Como cultivar suas próprias minhocas para pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

A compra de iscas vivas pode ser um grande prejuízo para sua carteira se você for um pescador ávido. Uma solução mais econômica é criar suas próprias minhocas em sua própria cama de minhocas (também conhecida como 'composteira'). É tão fácil quanto fazer alguns furos em um recipiente comum de espuma ou plástico, colocar uma camada de papel picado, preenchê-lo com alguns centímetros de terra para vasos e adicionar um pouco de água. O resultado final será um ambiente úmido, rico em nutrientes e selado, perfeito para a criação contínua de novos lotes das minhocas de sua preferência.

Etapas

Construindo uma cama de minhocas

  1. Etapa 1 Escolha um local adequado para sua cama de minhocas.
    Escolha um local adequado para sua cama de minhocas. Você tem a opção de começar sua cama de minhocas dentro ou fora de casa, dependendo das condições climáticas de sua região. Se quiser construí-lo ao ar livre, escolha um local com bastante sombra, de preferência um local coberto para desviar a chuva. Se preferir mantê-lo dentro de casa, reserve um pequeno espaço na garagem, no porão, no galpão do jardim ou na varanda com tela.
    • É possível manter um canteiro de minhocas ao ar livre durante todo o ano, desde que esteja em um local que não seja suscetível a congelamento durante os meses de inverno.
    • Em geral, não é uma boa ideia criar minhocas dentro de sua própria casa. Além de a cama provavelmente emitir um odor desagradável, há sempre a possibilidade de uma ou mais minhocas saírem do recipiente.
    • Se preferir economizar tempo, você também pode comprar uma cama de minhocas em vez de construir a sua própria.
  2. Etapa 2 Selecione um recipiente simples de espuma ou plástico para usar como cama.
    Selecione um recipiente simples de espuma ou plástico para usar como cama. Um refrigerador de espuma compacto é ideal para essa finalidade, pois as paredes isoladas protegerão as minhocas contra mudanças drásticas de temperatura. No entanto, você também pode usar qualquer recipiente comum de plástico ou poliuretano, desde que tenha uma tampa que se feche bem.
    • Se você souber usar uma caixa de ferramentas, considere a possibilidade de construir sua própria cama de minhocas personalizada de acordo com suas especificações preferidas, usando os materiais de sua preferência.
    • As dimensões exatas de sua cama de minhocas não são importantes. Tudo o que importa é que você forneça um espaço fechado com espaço suficiente para abrigar suas minhocas confortavelmente.

    Dica: quanto menor for a cama de minhocas, mais fácil será a limpeza e a manutenção. A única desvantagem de canteiros especialmente pequenos é que eles não serão capazes de abrigar tantas minhocas, devido às suas proporções limitadas.

  3. Etapa 3 Faça uma série de furos na parte superior e inferior do recipiente.
    Faça uma série de furos na parte superior e inferior do recipiente. Instale a furadeira com um acessório de serra de 1 polegada (2,5 cm) e faça um furo na parte superior de cada uma das paredes do recipiente. Em seguida, passe para uma furadeira de 1⁄8-1⁄4 pol. (0,32-0,64 cm) e faça de 2 a 3 furos no fundo do contêiner próximo a cada canto, deixando um espaço de 5,1 a 7,6 cm (2 a 3 polegadas) entre cada furo.
    • Evite usar uma broca maior do que cerca de 3⁄8 in (0,95 cm), ou espécies menores de minhocas poderão se espremer para sair.
    • Os furos grandes na parte superior do recipiente permitirão que as minhocas respirem dentro do recipiente com tampa, enquanto os furos menores na parte inferior filtrarão o excesso de água e os resíduos.
  4. Etapa 4 Crie uma camada de 1,3 cm de cama preliminar com papel picado.
    Crie uma camada de 1⁄2 (1,3 cm) de cama preliminar com papel picado. Rasgue folhas de papel de jornal, papel de impressora ou papelão fino em pedaços de 2,5 a 5,1 cm e espalhe-os no fundo do recipiente vazio. Tente distribuir o material de cama da forma mais homogênea possível para que não haja montes ou pontos vazios perceptíveis.
    • Uma trituradora de papel pode reduzir rapidamente o material de cama a tiras finas e de tamanho consistente, se você tiver acesso a uma.
    • Evite papel de rascunho impresso com corantes coloridos. Eles podem ser tóxicos para muitas espécies de minhocas.
  5. Etapa 5 Cubra o material de cama com 7,6 a 20,3 cm (3 a 8 polegadas) de terra para vasos.
    Cubra o material de cama com 7,6 a 20,3 cm de terra para vasos. A quantidade exata de terra a ser adicionada dependerá do tamanho total do recipiente. Peneire a terra até que o recipiente esteja pelo menos um terço cheio e, em seguida, espalhe-a para que fique bem plana. Certifique-se de que haja terra suficiente para que as minhocas façam um túnel.
    • Qualquer tipo de solo orgânico bem balanceado para vasos funcionará muito bem.
    • Quebre com as mãos os grandes torrões de terra ou musgo de turfa.
  6. Etapa 6 Adicione água suficiente ao solo para umedecê-lo completamente.
    Adicione água suficiente ao solo para umedecê-lo completamente. Despeje a água no recipiente aos poucos, revolvendo o solo com os dedos ou com uma espátula à medida que avança. Quando terminar, o solo deverá estar úmido, mas não encharcado. Você saberá que atingiu uma boa consistência quando ela se aglomerar facilmente.
    • Tenha cuidado para não adicionar tanta água que ela comece a se acumular na superfície do solo. O excesso de água pode fazer com que as minhocas corram o risco de se afogar.
    • Após a rega inicial, é necessário regar o solo periodicamente (pelo menos uma vez a cada poucos dias) para mantê-lo úmido.

Manutenção de condições confortáveis para suas minhocas

  1. Etapa 1 Estoque as espécies desejadas de minhocas para isca.
    Abasteça-se com as espécies desejadas de minhocas para isca. Há várias maneiras de obter minhocas para sua composteira. A opção mais simples e mais barata é desenterrá-las de seu próprio quintal ou jardim, se você souber o que está procurando. Se isso não for possível, você também pode comprá-las em uma loja de artigos para pesca local ou fazer pedidos em grandes quantidades de minhocas on-line.
    • As minhocas vermelhas e as nightcrawlers são as duas variedades mais comuns de minhocas usadas como isca viva.
    • Se não tiver certeza do tipo de minhoca a ser comprada, pesquise os hábitos alimentares do peixe que deseja pescar. A truta e a perca, por exemplo, são atraídas por iscas pequenas e fáceis de manusear, como as larvas de farinha, enquanto as minhocas vermelhas gordas e os nightcrawlers são a refeição favorita de bagres, walleye, robalos e outros grandes nadadores.
  2. Etapa 2 Espalhe as minhocas de isca uniformemente sobre a superfície da cama.
    Espalhe as minhocas de isca uniformemente sobre a superfície da cama. Introduza as minhocas em seu novo lar e permita que elas comecem a se aclimatar. Depois de colocar todas as minhocas no lugar, coloque a tampa no topo do recipiente e verifique se ela está bem presa.
    • Seja cuidadoso ao transferir as minhocas de um recipiente para o outro. Se não for cuidadoso, você poderá machucá-las.
    • Uma boa regra geral é adicionar cerca de 2 dúzias de minhocas para cada 0,093 m2) de espaço disponível para a cama.
  3. Etapa 3 Mantenha a temperatura dentro da cama de minhocas sempre acima de zero.
    Mantenha a temperatura dentro da cama de minhocas sempre acima de zero. Procure manter uma temperatura mínima de 10 a 27 °C (50 a 80 °F). Isso pode exigir que você mova os recipientes plásticos para dentro de casa em dias ou noites particularmente frios, ou reposicione-os de modo que fiquem sob luz solar mais direta. Lâmpadas de calor são outro recurso útil a ser mantido em espera, principalmente em espaços internos frios, como garagens e porões.
    • Se você estiver usando um recipiente de espuma isolado, não precisará se preocupar com o fato de o canteiro de minhocas ficar muito quente ou frio, mesmo no auge das estações de verão e inverno.
    • As minhocas tentarão evacuar o solo que estiver abaixo de zero e podem murchar e morrer em um solo que esteja a 35 °C (95 °F) ou mais quente.
    • Mantenha o recipiente em um local fresco, na geladeira, na sombra, sob uma árvore ou sob um banco.
  4. Etapa 4 Adicione materiais de compostagem ao recipiente regularmente para alimentar as minhocas.
    Adicione materiais de compostagem ao recipiente regularmente para alimentar as minhocas. As minhocas extraem a maior parte dos nutrientes de que necessitam do solo, mas como minhocas mais gordas são melhores como isca, você deve dar a elas um pouco mais. Complemente a dieta delas espalhando itens como cascas de banana, borra de café, cascas de ovos, fubá e folhas úmidas sobre a camada superior do solo. Tente jogar alguns itens a cada 4 ou 5 dias ou simplesmente adicione um novo composto à medida que o gerar.
    • Alguns pescadores com experiência no cultivo de suas próprias minhocas recomendam misturar o composto à cama antes de adicionar as minhocas ao recipiente para garantir que o solo esteja repleto de nutrientes.
    • Outra opção é comprar um alimento para minhocas pré-fabricado, especialmente formulado para engordar as minhocas da isca. Você encontrará pacotes de comida para minhocas em qualquer loja de iscas e equipamentos.

    Dica: use aproximadamente 1 libra (16 oz) de material de compostagem para cada 1 libra (16 oz) de minhocas em seu canteiro.

  5. Etapa 5 Substitua metade do solo em sua cama de minhocas a cada poucos meses.
    Substitua metade do solo em sua cama de minhocas a cada poucos meses. À medida que os materiais em sua composteira se aproximarem dos orifícios na parte superior do recipiente, comece a colocar o alimento compostado em um lado da cama por uma ou duas semanas para incentivar as minhocas a migrarem nessa direção. Retire o solo da metade não utilizada do canteiro e encha-o novamente em seu nível original com terra fresca para vasos e papel picado.
    • Se não quiser esperar que as minhocas se movam sozinhas, você também pode vasculhar o solo com a mão ou com um pequeno ancinho para levá-las cuidadosamente para um lado do recipiente.
    • Recicle o solo rico em nutrientes que você remover usando-o em seu jardim ou canteiros de flores.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como as minhocas se multiplicam?
    No acasalamento, as minhocas se juntam com as cabeças apontando em direções opostas. O esperma é passado de uma minhoca para a outra e armazenado em sacos, um casulo se forma na minhoca e, em seguida, os óvulos e o esperma são depositados no casulo.
  • Pergunta
    Com que rapidez os vermes se multiplicam?
    Elas devem começar a se multiplicar em cerca de 30 dias. Quanto mais minhocas você tiver, mais bebês haverá.
  • Pergunta
    Posso usar um freezer velho para as minhocas?
    Sim, você pode. Como os freezers são isolados, eles tendem a ficar mais frescos em climas quentes (se mantidos em uma área sombreada).

Vídeo

Dicas

  • As minhocas devem ser mantidas longe da luz solar direta, como regra geral. No entanto, se você descobrir que suas minhocas estão tentando escapar rastejando para fora da parte superior da cama, posicionar uma fonte de luz artificial diretamente acima da cama ajudará a desencorajar esse comportamento.
  • Se você acabar com mais minhocas do que pode suportar, compartilhe-as com amigos e familiares que gostam de jardinagem ou venda o excedente em uma loja de iscas para ganhar um pouco mais de dinheiro.
  • Faça sua cama de minhocas com um material durável, como poliuretano, madeira ou até mesmo metal, caso planeje levar todo o recipiente em sua próxima viagem de pesca.

O que você precisará

  • Recipiente de espuma ou plástico com tampa
  • Furadeira elétrica com serra copo de 2,5 cm (1 pol.) e 1⁄8-1⁄4 pol. (0,32-0,64 cm) de broca
  • Papel de jornal, papel de impressora, papelão fino ou materiais de cama semelhantes
  • Solo orgânico para vasos
  • Água
  • Isca para minhocas de sua preferência
  • Materiais de compostagem
  • Espátula manual
  • Musgo de turfa (opcional)
  • Lâmpada de calor (opcional)
  • Ancinho pequeno (opcional)