Como manusear uma arma de fogo com segurança

Autor do artigo:Gabriel Silva

As armas de fogo são ferramentas perigosas, mas também podem ser uma atividade recreativa muito divertida ao ar livre ou até mesmo um evento familiar. Antes de tocar em qualquer tipo de arma de fogo, há algumas regras fundamentais que devem ser seguidas o tempo todo. Embora existam alguns pôsteres e ditados ou piadas sobre as '10 regras de segurança para armas de fogo', a maioria dos proprietários de armas acredita que há mais do que apenas 10. Aqui listamos 15 regras, embora algumas delas detalhem mais de uma coisa específica a ser seguida.

As regras a seguir estão geralmente em ordem de prioridade (da maior para a menor), mas todas são muito importantes e devem ser seguidas sempre. As técnicas seguras de manuseio de armas de fogo devem ser feitas de forma consistente todas as vezes: ser 99% seguro é uma receita para a tragédia quando se trata de armas de fogo.

Etapas

  1. Etapa 1 Sempre mantenha o cano apontado em uma direção segura.1Sempre mantenha o cano apontado em uma direção segura.
    • Essa regra supera todas as outras regras. É um conceito muito simples: se a arma de fogo estiver apontada em uma direção segura, o disparo intencional ou acidental não causará danos a ninguém. Deve-se escolher a direção mais segura, de modo que humanos, animais e objetos inanimados sejam levados em consideração.
    • Isso também inclui ter certeza de que, ao portar a arma de fogo, você é capaz de controlar totalmente a direção e o ângulo do cano, especialmente se estiver caminhando ou viajando (no caso de tropeçar ou cair, isso também é ajudado pela Regra 3).
  2. Etapa 2 Suponha que a arma de fogo esteja sempre carregada.2Assuma que a arma de fogo está sempre carregada.
    • Mesmo que se saiba que a arma de fogo está descarregada, ela deve ser tratada com o mesmo respeito de uma arma carregada. Por exemplo, mesmo que você tenha feito uma tripla verificação e saiba que ela está descarregada, ainda assim não a aponte para as pessoas (siga a Regra 1 o tempo todo).
  3. Etapa 3 Mantenha o dedo fora do gatilho.3Mantenha seu dedo fora do gatilho.
    • Isso evita descargas acidentais quando o gatilho é puxado. Em uma pistola, geralmente há uma área acima do gatilho onde você pode descansar o dedo no gatilho (geralmente chamado de 'ponto indicador'). No caso de rifles ou outras armas, é melhor retirar toda a mão da área onde está o gatilho. Há muitas outras maneiras seguras de carregar a arma.
    • Além disso, é importante enfatizar que não se deve confiar na segurança da arma de fogo. Embora o erro humano seja muitas vezes mais provável de causar um problema, a segurança pode falhar e puxar o gatilho pode resultar em uma descarga acidental.
    • Algumas pistolas não têm nenhuma segurança manual. Nesse caso, elas geralmente têm dispositivos de segurança integrados no gatilho, na alça traseira (ou na empunhadura) ou no martelo. Esses tipos de armas são especialmente perigosos para usuários inexperientes. Mas o treinamento e a execução agressiva de técnicas de segurança podem superar muitos dos perigos de uma arma de fogo sem segurança.
    • Quando estiver na linha de tiro, não coloque o dedo no gatilho até que tenha apontado para o alvo. Esse pode ser um hábito difícil de abandonar, pois você pode achar que é natural colocar o dedo no gatilho quando pensa que quer atirar.
  4. Etapa 4 Certifique-se de que seu alvo e tudo o que estiver na distância.4 Tenha certeza de seu alvo e de tudo o que está ao alcance.
    • Isso é importante. Agora que você chegou ao ponto em que pode disparar, deve ter certeza absoluta de qual é o seu alvo e o que está atrás dele. Em muitos casos, a bala disparada pode atravessar o alvo e sair pelo outro lado. É importante observar tudo o que está abaixo do alvo. As balas podem atingir um alvo intencional ou não intencional e ricochetear, ricochetear ou mudar de direção.
    • Certifique-se de que, se estiver atirando com outras pessoas por perto, não fique atrás de ninguém quando atirar. Isso não é apenas inseguro, mas também indelicado. Todos que estiverem atirando devem estar lado a lado. Isso evita disparos acidentais e também evita que alguém se assuste com a explosão do cano da arma de fogo. Mesmo armas pequenas, como uma pistola .22 LR, podem emitir uma explosão que faz um homem adulto pular. E qualquer coisa na frente ou nas laterais do cano pode senti-la. Armas de fogo de maior calibre podem, na verdade, causar dores de cabeça ou danos apenas com a explosão do cano.
  5. Etapa 5 Sempre entregue uma arma de fogo a alguém descarregada.5Sempre entregue uma arma de fogo a alguém descarregada.
    • Se você entregar uma arma de fogo a alguém, ela deve estar descarregada. Verifique o carregador e a câmara. Quando a arma de fogo não for usada imediatamente, ela deve ser descarregada da mesma maneira. Se você receber uma arma de fogo de alguém, deve verificar o carregador e a câmara para ter certeza de que a arma não está carregada, até que você pretenda disparar.
    • Uma boa maneira de informar a si mesmo e a qualquer pessoa ao seu redor que a arma está descarregada é travar o ferrolho, a corrediça ou o cilindro na posição aberta. Isso faz com que, mesmo que o gatilho seja acionado, nenhuma bala seja disparada.
    • Verifique o manual da arma de fogo. Ele geralmente menciona a maneira mais segura de carregar ou descarregar a arma de fogo.
    • Quando não estiver usando a arma de fogo ou ao transportá-la, você deve sempre descarregá-la. Em muitos locais, há leis contra o porte de uma arma de fogo carregada em um veículo sem as devidas autorizações, mesmo que seja apenas para transportá-la de e para um campo de tiro ou oficina mecânica.
  6. Etapa 6 Use a munição adequada.6Use a munição adequada.
    • O uso de munição inadequada para sua arma de fogo pode não apenas danificar ou destruir sua arma de fogo, mas também causar ferimentos graves ou até mesmo a morte. A arma de fogo foi projetada especificamente para um determinado calibre ou calibre e, possivelmente, até mesmo para uma carga específica de munição. Cartuchos ou cápsulas excessivamente carregados ou carregados manualmente de forma inadequada podem ser um perigo e um prejuízo para a arma de fogo, para o atirador e para outras pessoas ao redor da arma de fogo. Uma detonação inadequada em uma arma de fogo que a inutiliza é conhecida por muitos como 'kaBoom' ou 'kB!'.
    • Por exemplo: embora um cartucho calibre .40 S&W possa ser carregado em um carregador .45 ACP, colocar o cartucho menor na arma faz com que o invólucro sem suporte seja lançado para fora da arma ou se desfaça, lançando estilhaços da arma. Algumas pistolas são conhecidas por terem kB!s de munição recarregada ou carregada manualmente. Algumas pistolas comuns são a M1911 e a Glocks em .40 S&W (ambas são conhecidas por apresentarem esse problema com munição 'quente' e excessivamente carregada). Essas falhas se devem ao projeto interno das armas e não podem ser compensadas.
    • A munição fabricada geralmente é a melhor. Eles testaram as cargas e as pressões muitas vezes com máquinas caras. Elas invariavelmente produzem as cargas mais consistentes. Em geral, a munição mais cara é mais consistente, mas nem sempre é esse o caso. A munição Match-grade é especificamente medida e projetada para ser a mais consistente possível. Também costuma ser a munição mais cara.
    • Também é importante prestar atenção às cargas de pólvora. Tanto o 9x19mm (9mm Luger Parabellum) quanto o .45 ACP (e outros cartuchos) têm cartuchos conhecidos como 'TAP' ou outros apelidos pelas empresas, conhecidos como cartuchos 'quentes'. Eles têm pólvora extra, o que resulta em pressões mais altas na câmara. O próximo passo é '+P', e os cartuchos de 9x19mm também podem vir em '+P+'. Cada passo acima causa pressões maiores na câmara, o que também resulta em velocidades de cano mais altas para os cartuchos. Mas muitas pistolas não conseguem disparar '+P' de forma confiável, sem danificar peças. As molas de recuo de duplo estágio são um bom indicador de que uma pistola é capaz de disparar cargas 'quentes' sem problemas, mas perguntar ao fabricante e verificar o manual é a melhor maneira de garantir que você não esteja danificando sua arma ou se colocando em risco.
    • Para rifles como o .223 Remington, também há considerações adicionais. Os cartuchos NATO 5,56x45mm têm exatamente as mesmas dimensões dos cartuchos .223 Remington. Entretanto, a regra geral é a seguinte: se a arma for anunciada como .223, não dispare munição 5.56x45mm nela. Existem diferentes tipos ou especificações de receptor/câmara. A maioria dos rifles .223 tem a câmara SAAMI-spec, que não é a mesma que a câmara Mil-Spec, como em um M16 ou em outros rifles do tipo militar. A SAAMI foi projetada para ser altamente precisa, mas não tão durável quanto a Mil-Spec, que abre mão de tolerâncias para resistência à pressão e confiabilidade. As câmaras Mil-Spec são capazes de disparar tiros de .223 sem problemas (embora com menos precisão), mas NÃO vice-versa.
    • Os cartuchos .308 Winchester e 7,62x51mm da OTAN são iguais. Portanto, não são necessárias precauções nesse caso.
  7. Etapa 7 Use proteção para os ouvidos e para os olhos.7Use proteção para os ouvidos e para os olhos.
    • Para muitos rifles de pequeno calibre, a proteção auricular não é totalmente necessária, mas é altamente recomendada. Embora o som dos tiros de pequeno calibre possa não causar dor, ele ainda pode danificar sua audição. Ao disparar qualquer coisa maior que um .22 LR, é altamente recomendável usar proteção para os ouvidos, especialmente durante o uso prolongado. O zumbido nos ouvidos após o disparo é um sinal de que seus ouvidos estão excedendo suas limitações de percussão e podem causar danos permanentes.
    • A proteção dos olhos é imprescindível. Mesmo que você esteja confiante de que não há problemas com sua arma de fogo, pequenos problemas podem surgir devido ao aquecimento da arma durante o disparo ou a defeitos na munição. Há também o problema de latões voadores (cartuchos gastos) que atingem seus olhos. Outro problema geralmente ocorre com calibres maiores ou pistolas com canos muito curtos (menos de três polegadas); pode haver pólvora não queimada voando pelo ar ou até mesmo ricocheteando na parte de trás da bala que acabou de ser disparada, que pode ser redirecionada para você.
  8. Etapa 8 Se sua arma não disparar't fire when the trigger is pulled, be cautious.8Se sua arma não disparar quando o gatilho for pressionado, tenha cuidado.
    • Quando o gatilho for acionado e não houver 'estrondo', pense para ter certeza de que havia uma bala na câmara. Se tiver certeza absoluta de que não havia um cartucho na câmara, resolva o problema. Se você acha que havia um cartucho na câmara, segure a arma apontada para o alvo. Você pode tentar disparar a arma novamente (se for uma arma de ação dupla), tente uma, talvez duas vezes e, se nada acontecer, mantenha a arma apontada para o alvo por cerca de 20 segundos. Se a bala ainda não disparar, remova cuidadosamente o carregador (se possível) e ejete a bala da câmara. Coloque o cartucho sem munição em uma área segura (longe de pessoas, objetos de valor ou outras munições).
    • O problema geralmente se deve a uma escorva vazia e é muito mais comum em munições carregadas à mão do que em munições fabricadas (consulte a regra 6).
  9. Etapa 9 Certifique-se de que a arma de fogo's barrel, chamber, and action are clear of obstruction before firing.9Certifique-se de que o cano, a câmara e a ação da arma de fogo estejam livres de obstruções antes de disparar.
    • Qualquer coisa presa no cano pode causar grandes danos ao cano e/ou à arma de fogo; pode até mesmo causar um kB! Obstruções na câmara podem fazer com que a bala não seja carregada corretamente ou não seja carregada. Também podem causar problemas de extração e ejeção que reduzem drasticamente a confiabilidade da arma. Um impedimento de ação pode impedir que o martelo da arma de fogo atinja o projétil (ou o pino de disparo) ou impedir que ela seja sacada novamente para disparar outro projétil.
  10. Etapa 10 Faça a manutenção adequada de sua arma de fogo.10Faça a manutenção adequada de sua arma de fogo.
    • A manutenção é uma grande preocupação quando se tem uma arma de fogo. Quanto mais antiga a arma de fogo, mais importante ela se torna. Em geral, a arma de fogo deve ser limpa após cada uso. Alguns fabricantes de armas de fogo recomendam o uso de proteção para os olhos antes de remover a arma do campo. Isso pode ajudar a evitar lesões oculares resultantes do 'lançamento' inadvertido de molas ou outros componentes durante a desmontagem da arma.
    • As pistolas devem ser, no mínimo, 'removidas do campo' (se possível) e limpas com um pano e/ou escova e solvente. O cano deve ser escovado com uma escova de cano. É provável que haja muito acúmulo de carbono e pólvora na câmara, portanto, uma escova e mais solvente podem ser usados nesse local. Feito isso, limpe novamente com um pano limpo (para remover todo o solvente). Todas as partes móveis devem ser lubrificadas com óleo de arma (exceto o pino de disparo das pistolas semiautomáticas, que pode ficar sujo com a sujeira e o carbono acumulados pelo óleo). A parte externa do cano e as guias do trilho da corrediça, especialmente (na corrediça e na armação), também devem ser lubrificadas. No entanto, o uso de óleo em excesso pode estimular o acúmulo de pó e carbono nessas áreas. Uma vez feito isso, limpe as partes externas com um pano limpo para remover o excesso de óleo e puxe a corrediça para trás algumas vezes para espalhar um pouco do óleo.
    • A limpeza de rifles e espingardas em campo geralmente é um pouco mais difícil ou complexa. Como alternativa, uma escova com solvente pode ser usada para limpar a ação e a câmara sem muita ou nenhuma desmontagem. Limpe o máximo possível com um pano limpo. Use solvente de cano para limpar melhor o cano, ou uma serpentina de furo também pode funcionar muito bem. Lubrifique o conjunto do gatilho (de acordo com o manual) e lubrifique o ferrolho e a ação com óleo para armas. Puxe o ferrolho para frente e para trás algumas vezes para que o óleo penetre. Limpe o excesso de óleo com um pano limpo.
    • Se a arma de fogo não for ser disparada por um período significativo de tempo, é melhor fazer uma limpeza completa antes do armazenamento. Há produtos no mercado projetados para proteger sua arma de fogo por muitos anos (décadas, se necessário), mas eles não são recomendados para armazenamento por apenas alguns anos (ou menos). É melhor limpar adequadamente e, em seguida, lubrificar a arma de fogo (talvez lubrificar demais a arma de fogo). A cada 6 a 8 meses, a arma de fogo deve ser retirada e lubrificada novamente (talvez também limpa se houver acúmulo de poeira). Com bastante óleo e uma boa limpeza inicial, a arma de fogo deve permanecer em perfeitas condições. O armazenamento em uma área seca também ajudaria, mas o óleo deve deslocar e proteger a arma contra a umidade. Depois de não usar a arma de fogo por um longo período de tempo, é melhor limpá-la e lubrificá-la novamente antes do uso.
  11. Etapa 11 Modificação adequada da arma de fogo.11Modificação adequada da arma de fogo.
    • Embora muitos recomendem não modificar sua arma de fogo (isso tem a maior chance de manter sua garantia e sua arma de fogo confiável), isso pode ser feito de maneira adequada. Geralmente, é melhor deixar que a fábrica faça todas as modificações, mas isso nem sempre é possível. Um armeiro certificado com a certificação do fabricante de sua arma de fogo1 seria a próxima melhor opção. Se não houver muitos armeiros em sua região ou se nenhum deles for certificado pelo fabricante da sua arma de fogo, provavelmente será melhor não modificar a arma. Nunca faça nenhuma modificação por conta própria. As modificações feitas incorretamente em sua arma de fogo podem danificá-la permanentemente e causar problemas, como um kB! quando disparada.
  12. Etapa 12 Aprenda as características de segurança e de disparo da arma de fogo.12Aprenda as características de segurança e de disparo da arma de fogo.
    • Aprender a usar uma arma de fogo com segurança é fundamental. Aprenda a descarregar o carregador (se disponível), descarregar e verificar a câmara, acionar a segurança (se disponível), eliminar congestionamentos, examinar o cano e retirar a roupa de campo (se disponível) da arma de fogo.
    • As características de disparo também são um componente essencial para conhecer a arma de fogo que está usando. Se não tiver conhecimento de certos aspectos da arma, como a quantidade de coice de uma arma de fogo, pergunte a alguém que tenha conhecimento dessa arma de fogo específica. Certifique-se de que você é capaz de operar a arma de forma consistente e segura.
  13. Etapa 13 Nunca atire em superfícies duras ou planas (inclusive água).13Nunca atire em superfícies duras ou planas (inclusive água).
    • Embora alguns objetos possam parecer tentadores para atirar, muitos objetos metálicos ou outros objetos duros e/ou planos podem ser muito perigosos para atirar. Esses objetos, inclusive a água, podem fazer com que a bala salte ou ricocheteie em direções inesperadas e perigosas. Eles podem até mesmo ricochetear em direção ao atirador ou próximo a ele.
    • Balas menores e de baixa velocidade (como a .22 LR) são muito conhecidas por sua capacidade de ricochetear. Devido ao seu peso leve e à baixa velocidade, coisas como madeira, pedras ou até mesmo sujeira podem fazer com que a bala ricocheteie. Consulte a Regra 4.
    • Uma boa notícia sobre o ricochete é o fato de que (em geral) as balas não ricocheteiam (como uma bola faria), devido às velocidades extremas (mesmo das balas de baixa velocidade) e porque as balas de chumbo macio tendem a seguir trajetórias relativamente paralelas ao plano do objeto atingido. Portanto, o local onde o atirador está é geralmente o lugar mais seguro para se estar quando ocorre um ricochete. Há exceções a isso, como balas de núcleo sólido (sem núcleo de chumbo) que mudam a dinâmica da bala, a borracha pode fazer com que a bala ricocheteie diretamente para trás e objetos duros em ângulo podem fazer com que a bala volte em direção ao atirador.
  14. Etapa 14 Nunca deixe a arma de fogo carregada fora de seu controle.14Nunca permita que sua arma de fogo carregada fique fora de seu controle.
    • Se você tiver uma arma de fogo carregada, nunca a deixe sem vigilância. Isso vale tanto para o campo de tiro quanto para sua casa. Se não tiver certeza do estado da arma ou de quem pode ter acesso a ela, é melhor descarregar a arma de fogo, trancá-la com uma trava deslizante (para pistola) ou trancá-la em um estojo rígido ou cofre. Para maior segurança, mantenha a munição em uma área separada, também trancada.
    • Certifique-se de seguir todas as leis estaduais e locais referentes ao armazenamento de armas de fogo. Alguns estados não exigem que as armas de fogo sejam trancadas, mas lembre-se de que há crianças ou outras pessoas que podem ter acesso a suas armas de fogo ou munição.
  15. Etapa 15 Nunca misture álcool ou drogas com armas de fogo.15Nunca misture álcool ou drogas com armas de fogo.
    • Mesmo a menor quantidade de álcool ou drogas (até mesmo medicamentos prescritos) pode prejudicar ou alterar seu julgamento até mesmo de coisas comuns ou simples. Essa combinação pode ser uma dose letal para você ou para as pessoas ao seu redor quando envolver armas de fogo. Nunca, sob nenhuma circunstância, use uma arma de fogo se não estiver completamente sóbrio.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaPor que é perigoso atirar para cima? Tudo o que vem para cima deve vir para baixo. Uma bala disparada para o ar cairá de volta ao chão e poderá atingir alguém, inclusive você.
  • PerguntaExiste um coice em uma arma de cano longo .44? Sim, como acontece com quase todas as armas de fogo. Com a arma mencionada, ele é muito perceptível. Tente usar as duas mãos para segurar a arma, mas tenha muito cuidado com o posicionamento delas.
  • PerguntaÉ possível que uma arma falhe no disparo? Sim, é bem possível.

Vídeo

Dicas

  • Saiba como usar a segurança da arma de fogo (se disponível).
  • Em muitos estados, disparar uma arma de fogo contra alguém para defender a propriedade não é uma defesa legal. Conheça as leis aplicáveis.
  • Com exceção das armas de fogo transportadas para fins defensivos, carregue apenas armas de fogo vazias, desmontadas, de ação aberta ou trancadas em seu automóvel, acampamento ou casa.

Avisos

  • NUNCA olhe para o cano de uma arma de fogo, carregada ou não. A primeira vez pode ser a última.
  • Leia o manual da arma de fogo específica que você vai usar antes de pegá-la.
  • Certifique-se de seguir todas as leis estaduais e locais ao atirar. Observe que muitas leis sobre armas de fogo mudam drasticamente de estado para estado e podem até mudar entre condados ou mesmo cidades.
  • Lave bem as mãos depois de disparar uma arma de fogo. Resíduos de energia, lubrificantes e até mesmo chumbo podem se fixar em sua mão e todos eles são potencialmente prejudiciais quando ingeridos.
  • Não tente carregar uma arma de fogo no cós da calça ou no bolso. Essa é uma ótima maneira de estourar seu próprio pé. Um coldre adequado mantém a arma de fogo no lugar e mantém os objetos fora do guarda-mato.
  • As armas de fogo podem ser muito perigosas e até mesmo letais. Elas só devem ser usadas por usuários experientes ou sob a supervisão direta de um instrutor especializado em armas de fogo.