Como acertar uma bola de golfe mais longe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Todo jogador de golfe sonha em bater a bola mais longe no campo para melhorar seu jogo e reduzir o número de tacadas. Se quiser aumentar a distância percorrida pela bola durante o jogo, primeiro você precisa analisar seu swing para determinar se ela está causando algum dos problemas. Depois de aperfeiçoar seu swing, pratique o uso de madeiras e ferros para ver como eles afetam sua forma e distância. Se ainda quiser obter mais potência, você pode se exercitar para desenvolver músculos e resistência para jogar uma ótima partida de golfe!

Passos

Ajuste da postura de seu swing

  1. Etapa 1 Mantenha o taco totalmente estendido à sua frente.1Mantenha o taco totalmente estendido à sua frente. Coloque a cabeça do taco atrás da bola e segure a empunhadura perto da extremidade do eixo. Caminhe para trás, afastando-se da bola, até que seus braços estejam quase retos e a cabeça do taco não se mova. Mantenha os pés ligeiramente mais largos que os quadris para que a bola fique no meio dos pés ou mais perto do pé da frente.
    • Ficar mais longe da bola aumenta a distância percorrida pela cabeça do taco, o que permite que ela ganhe mais velocidade e potência quando você der a tacada.
  2. Etapa 2 Relaxe os ombros antes de iniciar o swing.2Relaxe os ombros antes de iniciar o swing. Ombros tensos limitam a quantidade de força que você pode obter durante o swing, pois restringem a amplitude de movimento. Se você se sentir tenso ao redor dos ombros, deixe os braços pendurados e agite-os levemente para remover a tensão. Mantenha os músculos dos ombros relaxados enquanto estiver preparando o swing para que possa atingir a potência máxima durante o backswing.
    • Às vezes, uma pegada firme no taco pode fazer você tensionar os ombros. Tente soltar o taco e agarrá-lo novamente de forma um pouco mais solta.
  3. Etapa 3 Solte a empunhadura...3Frouxar sua empunhadura no taco para que não fique muito apertado. Uma empunhadura apertada pode deixar seus braços e ombros tensos e restringir sua amplitude de movimento durante o swing. Solte o taco de golfe e reposicione suas mãos nas empunhaduras. Aperte o taco com folga para que ele fique seguro em suas mãos, mas não tão apertado que seus braços fiquem tensos. Pratique um backswing lento para ver se o taco se move ou se desloca.
    • Se as empunhaduras dos tacos estiverem gastas, substitua-as para não ter de segurar o taco com tanta força.
  4. Etapa 4 Gire os quadris para trazer o taco para trás o máximo que puder no backswing.4Gire os quadris para trazer o taco para trás o máximo que puder no backswing. Mantenha os olhos na bola enquanto gira os quadris e os ombros para longe do buraco. Traga o ombro dianteiro diretamente abaixo da cabeça para que o peito e os quadris apontem para longe da direção em que está batendo na bola. Traga o taco de volta para trás da cabeça até o ponto em que você se sinta confortável para obter toda a amplitude de movimento.
    • Mantenha os pés firmemente plantados no chão durante o backswing, pois isso pode afetar sua postura geral.
    • Enquanto estiver praticando, pare no topo do backswing para ver onde a cabeça do taco está posicionada. Certifique-se de que ela esteja quase paralela ao chão.

    Dica: Pratique sua amplitude de movimento ficando de costas para uma parede como se estivesse prestes a bater um taco de golfe. Gire os ombros e os quadris como se estivesse fazendo um backswing e coloque as palmas das mãos na parede o mais longe que puder alcançar confortavelmente. Essa deve ser a distância que você estende os braços para trás quando está balançando um taco para obter o máximo de potência.

  5. Etapa 5 Mude seu peso para o pé dianteiro ao fazer o swing para frente.5Mude seu peso para o pé da frente ao fazer o swing para frente. O peso do seu corpo estará concentrado na perna traseira enquanto estiver no auge do backswing. Assim que começar a levar o taco para frente novamente, transfira o peso para o pé dianteiro girando os quadris em direção ao buraco. Empurre levemente o pé dianteiro para baixo para ajudar a dar mais força.
    • Seu swing para frente deve ser apenas um pouco mais rápido do que o backswing. Não vá muito devagar, senão seus movimentos serão bruscos e a bola não irá para onde você quer.
  6. Etapa 6 Bata na bola com o centro da face do taco para obter o melhor impacto.6Bata na bola com o centro da face do taco para obter o melhor impacto. Quando a bola atinge uma parte diferente da cabeça do taco, ela pode ir em uma direção diferente da que você pretendia e obter apenas uma fração da potência. Mantenha o taco reto enquanto o leva para frente para que ele faça contato com a bola no centro. Continue balançando para frente através da bola para que o taco a leve para frente e obtenha a maior potência.
    • Aprenda a desacelerar um pouco para tentar fazer a bola aterrissar mais no centro da face no momento do impacto.
    • Evite puxar o taco para cima ou inclinar-se para trás ao fazer o swing para frente, pois você pode acidentalmente atingir a bola mais abaixo do que deseja.
    • Pode ser necessário um pouco de prática para acertar a bola de forma consistente no centro do taco. Passe algum tempo em um driving range para praticar o swing com cada taco que tiver.

Como dar tacadas longas

  1. Etapa 1 Use um driver com um loft mais alto para manter a bola no ar por mais tempo.1Use um driver com um loft mais alto para manter a bola no ar por mais tempo. O loft é o ângulo da cabeça do taco e afeta a direção e o tempo em que a bola voa. Procure no eixo ou na cabeça do taco o ângulo do loft e escolha um driver com um loft de 11 ou 12 graus quando estiver começando, para que a bola permaneça no ar por mais tempo após o swing. Experimente alguns lofts diferentes enquanto estiver escolhendo um driver para ver como isso afeta a distância de sua tacada.
    • O loft próximo à parte superior da cabeça do taco pode ser maior do que no centro, o que pode ajudar a aumentar a distância de sua tacada. Por exemplo, um driver com um loft de 11 graus no centro pode estar mais próximo de um ângulo de 15 graus próximo à parte superior.
  2. Etapa 2 Levantar a bola mais alto para obter menos backspin.2Tire a bola mais alto para obter menos backspin. Coloque a cabeça do seu driver no chão para que você possa ver a altura dele em relação ao tee e à bola. Coloque o tee no chão de modo que metade da bola ultrapasse a parte superior da cabeça. Dessa forma, ao fazer o swing, você bate próximo ao centro superior da cabeça e obtém a melhor potência da tacada, evitando o backspin, que pode fazer a bola quicar para trás ao cair.

    Aviso: Você não pode dar a tacada fora da área inicial do tee no início do buraco.

  3. Etapa 3 Mantenha a bola alinhada com o pé dianteiro ao preparar a tacada.3Mantenha a bola alinhada com o pé dianteiro quando estiver preparando a tacada. Mantenha o taco totalmente estendido à sua frente enquanto estiver alinhando a tacada e certifique-se de que seus ombros apontem para a direção em que você quer que a bola vá. Posicione o pé dianteiro em um ângulo de aproximadamente 40 graus em relação ao buraco e fique de pé de modo que a bola fique alinhada com os dedos dos pés.
    • Manter o pé ligeiramente inclinado em direção ao buraco o ajudará a girar mais os quadris para obter mais força e distância do swing.
  4. Etapa 4 Evite apressar o swing para a frente para obter melhor controle sobre o taco.4Evite apressar o swing para frente para ter mais controle sobre o taco. Mantenha os olhos na bola durante todo o swing para não perdê-la. Comece o backswing normalmente, de modo que o taco fique atrás da cabeça e paralelo ao chão. Ao iniciar o swing para frente, abaixe o taco de modo que seus braços fiquem retos e mantenha uma velocidade confortável e constante. Siga completamente com o seu swing para obter o máximo de loft e contato com a bola.
    • Apressar o swing pode afetar sua postura e fazer com que você acerte a bola com a parte errada da cabeça do taco.

Aumento da distância em tacadas de ferro

  1. Etapa 1 Posicione a bola dentro do pé dianteiro enquanto você're swinging.1Posicione a bola dentro do pé dianteiro enquanto estiver balançando. Afaste-se da bola de modo que o taco esteja totalmente estendido à sua frente e seus braços estejam retos. Mantenha os pés separados na largura dos ombros e em um ângulo de 90 graus em relação ao buraco. Posicione-se atrás da bola de modo que ela fique centralizada entre seus pés ou que a bola fique ligeiramente para dentro de seu pé dianteiro.
    • Aponte os ombros na direção em que deseja que a bola vá para ajudar a orientar sua trajetória.
  2. Etapa 2: Ajuste a face do taco à bola para fazer contato total com ela.2Ajuste a face do taco à bola para fazer contato total com a bola. Os ferros têm mais loft do que os drivers, mas tendem a obter mais altura vertical do que distância. Enquanto estiver segurando o taco atrás da bola, verifique se a parte inferior do taco aponta para a frente para que você não acerte a bola em um ângulo. Segure a haste do taco levemente em direção ao ombro dianteiro para ajudar a diminuir o loft do taco, de modo que a bola viaje mais reta.
    • No início, pode não parecer natural segurar o taco na frente do corpo, mas continue praticando o swing até que se sinta confortável.

    Dica: se você bater na bola enquanto a face do taco estiver em ângulo, a bola pode enganchar ou cortar e não ir tão longe quanto você queria.

  3. Etapa 3 Aponte a face do taco para o céu no ponto mais distante de seu backswing.3Aponte a face do taco para o céu no ponto mais distante de seu backswing. Ao trazer o taco para trás da cabeça durante o backswing, certifique-se de que o taco esteja quase paralelo ao chão para obter a amplitude máxima de movimento. Levante a cabeça e olhe para a cabeça do taco para ter certeza de que a face aponta para o céu. Dessa forma, você pode garantir que o taco voltará reto para baixo e atingirá a bola no centro da face.
    • Verifique a direção da face do taco somente quando estiver praticando suas tacadas pela primeira vez. Caso contrário, você pode perder o ritmo ou errar a bola durante o swing para frente.
  4. Etapa 4 Gire o pulso traseiro para frente assim que fizer contato com a bola.4Dobre o pulso traseiro para frente assim que fizer contato com a bola. Mantenha os braços retos e os pulsos travados durante o swing para frente para que o taco desça em toda a sua amplitude de movimento. Assim que acertar a bola, leve o pulso de trás para a frente para ajudar a 'tirar' a bola do chão e obter mais potência na tacada. Siga seu swing completamente para garantir que a tacada vá o mais longe possível.
    • Não 'quebre' o pulso muito cedo, caso contrário, você poderá não acertar a bola ou ela não irá tão longe quanto você deseja.

Exercícios para aumentar a potência

  1. Etapa 1 Trabalhe com costeletas de madeira para imitar o movimento do swing do golfe.1Trabalhe as costeletas de madeira para imitar o movimento de uma tacada de golfe. Segure um haltere de 3,6 a 4,5 kg (8 a 10 libras) no centro com as duas mãos e fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Estenda os braços de modo a segurar o peso em um ângulo acima do ombro direito. Mantenha o tronco firme enquanto abaixa o peso ao longo do corpo em direção ao pé esquerdo até ficar em uma posição de agachamento. Levante o peso novamente acima do ombro direito para completar uma repetição.
    • Tente fazer de 2 a 3 séries de 15 a 20 repetições.
    • Aumente o número de repetições quando começar a se sentir confortável com o exercício, em vez de aumentar o peso. Dessa forma, você tonificará mais o core e os oblíquos para poder repetir os movimentos mais rapidamente e com mais força.
  2. Etapa 2 Faça flexões ou...2Do flexões ou abdominais para melhorar seus músculos centrais. Seu núcleo fornece grande parte da força em seu swing de golfe, portanto, é importante exercitá-lo. Pratique de 10 a 15 flexões de cada vez para ativar o core, as costas e os braços para um bom treino geral. Se quiser se concentrar apenas nos músculos do core, tente fazer séries de 15 a 20 abdominais. À medida que você se sentir mais confortável, aumente a velocidade e o número de repetições para continuar aumentando a força.
    • Se quiser fazer um exercício mais difícil, fique em uma posição sentada e levante os ombros do chão para ativar o core. Chute as pernas como se estivesse andando de bicicletae gire a parte superior do corpo para tocar o joelho com o cotovelo oposto.
  3. Etapa 3 Tente fazer agachamentos para...3Tentar agachamentos para desenvolver os músculos de suas pernas. Fique em pé com as pernas afastadas na largura dos ombros e com as costas retas. Dobre as pernas e abaixe o corpo até que os joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus, certificando-se de que os pés estejam apoiados no chão. Mantenha a posição por uma contagem antes de se elevar à posição inicial. Continue fazendo agachamentos até completar 2 a 3 séries de 15 a 20 repetições.
    • Depois de se sentir confortável fazendo agachamentos com o peso do corpo, comece a incorporar halteres para ajudar a desenvolver mais músculos.
    • A maior parte de sua força durante a tacada de golfe vem da parte inferior do corpo.
  4. Etapa 4 Pratique exercícios cardiovasculares para aumentar sua resistência durante o jogo.4Pratique exercícios cardiovasculares para aumentar sua resistência durante o jogo. Seu swing pode piorar quanto maior for o tempo que você passar jogando sua rodada. Se perceber que seu swing piora com o tempo, trabalhe para aumentar sua resistência fazendo uma corrida, andando de bicicleta ou correndo em uma esteira. Continue seus exercícios cardiovasculares pelo menos 2 a 3 vezes por semana, por pelo menos 30 minutos de cada vez.
    • Faça o treinamento cardiovascular por um período maior de tempo em vez de aumentar a velocidade quando se sentir confortável. Dessa forma, você se sentirá confortável durante todo o jogo de golfe.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Pratique suas tacadas em um driving range para que possa bater muitas bolas e aperfeiçoar suas tacadas.
  • Verifique os driving ranges locais ou lojas de esportes para ver se eles têm um monitor de lançamento onde você pode ter seu swing analisado para ver como pode melhorar sua postura e suas tacadas.