Como dar um salto de calcanhar

Autor do artigo:Gabriel Silva

O heel flip (ou heelflip) é uma manobra de skate muito bonita, e fica absolutamente perfeita quando se consegue executá-la corretamente. Para fazer um heel flip bem sucedido, usa o teu pé de trás para fazer saltar a prancha, salta a direito, dá um pontapé na prancha com o calcanhar da frente para a fazer girar, 'apanha' a prancha com os pés e faz a aterragem. Demora um pouco para dominar esse truque, então continue praticando!

Passos

Posicionando a prancha, os pés e o corpo

  1. Passo 1 Colocar um capacete e outro equipamento de segurança.
    Coloque um capacete e outros equipamentos de segurança. É quase certo que você vai cair algumas vezes enquanto aprende a dar um salto mortal, então é importante se proteger. Utilize um capacete de skate que se ajuste corretamente, bem como luvas, joelheiras e cotoveleiras.
  2. Passo 2 Coloque o seu skate num pavimento plano onde possa ficar parado.
    Coloque o seu skate num pavimento nivelado onde possa ficar parado. O heel flip não é a manobra mais fácil de dominar, e adicionar movimento para a frente ao processo torna-o ainda mais desafiante. Aprenda a fazer heel flips quando seu skate não estiver rolando para frente antes de tentar em movimento.
    • Um parque de estacionamento nivelado é um bom local para praticar. Uma área com relva pode proporcionar uma aterragem mais suave, mas a prancha não se levantará do chão tão facilmente.
  3. Passo 3 Posicione os seus pés sobre a cauda e o meio da frente da prancha.
    Posicione os seus pés sobre o tail e o meio da frente da prancha. Coloque o seu pé de trás (direito) mesmo na - e paralelo à - cauda (borda traseira) do skate, com a parte de trás do seu calcanhar apenas ligeiramente pendurado sobre o lado. Coloque o seu pé da frente (esquerdo) ligeiramente à frente do meio da prancha, inclinado de modo a que os seus dedos apontem para o canto direito da prancha. O dedo grande do pé da frente deve ficar um pouco para fora da borda.
    • Se estiver a andar com o 'pé pateta' (com o pé esquerdo para trás), o pé da frente (direito) deve estar inclinado para apontar para o canto esquerdo da frente da prancha. Cada manobra subsequente será a imagem espelhada do que é descrito aqui.
  4. Passo 4 Centre o seu peso e mantenha os seus ombros e olhos virados para a frente.
    Centre o seu peso e mantenha os ombros e os olhos virados para a frente. Dobre ligeiramente os joelhos e distribua o seu peso uniformemente por cada perna. Rode a parte superior do corpo de modo a que os ombros fiquem mais virados para a frente do que para o lado da prancha.
    • Mantenha os olhos focados para frente e, quando fizer o flip, para baixo, em direção à frente do skate.

Manobrar os seus pés na prancha em simultâneo

  1. Passo 1 Empurrar a prancha para baixo's tail with your back foot.
    Empurre para baixo o tail da prancha com o pé de trás. Empurre firmemente a prancha para baixo com o pé de trás para inclinar o tail em direção ao chão. Ao empurrar, comece a dobrar os joelhos mais profundamente enquanto se prepara para saltar.
    • Deves agachar-te tão baixo que os teus dedos possam tocar no chão. Caso contrário, não será capaz de gerar força suficiente para virar a prancha.
    • Cada movimento desta secção - largar a cauda da prancha, agachar o corpo e inclinar e deslizar o pé da frente - deve ocorrer em simultâneo. Pratique fazê-los todos ao mesmo tempo.
  2. Passo 2 Incline o pé da frente ligeiramente para a frente ao mesmo tempo.
    Incline o pé da frente ligeiramente para a frente ao mesmo tempo. Rode o tornozelo da perna da frente um pouco para a frente para que o interior do pé da frente se levante da prancha. No entanto, não se incline tanto que perca o equilíbrio.
    • A borda exterior da parte inferior do sapato deve continuar a estar em contacto total com a prancha.
  3. Passo 3 Deslize o seu pé dianteiro inclinado na diagonal sobre a prancha.
    Deslize o seu pé dianteiro inclinado na diagonal sobre a prancha. Ao inclinar o pé da frente para a frente, comece também a deslizá-lo na direção em que os dedos dos pés estão apontados. Ao fazer isso, a parte da frente do seu pé começará a deslizar para fora do canto frontal direito do skate.
    • Se estiver a andar com o 'pé pateta', lembre-se de que o seu pé da frente se moverá em direção ao canto esquerdo da prancha.

Pontapear a prancha enquanto salta para cima

  1. Passo 1 Salte para cima quando o tail atingir o chão e o seu calcanhar's on the edge.
    Salta para cima quando a rabeta atinge o chão e o teu calcanhar está na borda. Cronometre o seu agachamento para baixo de modo a ser capaz de saltar para cima no momento em que sentir e ouvir a cauda da prancha a bater no chão. Neste mesmo instante, o teu pé da frente deve estar inclinado para a frente e a deslizar para fora da borda da prancha.
    • Quando se trata de um bom heel flip, o timing é tudo. Pratique fazer tudo até este ponto muitas vezes sem continuar o salto propriamente dito. Comece a saltar para cima apenas quando tiver o timing certo.
  2. Etapa 2 Dê um pontapé para fora com o pé da frente enquanto salta para cima.
    Dê um pontapé com o pé da frente enquanto salta para cima. Quando começar a levantar-se da prancha, pontapeie o pé da frente para a frente na direção em que já o está a deslizar. Como parte do chute, gire o tornozelo para que os dedos do pé da frente comecem a se inclinar para cima.
    • Certifique-se de que o movimento é um pontapé para a frente e para cima, e não uma pisadela para a frente e para baixo.
    • Nesta altura, os seus pés ainda devem estar em contacto com a prancha. A prancha levantar-se-á do chão consigo no primeiro instante do seu salto.
  3. Etapa 3: Agarre a extremidade da prancha com o calcanhar para a rodar.
    Prende a borda da prancha com o teu calcanhar para a rodar. Esta é a parte mais crítica e mais desafiadora de um heel flip. Ao chutar o pé da frente e girar os dedos levemente para o céu, o calcanhar desse pé irá naturalmente girar para baixo. Você precisa desse 'movimento do calcanhar' para atingir a borda frontal interna da prancha com força suficiente para iniciar uma rotação completa.
    • Dê um bom empurrão na prancha com o seu calcanhar da frente. Caso contrário, ela não vai virar completamente.
    • A única maneira de dominar este elemento do heel flip é praticar, praticar e mais praticar. Trabalhe em uma superfície sólida e nivelada e planeje 'sair' do movimento muitas vezes até acertar.

Aterragem

  1. Passo 1 Observe a rotação da prancha enquanto paira sobre ela.
    Observe a rotação da prancha enquanto paira sobre ela. Enquanto continua a subir até ao ponto mais alto do seu salto, mantenha os seus olhos focados na frente da prancha por baixo de si. Observe como ela roda no sentido dos ponteiros do relógio, impulsionada pelo pontapé que acabou de lhe dar com o calcanhar da frente.
    • Certifica-te de que o teu salto tem altura suficiente. Não queres que a prancha fique presa debaixo dos teus pés. Levanta os joelhos quando atingires o ápice do salto se precisares de mais espaço para a prancha.
  2. Passo 2
    'Apanha' a prancha no ar com os teus pés quando ela completa uma rotação. Se tudo estiver a correr de acordo com o plano, começará a descer do salto no momento em que o topo da prancha estiver a reaparecer na sua vista. Quando a prancha estiver prestes a completar uma rotação completa, estenda os seus pés para baixo para fazer contacto com o topo da prancha.
    • Terá restabelecido o contacto com a prancha nesta altura, mas tanto você como a prancha ainda estarão no ar.
    • Tente entrar em contacto com a prancha de modo a que os seus pés fiquem sobre os dois pares de parafusos visíveis na parte superior da prancha. Estes 2 pares de parafusos estão diretamente acima das rodas da frente e de trás, respetivamente.
  3. Passo 3 Mantenha os joelhos dobrados e o peso centrado enquanto aterra na prancha.
    Mantenha os joelhos dobrados e o peso centrado à medida que aterra na prancha. Mantenha um contacto seguro entre os dois pés e a prancha quando as rodas tocarem no chão. Flexione um pouco mais os joelhos para absorver a aterragem. Faça o seu melhor para manter o peso do seu corpo centrado sobre os pés, em vez de se inclinar para a frente, para trás ou para o lado.
    • Como mencionado, tente aterrar com os pés sobre os parafusos. Fazê-lo vai proporcionar uma aterragem mais segura e suave, e evitar que a prancha se parta.
  4. Passo 4 Passar para o heel flipping com a prancha em movimento.
    Avance para o heel flipping enquanto a sua prancha está em movimento. Assim que conseguir aterrar consistentemente um heel flip num skate parado, tente fazê-lo em movimento. Impulsione-se para a frente na prancha e siga o processo como antes.
    • Aterrar corretamente torna-se mais difícil quando se faz o truque em movimento, por isso prepare-se para cair algumas vezes. Trabalha para manter o teu centro de gravidade sobre a prancha e concentra os teus olhos na prancha enquanto estás no ar por cima dela.
    • Quando conseguires aterrar consistentemente com a prancha em movimento, considera-te um heel-flipper de sucesso.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Se não conseguires aterrar à primeira, não percas a esperança - continua a tentar!
  • Se a prancha acabar atrás de ti quando tentares aterrar, concentra-te em saltar a direito para cima, mantendo o corpo direito e os olhos na prancha.
  • Vê outros truques de skate fantásticos, como o kick flip, pop shove ite o pressure flip.

Avisos

  • Patine dentro de suas habilidades, e domine o movimento em terreno plano com uma prancha estacionária primeiro.
  • Tenha cuidado, pois você pode facilmente cair em uma posição de cartão de crédito (ou seja, com a prancha verticalmente entre as pernas).