Como bater um backhand

Autor do artigo:Gabriel Silva

Está a ter dificuldades em bater um backhand? O backhand é uma pancada do seu lado não dominante e pode ser muito intimidante para quem está a trabalhar no seu jogo de ténis. Usando a técnica adequada, você pode estar no caminho certo para aperfeiçoar seu backhand!

Passos

Bater um Backhand de Duas Mãos

  1. Passo 1 Trabalhe no seu backhand de duas mãos se se sentir mais confortável.
    Trabalhe no seu backhand de duas mãos se ele se sentir mais confortável. A maioria dos jogadores escolhe usar um backhand de uma mão ou de duas mãos muito cedo no seu treino. Alguns acham que usar as duas mãos no seu backhand leva a um remate mais preciso e poderoso.
  2. Passo 2 Começar a partir da posição de preparação.
    Partir da posição de preparação. Comece a partir da posição de preparação com os pés a apontar para a rede e os joelhos dobrados. Deve segurar a raquete com ambas as mãos à altura da anca enquanto está virado para a rede.
  3. Passo 3 Dê um passo dividido.
    Faça um split step. Faça um split step a partir da posição de prontidão para o ajudar a colocar-se em posição para o backhand de duas mãos. O split step é um pequeno salto a cerca de 2,5 cm do campo de ténis para carregar as pernas. O seu peso deve estar uniformemente distribuído por ambas as pernas e estas devem parecer molas para que possa dar um impulso explosivo em qualquer direção que necessite.
    • O seu split step deve ocorrer imediatamente antes de o adversário entrar em contacto com a bola. Isto permite-lhe estar pronto para perseguir a bola assim que souber onde ela vai bater.
  4. Passo 4 Faça o pivot e a rotação do ombro.
    Faça o seu pivot e vire o ombro. Este é o primeiro passo do backhand de duas mãos e é essencial para aperfeiçoar a sua pancada. A partir do passo dividido, dê um passo à frente com o pé direito, girando sobre o pé esquerdo e colocando todo o seu peso no esquerdo. Ao dar um passo em frente, o corpo e os ombros começam a rodar para o lado.
    • Todo o seu peso deve agora estar no pé de trás. Isto ajudará a gerar força e ritmo quando der o tiro.
    • Ao rodar o corpo para o lado, pode mover-se na direção lateral e ascendente com as pernas enquanto efectua o remate.
    • Os seus braços não devem estar virados para trás durante este passo. Devem ficar diretamente à frente do peito. É muito importante que os seus braços não sejam utilizados durante este passo.
  5. Passo 5 Ajustar a pega correcta.
    Ajuste a pega correcta. A pega de backhand com duas mãos utiliza uma pega Continental para a sua mão dominante (direita para destros) e uma pega de forehand Semi-Ocidental com a sua mão não dominante (esquerda para canhotos). A mão não dominante estará mesmo por cima da mão dominante. Idealmente, isto deve acontecer ao mesmo tempo que faz o pivot e roda os ombros.
    • Para conseguir o movimento Continental Utilize a sua mão esquerda para segurar a raquete à sua frente. Aponte o punho para a direita e oriente a área das cordas perpendicularmente ao chão, virada para si. Segure a sua mão direita como se estivesse a apertar a mão da raquete. Coloque o nó da base do seu dedo indicador no lado pequeno e inclinado do punho, à direita do lado plano superior, e feche a sua mão à volta dele. O lado inclinado deve atravessar a palma da mão na diagonal e apontar para o calcanhar da palma da mão abaixo do dedo mindinho.
    • Para obter a pega semi-ocidental do forehand, deve colocar a junta inferior da sua mão não dominante na faceta inclinada inferior esquerda da pega e fechar a mão à volta da pega. A mesma face inclinada deve apontar diagonalmente através da palma da mão para apontar para o calcanhar da palma da mão por baixo do dedo mindinho.
  6. Passo 6 Complete o seu back-swing.
    Complete o seu back-swing. O pivô e a rotação do ombro começam a levar a raquete para trás, mas deve continuar a rodar os ombros e a mover os braços até a raquete de ténis estar totalmente para trás e os ombros totalmente para o lado.
    • Nesta altura, deve estar a olhar para a bola por cima dos ombros.
  7. Passo 7 Largue a raquete enquanto empurra com o pé de trás e rode o tronco em direção à rede.
    Largue a raquete ao empurrar com o pé de trás e rode a parte superior do corpo em direção à rede. Estas três coisas devem ocorrer todas ao mesmo tempo. Deixe a raquete cair enquanto empurra com o pé de trás, levantando o calcanhar do chão. Ao mesmo tempo, a parte superior do corpo deve rodar em direção à rede; levantar o calcanhar ajuda-o a rodar a parte superior do corpo.
    • Este passo é a transição da preparação para o swing.
    • Tem a opção de dar um pequeno passo em frente com o pé da frente ao mesmo tempo, mas isso é opcional. Para os principiantes, é uma boa ideia dar este pequeno passo em frente ao mesmo tempo.
    • Certifique-se de que os seus olhos permanecem na bola para que possa antecipar a localização e a altura da bola.
  8. Passo 8 Balance a raquete para a frente até ao contacto.
    Balance a raquete para a frente até ao contacto. Balance o seu braço e a raquete para o ponto de contacto com a bola de ténis. A raquete seguirá uma trajetória em forma de C à medida que se desloca em direção ao ponto de contacto. O contacto deve ser feito à frente do seu corpo.
    • A parte superior do corpo roda para trás em direção à rede enquanto faz o swing.
  9. Etapa 9: Estabelecer contacto com a bola.
    Estabeleça contacto com a bola. Os seus olhos devem estar totalmente focados na bola enquanto faz o contacto. Certifique-se de que o contacto é feito à frente do seu corpo e à altura da cintura para maximizar a potência e o topspin. As suas cordas devem estar planas na parte de trás da bola e, portanto, diretamente viradas para a rede.
  10. Passo 10 Siga a sua pancada.
    Siga a sua pancada. Após o ponto de contacto, deve estender a raquete na direção em que está a bater e depois rodar a parte superior do corpo. Continue a rodar os ombros durante toda a tacada, até dobrar os cotovelos e colocar a raquete por cima do ombro.
    • O objetivo é que o movimento seguinte seja fácil, para que a desaceleração da raquete seja suave.
    • Os seus ombros devem estar virados para a rede no final do movimento.
    • Sua raquete deve terminar sobre seu ombro direito quando você terminar de seguir.

Bater um Backhand com Uma Mão

  1. Passo 1 Trabalhe o seu backhand de uma mão se se sentir mais confortável.
    Trabalhe no seu backhand de uma mão se se sentir mais confortável. O backhand com uma mão é uma pancada bonita mas tornou-se menos popular nos últimos anos. No entanto, continua a ser utilizado por muitos jogadores, como Roger Federer, como uma arma poderosa nos jogos.
  2. Passo 2 Partir da posição de preparação.
    Partir da posição de preparação. Comece a partir da posição de preparação com os pés a apontar para a rede e os joelhos dobrados. Deve segurar a raquete com ambas as mãos à altura da anca enquanto está virado para a rede.
  3. Passo 3 Aperfeiçoe o seu pivot e a rotação do ombro.
    Aperfeiçoe o seu pivot e a rotação do ombro. Este é o primeiro passo do backhand com uma mão e é essencial para aperfeiçoar a sua pancada. Parta da posição de preparação e dê um passo em frente com o pé direito, rodando sobre o pé esquerdo. Ao dar um passo em frente, vire o corpo e os ombros para o lado, de modo a ficarem perpendiculares à rede.
    • Todo o seu peso deve estar agora no pé de trás. Isto ajudará a gerar força e ritmo quando rematar.
    • Ao rodar o corpo para o lado, pode mover-se na direção lateral e ascendente com as pernas enquanto efectua o remate.
  4. Passo 4 Ajuste a pega correcta.
    Ajustar a pega correcta. Escolha a sua pega com base na execução que pretende alcançar. O backhand com uma só mão utiliza normalmente uma pega de backhand oriental para criar topspin na bola. Relaxe a sua mão dominante e utilize a sua mão que não bate para rodar a raquete para a pega apropriada. Agarre a raquete com a sua mão dominante mais uma vez. Idealmente, isto deve acontecer ao mesmo tempo que gira e roda os ombros.
    • Para conseguir o backhand oriental utilize a sua mão esquerda para segurar a raquete à sua frente. Aponte o punho para a direita e oriente a área das cordas perpendicularmente ao chão, virada para si. Segure a sua mão direita diretamente acima do punho. Traga-a diretamente para baixo de modo a que o nó do indicador da base assente completamente na faceta superior do punho e feche a mão à volta do mesmo.
    • Um grip alternativo inclui o grip Extreme Eastern ou Semi-Western Backhand. Esta pega é para ser usada por jogadores mais fortes e avançados e é boa para bater bolas altas, mas não é boa para bater bolas baixas.
    • Outro grip alternativo é o Continental, que segura a raquete num ângulo de 45 graus e é bom para bater slices.
    • A pega semi-ocidental do backhand é uma pega rara do backhand que é boa para bater topspin pesado mas má para bater flat shots e slices.
  5. Passo 5 Complete o seu back-swing.
    Complete o seu back-swing. O pivô e a rotação do ombro começam a levar a raquete para trás, mas deve continuar a rodar os ombros e a mover os braços até a raquete de ténis estar totalmente para trás e os ombros totalmente para o lado.
  6. Passo 6 Deixe cair a raquete e endireite o braço de batida enquanto dá um passo com o pé da frente.
    Deixe cair a raquete e endireite o braço que bate enquanto pisa com o pé da frente. Deixe a raquete cair enquanto endireita o braço de batida. Ao mesmo tempo, avance para a tacada com o pé da frente. A queda da raquete cria o topspin na bola de ténis e é muito importante para o seu backhand com uma mão.
    • Este passo é a transição da preparação para o swing.
    • Mantenha a sua mão que não bate na raquete enquanto completa este passo.
    • Certifique-se de que os seus olhos permanecem na bola para que possa antecipar a localização e a altura da bola.
  7. Passo 7 Balançar a raquete para a frente até ao contacto.
    Balance a raquete para a frente até ao contacto. Largue a raquete com a mão que não bate depois de a raquete estar no chão e o braço que bate estar completamente direito. Balance o seu braço e a raquete para o ponto de contacto com a bola de ténis. O contacto deve ser feito à frente do seu corpo.
    • Certifique-se de que o seu braço e a raquete balançam a partir do ombro como uma unidade. Desta forma, a posição do seu braço em relação à raquete não muda à medida que balança.
    • A raquete deve estar tão baixa quanto o seu joelho antes de fazer contacto com a bola de ténis. Isto produzirá o topspin que pretende no seu backhand.
    • A parte superior do corpo roda ligeiramente para trás em direção à rede à medida que faz o swing.
  8. Etapa 8: Estabelecer contacto com a bola.
    Faça contacto com a bola. Os seus olhos devem estar totalmente focados na bola enquanto faz o contacto com a mesma. Certifique-se de que o contacto é feito à frente do seu corpo para maximizar a potência e a rotação superior.
  9. Etapa 9: Dar seguimento à pancada.
    Siga a sua pancada. Mantenha a mesma relação entre o seu braço e a raquete de ténis à medida que avança. Continue a levantar o braço e a rodar os ombros durante toda a pancada, mantendo a mesma posição do braço.
    • A relação entre o seu braço e a raquete não deve mudar até que a sua mão esteja ao mesmo nível da sua cabeça.
  10. Passo 10 Permita que o seu braço que não está a bater se endireite para trás à medida que avança.
    Permita que o braço que não bate se estique para trás à medida que avança. O braço que não bate deve estender-se totalmente para trás e atrás de si. Este braço controla a rotação dos ombros e da parte superior do corpo à medida que avança.
    • Deixar o braço que não bate estender-se atrás de si limita a rotação da parte superior do corpo, ajudando-o a recuperar mais rapidamente e a manter-se equilibrado durante a tacada.

Bater um Slice Backhand

  1. Passo 1 Experimente o slice backhand quando a bola estiver demasiado baixa ou alta para o backhand de uma ou duas mãos.
    Experimente o slice backhand quando a bola estiver demasiado baixa ou alta para o backhand de uma ou duas mãos. É muito difícil obter um topspin adequado em pancadas de backhand muito altas ou baixas, pelo que é útil aprender o slice de backhand para estas ocasiões.
  2. Passo 2 Partir da posição de preparação.
    Parta da posição de preparação. Comece a partir da posição de preparação com os pés a apontar para a rede e os joelhos dobrados. Deve segurar a raquete com as duas mãos enquanto está virado para a rede.
  3. Passo 3 Aperfeiçoe o seu pivot e a rotação do ombro.
    Aperfeiçoe o seu pivot e a rotação do ombro. Este é o primeiro passo do backhand com uma mão e é essencial para aperfeiçoar a sua pancada. Comece na posição de preparação e dê um passo em frente com o pé direito, rodando sobre o pé esquerdo. Ao dar um passo em frente, vire o corpo e os ombros para o lado, de modo a ficarem perpendiculares à rede.
    • Todo o seu peso deve estar agora no pé de trás. Isto ajudará a gerar força e ritmo quando rematar.
    • Ao rodar o corpo para o lado, pode mover-se para o lado e para cima com as pernas enquanto dá o tiro.
  4. Passo 4 Ajustar a pega correcta.
    Ajustar a pega correcta. O backhand de uma mão utilizará normalmente uma pega de backhand Continental para cortar a bola. Relaxe a sua mão dominante e utilize a mão que não bate para rodar a raquete para a pega adequada. Agarre a raquete com a sua mão dominante mais uma vez. Idealmente, isto deve acontecer ao mesmo tempo que gira e roda os ombros.
    • Para conseguir a Continental utilize a sua mão esquerda para segurar a raquete à sua frente. Aponte o punho para a direita e oriente a área das cordas perpendicularmente ao chão, virada para si. Segure a sua mão direita como se estivesse a apertar a mão da raquete. Coloque o nó da base do seu dedo indicador no lado pequeno e inclinado do punho, à direita do lado plano superior, e feche a sua mão à volta dele. O lado inclinado deve atravessar a palma da mão na diagonal e apontar para o calcanhar da palma da mão abaixo do dedo mindinho.
  5. Passo 5 Complete o seu back-swing.
    Completar o back-swing. O pivô e o giro do ombro começam a levar a raquete para trás, mas você deve continuar a girar os ombros e mover os braços até que a raquete de tênis esteja totalmente atrás da cabeça e os ombros estejam totalmente de lado. Este back-swing é diferente dos outros backhands porque traz a raquete por cima do ombro de trás, atrás da cabeça, e quer que a raquete e o antebraço formem um L.
    • Este ângulo de 90 graus ou forma de L entre o braço e a raquete é muito importante para bater a bola no ângulo correto para o slice.
  6. Passo 6 Pise com o pé da frente e transfira o seu peso para o pé da frente.
    Pise com o pé da frente e transfira o seu peso para o pé da frente. Este passo é a transição da preparação para o swing. Deve pisar com o pé da frente e transferir o peso do pé de trás para o pé da frente. Mantenha a sua mão que não bate na raquete e o seu braço na mesma posição em L atrás da cabeça enquanto completa este passo.
    • Certifique-se de que os seus olhos permanecem na bola para que possa antecipar a localização e a altura da bola.
  7. Passo 7 Balance a raquete para a frente até ao contacto.
    Balance a raquete para a frente até ao contacto. Balance o seu braço e a raquete para o ponto de contacto com a bola de ténis. O seu braço endireita-se à medida que balança a raquete para baixo sobre a bola de ténis. É necessário balançar para baixo sobre a bola para criar backspin. O contacto deve ser feito à altura da cintura, ligeiramente à frente do corpo.
    • No seu balanço para trás, o seu braço e a raquete formam uma forma de L. Ao balançar para a frente, o seu cotovelo endireitar-se-á completamente até o seu braço formar um V com a raquete.
  8. Etapa 8: Estabelecer contacto com a bola.
    Estabeleça contacto com a bola. Os seus olhos devem estar totalmente focados na bola enquanto faz o contacto. À medida que balança em direção ao contacto, o cotovelo endireita-se da forma de L do braço e da raquete para uma forma de V entre o braço e a raquete. Ao fazer o contacto, as cordas devem estar viradas para a rede ou num ângulo ligeiramente aberto.
    • Certifique-se de que o contacto é feito à altura da cintura, ligeiramente à frente do corpo, para permitir maximizar a potência e o backspin.
    • A combinação do movimento descendente e do ângulo ligeiramente aberto da raquete criará uma rotação para trás na bola.
  9. Passo 9 Siga a sua pancada.
    Siga a sua pancada. Permita que o seu braço e a raquete se estendam na direção em que está a bater após o ponto de contacto. Depois de se estender para a frente, deixe o seu braço subir, permitindo-lhe abrandar e parar. O braço e a raquete devem manter-se na mesma posição enquanto segue.
    • Isto pode parecer estranho porque tem estado a trazer a raquete para baixo para ir ao encontro da bola para a tacada antes de a trazer para cima após o ponto de contacto, mas na verdade irá ocorrer naturalmente para abrandar a raquete.
    • As cordas da raquete devem ficar viradas para o céu quando terminar o seu follow through.
    • Olhe para o seu ponto de contacto durante o contacto e, à medida que completa o seu seguimento, os seus olhos devem permanecer nesse mesmo ponto.
  10. Passo 10 Permita que o seu braço que não bate se estique para trás à medida que avança.
    Deixe o braço que não bate endireitar-se para trás enquanto segue. O braço que não bate deve estender-se totalmente para trás e atrás de si. Este braço controla a rotação dos ombros e da parte superior do corpo à medida que avança. O objetivo é que o corpo se mantenha de lado durante o seguimento.
    • Deixar o braço que não bate estender-se atrás de si limita a rotação da parte superior do corpo, ajudando-o a recuperar mais rapidamente e a manter-se equilibrado durante a tacada.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Não desanime se não o conseguir fazer à primeira e saiba que não precisa de estar no campo para praticar o seu swing de backhand. Basta pegar na raquete, verificar a aderência e trabalhar num movimento fluido e agradável.
  • Estas instruções foram desenvolvidas para um destro, por isso, se for canhoto, deve apenas trocar as mãos e os pés mencionados nas instruções.
  • Agora que sabe como bater um backhand, é importante que pratique o seu backhand sempre que jogar. Lembra-te, a única forma de melhorares é praticando. Saber como é suposto fazer algo e fazê-lo na realidade são duas coisas diferentes. Pratique bastante para aperfeiçoar seu backhand.

Avisos

  • Alongue-se sempre antes de jogar ténis para evitar lesões.
  • Tenha cuidado para não bater na cabeça enquanto faz isso.