rede ou caia muito longe no lado da quadra do adversário. O resultado será que a bola cairá perfeitamente: ela atingirá o fundo da área de saque e depois chutará alto.
    • Se você não estiver familiarizado com o jargão do tênis, a área de saque é parte da quadra de tênis no lado do adversário. Ela fica em frente à linha de saque (a linha que divide horizontalmente cada metade da quadra de tênis) e no lado esquerdo da linha de saque central (a linha que divide verticalmente a metade da quadra de tênis em frente à linha de saque). Todos os saques iniciais devem cair na área de saque do adversário.
  4. Etapa 4 Siga trazendo a raquete em direção ao pé oposto.4Prosseguir levando a raquete em direção ao pé oposto. A continuação do saque garantirá que você tenha dado à bola o máximo de giro e potência possível. Se você for destro, siga trazendo a raquete para baixo de modo que ela quase toque os dedos do pé esquerdo. Se estiver sacando com a mão esquerda, a sequência é invertida: depois de bater na bola, abaixe a raquete de modo que ela quase toque os dedos do pé direito.
    • Permaneça próximo à linha de base quando estiver seguindo. Não finalize com o corpo muito para dentro da quadra ou você poderá tropeçar em seus próprios pés.

    Dica: Mirar fundo e tentar bater com força na bola geralmente faz com que os jogadores terminem a jogada vários metros dentro da linha de base. Isso pode ser problemático porque, quando você está nessa posição, o jogador que está devolvendo a bola pode bater mais facilmente em seus pés. Isso pode fazer com que você balance de forma desajeitada e erre a bola ou a devolva de forma fraca.

  5. Etapa 5 Pratique o saque ou em duplas até que você domine o saque de ponta-cabeça.5Pratique o saque ou em duplas até dominar o saque com efeito. A prática levará ao aperfeiçoamento do saque com chute. Pegue um balde de bolas e pratique seu saque com chute 20, 50 ou 100 vezes seguidas. Em seguida, peça a um jogador de tênis mais experiente para observá-lo e lhe dar algumas dicas. Tente ir para as quadras com um amigo e praticar. Ter um receptor que dê feedback construtivo o ajudará a estabelecer rapidamente um saque potente.
    • Você descobrirá que o saque é um recurso maravilhoso para melhorar seu jogo de tênis. É uma ótima maneira de manter os adversários atentos.
  6. Etapa 6 Use um saque de chute...6Use um saque com chute como seu segundo saque em uma partida de simples ou de duplas. Os jogadores de tênis usam o saque com efeito como um segundo saque eficiente e preciso. Eles fazem isso porque um saque com chute força seu oponente a devolver uma bola que tem um tremendo giro e quica mais alto do que a normal, plana ou saque raso. Como segundo saque, é mais provável que o saque por cobertura surpreenda o adversário e evite que você perca um ponto.
    • No tênis, se o primeiro saque for para fora dos limites, você terá uma segunda oportunidade de sacar sem penalidade. Se você errar o segundo saque, perderá um ponto de sua pontuação.
    • Quando você for capaz de fazer um lob no saque direto para a área de saque do adversário, acertando o giro de modo que ele chegue à altura do ombro, você terá dominado o saque direto.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo se faz o kick serve no tênis, passo a passo? Comece praticando seu arremesso. Certifique-se de que o arremesso esteja subindo consistentemente até uma altura confortável, bem acima da cabeça. Em seguida, deixe-o cair um pouco mais baixo do que o saque normal para que você possa bater na bola. Tente acertar a bola no mesmo ponto todas as vezes. Imagine que a bola de tênis é o mostrador de um relógio, com 12:00 na parte superior, 6:00 na parte inferior e 3:00 e 9:00 nas laterais. Em um saque simples tradicional, você bate às 3:00 horas se for destro e às 9:00 horas se for canhoto. Em um saque com chute, você deve bater na bola aos 7:00 e continuar até 1:00. Esse movimento para cima é o que gera o topspin. Tente bater em profundidade de forma consistente. No tênis, a profundidade vence a potência todos os dias. Se você acertar suas tacadas em profundidade de forma consistente, poderá forçar seu oponente a recuar para obter bolas curtas, o que o ajudará a terminar a jogada.
  • PerguntaQuando você deve usar um saque com chute? Experimente um saque com chute como seu segundo saque. Mesmo que você acerte um primeiro saque potente, é natural ficar um pouco nervoso no segundo saque. Se você der uma tacada segura, a bola geralmente entrará, mas, na maioria das vezes, ela será rebatida diretamente para você. Desenvolver um saque com chute permitirá que você projete a bola bem alto na quadra, e é difícil lidar com ela porque ela salta da quadra quando quica.
  • PerguntaComo obter um saque com chute melhor? Tente esta atividade para praticar seu saque com chute: Comece na linha de saque, coloque-se na posição de troféu com uma boa queda da raquete, pratique o arremesso e balance para a bola. É preciso muita prática, mas quando você gerar um topspin na bola, ela se arqueará como um arco-íris e cairá vigorosamente. Em seguida, pratique fazer a mesma coisa, mas, desta vez, procure colocar a bola o mais alto possível sobre a rede e, ao mesmo tempo, aterrissar na área de saque. Quando se sentir confortável com isso, volte à linha de base e pratique em sua posição normal de saque.

Dicas

  • O saque com chute é um dos tipos de saque mais difíceis de aprender, portanto, não fique frustrado ou desista se demorar um pouco para descobrir. No entanto, também é o tipo de saque mais difícil de devolver, portanto, o esforço que você fizer para aprender o saque valerá a pena!