Como curar picadas de mosquito rapidamente

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os mosquitos são um incómodo que pode destruir um tempo agradável ao ar livre, especialmente nos meses de primavera e verão. Para além disso, nalgumas partes do mundo, os mosquitos são portadores de doenças potencialmente fatais, como a malária e a febre de dengue. No entanto, na maioria dos casos, o pior de uma picada de mosquito é a comichão e a inflamação que fica para trás. Felizmente, esses sintomas podem ser facilmente tratados com remédios caseiros e medicamentos de venda livre.

Passos

Tratar as picadas de mosquito

  1. Passo 1 Limpe a picada com sabão e água fria.
    Limpe a picada com sabão e água fria. Assim que puder, lave suavemente a picada e a área ao redor dela com água e sabão. Isto pode ajudar a aliviar a comichão e a prevenir infecções. Enxagúe o sabão e seque suavemente a área com uma toalha limpa.
    • Opte por água fria em vez de morna ou quente. A água fria pode ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar a comichão.
    • Não esfregue a picada quando a secar, uma vez que isso pode irritar a picada e piorar a comichão.
  2. Passo 2 Experimente um creme de hidrocortisona ou anti-histamínico de venda livre.
    Experimente um creme de hidrocortisona ou anti-histamínico de venda livre. Embora os cremes e géis medicamentosos possam não ser a forma mais económica de curar as picadas de mosquito, podem ser a mais fácil. Basta aplicar um pouco na área picada e esfregar suavemente para que o medicamento seja absorvido pela pele.
    • Os cremes de hidrocortisona podem ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação. Os cremes anti-histamínicos, como o Benadryl, podem aliviar a comichão e minimizar a vontade de coçar a picada.
    • Certifique-se de que a pele está limpa antes de passar qualquer creme ou gel para não irritar a pele.
  3. Passo 3 Limpe a picada com pasta de dentes.
    Limpe a picada com pasta de dentes. Uma ligeira passagem de pasta de dentes normal diretamente numa picada de mosquito pode aliviar a comichão e qualquer dor associada à picada. A pasta de dentes tende a funcionar melhor como remédio se for aplicada imediatamente sobre a picada.
    • As pastas de dentes com menta tendem a funcionar melhor do que outros sabores. O mentol da menta também tem um efeito refrescante, que ajuda a acalmar a inflamação e a reduzir o inchaço.

    Dica: Se sabe que vai estar numa zona propensa a mosquitos, leve consigo um tubo de pasta de dentes de viagem para o caso de ser mordido.

  4. Passo 4 Aplique uma loção ou gel de aloé vera.
    Aplique uma loção ou gel de aloé vera. Se já teve uma queimadura solar, provavelmente já conhece o efeito calmante do aloé vera. A mesma loção ou gel de aloe vera também pode aliviar a comichão e a inflamação das picadas de mosquito.
    • Se estiver a utilizar um gel de aloé vera natural ou orgânico, colocá-lo no frigorífico durante alguns minutos antes de o aplicar na sua pele acrescenta um efeito de arrefecimento que pode reduzir ainda mais a inflamação.
  5. Passo 5 Esfregue mel na picada para a limpar e reduzir o inchaço.
    Esfregue mel na picada para a limpar e reduzir o inchaço. O mel tem propriedades antibacterianas que funcionam para limpar a pele mordida e proporcionar uma barreira protetora contra as bactérias. Como o mel também é um anti-inflamatório, ele pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço ao redor da picada.
    • As variedades de mel orgânico ou local podem funcionar melhor do que o mel comercial para proporcionar alívio, pois não têm açúcares adicionados ou outros produtos químicos.
    • Não utilize mel se ainda estiver ao ar livre, uma vez que pode atrair outros insectos.
  6. Passo 6 Faça uma pasta com 1 colher de chá (7 g) de bicarbonato de sódio e 1 chávena (240 ml) de água.
    Faça uma pasta com 1 colher de chá (7 g) de bicarbonato de sódio e 1 chávena (240 ml) de água. Essa pasta pode não fazer muito para aliviar a inflamação ou o inchaço, mas pode ajudar a parar a coceira. Embora isso não seja necessariamente algo que você possa fazer para ajudar a mordida imediatamente, pode ajudar uma vez que você tenha entrado.
    • Limpe a pele mordida com água e sabão e seque-a antes de aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e água.

    Dica: Faça uma rusga na cozinha! Os alimentos ácidos, como uma rodela de limão ou de cebola colocada diretamente sobre a picada, também podem reduzir a comichão.

  7. Passo 7 Utilize gelo para evitar o inchaço e a inflamação.
    Utilize gelo para evitar o inchaço e a inflamação. Um saco de gelo ou um pano húmido e frio sobre a área mordida pode acalmar a pele para que a mordida não fique tão vermelha e inchada. Deixe o gelo sobre a pele por não mais de 15 minutos de cada vez. Evite colocar o gelo diretamente sobre a pele, pois pode provocar queimaduras.
    • Um saco de gelo ou uma compressa fria também podem reduzir a sensação de comichão. No entanto, este efeito só dura enquanto a pele estiver arrefecida. Assim que retirar o saco de gelo ou a compressa fria e a temperatura da sua pele voltar ao normal, é provável que a comichão também volte.
    • O mentol tem um efeito anti-inflamatório semelhante sem baixar a temperatura da superfície da pele. Os cremes ou pomadas com mentol podem ajudar a reduzir a inflamação.
  8. Passo 8 Tome um anti-histamínico oral se tiver uma reação mais grave.
    Tome um anti-histamínico oral se tiver uma reação mais grave. Os anti-histamínicos orais, como a difenidramina (Benadryl), a cetirizina (Zyrtec), a loratadina (Claritin) e a fexofenadina (Allegra), podem ser mais eficazes a aliviar o inchaço, a inflamação e a comichão das picadas de mosquito do que os produtos que se aplicam diretamente na pele. A maioria destes medicamentos está disponível sem receita médica.
    • Se tiver um historial de reacções graves a picadas de mosquito, tome um anti-histamínico oral algumas horas antes de planear estar no exterior, onde os mosquitos estarão provavelmente presentes.
    • A maioria dos anti-histamínicos orais proporciona alívio durante 24 horas. O Benadryl, no entanto, deve ser tomado de 6 em 6 horas para manter a sua eficácia.
    • Siga cuidadosamente as instruções de dosagem da embalagem quando utilizar um anti-histamínico oral de venda livre, exceto se o seu médico lhe disser o contrário.

Prevenir a infeção das picadas

  1. Passo 1 Evite coçar as picadas de mosquito.
    Evitar coçar as picadas de mosquito. As picadas ficam infectadas quando se introduzem bactérias ao coçá-las. As infecções são mais comuns em crianças pequenas, que também podem ter as mãos e as unhas mais sujas do que os adultos - especialmente se estiverem a brincar ao ar livre.
    • Não se esqueça de que coçar uma picada de mosquito apenas proporciona um alívio temporário. Ao mesmo tempo, pode ajudar a espalhar a saliva do mosquito, que é responsável pela reação.

    Dica: Se tiver dificuldade em resistir à vontade de coçar, experimente dar uma palmada na zona em vez de coçar. Se provocar uma ligeira sensação de dor, a comichão desaparecerá por pouco tempo.

  2. Passo 2 Limpe as bolhas ou a pele gretada com água e sabão.
    Limpe as bolhas ou a pele gretada com água e sabão. O sabão suave e a água morna são suficientes para limpar as bactérias da pele. Se coçar as picadas de mosquito até ao ponto de sangrarem, pare e lave imediatamente a zona.
    • Se a sua pele desenvolver uma bolha no local onde o mosquito o picou, tenha cuidado para não rebentar a bolha quando estiver a limpar a pele. Isso pode aumentar a sensibilidade da sua pele e também deixa a área crua exposta a bactérias.
  3. Passo 3 Cubra a pele partida com gaze ou uma ligadura.
    Cubra a pele partida com gaze ou uma ligadura. Se tiver coçado uma picada de mosquito ou rebentado uma bolha, cubra-a com uma ligadura ou um pequeno pedaço de gaze para que não fique exposta ao ar livre. Isto pode reduzir o risco de infeção.
    • Se a mordedura estiver rodeada por uma área maior de vermelhidão ou inflamação, certifique-se de que a gaze ou o penso que utilizar cobre completamente a pele inflamada. Não aplique qualquer material adesivo diretamente sobre a pele inflamada.
  4. Passo 4 Reaplicar a medicação tópica de 4 em 4 horas.
    Reaplicar a medicação tópica de 4 em 4 horas. Se estiver a utilizar um creme ou loção medicamentosa, este perderá o efeito se não for reaplicado e poderá começar a coçar-se novamente. Lave a área mordida com sabão neutro e água morna antes de aplicar o medicamento e seque-a.
    • Esfregue o creme medicamentoso na pele à volta da picada para que o medicamento seja bem absorvido. No entanto, evite esfregar diretamente sobre a picada, especialmente se tiver formado uma bolha. Pode romper a pele. Para aplicar o creme diretamente sobre a picada, basta esfregar com a ponta de um dedo.
  5. Etapa 5: Observar os sinais de alerta de infeção.
    Preste atenção aos sinais de aviso de infeção. A pele que está partida ou crua, normalmente devido a arranhões, pode ficar infetada. Por vezes, os sinais de infeção não são visíveis de imediato. Esteja atento a uma mordida rodeada de inchaço e inflamação que se espalha por uma área maior. Outros sinais de infeção incluem pus ou drenagem à volta da picada, arrepios ou febre superior a 38 °C (100 °F).
    • Se notar algum destes sinais de aviso de infeção, marque uma consulta médica o mais rapidamente possível. Se a picada estiver infetada, será necessária uma rodada de antibióticos para curar.
    • Enquanto espera para ir ao médico, trate a picada infetada com um creme antibiótico tópico, como Bacitracin ou Neosporin. Algumas pomadas antibióticas também aliviam a comichão e a dor.

    Sugestão: Se pensa que a picada se está a espalhar, desenhe um círculo à volta da pele inflamada com uma caneta de tinta. Se a pele inflamada se espalhar para além do círculo, tem a prova definitiva de que a picada está a espalhar-se e potencialmente infetada.

Evitar as picadas de mosquito

  1. Passo 1 Permanecer no interior ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos estão mais activos.
    Mantenha-se dentro de casa ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos estão mais activos. Embora os mosquitos em algumas zonas possam estar activos durante todo o dia e até mesmo durante a noite, são mais activos nas horas próximas do nascer e do pôr do sol. Durante estas horas, é muito mais provável que seja picado, mesmo que esteja a tomar outras precauções.
    • Se estiver ao ar livre, tente ficar em áreas protegidas por telas, onde os mosquitos terão mais dificuldade em chegar até si. Por exemplo, pode ver o pôr do sol a partir de um alpendre com ecrã.
  2. Passo 2 Usar vestuário de proteção quando estiver no exterior.
    Use vestuário de proteção quando estiver no exterior. Uma camisa de manga comprida, calças compridas e um chapéu são uma boa proteção contra os mosquitos. Mesmo que esteja calor no exterior, pode usar roupa mais leve que não o aqueça demasiado.
    • Usar roupa branca ou de cor clara pode, de facto, mantê-lo mais fresco do que se usasse menos roupa que expusesse a sua pele. As roupas largas também evitam que transpire tanto.

    Sugestão: Se planeia passar muito tempo ao ar livre, por exemplo, se vai fazer uma longa viagem de campismo, pode considerar investir em vestuário de exterior que já esteja tratado com repelente de insectos. Tenha em atenção que a eficácia destas peças de vestuário diminui com cada lavagem.

  3. Passo 3 Utilize um repelente de insectos quando estiver no exterior durante longos períodos de tempo.
    Utilize um repelente de insectos quando estiver no exterior durante longos períodos de tempo. Os repelentes de insectos comerciais com DEET como ingrediente ativo funcionam bem para repelir os mosquitos e mantê-los afastados de si. Pode pulverizar a sua pele, bem como a sua roupa.
    • Siga cuidadosamente as instruções do rótulo. Lave as mãos depois de aplicar o repelente de insectos e antes de comer, pois pode ser prejudicial se for ingerido.
  4. Passo 4 Elimine a água parada à volta da sua casa.
    Elimine a água parada à volta da sua casa. Os mosquitos põem os seus ovos dentro e à volta de poças de água estagnada. Se a água estiver empoçada ou acumulada e ficar parada, pode acabar por ter uma infestação de mosquitos. Esvazie a água o melhor que puder, providenciando drenagem sempre que possível para que a água não se acumule.
    • Se tiver recipientes no exterior que acumulem água, esvazie-os depois de chover. Os recipientes exteriores destinados a conter água devem ser tapados com uma tampa estanque para impedir o acesso dos mosquitos.
    • Esvazie e esfregue os recipientes limpos, como vasos, taças de água para animais de estimação e banheiras para pássaros, uma vez por semana.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Avisos

  • Algumas pessoas têm reacções mais graves às picadas de mosquito do que outras. Se tiver sintomas de anafilaxia, como inchaço da garganta ou falta de ar, procure imediatamente assistência médica de emergência.
  • Consulte o seu médico se sentir um inchaço grave na zona da picada. Entretanto, pode minimizar o inchaço colocando um saco de gelo na zona durante, no máximo, 15 minutos de cada vez. Enrole uma toalha fina ou outro pano à volta do saco de gelo para evitar queimaduras de gelo.
  • Se for picado por um mosquito e desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe, tais como febre, dores no corpo ou náuseas no prazo de 2 a 14 dias após a picada, consulte imediatamente o seu médico. Poderá ter contraído uma doença transmitida por mosquitos. Muitas dessas doenças podem ser fatais.