Como adotar uma postura de Jeet Kune Do

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Jeet Kune Do é um estilo de luta concebido pelo famoso artista marcial Bruce Lee, que se referiu a ele como uma arte marcial 'não clássica'. O Jeet Kune Do é caracterizado pela ausência de formas (kata / 形 / かた ) e padrões, baseando-se em uma filosofia de simplicidade e preparação mental. Nas palavras do fundador dessa arte, ao praticar o Jeet Kune Do, você deve ser 'como a água', permitindo-se adaptar-se a cada situação com fluidez. Para ajudá-lo a atingir esse objetivo, é necessário ter uma postura inicial flexível e forte.

Passos

Preparando seu corpo e sua mente

  1. Etapa 1: Vista-se para se movimentar com facilidade.
    Vista-se para se movimentar com facilidade. Em qualquer arte marcial, o traje adequado será a diferença entre ser capaz de executar um movimento ou ficar preso em sua própria roupa. Seja qual for a roupa que você escolher, é importante que ela ofereça liberdade de movimento sem ser frouxa o suficiente para se enroscar ou permitir que seu oponente o agarre facilmente.
    • Um simples equipamento de ginástica pode ser adequado para seu treinamento de artes marciais. Um par de shorts esportivos e uma camiseta não o atrapalharão e oferecerão chances mínimas para o oponente se agarrar.
    • O equipamento tradicional de treinamento de artes marciais, geralmente chamado de gi (pronuncia-se gee; ぎ / 着), pode ser comprado on-line ou em lojas especializadas em artes marciais. Eles são projetados especificamente para durabilidade e uso em treinamento.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adrian Tandez

    Instrutor de Jeet Kune Do
    Adrian Tandez é o fundador e instrutor-chefe da Tandez Academy, um centro de treinamento de autodefesa de renome mundial em Mountain View, Califórnia. Treinado pelo renomado artista marcial Dan Inosanto, Adrian é um instrutor certificado em Jeet Kune Do de Bruce Lee, artes marciais filipinas e Silat, entre outros. Adrian tem mais de 27 anos de experiência em treinamento de defesa pessoal.
    Adrian Tandez Instrutor de Jeet Kune Do

    O que é Jeet Kune Do? O especialista em autodefesa Adrian Tandez diz: 'O Jeet Kune Do foi criado para a autodefesa no mundo real. Não é uma arte marcial tradicional. Não há regras e não é um esporte - tudo o que você aprende tem que funcionar em uma luta real na rua. Pode haver mais de um oponente, e você vai querer lutar o mais rápido possível.'

  2. Etapa 2 Aqueça seus...
    Aqueça seus músculos e alongar. Se seus músculos estiverem rígidos, isso poderá afetar negativamente sua capacidade de adotar a postura adequada e realizar até mesmo movimentos simples. Considere fazer uma corrida de aquecimento para que seu corpo esteja totalmente pronto para praticar sua arte e certifique-se de alongar todos os músculos completamente.
    • Alguns estudos demonstraram que não é possível obter o melhor alongamento sem aquecimento prévio. Outras atividades de aquecimento incluem flexões, abdominaispolichinelos, andar de bicicleta e muito mais.
    • O aquecimento e o alongamento também podem evitar que você se esforce durante a prática do Jeet Kune Do. Forçar os músculos antes de estar pronto pode resultar em uma distensão muscular.
  3. Etapa 3 Entenda a mecânica por trás de uma postura de passo à frente.
    Entenda a mecânica por trás de uma postura de passo à frente. A postura do passo à frente é uma posição corporal ativa que limita os possíveis golpes em seu corpo e permite que você se defenda ou ataque facilmente. A principal característica do passo à frente é o impulso. Todo movimento e força devem começar com a perna de trás, estendendo-se por todo o corpo e em qualquer movimento que você tentar.
    • O alinhamento do corpo é uma parte importante da postura de qualquer arte marcial. Isso reforçará qualquer postura que você adotar. As costas curvadas afetarão negativamente seu equilíbrio e os membros desalinhados nas articulações estarão mais propensos a entorses, distensões e rupturas.
    • Sempre tente limitar o potencial de contra-ataques e golpes em sua postura. Ofereça ao oponente o menor número possível de alvos, inclinando seu corpo para ele de modo que um dos lados, e não a frente ou as costas, fique de frente para ele sempre que possível.
    • Especialmente ao treinar com um parceiro, mas também em cenários da vida real, é importante coordenar seu movimento com o do oponente. Treine seus reflexos para começar seus ataques/bloqueios de forma a coincidir com seu oponente. Isso limitará a capacidade dele de responder ou mudar de abordagem.
  4. Etapa 4 Conheça o caminho da força.
    Conheça o caminho da força. O impulso de todos os seus movimentos marciais começará na perna de trás, estendendo-se pelo corpo e pelo alvo. Um erro comum dos iniciantes é mirar no alvo e não através dele. Isso, no entanto, limitará a força com a qual você acerta, já que estará parando o golpe na superfície do alvo. Para garantir que você acerte com toda a força do seu golpe, sempre perfure o alvo até o espaço além dele.
    • Como o objetivo da maioria das artes marciais é treiná-lo para a autodefesa em situações potencialmente perigosas, você deve treinar seus reflexos para obter o maior efeito possível. Isso significa que você terá de abandonar maus hábitos, como parar o golpe preventivamente na superfície do alvo.
    • Durante o treinamento, você deve sempre começar com movimentos lentos, precisos e concentrados. Isso evitará que você machuque seu parceiro de treinamento ou a si mesmo se estiver praticando em um encosto pesado ou em algum outro tipo de equipamento. À medida que sua precisão e memória muscular melhorarem, você poderá começar a acelerar seus movimentos.

Adotando a postura do Lead Step

  1. Etapa 1: Dê a partida com o pé dominante.
    Comece com seu pé dominante. Se você não sabe qual é o pé dominante, pode descobrir isso fazendo um teste simples. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e comece a se inclinar para a frente até cair. O pé com o qual você se segura é geralmente o pé dominante. Você também deve...
    • O lado esquerdo ou direito de seu corpo deve estar voltado para o alvo/oponente, nunca para a frente ou para trás. Enfrentar um oponente na vida real com a parte da frente ou de trás do corpo abrirá muitos pontos vulneráveis, como a barriga e a virilha.
    • Coordene seu pé dominante com o lado de seu corpo. Se o pé dominante for o direito, encare o oponente com o lado direito do corpo. Se o seu pé dominante for o esquerdo, encare-o com o lado esquerdo do corpo.
    • Artistas marciais experientes são capazes de mudar com fluidez entre a orientação esquerda/direita. Entretanto, isso pode ser incômodo para iniciantes. Pode levar tempo e prática até que você se sinta confortável em liderar com seu lado não dominante.
  2. Etapa 2 Feche o corpo.
    Feche o corpo. Incline o pé dianteiro ligeiramente em direção à frente do corpo. Você quer que o pé dianteiro fique voltado para o alvo/oponente, mas, ao girar o pé ligeiramente para dentro em direção ao corpo, seu corpo ficará naturalmente orientado de forma a evitar que você apresente pontos vulneráveis em seu corpo.
  3. Etapa 3 Posicione seus pés e pernas.
    Posicione seus pés e pernas. Ficar com os pés chatos criará uma postura desequilibrada, e ficar com os pés muito à frente fará o mesmo. Seu peso deve estar concentrado em um ponto ligeiramente atrás das pontas dos pés, e os joelhos devem ter uma pequena flexão. A perna traseira deve estar um pouco mais dobrada do que a dianteira e as pernas devem estar separadas aproximadamente na largura dos ombros.
    • A perna de trás, que é o local onde a força do golpe se origina na postura do passo à frente, deve ser mais ativa do que a dianteira. Isso significa que seu peso será distribuído no pé traseiro um pouco mais à frente do que no dianteiro, resultando em um calcanhar ligeiramente elevado.
    • Dobrar demais as pernas, o que geralmente é chamado de 'postura profunda', dificultará a entrada em ação. Uma postura neutra e pronta o preparará melhor para ser como a água e enfrentar qualquer situação que possa surgir.
  4. Etapa 4 Prepare suas mãos.
    Prepare suas mãos. Dobre os braços de modo que cada um fique próximo ao corpo. Se você se afastar demais com a mão da frente, os oponentes poderão dar um tapa na sua mão para tirá-la do caminho, comprometendo sua postura. Sua mão dianteira deve estar na altura do queixo, a uma pequena distância à sua frente. Sua mão de trás deve estar mais ou menos na mesma posição, posicionada de modo que fique na altura do queixo ou um pouco abaixo dele.
    • Você pode querer fechar as mãos em punhos para estar pronto para dar um soco ou pode querer uma posição mais defensiva com as mãos abertas. Qualquer uma dessas posições funciona bem com a postura do passo à frente.
  5. Etapa 5 Alinhe seu corpo.
    Alinhe seu corpo. Para executar a maioria dos movimentos, você terá de dobrar os cotovelos e joelhos, transferindo seu peso e movimento para a força de um golpe ou bloqueio. No entanto, um membro bem alinhado resistirá melhor à força, protegendo-o de entorses, distensões e fraturas. Em particular, você deve...
    • Mantenha as costas retas, os ombros para baixo (não se curve) e relaxe o corpo. De modo geral, sua postura deve ser alta sem ser tensa, reta sem ser exagerada e tranquila sem ser preguiçosa. Sua cabeça deve estar abaixada, mas seus olhos devem estar voltados para cima.
    • Mantenha suas mãos alinhadas com os antebraços. Golpear um oponente/alvo com o pulso dobrado provavelmente causará tanto dano a você quanto ao alvo.

Desferindo um golpe reto com a postura do passo à frente

  1. Etapa 1 Dirija com a perna de trás.
    Dê impulso com a perna de trás. O movimento deve ser como o de um empurrão, embora em um golpe direto você não deva realmente tirar o pé traseiro da superfície do chão. Perder o contato com o chão comprometerá sua estabilidade e criará aberturas para o oponente.
    • Você pode pensar em um golpe reto na postura de passo à frente como uma forma de empurrar o pé dianteiro para frente com o pé traseiro. Isso transferirá naturalmente a força do movimento da perna de trás para o corpo e para o golpe.
  2. Dê um passo à frente com o pé dianteiro. Continue com o impulso do movimento começando com o pé traseiro e dê um passo à frente com o pé dianteiro. A leve flexão da perna de trás se endireitará para acomodar o passo à frente, mas não deve se mover da posição inicial nem sair do chão.
    • Seu joelho dianteiro terá que se dobrar mais à medida que você der um passo à frente. Esse aprofundamento da postura alongará sua posição para frente/para trás, de modo que ela se estenda da posição inicial até o alvo.
    • Não dê um passo à frente muito grande, pois isso comprometerá sua postura. Uma posição inicial ruim pode fazer com que você se estenda demais, criando uma postura instável e muito profunda. Se o alvo estiver muito distante, reposicione-se mais perto dele.
    • Ao se reposicionar, você deve usar um passo aleatório. Avance primeiro com o pé da frente e siga com o de trás. Em nenhum momento você deve cruzar os pés; isso criará uma postura severamente enfraquecida.
  3. Dê um soco em seu alvo. Imagine o caminho da força do seu golpe passando pelo ponto de contato e se estendendo em linha reta além dele. Isso garantirá que você não interrompa prematuramente o golpe na superfície do alvo e diminuirá a força do golpe.
  4. Etapa 4 Retorne à postura inicial.
    Retorne à postura inicial. Ao se acostumar a golpear com a postura do passo à frente, você pode perder o equilíbrio e cair de um jeito ou de outro. À medida que você aprende a mecânica do movimento, seu equilíbrio deve melhorar e sua postura deve se tornar muito sólida. Depois de se estender para golpear, retorne à posição inicial puxando o pé dianteiro para trás até que esteja novamente na posição de prontidão.
    • A manutenção do contato com o chão tem muitas finalidades. Por um lado, quando seu pé está levantado, você não tem nada para empurrar ou se equilibrar, o que torna essa posição naturalmente fraca. Além disso, em cenários da vida real, pode haver detritos perigosos no chão, como vidro ou pregos, que podem perfurar o calçado e colocá-lo em desvantagem.
    • Para praticar a manutenção dos pés em contato com o chão, você pode treinar o retorno à posição de prontidão deslizando o pé dianteiro para trás até que esteja em posição. Na vida real, esse movimento de deslizamento provavelmente empurraria os detritos perigosos para fora do caminho.

Atacando pela esquerda com a postura do passo à frente

  1. Etapa 1 Conheça seu objetivo.
    Conheça seu objetivo. Dar um passo para a esquerda a partir da postura do passo à frente o colocará do lado de dentro (a direção para a qual sua frente está voltada) dos possíveis golpes de seu adversário, facilitando o deslizamento em torno do golpe que se aproxima de seu oponente. Ao fazer isso, você executará um golpe simultâneo ao movimento do golpe de seu oponente.
    • Muitos oponentes não treinados não conseguirão coordenar efetivamente o ataque e a defesa ao mesmo tempo. Atacar no mesmo momento em que seu oponente o faz significa que ele provavelmente não estará preparado para se defender de seu golpe.
  2. Coordene seu movimento com o do oponente. Há muitos sinais que o alertarão quando o oponente estiver prestes a atacar. Observe a tensão corporal, o movimento do braço, como um movimento de enrolar ou puxar para trás, e muito mais. Quanto mais você treinar, mais apurado se tornará seu senso para esses sinais.
    • Sua meta deve ser iniciar o golpe ao mesmo tempo em que o oponente o faz, embora seja impossível fazer isso com perfeição no mundo real. Lançar seu próprio golpe em sincronia com o do oponente dará a ele pouco tempo para reagir.
  3. Dê um passo para frente e para a esquerda. Mantenha o ângulo de seu pé apontando ligeiramente para dentro em direção ao seu corpo. Você só deve dar um passo para dentro um pouco e deve tentar apresentar o mínimo possível de seu corpo ao oponente ao fazer isso. Isso o protegerá de contra-ataques ou ataques desesperados. Mesmo que você acerte um golpe decisivo, seu oponente pode, por reflexo, acertar um pé em sua virilha, anulando sua vantagem.
    • Você deve mover a cabeça para se esquivar do golpe de seu oponente. É comum inclinar ligeiramente a cabeça para a frente à medida que o corpo se estende para a frente em um golpe.
    • Lembre-se de que o impulso desse movimento é baseado em sua perna traseira. Você deve empurrar a perna dianteira para a frente, empurrando-a para baixo com a perna traseira e mantendo-a em contato com o chão.
    • Muitos especialistas em artes marciais defendem a realização do máximo que puder para sua vantagem com um único movimento. Quando seu oponente estiver golpeando, ele provavelmente não estará pensando em seu próprio trabalho com os pés. Você pode prender o pé dele de forma eficaz e arruinar seu equilíbrio cobrindo a frente do pé dele com o seu próprio pé, prendendo-o ali.
  4. Considere cobrir o golpe com a mão de trás. Ao golpear com a mão principal, a mão traseira assume o papel de defensora. Para evitar um golpe de sorte contra você ou um golpe de relance, você pode 'cobrir' o golpe do oponente com a mão de trás. Em muitos casos, um leve tapa pode desviar completamente o golpe que se aproxima.
    • Uma técnica mais avançada que você pode considerar quando tiver dominado o básico é o parry básico. Um parry é quando você interrompe/bloqueia um golpe com um golpe próprio. Nesse caso, quando você golpeia o oponente e ele tenta golpeá-lo, você pode atacar o membro que o golpeia com a mão traseira, atingindo o objetivo duplo de desviar o golpe dele e causar dano.
  5. Golpeie seu oponente. Da mesma forma que você desferiu um golpe direto na posição de passo à frente, estenda o braço com a força do movimento e dê um soco no alvo. Depois de desferir o golpe, volte à posição de prontidão.

Execução de um golpe para a direita com a postura do passo à frente

  1. Passo 1 Dê um passo para a direita a partir da posição de prontidão.
    Dê um passo para a direita a partir da posição de prontidão. Dê um impulso com a perna traseira e dê um passo para o lado de fora (a direção para a qual suas costas estão voltadas). Provavelmente, você precisará abaixar um pouco a cabeça, mas o movimento de dar um passo para o lado de fora o tirará da linha de ataque do golpe do oponente.
  2. Golpeie com a mão traseira. Seu passo para o lado de fora orientará seu corpo de modo que seu braço principal fique em uma posição inadequada para golpear. Em vez disso, estenda o braço traseiro até o alvo, socando-o da mesma forma que faria com o braço dianteiro ao desferir um golpe reto na posição de passo à frente.
    • Torça o tronco ao golpear com a mão traseira. Isso não só facilitará a transferência de força, mas também limitará os alvos potenciais de seu oponente.
    • Esse golpe é muito versátil. Você pode direcionar o golpe para o rosto ou para a virilha. Pratique o golpe em vários locais para se preparar para qualquer cenário.
  3. Dê continuidade com golpes adicionais. A posição em que você estará depois de golpear com a mão traseira será ideal para um golpe de acompanhamento com o braço direito. Em particular, essa posição é muito adequada para um gancho de direita.

Golpeando com um cruzado na postura do passo à frente

  1. Etapa 1 Sincronize seus movimentos com os do oponente.
    Sincronize seus movimentos com os do oponente. Isso é especialmente importante ao aplicar um golpe cruzado. O objetivo de um golpe cruzado é passar por cima da linha de ataque do oponente, cruzando efetivamente seu braço sobre o do oponente.
  2. Dê um passo à frente e um pouco para dentro. Esse é um movimento muito semelhante ao que você faria ao dar um passo para a esquerda e atacar a partir da postura de passo à frente. Você deve mover a cabeça de modo a contornar o golpe do oponente ao dar um passo à frente.
    • Lembre-se de que a força dos golpes do passo à frente se origina no pé traseiro. Sempre conduza o movimento de seus golpes com a perna traseira.
  3. Golpeie com sua mão traseira. Seu braço deve deslizar sobre o braço do oponente, 'cruzando-o'. Seu golpe deve seguir de perto a linha do golpe do oponente sem ser influenciado por ele. Atingir o braço do oponente pode desviar seu golpe do curso, resultando em um golpe de relance ou mal colocado. Estar muito distante da linha de ataque do oponente forçará o movimento do braço para fora, desviando parte da força do golpe.

Chute a partir da postura do passo à frente

  1. Posicione-se para chutar o oponente. Você deve sair da linha de ataque do oponente para ter tempo e espaço para executar o chute. Deslize o pé traseiro para fora e siga-o com o dianteiro. Esse movimento é o inverso aproximado de seu passo para o golpe de direita. Adote imediatamente a postura de prontidão para a postura do passo à frente.
    • Você deve sincronizar seu passo para o lado de fora com o golpe frontal do oponente. O golpe dele provavelmente continuará de onde você estava, colocando-o em uma posição corporal desvantajosa para responder ao seu golpe.
  2. Golpeie o oponente com o pé dianteiro. Mantenha as mãos em posição para o caso de o oponente tentar um golpe de acompanhamento. Equilibre-se sobre a perna traseira e chute com a dianteira. Esse tipo de golpe pode ser tanto um ataque quanto uma resposta defensiva à ação de seu oponente.
    • Você pode mirar o chute para cima ou para baixo, dependendo da situação. O chute requer excelente equilíbrio e distribuição de peso para evitar desequilíbrio. Provavelmente, você terá de praticar esse movimento com frequência para executá-lo bem.
  3. Etapa 3 Compreender os pontos fracos e as limitações.
    Entenda os pontos fracos e as limitações. Quanto mais alto for o chute, mais você precisará se equilibrar na perna traseira. Isso pode comprometer a força de sua postura, pois você terá apenas um membro para se apoiar. Os chutes altos também abrirão seu corpo para contragolpes.
    • Um chute alto que falhe pode abrir a virilha ou o tronco para contragolpes mortais. Em situações de vida ou morte, talvez seja melhor adotar um estilo de luta mais conservador.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Treinar seu corpo para eliminar maus hábitos e aprender técnicas fortes e eficazes exige esforço e prática consistente. Seja paciente consigo mesmo enquanto treina.
  • O corpo de cada indivíduo é único. Você pode descobrir que se sente mais confortável e tem melhores resultados modificando essas técnicas.
  • Não lute a menos que saiba que pode vencer, mas tenha confiança em seus movimentos e não em sua atitude. Falar para sair de uma luta é a melhor forma de arte que você pode dominar.