Como curar uma distensão muscular na costela

Autor do artigo:Gabriel Silva

A distensão de um músculo da costela pode dificultar a movimentação e a respiração profunda sem dor. Uma distensão significa que o músculo foi esticado demais, puxado de forma não natural ou parcialmente rompido. Isso pode acontecer quando você tenta alcançar algo, sofre um acidente, cai ou pratica esportes que usam a parte superior do corpo. Você também pode distender os músculos das costelas se tiver uma tosse crônica ou de curta duração, mas persistente. Pode levar de 6 a 12 semanas para que a sensação volte ao normal, portanto, tire um tempo para atividades físicas até que a costela esteja completamente curada. Consulte um médico se a dor for tão forte que você não consiga dormir ou tenha dificuldade para respirar.

Etapas

Controle da dor

  1. Etapa 1 Evite se esforçar ou levantar objetos pesados até que a costela esteja curada.
    Evite se esforçar ou levantar objetos pesados até que a costela esteja curada. Fazer muita atividade quando já estiver lesionado pode prolongar o tempo de recuperação ou distender novamente o músculo. Vá com calma e descanse o máximo que puder. Entretanto, não fique em repouso absoluto, pois longos períodos de inatividade podem causar acúmulo de líquido nos pulmões.
    • Se o seu trabalho exigir esforço físico, o médico pode lhe dar um atestado para dispensá-lo do trabalho. Se você não puder se dar ao luxo de tirar mais do que alguns dias de folga do trabalho, seu chefe poderá lhe dar algo que exija menos esforço físico até que o músculo da costela volte ao normal.
    • Se você optar por ficar deitado no primeiro ou segundo dia, levante-se a cada hora e caminhe por pelo menos 5 a 10 minutos para evitar escaras ou complicações decorrentes da inatividade.
    • Durma o máximo que puder durante o período de recuperação, pois grande parte da reparação dos tecidos ocorre enquanto você dorme.
  2. Etapa 2 Mantenha o tronco elevado e evite torcer o corpo ou alcançar objetos.
    Mantenha o tronco elevado e evite torcer o corpo ou alcançar objetos. Movimentar o tronco e os braços pode ser doloroso com um músculo da costela tensionado. Recline-se em uma posição confortável com o tronco ligeiramente elevado e tente se concentrar na respiração.
    • Um músculo da costela distendido pode levar de 6 a 12 semanas para cicatrizar completamente, portanto, tente descansar o máximo possível para evitar esticar ainda mais o músculo.
    • Quando for dormir, coloque de 2 a 3 travesseiros sob a cabeça e 1 sob a parte superior das costas para elevar ligeiramente o tronco. Isso ajudará a aliviar o inchaço e pode tornar a respiração menos dolorosa.
  3. Etapa 3 Aplique uma bolsa de frio em suas costelas por 20 minutos de cada vez.
    Aplique uma bolsa de gelo nas costelas por 20 minutos de cada vez. Enrole um saco de gelo em uma toalha fina e mantenha-o sobre as costelas por 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia ou conforme necessário. Até mesmo um saco de legumes congelados embrulhado em uma toalha serve.
    • Evite aplicar uma bolsa ou saco de gelo diretamente nas costelas, pois o frio excessivo pode queimar a pele.
    • Aguarde pelo menos 60 minutos entre as sessões de gelo para evitar o excesso de gelo, que reduz o fluxo sanguíneo para a área.
  4. Etapa 4 Use a terapia de calor após 48 horas para relaxar os músculos.
    Use a terapia de calor após 48 horas para relaxar os músculos. Aplique uma almofada térmica ou uma toalha quente nas costelas para ajudar os músculos a relaxar e aliviar qualquer rigidez no tronco. Faça isso somente após os primeiros 2 a 4 dias, pois a aplicação de calor muito cedo pode aumentar o inchaço.
    • O calor só deve ser usado depois que o inchaço inicial tiver diminuído, o que pode levar mais ou menos tempo, dependendo da gravidade da lesão.
    • As saunas de infravermelho também são ótimas para acelerar a recuperação de músculos tensionados.
  5. Etapa 5 Tome analgésicos de venda livre para aliviar a dor.
    Tome analgésicos de venda livre para aliviar a dor. Medicamentos de venda livre, como ibuprofeno, naproxeno ou acetaminofeno, podem ajudar a aliviar a inflamação dos músculos das costelas e de todos os músculos ao redor delas que possam estar inchados para compensar. A maioria das pessoas deve tomar de 1 a 2 cápsulas a cada 4 a 6 horas, mas leia as instruções da embalagem para saber a dosagem adequada, dependendo da fórmula.
    • Não tome dois tipos diferentes de analgésicos de venda livre ao mesmo tempo.
    • Converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar ibuprofeno ou uma alternativa se você toma anticoagulantes ou antidepressivos. A combinação desses medicamentos com o ibuprofeno pode causar problemas gastrointestinais ou de sangramento.
    • Se você já teve úlcera estomacal, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou problemas hepáticos, não tome naproxeno.
    • Não tome acetaminofeno se você tem ou já teve doença hepática.
  6. Etapa 6 Use um supressor de tosse se a tosse for a causa da tensão.
    Use um supressor de tosse se a tosse for a causa da tensão. Uma tosse grave ou persistente pode, às vezes, distender ou lesionar os músculos ao redor das costelas. Se a distensão foi causada por uma tosse, converse com seu médico sobre o uso de um supressor de tosse para ajudar a evitar que a distensão piore.
    • Entre os supressores de tosse comuns estão o dextrometorfano (Robitussin), o benzonato (Tessalon) e a codeína (um opioide prescrito).
  7. Etapa 7 Mergulhe em um banho quente de sal de Epsom após as primeiras 48 horas.
    Mergulhe em um banho quente de sal de Epsom após as primeiras 48 horas. Adicione 2 xícaras (256 gramas) de sais de Epsom à água quente do banho e relaxe por 15 a 20 minutos. Isso faz parte da terapia de calor, portanto, não faça isso antes de dois dias após a distensão da costela.
    • Os sais de Epsom contêm magnésio, um mineral que auxilia o funcionamento dos músculos.
    • Como alternativa, encha uma tigela grande com 1/2 xícara (64 gramas) de sal de Epsom e 16 xícaras (3.800 ml) de água quente. Mergulhe uma toalha na água, mexendo-a para dissolver o máximo possível do sal. Coloque a toalha sobre o músculo da costela distendido por 15 a 20 minutos ou até que a toalha não esteja mais quente.
    • Tente adicionar algumas gotas de óleo de lavanda ao banho para promover o relaxamento e aliviar a dor e a inflamação.
  8. Etapa 8 Faça exercícios de respiração profunda a cada hora.
    Faça exercícios de respiração profunda a cada hora. Segure um travesseiro contra as costelas lesionadas e inspire pelo nariz o mais lenta e profundamente que puder. Prenda a respiração por 3 a 4 segundos antes de soltá-la lentamente pela boca. Repita essa sequência de 5 a 10 vezes para concluir o exercício.
    • Use o diafragma para reter o ar - a parte inferior da barriga deve subir e descer sensivelmente a cada inspiração e expiração.
    • Pode doer respirar com um músculo da costela tenso, mas períodos prolongados de respiração superficial podem causar outros problemas, como infecção ou pneumonia.
    • Algumas pessoas acham que o método Wim Hof, que é um tipo de exercício de respiração profunda, pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Wim Hof também recomenda manter-se hidratado, dormir bastante e ingerir proteínas para ajudar seus músculos a se curarem mais rapidamente.
  9. Etapa 9: Consuma alimentos anti-inflamatórios enquanto estiver se recuperando.
    Consuma alimentos anti-inflamatórios enquanto estiver se recuperando. Os alimentos anti-inflamatórios podem promover uma recuperação mais rápida e reduzir o estresse no corpo. Experimente alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, folhas verdes, beterraba, feijão e lentilha, grãos integrais, abacate e chá verde. Especiarias como gengibre e açafrão-da-terra também são ótimos anti-inflamatórios, assim como as gorduras saudáveis (como as presentes em peixes, nozes e óleos vegetais).
    • Evite carnes vermelhas, alimentos gordurosos, alimentos processados e alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcares, que podem promover a inflamação e retardar o processo de cura.
    • Obtenha seus carboidratos de alimentos com baixo índice glicêmico, como feijões e lentilhas, batata-doce, frutas e vegetais sem amido e grãos integrais. Evite alimentos ricos em amido, como batatas brancas e pães feitos de farinha branqueada.
  10. Etapa 10 Marque uma consulta médica's appointment if your pain is severe.
    Marque uma consulta médica se sua dor for intensa. Se a dor for tão forte que você não consegue descansar, consulte seu médico o mais rápido possível. Ele poderá prescrever relaxantes musculares ou analgésicos para que você tenha o descanso necessário e fique mais confortável durante a recuperação.
    • Ele também pode realizar alguns testes não invasivos e informar a gravidade da tensão e quanto tempo levará para a recuperação.
  11. Etapa 11 Procure atendimento médico imediato se você tiver dificuldade para respirar.
    Procure atendimento médico imediato se tiver dificuldade para respirar. Se respirar uma única vez for tão doloroso que você só consiga respirar superficialmente, chame uma ambulância. É possível que o músculo da costela esteja completamente rompido ou que você tenha uma costela fraturada.
    • Não tente dirigir sozinho até o hospital; chame uma ambulância ou peça a outra pessoa para levá-lo.

Consultando seu médico

  1. Etapa 1 Conte ao seu médico como você acha que a lesão aconteceu.
    Informe seu médico sobre como você acha que a lesão aconteceu. Se você pratica esportes ou se esteve envolvido em um acidente de carro recente, informe ao médico. A forma como ocorreu a lesão pode lhe dar uma pista sobre a gravidade da tensão. O médico provavelmente examinará e tocará as partes sensíveis de seu tronco, portanto, esteja preparado para isso.
    • Qualquer movimento repetitivo pode distender o músculo da costela, desde cortar madeira até pintar ou praticar esportes como golfe, tênis, remo ou beisebol.
  2. Etapa 2 Permita que o médico teste sua amplitude de movimento.
    Permita que seu médico teste sua amplitude de movimento. Para descobrir o alcance da lesão, o médico pode pedir que você levante os braços e movimente o tronco. Você precisará avaliar seu nível de dor em uma escala de 1 a 10 (sendo 1 sem dor e 10 com dor excruciante). Pode ser muito desconfortável, mas lembre-se de respirar durante a dor.
    • Por exemplo, você pode ser instruído a torcer ou dobrar o tronco de um lado para o outro ou a levantar os braços e cruzá-los sobre o corpo.
    • O médico avaliará a distensão em uma escala de 1 a 3-1, sendo uma distensão leve (tempo de recuperação de 2 a 3 semanas), 2 sendo fibras musculares danificadas (tempo de recuperação de 2 a 3 meses) e 3 sendo uma ruptura muscular completa que pode exigir cirurgia.
    • Seu médico pode optar por injetar lidocaína ou corticosteroides na área da costela para aliviar a dor e o inchaço extremos.
  3. Etapa 3 Marque uma consulta para fazer uma tomografia computadorizada se o médico sugerir.
    Marque uma consulta para fazer uma tomografia computadorizada se o médico sugerir. A tomografia computadorizada pode mostrar ao médico uma imagem dos músculos da costela lesionados. Com isso, ele pode decifrar a gravidade da entorse e recomendar um curso de tratamento. Se o médico trabalhar em um hospital, ele poderá fazer a tomografia no mesmo dia.
    • Talvez você precise evitar beber ou comer qualquer coisa 3 horas antes do procedimento. Se esse for o caso, o médico o informará com antecedência.
    • Use roupas largas, confortáveis e sem metal em sua consulta.
    • Se estiver grávida, informe ao médico - em vez disso, ele usará uma máquina de ultrassom ou de ressonância magnética para obter uma imagem.
  4. Etapa 4 Tome um relaxante muscular se o médico lhe receitar um.
    Tome um relaxante muscular se o médico lhe receitar um. Os relaxantes musculares deprimem o sistema nervoso, o que pode aliviar espasmos e dores agudas de curta duração. Tome a dose recomendada (geralmente 1 ou 2 comprimidos) 30 minutos antes de dormir, pois eles provavelmente o deixarão cansado. Os efeitos duram de 4 a 6 horas, dependendo da dosagem e da força da prescrição.
    • Como alternativa aos relaxantes musculares prescritos, você pode tomar de 250 a 500 mg de citrato de magnésio para ajudar a controlar os espasmos musculares dolorosos. Converse com seu médico sobre se esse é um tratamento seguro ou eficaz para você.
    • Não beba álcool quando estiver tomando relaxantes musculares, pois a combinação pode exacerbar os efeitos colaterais (principalmente sonolência e tontura).
    • Não dirija nem opere máquinas pesadas quando estiver tomando relaxantes musculares.
    • Os relaxantes musculares podem causar dependência, portanto, converse com seu médico sobre alternativas se você tiver histórico de abuso de substâncias.
  5. Etapa 5 Peça ao seu médico que o encaminhe a um fisioterapeuta.
    Peça ao seu médico que o encaminhe a um fisioterapeuta. O fisioterapeuta pode orientá-lo em exercícios para aliviar o desconforto e acelerar a recuperação. Ele também pode responder a todas as suas perguntas sobre sono ou alongamento para que você possa trabalhar no seu dia a dia com menos dor.
    • Consulte seu plano de saúde para saber se a fisioterapia é coberta e, se for, qual o valor. Se for coberta, você ainda poderá acabar pagando um co-pagamento por cada sessão.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Para evitar futuras distensões musculares, não exagere na atividade física e sempre faça aquecimento antes de praticar esportes.

Avisos

  • Se você tiver febre ou tosse com muco amarelo ou verde, chame uma ambulância imediatamente, pois o dano à costela e aos músculos ao redor pode estar afetando os pulmões.