Como acertar um saque plano no tênis

Autor do artigo:Gabriel Silva

No tênis, o saque é a sua arma definitiva. Você tem controle absoluto quando começa o ponto e, com um saque excelente, também pode terminar o ponto. O saque mais rápido, e possivelmente o mais intimidador, é o saque simples. No entanto, o saque raso deve ser preciso e perfeitamente executado para ser eficaz, por isso é importante praticá-lo exaustivamente antes de se enfrentar.

Etapas

Preparando-se para sacar

  1. Etapa 1 Segure sua raquete.
    Segure sua raquete. Crie um V com o polegar e o indicador. Coloque sua mão na raquete de modo que esse V fique às 11 horas, ou uma hora para jogadores canhotos. Para simplificar, pense em segurar a raquete como se fosse um martelo. Isso é chamado de empunhadura continental, que é a empunhadura que você deseja utilizar para um saque simples. Pratique manter essa empunhadura enquanto mantém a mão solta e relaxada.
    • Na empunhadura continental, a raquete está em um ângulo neutro em relação ao chão. Em outras palavras, ela está perpendicular ao chão quando você segura o braço à sua frente.
    • A empunhadura continental é valiosa por sua versatilidade. Você pode usá-la também para outros tipos de saques e voleios.
  2. Etapa 2 Fique de lado com os pés afastados na largura dos quadris.
    Fique de lado com os pés afastados na largura dos quadris. Em uma partida, você estará de pé na linha de base, a linha mais distante da rede. Os jogadores destros devem manter o pé direito para trás, paralelo à linha de base. O pé esquerdo deve estar para frente, próximo à linha de base e apontando para a trave direita da rede. Os canhotos ficarão nessa postura, simplesmente invertida. Quando estiver com os pés na posição correta, salte algumas vezes. Fique solto e confortável nessa posição.
    • A postura para o saque simples é igual à postura para todos os outros saques - você não pode deixar óbvio para qual saque está se preparando, ou seu oponente saberia exatamente o que estava vindo em sua direção!
  3. Etapa 3 Visualize seu saque simples.
    Visualize seu saque simples. Ao imaginar um saque forte e bem-sucedido, você pode ajudar a diminuir a ansiedade. Ao diminuir a ansiedade, você também diminui a probabilidade de cometer erros pequenos e nervosos. Respire fundo e com calma. Não visualize apenas a imagem do saque - imagine a força do saque e o som da bola batendo na raquete. Repasse o saque em sua cabeça várias vezes. Essa visualização é uma ferramenta útil para aumentar sua confiança e se preparar para um ótimo saque.

Arremessando a bola

  1. Etapa 1: Segure a bola com a ponta dos dedos.
    Segure a bola com a ponta dos dedos. Segurando-a dessa forma, você poderá controlar o arremesso com mais precisão. Quando estiver se preparando para um saque simples, você quer arremessar a bola em uma trajetória simples e reta, sem nenhum giro. Isso é mais facilmente obtido quando a bola é lançada com as pontas dos dedos, em vez da palma da mão.
  2. Etapa 2 Jogue a bola no ar.
    Jogue a bola para o alto. Isso deve ser feito levantando o braço reto e soltando a bola da ponta dos dedos quando estiver na altura da cabeça. Como a bola cairá quando você levantar a raquete para golpeá-la, jogue a bola alguns metros mais alto do que o local onde pretende fazer contato com ela. Ela deve ser arremessada ligeiramente à frente de seu corpo.
  3. Etapa 3 Mantenha seus olhos na bola.
    Mantenha seus olhos na bola. Uma maneira fácil de fazer isso é manter o braço de arremesso levantado durante o saque. Se você permitir que seu braço caia, é fácil deixar sua cabeça cair também. Mantenha-se relaxado e concentre-se no saque, em vez de olhar para o adversário ou para a rede. É imperativo acompanhar a bola com os olhos o tempo todo!
    • Esse é um erro que é cometido com mais frequência quando o jogador está tenso e nervoso. À medida que você praticar seu saque simples e ganhar confiança, será mais fácil manter os olhos na bola o tempo todo.

Golpeando a bola

  1. Etapa 1 Transfira seu peso para o pé de trás.
    Transfira seu peso para o pé de trás. Isso deve ser feito quando a bola atingir a parte mais alta do arremesso. Ao transferir seu peso para o pé de trás, levante a bola do pé da frente. Nessa postura, seu corpo está pronto para se lançar do chão em direção à bola. Isso ajuda a dar força ao saque.
  2. Etapa 2 Gire o braço da raquete para cima e sobre seu ombro oposto.
    Balance o braço da raquete para cima e sobre o ombro oposto. O braço da raquete deve começar em uma posição dobrada atrás de você enquanto se prepara para sacar. A raquete deve estar reta para cima, um pouco mais alta do que sua cabeça. Quando a bola arremessada começar a cair, balance a raquete em um movimento de chicote. Seu braço deve estar completamente estendido quando entrar em contato com a bola. Concentre-se em acertar a bola diretamente por trás. O objetivo não é criar nenhum tipo de giro - simplesmente tente acertar a parte de trás da bola em cheio, fazendo apenas um breve contato com a bola.
  3. Etapa 3 Abaixe a raquete ao longo do corpo.
    Abaixe a raquete ao longo do corpo. A sequência de um saque simples é extremamente importante. Certifique-se de que, depois de bater na bola, você continue a balançar até que a raquete esteja no quadril oposto. Se você pisar no freio muito cedo, o saque não terá toda a sua força.
  4. Etapa 4 Prepare-se para seu oponente's return.
    Prepare-se para o retorno de seu oponente. Transfira seu peso de modo que ele seja distribuído uniformemente sobre os dois pés. Mantenha os joelhos dobrados e a distância entre os ombros para que você esteja pronto para se movimentar. Traga a raquete para o centro do corpo e segure-a com as duas mãos, permitindo mudanças rápidas de empunhadura e rotações. Mantendo-se leve sobre os pés, você estará pronto para chegar a qualquer lugar para o retorno do adversário.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Peter Fryer

    Instrutor de tênis
    Peter Fryer é um escritor e treinador de tênis que mora em Derry, Irlanda do Norte. Ele concluiu sua qualificação de professor de tênis profissional logo após terminar a universidade e ensina tênis há mais de 13 anos. Peter começou o Love Tennis Blog em 2010 e contribui para a BBC e para os meios de comunicação nacionais.
    Peter Fryer Instrutor de tênis

    Evite entrar em um ritmo. Peter Fryer, um profissional de tênis, diz: 'A maioria dos jogadores de tênis adora ritmo, que você pode usar a seu favor. Tente variar suas tacadas e não dê ao seu oponente a mesma tacada duas vezes.'

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quando eu faço o saque, dobro meu braço ou o mantenho reto?
    Seu braço se dobra durante o saque, mas fica bem reto no acompanhamento.

Vídeo

Dicas