Como fazer caminhadas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há poucas coisas mais agradáveis do que fazer uma caminhada ao ar livre. O sol aquecendo seus ombros, a natureza ao seu redor e uma vista incrível diante de você - as trilhas podem ser realmente o paraíso. Entretanto, as caminhadas também podem ser perigosas se não forem feitas corretamente. É extremamente importante se preparar para uma caminhada e saber o que fazer quando sair para a trilha.

Etapas

Preparação para a caminhada

  1. Etapa 1 Compre um guia local.
    Compre um guia local. Os guias de caminhadas são essenciais quando se trata de encontrar a caminhada certa para você. Os guias locais também informam tudo sobre a paisagem natural ao seu redor - desde flores silvestres que você verá durante a caminhada em diferentes estações do ano até os tipos de pássaros que você verá sobrevoando. Você deve conseguir comprar um guia de caminhada local na livraria local, na loja de aventuras ao ar livre ou no centro de visitantes do parque regional. Você também pode comprá-los on-line.
    • Você também pode pesquisar on-line sobre caminhadas em sua região. É provável que você encontre vários sites detalhando algumas caminhadas excelentes bem perto de sua casa, mesmo que você more no centro de uma cidade como São Francisco. (Se você realmente mora em São Francisco, dê uma olhada em Marin Headlands!)
    DICA DE ESPECIALISTA

    Thomas Churchill

    Líder de viagem de caminhada e mochila
    Thomas Churchill tem conduzido caminhadas e viagens de mochila nas costas pela Califórnia nos últimos cinco anos como líder de viagem de pré-orientação e guia do programa de aventura de Stanford. Mais recentemente, Thomas foi líder de caminhadas por três meses no Stanford Sierra Conference Center, conduzindo caminhadas de um dia na Desolation Wilderness, no norte da Califórnia.
    Thomas Churchill Hiking & Líder de viagem de mochila às costas

    Embora seja importante levar mapas em papel como medida de segurança, a tecnologia ficou melhor para as caminhadas. Thomas Churchill, Hiking and Backpacking Guide, diz: 'Recomendo baixar o aplicativo Topomaps+ - ou algo do gênero - na loja de aplicativos antes de fazer uma nova trilha. O aplicativo permite que você baixe mapas de caminhada detalhados de qualquer trilha e veja sua localização nesses mapas off-line.'

  2. Etapa 2 Comece com pouco.
    Comece com pouco. Se for sua primeira vez em uma caminhada, escolha uma trilha relativamente fácil. Procure caminhadas curtas de um dia que tenham uma distância razoável para suas habilidades. Se você raramente sai para a natureza, talvez seja melhor ficar com uma trilha plana de uma ou duas milhas. Para outras pessoas que se exercitam regularmente, uma caminhada fácil de oito quilômetros de ida e volta pode ser mais o seu estilo - você decide. Apenas não se esforce demais em sua primeira vez.
  3. Etapa 3 Traga muito...
    Leve bastante água. Uma das coisas mais importantes a saber quando se aprende a fazer caminhadas com segurança é que você precisa levar a quantidade certa de água. Manter-se hidratado é muito importante, portanto, beba uma boa quantidade de água antes de sair para a caminhada. Leve mais água do que você acha que vai precisar - é melhor levar água extra do que não levar o suficiente e ficar desidratado. Uma boa regra geral é levar pelo menos um litro de água por pessoa para cada duas horas de caminhada. Leve ainda mais se a caminhada for particularmente quente ou extenuante.
  4. Etapa 4 Arrume sua mochila.
    Arrume sua mochila. Dependendo da duração da sua caminhada, você pode considerar levar coisas diferentes. No entanto, em geral, você deve sempre levar algum tipo de lanche que aumente a energia (nunca se pode errar com uma mistura para trilha), um canivete de algum tipo (canivetes suíços são ótimos), uma bússola e um mapa, uma lanterna, fósforos ou um isqueiro e uma camada extra de roupa (caso o tempo mude repentinamente) e lanches
    • Você também pode levar um kit de primeiros socorros, binóculos, etc. Lembre-se de que você não deve se sobrecarregar com itens desnecessários. Mas sempre leve bastante água.
    • Se for fazer uma caminhada durante a pandemia do coronavírus, não se esqueça de levar uma máscara facial e usá-la sempre que estiver perto de outras pessoas na trilha.
  5. Etapa 5 Proteja-se do sol.
    Proteja-se do sol. Junto com os outros itens que você colocou na mochila, você também precisará levar suprimentos para se proteger do sol. Isso inclui protetor solar, chapéu e óculos de sol. Não é brincadeira contrair intoxicação solar ou câncer de pele, portanto, faça tudo o que puder para se proteger dos raios solares.
  6. Etapa 6 Use os calçados certos.
    Use os calçados certos. É importante usar calçados que facilitem o desbravamento das trilhas. Evite os chinelos e opte por calçados com cadarços que ofereçam um bom suporte para o arco. Se puder, use botas de caminhada ou sapatos de trilha - eles serão os melhores para manobras em terrenos acidentados. As botas de combate também são ótimas, pois podem ser usadas por muito tempo em terrenos acidentados e ainda assim serem confortáveis. Se estiver na época dos carrapatos, enfie as pernas das calças dentro das meias - você não quer ser mordido e a infecção dos carrapatos se espalhar para você.
    • Se você tiver calçados novos que nunca usou antes, acostume-os antes de sair para a caminhada. Se não o fizer, poderá acabar com bolhas desagradáveis nos pés.
  7. Etapa 7 Peça a alguns amigos ou familiares para irem com você.
    Peça a alguns amigos ou familiares para irem com você. Os caminhantes iniciantes devem ficar juntos ou ir com caminhantes mais experientes antes de sair para a trilha sozinhos. Isso ocorre porque é muito mais difícil conseguir ajuda se estiver caminhando sozinho e algo acontecer com você. Planeje uma caminhada e peça a seus amigos que o acompanhem para se divertir, mas também como precaução de segurança.
    • Se decidir fazer a caminhada sozinho, informe a outra pessoa para onde está indo e quando planeja voltar. Diga-lhes que entrará em contato com eles depois de terminar a caminhada. Não se esqueça de entrar em contato com eles ou eles poderão chamar os serviços de emergência.
  8. Etapa 8 Saiba o que fazer em caso de emergência.
    Saiba o que fazer em caso de emergência. Embora seja mais do que provável que sua caminhada ocorra perfeitamente sem problemas, você deve estar sempre preparado para o inesperado. Leve consigo um kit de primeiros socorros e seu celular. No entanto, esteja preparado para o fato de que talvez você não tenha sinal na floresta. Para obter um guia completo sobre como sobreviver na natureza, clique aqui.

Na trilha

  1. Etapa 1 Comece no início da trilha.
    Comece no início da trilha. Cada trilha começa com um início de trilha - uma placa que geralmente indica o nome da trilha e a distância até o final (ou a extensão do circuito). Outros inícios de trilhas, como os de parques nacionais, terão um mapa de todas as outras trilhas às quais a sua trilha se conecta, bem como diferentes coisas a serem observadas durante a caminhada.
    • Se não conseguir encontrar um início de trilha, talvez não esteja no local certo. Peça orientações a alguém. Outras trilhas podem não ter um início de trilha - esse fato estará especificado no seu guia de trilhas.
  2. Etapa 2 Procure por marcadores de trilha.
    Procure por marcadores de trilha. Quando estiver caminhando, você inevitavelmente encontrará uma bifurcação na estrada. Siga os marcadores de trilha que dizem o nome da sua trilha. Se não houver marcadores disponíveis (o que é relativamente raro), consulte seu mapa e procure por marcos. Cairns são pilhas de pedras que os guardas florestais fazem para mostrar aos caminhantes o caminho correto a seguir.
    • Você poderá ver pequenas trilhas que se ramificam da sua trilha. Não as siga - muitas vezes são apenas caminhos de veados e outras criaturas da floresta que o levarão a um território desconhecido. Os guarda-parques e o pessoal de manutenção de trilhas geralmente bloqueiam esses tipos de trilhas falsas arrastando galhos de árvores caídos pelo caminho.
  3. Etapa 3 Obedeça a todas as placas.
    Obedeça a todas as placas. Se você vir uma placa que diz 'Fique na trilha', você deve - você adivinhou - ficar na trilha. É mais do que provável que essa placa esteja lá porque está havendo revegetação na área. Quando muitas pessoas caminham em áreas diferentes da trilha, elas podem causar sérios danos à vegetação.
    • Provavelmente, você também verá uma placa que diz: 'Não alimente animais selvagens'. Essa é uma boa recomendação, pois alimentar animais selvagens pode prejudicar você e os animais. Não alimente animais selvagens, por mais fofos que pareçam.
  4. Etapa 4 Faça pausas e se reidrate.
    Faça pausas e se reidrate. A caminhada não é uma corrida, mas sim uma atividade que você pode fazer no seu próprio ritmo. Não tenha medo de diminuir o ritmo se estiver se sentindo cansado. Beba água durante a caminhada e sente-se para descansar sempre que sentir necessidade.
  5. Etapa 5 Procure criaturas que possam estar sob seus pés.
    Fique atento às criaturas que possam estar sob seus pés. Esteja ciente de que, ao caminhar, você está passando pela casa de muitas criaturas diferentes, desde os menores insetos até os maiores ursos. Jamais tente se aproximar ou interagir com animais selvagens, pois eles são apenas isso: selvagens.
    • Em especial, cuidado com as cobras. Tenha cuidado ao caminhar em áreas rochosas onde se sabe que há cobras - pisar em uma cobra nunca é uma boa ideia.
  6. Etapa 6 Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas.
    Tire somente fotos, deixe somente pegadas. Esse é um ditado que nos é ensinado quando somos jovens, mas continua sendo verdadeiro. A natureza selvagem é um lugar de beleza que deve ser respeitado. Não jogue seu lixo no chão, não perturbe a paz com música alta ou falando a plenos pulmões. Não leve pedras, plantas ou animais com você ao sair da trilha - se o fizer, estará perturbando os belos ecossistemas ao seu redor. Para ser um verdadeiro caminhante, você deve respeitar a natureza.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso estar seguro em uma caminhada?
    Se estiver fazendo uma caminhada, diga a alguém para onde está indo. Se você estiver no meio do caminho, subindo uma montanha ou descendo uma caverna e não puder discar para o 111, precisará ter dito a alguém para onde estava indo antes, para que eles saibam enviar serviços de resgate quando você não voltar quando esperado. O sistema de suporte de emergência para encontrar caminhantes perdidos é bom - a LandSAR e a Defesa Civil farão todos os esforços para resgatá-lo.
  • Perguntas
    Como você pode subir uma montanha sem cair?
    Observe o terreno e não suba em linha reta, mas sim em ziguezague se o caminho for íngreme. Use botas de caminhada adequadas.
  • Perguntas
    Um mapa e uma bússola funcionam?
    Desde que o mapa inclua a rota que você está seguindo, sim.

Dicas

  • Não caminhe em uma trilha extremamente difícil ou em condições climáticas extremas se nunca tiver feito uma caminhada antes.
  • Se o início da trilha tiver um registro de caminhada, assine-o. Isso permitirá que os guardas florestais saibam que você começou a trilha. Sempre marque que está de volta quando terminar a caminhada.
  • Leve um GPS para o caso de você se perder.

Avisos

  • Siga todos os marcadores e sinais da trilha. Permaneça na trilha ou correrá o risco de se perder.