Como fazer crescer o músculo masseter

Autor do artigo:Gabriel Silva

O músculo masseter é um dos músculos mais importantes do corpo, mas a maioria das pessoas não presta muita atenção a ele. É um músculo grande, bem próximo ao local onde as mandíbulas se encontram. Quando você morde ou mastiga, pode senti-lo movimentando a mandíbula inferior. Ele se fortalece naturalmente quando você o usa, mas há alguns exercícios simples que podem ser feitos para treinamento adicional. Exercícios regulares podem ajudá-lo a obter uma linha de mandíbula mais firme com um músculo masseter mais forte.

Etapas

Criando uma rotina de fortalecimento

  1. Etapa 1 Abra a boca em um bocejo para uma maneira simples de alongar seus músculos.
    Abra a boca em um bocejo para uma maneira simples de alongar seus músculos. Abra a boca de tal forma que você consiga colocar apenas três dedos dentro dela. Em seguida, feche a boca novamente. Mova-se lentamente para aproveitar ao máximo o movimento. Quanto mais você usar o músculo masseter, mais forte ele ficará, e essa é uma das maneiras mais fáceis de se manter ativo.
    • Para realizar o exercício, planeje fazer pelo menos 6 repetições 6 vezes ao dia. Se for possível, tente fazer 3 séries de 10 a 15 repetições cada.
    • Outra maneira de fazer isso é colocar os dedos nas bochechas, onde os maxilares superior e inferior se encontram. Segure a língua contra o céu da boca enquanto abre e fecha a boca.
  2. Etapa 2 Cerre a mandíbula para usar o masseter com mais frequência.
    Cerre a mandíbula para usar o masseter com mais frequência. Abra bem a mandíbula e, em seguida, feche-a lentamente. Leve o tempo necessário para sentir os músculos da mandíbula se alongando e se contraindo novamente. Quanto mais você usar a mandíbula, mais forte o masseter se tornará. À medida que se acostumar a fazer o exercício, mantenha a boca fechada por mais tempo, por exemplo, por 30 segundos, depois 40 segundos e assim por diante.
    • Tenha cuidado para não ranger os dentes. Você também não deve fechar a boca muito rapidamente. É melhor fazer o exercício em um movimento controlado para evitar tensão.
    • Para adicionar mais resistência ao seu exercício, adquira um dispositivo de exercício da mandíbula. Para usá-lo, coloque-o na boca e morda-o. Você terá de usar mais força do que usaria ao apertar, mas isso tornará sua mandíbula ainda mais forte.
  3. Etapa 3 Pressione a mandíbula com o punho para treinar a resistência.
    Pressione a mandíbula com o punho para treinar a resistência. Para fazer esse exercício muito simples, fique em pé ou sente-se ereto com o queixo nivelado com o chão. Abra a boca com cerca de 2,5 cm de largura e, em seguida, empurre o punho contra a parte inferior da mandíbula. Mantenha-o assim por pelo menos 5 segundos antes de soltá-lo. À medida que seus músculos ficarem mais fortes, mantenha a boca aberta por mais tempo.
    • Tente fazer pelo menos 3 séries de 10 a 15 repetições. Quando estiver começando, talvez só consiga fazer algo como 6 séries de 6 repetições espaçadas ao longo do dia.
    • Ao pressionar o queixo, você deve sentir o masseter se contrair perto das bochechas. Se não o sentir tenso, certifique-se de que sua boca não esteja muito aberta.
  4. Etapa 4: Faça um estalido com a língua para se concentrar apenas no masseter.
    Bata a língua para se concentrar apenas no masseter. Feche a boca de modo que os dentes fiquem pouco separados. Certifique-se de que sua mandíbula esteja relaxada. Em seguida, levante a língua até o céu da boca sem mover mais nada. Cacareje como uma galinha. Esse é um exercício muito simples que pode ser feito em qualquer lugar e com certeza fará com que seu masseter se movimente.
    • Tente fazer pelo menos 6 séries de 6 repetições. Para obter mais efeito, faça pelo menos 3 séries de 10 a 15 repetições. Como o exercício é muito simples, você pode facilmente fazer mais se tiver energia.
    • A parte mais importante desse exercício é manter o resto da boca imóvel enquanto você cacareja com a língua. O masseter controla o movimento e você provavelmente conseguirá senti-lo se esforçar.
  5. Etapa 5 Tente fazer trava-línguas para forçar os músculos a se contraírem.
    Experimente fazer trava-línguas para forçar a contração dos músculos. Posicione a língua contra o céu da boca, logo atrás dos dentes. Em seguida, pressione a língua firmemente contra o céu da boca para contrair o músculo masseter. Termine cantarolando ou emitindo um som que faça sua boca vibrar. Cantarolar por cerca de 2 a 3 segundos antes de relaxar a língua.
    • Complete o exercício com 3 séries de 15 repetições cada. O zumbido ativará e trabalhará vários músculos diferentes ao longo da linha da mandíbula.
    • Esse é um exercício bastante simples e seguro que pode ser feito em qualquer lugar. Para maior conforto, tente fazê-lo sentado com as pernas cruzadas no chão e com os braços sobre os joelhos.
  6. Etapa 6 Faça sons de vogais para trabalhar os lados de seus músculos.
    Faça sons de vogais para trabalhar os lados de seus músculos. Abra a boca o máximo que puder e diga a letra 'O'. Em seguida, diga a letra 'E'. Esse é o exercício completo - é realmente muito simples, mas seu músculo masseter ficará bastante desgastado com a prática. Use-o para movimentar a mandíbula e desenvolver a força muscular de uma forma única em comparação com a maioria dos outros exercícios.
    • Complete o exercício fazendo 3 séries de 15 repetições cada.
    • Experimente o exercício com outras vogais também. Se você for cantor, essa é uma boa maneira de aquecer a voz e, ao mesmo tempo, soltar a mandíbula.
  7. Etapa 7 Role a língua para trás para um alongamento muscular relaxante.
    Role a língua para trás para fazer um alongamento muscular relaxante. Feche a boca de modo que os dentes estejam apenas se tocando. Em seguida, enrole a língua para trás o máximo que puder, pressionando-a contra o céu da boca. Mantenha a língua nessa posição e abra a boca lentamente. Abra-a o máximo que puder sem mover a língua e, em seguida, mantenha essa posição por pelo menos 5 segundos.
    • Reserve 5 minutos para o exercício e faça o movimento o maior número de vezes possível. Tente fazer isso duas vezes por dia.
    • O melhor momento para fazer o exercício é quando você estiver relaxado, como de manhã ou à noite. Você também pode usá-lo para abrir ou fechar os exercícios musculares da mandíbula.

Como usar os exercícios para o pescoço

  1. Etapa 1 Faça curl ups no pescoço para desenvolver os músculos frontais do pescoço.
    Faça curl ups de pescoço para desenvolver os músculos frontais do pescoço. Deite-se no chão com as mãos cruzadas sobre a barriga. Mantenha a língua pressionada contra o céu da boca. Puxe o queixo para baixo em direção ao peito, mas certifique-se de que sua cabeça não saia do chão. Em seguida, levante a cabeça cerca de 5,1 cm do chão.
    • Comece fazendo 3 séries de 10 repetições cada. Você pode fazer mais séries à medida que sua mandíbula ficar mais forte.
    • Não tenha pressa ao fazer esse exercício. No início, sua mandíbula ficará um pouco apertada, pois normalmente não é exercitada dessa forma. Você pode forçar o pescoço ao tentar fazer demais.
  2. Etapa 2 Tente fazer backups da clavícula para melhorar os músculos da mandíbula inferior.
    Tente fazer backups da clavícula para melhorar os músculos da mandíbula inferior. Fique em pé, mantendo a cabeça nivelada com o chão. Inicie o exercício movendo a cabeça diretamente para trás em pelo menos 5,1 cm (2 pol.). Mantenha a boca fechada para colocar alguma tensão no músculo masseter. Quando sentir os músculos ao redor da garganta ficarem tensos, pare e mova a cabeça para frente novamente.
    • No início, faça 3 séries de 10 repetições. À medida que sua mandíbula ficar mais forte, mantenha a cabeça parada depois de movê-la para trás. Tente mantê-la nessa posição por mais de 30 segundos.
    • Esse exercício também pode ser feito enquanto você estiver sentado ou até mesmo deitado no chão. Você pode fazê-lo quando estiver sentado no trabalho, por exemplo, sem que isso seja muito perceptível.
    • Por segurança, mantenha sempre as costas e o pescoço retos, com as orelhas diretamente sobre os ombros. Segure a cabeça de modo que o queixo fique nivelado com o chão.
  3. Etapa 3 Flexione os músculos do pescoço para ativar a mandíbula.
    Flexione os músculos do pescoço para ativar a mandíbula. Primeiro, mantenha-se ereto enquanto mantém a cabeça erguida. Coloque as mãos atrás do pescoço, entrelaçando os dedos. Em seguida, acene lentamente com a cabeça para frente, aproximando o queixo do peito o máximo que puder. Quando tiver ido o mais longe que puder, levante a cabeça novamente.
    • Comece com 6 séries de 6 repetições ao longo do dia. À medida que sua mandíbula ficar mais forte, tente fazer 3 ou mais séries de 10 a 15 repetições.
    • Esse exercício funciona muito bem quando combinado com os backups da clavícula. Você não estará visando diretamente o masseter, mas ele ainda é ativado quando você leva o queixo para frente.
  4. Etapa 4 Faça elevações do queixo com o rosto para ajudar a elevar os músculos da mandíbula.
    Faça elevações do queixo com o rosto para ajudar a elevar os músculos da mandíbula. Sente-se no chão ou em uma cadeira com a boca fechada. Para começar, empurre o maxilar inferior para frente e, ao mesmo tempo, levante o lábio superior. Em seguida, mantenha a boca nessa posição por 10 a 15 segundos antes de soltá-la. Você poderá sentir o músculo masseter se engajando de uma forma que ele não costuma fazer todos os dias.
    • Faça 3 séries de 15 repetições para esse exercício. À medida que for praticando, você pode adicionar mais repetições, mas esse exercício tende a cansar o masseter rapidamente.
    • Ao praticar o exercício pela primeira vez, tente fazê-lo sentado no chão. Cruze as pernas à sua frente com os braços apoiados nos joelhos. Isso pode ser mais confortável do que fazê-lo sentado em uma cadeira.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Mastigar alimentos duros ou coisas como chicletes fortalece o músculo masseter, mas não exagere. A mastigação excessiva pode deixá-lo cansado e dolorido.
  • Se você tiver dor no músculo masseter, as massagens podem ajudar a aliviá-la.
  • Para melhorar seus exercícios, mantenha uma dieta saudável. O estresse não apenas consome sua energia, mas também tensiona os músculos, causando mais dor na mandíbula.

Advertências

  • O uso excessivo do músculo masseter pode levar a problemas dolorosos, como o distúrbio da articulação temporomandibular (DTM). Certifique-se de relaxar a mandíbula se sentir qualquer tipo de tensão muscular ou dor de cabeça tensional.