Como segurar um taco de softball

Autor do artigo:Gabriel Silva

Em softbolo punho correto é o ponto de partida para um swing. O posicionamento correto da mão é crucial para conseguir uma pega firme mas solta. O método convencional envolve o empilhamento da mão dominante sobre a outra, com os nós dos dedos do meio alinhados. No entanto, pode modificar esta pega rodando ambas as mãos para dentro ou sobrepondo ligeiramente as mãos. Qualquer que seja a pegada escolhida, lembre-se de segurar o taco com os dedos, não com as palmas das mãos.

Passos

Conseguir a Pega Padrão

  1. Passo 1 Coloque a sua mão dominante sobre a sua mão não dominante na pega.
    Coloque a sua mão dominante sobre a sua mão não dominante na pega. Segure o taco numa posição baixa sobre a pega. Se for destro, coloque a sua mão direita mais acima na pega e coloque a sua mão esquerda perto da base da pega. Se for canhoto, mantenha a mão esquerda sobre a direita ao longo da pega.
    • A pega de um taco de softball é a parte mais fina junto à base do taco, que é normalmente envolvida com uma fita aderente.
  2. Passo 2 Posicionar o taco's handle at the base of your fingers.
    Posicione a pega do taco na base dos seus dedos. Com a mão dominante empilhada em cima da mão não dominante, alinhe a pega com a base dos dedos. Mantenha a pega alinhada com a parte inferior dos nós dos dedos.
    • Mantenha a pega contra as almofadas macias no interior da mão, onde normalmente se formam bolhas ou calosidades.
    • Para verificar se está a fazer isto corretamente, estenda o taco à sua frente como se estivesse a apertar a mão de alguém. Desta forma, o taco deve assentar confortavelmente na base dos seus dedos.
    • A forma como segura o taco depende da sua estratégia de jogo. Por exemplo, pode segurar o taco mais nos dedos para obter mais controlo, ou segurá-lo na parte mais profunda da mão para obter mais potência.
  3. Passo 3 Evite segurar o taco com as palmas das mãos.
    Evite segurar o taco com as palmas das mãos. Concentre-se em manter a pega do taco na base dos seus dedos. Não o agarre demasiado para trás nas palmas das mãos. Se o segurar com as palmas das mãos, vai colocar mais tensão nos pulsos e limitar-se a balançar rapidamente.
    • Pode magoar a base do polegar se segurar o taco demasiado para trás. Utilize a colocação correcta das mãos para evitar esta lesão.
  4. Passo 4 Alinhe os nós dos dedos em ambas as mãos.
    Alinhe os nós dos dedos em ambas as mãos. Os nós dos dedos que batem à porta são os centrais, ou seja, os que utilizaria para bater a uma porta. Com as duas mãos apoiadas na maçaneta, gire as mãos de modo que esses nós se alinhem da mão dominante para a mão não dominante.
    • Esta é a marca registada da pega padrão de softball.
    • Esta pega incentiva a rotação natural da parte superior do pulso à medida que se avança no swing.
    • Para testar a sua pega, coloque o taco sobre o ombro. Os nós dos dedos devem alinhar-se confortavelmente nesta posição.
  5. Passo 5 Agarrar o taco ligeiramente mas com firmeza nos dedos.
    Agarre o taco de forma ligeira mas firme nos dedos. Ao jogar softball, mantenha a pega leve e solta. Não aperte o taco com força nem pressione as palmas das mãos contra a pega. Mantenha os pulsos e os músculos das mãos soltos para poder reagir rapidamente.
    • Se tiver uma pega demasiado rígida, o seu swing será mais lento e o impacto poderá ser mais desconfortável.
    • Se apertar o taco com demasiada força, pode bloquear os braços.

Modificar a pega padrão

  1. Passo 1 Tente enrolar o dedo mindinho inferior à volta ou por baixo do botão.
    Tente enrolar o seu dedo mindinho inferior à volta ou por baixo do botão. Posicione a sua mão inferior (a mão não dominante) na direção da extremidade inferior da pega. Depois, enrole o dedo mindinho à volta da parte curva do botão (ou seja, a extremidade inferior do taco). Em alternativa, enrole o dedo anelar à volta do botão e coloque o dedo mindinho diretamente por baixo do botão.
    • Com esta técnica, ganhará mais controlo enquanto alonga eficazmente o taco. Com um taco mais comprido, obterá mais alavancagem e um swing mais poderoso.
  2. Passo 2 Gire os nós dos dedos para dentro para obter o 'box grip'.
    Rode os nós dos dedos para dentro para o 'box grip'. Mantenha as mãos apoiadas na pega. Em vez de alinhar os nós dos dedos que batem na porta, rode ligeiramente as duas mãos de modo a que os nós dos dedos que batem na porta de uma mão fiquem alinhados com os nós dos dedos da base da outra mão.
    • Pense nisso como se os nós dos dedos estivessem sobre uma linha central imaginária.
    • O 'box grip' pode dar-lhe uma maior firmeza no taco do que o 'grip' normal em que os nós dos dedos estão alinhados.
    • Evite rodar as mãos demasiado para dentro, pois não conseguirá uma pancada direita e colocará pressão nos pulsos.
  3. Passo 3 Sobrepor 1 ou 2 da mão de cima's fingers over your bottom hand.
    Sobreponha 1 ou 2 dos dedos da mão de cima sobre a mão de baixo. Em vez de empilhar uma mão em cima da outra, deslize a sua mão dominante superior para baixo na pega até cobrir a sua mão inferior. Coloque os últimos 1 ou 2 dedos da mão de cima (ou seja, o mindinho e o anelar) ligeiramente sobre os nós dos dedos da mão de baixo. Mantenha os 2 ou 3 dedos superiores enrolados à volta do taco e coloque o polegar sobre o indicador superior.
    • Mantenha os dedos da sua mão de baixo posicionados como na pega normal.
    • Os nós dos dedos já não estarão alinhados em ambas as mãos; mantenha os nós dos dedos médios da mão de cima mais próximos dos nós dos dedos da base da mão de baixo.
    • Esta pega de sobreposição parcial pode dar-lhe mais topspin com mais controlo do que uma sobreposição total.
  4. Passo 4 Experimente uma sobreposição total, colocando 3 ou 4 dos dedos superiores sobre a mão inferior.
    Experimente uma sobreposição total, colocando 3 ou 4 dos seus dedos superiores sobre a sua mão inferior. Para começar, use a pega de sobreposição parcial. Em vez de colocar 1 ou 2 dedos da mão de cima sobre a mão de baixo, use 3 ou 4 dedos. Experimente usar os dedos mindinho, anelar e médio para uma sobreposição de 3 dedos. Ou então, na versão mais extrema desta preensão, coloque também o dedo indicador sobre a mão de baixo.
    • Como uma aderência mais extrema, isto aumentará o chicote do taco mas diminuirá a quantidade de controlo que tem sobre o taco.
  5. Passo 5 Escolha a pega que se sente mais confortável para si.
    Escolha a pega que se sente mais confortável para si. Uma técnica que funciona para outro jogador ou treinador pode não funcionar tão bem para si. Experimente diferentes modificações da pega durante o treino para ver o que lhe agrada e o que lhe dá mais sucesso. Lembre-se de que não há problema em mudar a pega, desde que esteja a trabalhar para encontrar a pega mais confortável e produtiva para si.
    • Discuta as modificações da pega com o seu treinador para se certificar de que não está a expor-se a lesões.
    • Não espere até ao jogo para alterar a sua pega; poderá não jogar tão bem quando experimentar uma nova pega pela primeira vez.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Com que força se deve agarrar um taco de softball?
    Agarre o taco de forma a ter uma amplitude de movimentos livre durante a tacada. Tente não apertar o taco com demasiada força, caso contrário irá bloquear os braços.
  • Questão
    Como posso obter mais potência no meu taco?
    Segure o taco na parte mais profunda da mão para obter mais potência. Se fores mais do tipo de bater em bolas pequenas, segura o taco mais nos dedos - isto dá-te mais controlo.
  • Questão
    Como posso corrigir a minha postura de batedor?
    Não segure o taco de forma a que este aponte para o outro lado do seu ombro, pois isso apenas torna o seu swing mais longo. Além disso, não aponte o taco demasiado para trás; em vez disso, aponte-o diretamente para trás.

Dicas

  • Pratique sua pegada várias vezes até que ela pareça natural. Tente praticá-la fora do campo, enquanto relaxa em casa, para se habituar à sensação.
  • Use luvas de taco para maior conforto, se assim o desejar. Elas podem ajudar a reforçar a pegada, absorver o impacto e proteger a pele contra o desenvolvimento de calos.