Como rebater uma bola de beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Acertar uma bola de beisebol é uma das tarefas mais desafiadoras nos esportes, mesmo quando ela é lançada da mesma maneira várias vezes por uma máquina de rebater. Ainda mais desafiador é quando você tem de enfrentar um arremessador ao vivo que pode lançar uma bola curva, uma bola rápida ou algo completamente diferente. No entanto, ao praticar alguns conceitos-chave sempre que estiver no bastão, você poderá aumentar drasticamente suas chances de se conectar com a bola e dar uma rebatida poderosa. No entanto, conhecer esses conceitos não é suficiente. Você precisa praticar até que eles se tornem arraigados.

O que você deve saber

  • Mantenha contato visual com a bola desde o momento em que ela sai da mão do arremessador até o momento da rebatida.
  • Quando for bater, levante o calcanhar traseiro, fique na ponta dos pés e transfira o peso para a perna dianteira.
  • Use todo o seu corpo para bater. Balance os quadris e siga com os braços.
  • Mantenha o taco paralelo ao chão ao bater na bola.

Etapas

Colocando-se em posição

  1. Etapa 1 Fique em pé no batedor's box.1Fique na caixa do rebatedor. Se você for destro, fique na caixa do lado esquerdo do home plate quando estiver de frente para o arremessador, de modo que fique no lado da terceira base do home plate. Se você for canhoto, opte pela direita, no lado da primeira base. Fique de frente para o home plate. Toque o lado mais distante do home plate com a ponta do taco. Recue até que seu braço esteja totalmente estendido.
    • Sinta-se à vontade para experimentar ficar de pé em cada lado da caixa. Alguns rebatedores destros preferem ficar do lado direito da base, e vice-versa para os rebatedores canhotos.
    • Não fique muito perto ou muito longe da base. Ficar muito longe tornará muito mais difícil acertar arremessos externos. A aglomeração da base fará o mesmo com os arremessos internos.
    • Se você for um iniciante, comece ficando diretamente em frente à base. Depois de praticar bastante nessa posição, experimente mover-se para a frente da caixa ou mais para trás, o que pode facilitar a rebatida de determinados arremessos. Rebater da parte de trás da caixa, por exemplo, lhe dará mais tempo para rebater uma bola rápida.
  2. 2Determine qual de seus olhos é dominante. Coloque qualquer objeto (um tee de rebatidas, um colega, etc.) a cerca de 6 metros de distância de você. Estique seu braço à sua frente. Com os dois olhos abertos, levante o polegar em um movimento de polegar para cima, de modo que ele bloqueie a visão do objeto. Feche um olho. Se sua visão continuar a mesma, abra esse olho e feche o outro. O olho que de repente conseguir ver o objeto é o seu olho dominante.
    • Pessoas destras geralmente têm o olho direito dominante. As pessoas canhotas geralmente têm o olho esquerdo dominante.
    • Determinar qual olho é dominante o ajudará a escolher a melhor postura a ser adotada na base.
  3. Etapa 3 Escolha sua postura.3Escolha sua postura. Escolha entre as posturas neutra, aberta e fechada. Baseie sua decisão, em parte, em qual delas for mais fácil manter seu olho dominante na bola. Considere também como o posicionamento de seus pés em cada posição afeta seu swing. Além disso, pode ser necessário ajustar sua postura com base no fato de o arremessador estar lançando rápido ou devagar. Independentemente de qual você escolher, dobre um pouco os joelhos. Aponte os dedos dos pés na direção da base com os pés afastados na largura dos ombros ou alguns centímetros mais largos.
    • Postura neutra (também chamada de 'postura uniforme'): Os dois pés são colocados a uma distância igual da base. Essa é a postura mais popular, pois permite que você vire a cabeça sobre o ombro sem esforço, de modo que possa ficar de frente para o arremessador e manter os dois olhos na bola.
    • Postura aberta: O pé mais próximo do arremessador é movido ligeiramente para trás para que a frente do corpo fique um pouco mais 'aberta' para o arremessador. Essa é a postura menos popular porque o tira da posição de rebatida, criando assim passos extras para voltar à posição durante o arremesso.
    • Postura fechada: O pé mais próximo do arremessador é colocado um pouco à frente. Essa postura permite que você cubra mais a base com o taco. Entretanto, virar a cabeça para manter os dois olhos no arremessador pode ser mais trabalhoso.
    • Se apontar o pé dianteiro em direção ao home plate for desconfortável, tente ajustá-lo de modo que os dedos apontem 45 graus a mais em direção ao arremessador.
  4. Etapa 4 Segure o taco corretamente.4Segure o taco corretamente. Coloque a empunhadura no meio dos dedos e não nas palmas das mãos. Se você for destro, segure o taco com os dedos esquerdos uma ou duas polegadas acima da parte inferior. Em seguida, coloque os dedos direitos acima dos esquerdos. Estenda os braços à sua frente como se tivesse acabado de dar uma tacada. Certifique-se de que a palma da mão esquerda esteja voltada para baixo e a palma da mão direita esteja voltada para cima. Se você for canhoto, faça o inverso.
    • Mantenha uma pegada segura no taco, mas também solta o suficiente para que seus músculos fiquem relaxados.
    • Ajuste a empunhadura de modo que os segundos nós dos dedos de ambas as mãos formem uma linha perfeita.
  5. 5Levante o taco. Mantenha os ombros em uma linha reta apontada para o arremessador. Dobre os dois cotovelos. Levante o cotovelo traseiro para cima e para trás até que ele esteja no nível do ombro traseiro e apontando diretamente para trás. Mantenha os dois cotovelos a uma distância de aproximadamente 15 a 20 cm de você. Coloque o taco em um ângulo de 45 graus sobre o ombro traseiro.
    • Apoiar o taco no ombro ou segurá-lo horizontalmente enfraquecerá seu swing.
    • Segurar o taco verticalmente pode criar um swing mais poderoso, mas pode ser desconfortável para iniciantes.
    • Certifique-se de que está usando o tamanho certo de taco. Se estiver usando um taco muito pesado, você não conseguirá balançar através da zona.

Balançando

  1. Etapa 1 Observe a bola.1Observe a bola. Vire a cabeça em direção ao arremessador por cima do ombro dianteiro. Mantenha a cabeça parada e reta, sem incliná-la para um lado. Concentre-se com os dois olhos na bola desde o momento em que ela sai da mão do arremessador até o instante em que você faz contato com o taco.
    • Pratique como balançar um taco de beisebol o máximo que puder antes de ir para o bastão em um jogo. Treine até que a tacada seja natural, sem que você precise pensar em cada pequeno passo. Dessa forma, você estará mais bem equipado para se concentrar na bola com toda a sua atenção, em vez de ter que planejar o que fazer em seguida.
  2. 2Carga e passada. Imagine que você é o martelo de uma pistola apontada para o arremessador. Agora imagine que está sendo armado para disparar quando a bola se aproxima. Mova o peso de seu corpo para a perna traseira até que o joelho traseiro e o ombro estejam alinhados (essa é a 'carga'). Agora, levante o pé dianteiro e dê um passo curto em direção ao lançador (essa é a 'passada').
    • Mantenha a passada curta para que o peso do seu corpo possa se deslocar mais facilmente da perna traseira para a perna dianteira quando começar a bater.
  3. 3Mantenha a perna dianteira estável. Coloque o pé dianteiro no lugar e mantenha-o lá durante o swing. Dobre um pouco o joelho se mantê-lo reto for desconfortável. Use essa perna para evitar que você se projete para frente com o impulso criado pela tacada.
    • Mover o pé dianteiro durante a tacada fará com que você bata mais devagar.
    • Ter uma perna dianteira instável também dificultará a manutenção da cabeça imóvel.
  4. 4Levante o calcanhar traseiro. Ao iniciar o swing, fique na ponta dos pés. Permita que o peso do seu corpo se desloque para a perna dianteira, na direção da bola, para adicionar mais força ao seu swing. Certifique-se de que todo o impulso de sua tacada seja direcionado diretamente para a bola.
    • A posição de seus pés deve formar um triângulo, com sua cabeça como ponto. Os lados entre sua cabeça e cada pé devem ser relativamente iguais. Isso lhe dá um equilíbrio quase perfeito.
  5. 5Bata com os quadris. Use todo o seu corpo para balançar o taco, não apenas os braços. Ao iniciar a tacada, comece com o quadril traseiro e depois siga com os braços e as mãos. Mantenha os cotovelos flexionados e dobrados o mais próximo possível das laterais do corpo.
    • Gire os dedos dos pés para trás ao balançar, de modo que eles acabem apontando para o arremessador.
    • Quanto mais próximo do corpo você mantiver o taco, maior será a potência do seu swing.
  6. 6Bata na bola. Ao baixar o taco da posição inicial, procure mantê-lo paralelo ao chão. Ao mesmo tempo, coloque-o no mesmo nível do plano de trajetória da bola. Cronometre seus movimentos de modo a acertar a bola no momento exato em que o quadril traseiro e o ombro tenham balançado para a frente a ponto de seu tronco estar agora de frente para o arremessador.
    • Procure acertar a bola com o 'ponto ideal' do taco, a cerca de cinco a sete polegadas da parte superior do taco.
    • Manter o taco paralelo ao chão e nivelado com a bola garantirá que você ainda acerte a bola, mesmo que a perca no ponto ideal do taco.
  7. Etapa 7: Balance a bola.7Bata na bola. Procure acertar a bola quando seu swing estiver mais potente. Garanta isso balançando 'através da bola' (também chamado de 'seguindo através'). Em vez de balançar o taco apenas o suficiente para fazer contato com a bola, espere até realmente atingi-la antes de parar de adicionar força ao seu swing. Em seguida, deixe o taco desacelerar à medida que ele cruza a frente do seu peito.
    • Seu swing deve começar com o queixo voltado para o ombro da frente. Sem mover a cabeça, o queixo deve ficar voltado para o ombro de trás no final da tacada, à medida que você avança.
    • Pense em um velocista cruzando a linha de chegada. Ele não diminui a velocidade e para em um ponto morto bem na linha de chegada. Eles correm a toda velocidade e passam direto por ela. Só então diminuem a velocidade pouco a pouco até que finalmente param bem depois da linha de chegada.

Praticando

  1. 1Foque primeiro no equilíbrio. Comece aprendendo a se mover com fluidez de um movimento para outro, mantendo-se equilibrado durante todo o tempo. Preocupe-se em acertar uma bola de verdade depois. Por enquanto, siga um exercício de quatro contagens para aprender a se movimentar de forma eficaz em sua postura, carga, passada e swing. Comece com uma contagem lenta para identificar melhor os erros. À medida que você dominar cada etapa, acelere a contagem para que ela se torne mais natural e fluida.
    • Primeiro, adote sua postura.
    • Na contagem de 'um', carregue a carga.
    • No 'dois', dê um passo à frente.
    • No 'três', concentre seus olhos na bola imaginária.
    • No 'quatro', balance.
  2. 2Engrosse os quadris. Lembre-se de que o balanço deve ser conduzido pelo quadril traseiro, não pelos braços ou mãos. Segure o taco incorretamente durante alguns dos exercícios de contagem de quatro para forçar toda a sua concentração nos quadris. Em vez de usar as duas mãos para segurá-lo pela empunhadura, segure a parte inferior do taco com uma mão e a parte superior com a outra.
    • Em vez de levar o taco desajeitadamente até o nível do ombro, leve-o para trás do quadril traseiro durante a postura, a carga e a passada.
  3. Etapa 3 Use uma camiseta de rebatidas.3Use um tee de rebatidas. Antes de aceitar arremessos, treine com um taco fixo. Aprenda a rebater uma bola com potência máxima antes de se preocupar com a conexão com uma bola em movimento. Use esse tempo para aperfeiçoar seus movimentos, bem como para seguir adiante.
    • Coloque o tee em diferentes pontos da base para se acostumar a acertar diferentes arremessos.
  4. 4Treine com bolas mais leves. Quando estiver confiante em sua forma, comece a bater em bolas vivas. Mas, em vez de passar diretamente para as bolas de beisebol, comece com uma bola menos pesada. Experimente bolas de tênis, bolas de whiffle ou bolas de beisebol para praticar, pois elas viajam em velocidades mais lentas devido à sua leveza. Treine seus olhos para seguir essas bolas mais lentas, que são mais fáceis de rastrear.
    • A partir daí, avance para bolas de beisebol reais, lançadas por um arremessador ao vivo ou por uma máquina de arremesso.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaDevo abaixar meu cotovelo? Faça o que for mais confortável ao assumir sua postura. Se você abaixar o cotovelo enquanto aguarda um arremesso, você o levantará automaticamente ao iniciar o swing.
  • PerguntaSe o taco for arremessado, isso sempre resultará em uma eliminação? Não, mas o árbitro pode decidir que o taco foi arremessado longe demais e chamar o rebatedor para fora (ou simplesmente dar uma advertência ao jogador).
  • PerguntaDevo abaixar meu ombro traseiro ao bater? Não, porque se você abaixar o ombro traseiro, a rebatida provavelmente resultará em um pop up ou em uma fly ball.

Vídeo

Dicas

Advertências

  • Sempre use equipamento de proteção (especialmente um capacete).