Como fazer Geocaching

Autor do artigo:Gabriel Silva

O geocaching é uma atividade divertida ao ar livre que envolve a utilização de um GPS portátil para o guiar até um recipiente escondido (ou 'cache'). Vamos mostrar-lhe tudo o que precisa para começar com o geocaching, incluindo os materiais necessários, a etiqueta do geocaching e o que fazer depois de encontrar uma cache.

Passos

  1. Passo 1 Adquirir um recetor GPS (ou um smartphone como um Android/iPhone, ou tablets com GPS).
    Adquira um recetor GPS (ou um smartphone como um Android/iPhone, ou tablets com GPS). Pode comprar, alugar ou pedir um emprestado. Também pode descarregar a aplicação Geocaching intro no seu smartphone.
    • Alguns modelos têm a capacidade de 'geocaching sem papel', descrita na secção Dicas, abaixo.
  2. Passo 2 Criar uma conta num sítio de listagem de cache.
    Crie uma conta num site de listagem de cache. Alguns sites oferecem acesso totalmente gratuito aos dados de cache e a todas as funcionalidades do site, mas alguns sites oferecem o estatuto de membro 'premium' para aceder a determinadas funcionalidades. Existem caches em vários sítios diferentes, por isso explore-os e decida qual prefere.
  3. Passo 3 Encontre uma lista de caches perto de si utilizando a funcionalidade de pesquisa do sítio Web.
    Encontre uma lista de caches perto de si utilizando a função de pesquisa no sítio Web. As caches geográficas estão escondidas em todo o lado, por isso, onde quer que esteja, haverá certamente algumas para encontrar.
  4. Passo 4 Escolhe uma cache que te interesse.
    Escolhe uma cache que te interesse. Registe todos os detalhes ou dicas num bloco de notas ou imprimindo a página. Não se esqueça de verificar a classificação de dificuldade. Se estiver a começar, pode não querer procurar uma cache demasiado difícil.
  5. Passo 5 Crie um ponto de passagem na sua unidade GPS para a cache, utilizando as coordenadas de latitude e longitude da página web da cache.
    Crie um ponto de passagem na sua unidade GPS para a cache, utilizando as coordenadas de latitude e longitude da página Web da cache. Poderá também transferir as coordenadas da cache para o seu GPS utilizando o cabo de ligação dos materiais, se tiver o software correto.
  6. Passo 6 Traga um pequeno objeto para trocar na cache.
    Traga um pequeno objeto para trocar na cache. Deve ser algo que esteja disposto a dar, mas que possa ter algum interesse ou valor para outra pessoa. Algumas caches seguem temas, por isso não se esqueça de trazer algo de acordo com esse tema se tenciona trocar.
  7. Passo 7 Dirija-se para a cache.
    Dirija-se para a cache. Pode utilizar a função 'navegar' do seu aparelho GPS (ou equivalente) para produzir uma seta no ecrã que o aponta para o ponto de passagem que acabou de criar.
  8. Etapa 8 Identificar a cache.
    Identifique a cache. As caches existem em todas as formas, tamanhos e cores; por isso, esteja atento e tome nota da forma exacta como a geocache foi escondida quando a encontrar. Terá de a substituir de forma idêntica. Mas lembre-se, as geocaches nunca estão escondidas no subsolo!
  9. Passo 9 Abrir a cache e procurar as bugigangas e os objectos que nela se encontram.
    Abre a cache e vê as bugigangas e as guloseimas que lá se encontram. Pensa se gostarias de levar alguma coisa em troca do item da cache que trouxeste contigo. Deves sempre trocar algo de valor igual ou superior para manter o desporto justo e honesto. Não és obrigado a fazer uma troca se não quiseres. Em alternativa, pode ajudar a 'reabastecer' uma cache mal preenchida, deixando o seu objeto e não levando nada.
  10. Passo 10 Encontre o livro de registo dentro da cache.
    Encontre o livro de registo dentro da cache. Faça uma nova entrada no livro, anotando a data e o seu nome de utilizador do sítio de cache. Se o livro de registo for particularmente pequeno, como numa micro ou nano cache, assine apenas as suas iniciais.
  11. Etapa 11 Devolver a cache.
    Devolva a cache. Feche a cache de forma segura e esconda-a exatamente no mesmo local e da mesma forma que a encontrou para a próxima pessoa.
  12. Etapa 12 Regresse a casa e inicie sessão no sítio Web de caching que escolheu.
    Regresse a casa e inicie sessão no site de caching que escolheu. Encontre a cache escolhida mais uma vez e utilize a função 'Log Your Visit' (ou equivalente) para registar que encontrou a cache. Inclua os mesmos tipos de detalhes que escreveu no diário de bordo da cache.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que é que BYOP e PNG significam?
    BYOP significa 'Bring Your Own Pencil' (Traga o seu próprio lápis). PNG significa 'Park N Grab', o que significa que a cache é muito fácil de encontrar.
  • Questão
    Vou de férias para a praia. Devo considerar fazer isto na praia?
    Claro, pode fazê-lo onde quiser!
  • Pergunta
    Como posso saber por onde começar se vivo numa cidade pequena?
    Podes consultar o site geocaching.com, onde podes encontrar um mapa das caches na tua área. Na barra superior da página principal, clique em 'Play' e depois em 'View Map'. A criação de uma conta é gratuita e, em seguida, pode descarregar as coordenadas para o seu GPS ou descarregar a aplicação gratuita para o seu telemóvel (iOS ou Android).

Vídeo

Coisas de que vai precisar

  • Um recetor de sistema de posicionamento global, também conhecido como GPSr ou simplesmente uma unidade GPS ou um telemóvel com GPS
  • Detalhes da geocache do sítio de caching
  • Objectos da cache para troca
  • Caneta ou lápis
  • Roupa de exterior
  • Repelente de insectos
  • Protetor solar
  • Sapatos de caminhada
  • Lanterna

Dicas

  • Um erro comum dos principiantes e dos jovens caçadores é o de 'ir em linha reta' para a cache, ignorando os obstáculos que possam surgir. O geocaching ensina-nos o valor de planear uma estratégia e um percurso. Use os seus olhos e ouvidos e o seu conhecimento da área para se manter nas estradas, trilhos e caminhos pedestres o máximo de tempo possível, mesmo que isso signifique afastar-se da cache por um breve período de tempo. Mesmo os caçadores experientes dão por si a percorrer muitos quilómetros apenas para se encontrarem do lado errado de uma ravina ou de um rio.
  • Não se esqueça de registar a sua visita à cache no sítio Web da cache. Isto pode parecer um trabalho administrativo desnecessário a posteriori, mas ajuda o proprietário da cache a controlar o estado da mesma, monitorizando quando foi encontrada pela última vez, e dá-lhe crédito pela sua descoberta. Demora apenas um minuto e, quando começar a acumular dois dígitos de achados, pode desejar ter registado todos e cada um deles.
  • Quando devolver a cache ao seu esconderijo, lembre-se de que a cache tem de sobreviver ao vento, à chuva, às variações de temperatura e humidade e, em algumas partes do mundo, ao gelo, à neve, ao congelamento e ao descongelamento. Certifique-se de que está bem fechada e escondida de forma adequada. Tome nota de quaisquer problemas com o estado da cache para que possa comunicá-los mais tarde ao proprietário da cache (por exemplo: se estiver molhada por dentro, se tiver um buraco, se não fechar corretamente, etc.)

Introduzir as coordenadas

  • Não se esqueça de verificar duas vezes a introdução das coordenadas no seu aparelho GPS. Um erro de digitação pode levá-lo a caçar na direção errada. Muitos GPS oferecem um cabo de ligação ao seu PC para que possa descarregar o waypoint diretamente para a sua unidade GPS.
  • A mesma posição na Terra pode ser expressa de muitas formas diferentes. As duas coisas que afectam isto são:
    • Datum do mapa: Vários levantamentos mundiais, sistemas de mapas e matemática da forma do mundo expressam a mesma posição com expressões muito diferentes. O Geocaching utiliza o popular datum WGS84, por isso certifique-se de que o seu GPS está configurado em conformidade. Para efeitos de exemplo, os seguintes locais são todos o mesmo ponto na Terra expresso em apenas três dos muitos datums disponíveis:
      • WGS84: Utilizado pelo Sistema GPS NAVSTAR
      • NAD83: Quase equivalente ao WGS84 Map Datum, mas utilizado em mapas topográficos mais recentes
      • NAD27, ou para os EUA continentais, NAD27CONUS, utilizado nos mapas topográficos mais antigos do USGS
    • Formato das coordenadas: Para o WGS84, a mesma coordenada pode ser expressa em formatos ligeiramente diferentes. Certifique-se de que o seu GPS utiliza o mesmo formato que o seu sítio Web de geocaching. É útil pensar nisto da mesma forma que se exprime a quantidade de trocos que se tem no bolso (ou seja, pode dizer-se que se tem $1,35, ou 1 dólar, 3 cêntimos e 1 níquel). Por exemplo, a mesma posição na Terra pode ser expressa como:
      • N 44,659234deg, W 63,326711deg - isto está em 'graus' ou no formato DD.DDDDDDDD, uma vez que só contém um número (graus) para cada latitude e longitude
      • N 44deg 39.55404', W 63deg 19.60266' - este valor está no formato 'graus, minutos' ou DD MM.MMMMM, uma vez que contém graus e minutos (')
      • N 44deg 39' 33', W 63deg 19' 36' - este valor está expresso em 'graus, minutos e segundos' ou no formato DD MM SS, dado que contém graus, minutos (') e segundos (')
  • Datum do mapa: Vários levantamentos mundiais, sistemas de mapas e matemática da forma do mundo expressam a mesma posição com expressões muito diferentes. O Geocaching utiliza o popular datum WGS84, por isso certifique-se de que o seu GPS está configurado em conformidade. Para efeitos de exemplo, os seguintes locais são todos o mesmo ponto na Terra expresso em apenas três dos muitos datums disponíveis:
    • WGS84: Utilizado pelo Sistema GPS NAVSTAR
    • NAD83: Quase equivalente ao WGS84 Map Datum, mas utilizado em mapas topográficos mais recentes
    • NAD27, ou para os EUA continentais, NAD27CONUS, utilizado nos mapas topográficos mais antigos do USGS
  • Formato das coordenadas: Para o WGS84, a mesma coordenada pode ser expressa em formatos ligeiramente diferentes. Certifique-se de que o seu GPS utiliza o mesmo formato que o seu sítio Web de geocaching. É útil pensar nisto da mesma forma que se exprime a quantidade de trocos que se tem no bolso (ou seja, pode dizer-se que se tem $1,35, ou 1 dólar, 3 cêntimos e 1 níquel). Por exemplo, a mesma posição na Terra pode ser expressa como:
    • N 44,659234deg, W 63,326711deg - isto está em 'graus' ou no formato DD.DDDDDDDD, uma vez que só contém um número (graus) para cada latitude e longitude
    • N 44deg 39.55404', W 63deg 19.60266' - este valor está no formato 'graus, minutos' ou DD MM.MMMMM, uma vez que contém graus e minutos (')
    • N 44deg 39' 33', W 63deg 19' 36' - este valor está no formato 'graus, minutos, segundos' ou DD MM SS, pois contém graus, minutos (') e segundos (')
  • WGS84: Utilizado pelo sistema GPS NAVSTAR
  • NAD83: Quase equivalente ao WGS84 Map Datum, mas utilizado em mapas topográficos mais recentes
  • NAD27, ou para os EUA continentais, NAD27CONUS, utilizado nos mapas topográficos mais antigos do USGS
  • N 44.659234deg, W 63.326711deg - este valor está em 'graus' ou no formato DD.DDDDDDDD, uma vez que apenas contém um número (graus) para cada latitude e longitude
  • N 44deg 39.55404', W 63deg 19.60266' - este valor está no formato 'graus, minutos' ou DD MM.MMMMM, uma vez que contém graus e minutos (')
  • N 44deg 39' 33', W 63deg 19' 36' - esta indicação está no formato 'graus, minutos, segundos' ou DD MM SS, uma vez que contém graus, minutos (') e segundos (')

Objectos localizáveis

  • Alguns objectos populares encontrados nas caches são objectos 'localizáveis', tais como 'Travel Bugs ®', 'Traveler Tags' ou geocoins. Um número de rastreio no item é utilizado para registar a viagem dos itens rastreáveis de cache para cache num website.
    • Um Travel Bug é uma etiqueta metálica gravada com um número de localização único.
    • As Traveler Tags podem ser qualquer objeto com um número de localização escrito.
    • Muitos Geocoins também são localizáveis.
  • Muitos objectos localizáveis têm uma missão ou tema específico que o proprietário que criou e lançou o objeto localizável deseja que ele cumpra. Por exemplo, ser transportado através do país para chegar a outro geocacher noutra região.
  • Se apanhar um objeto localizável, é da sua responsabilidade ajudá-lo a cumprir o seu objetivo ou deslocá-lo para outra cache.
  • Um Travel Bug é uma etiqueta metálica gravada com um número de localização único.
  • As etiquetas de viajante podem ser qualquer objeto com um número de rastreio escrito.
  • Muitas moedas geográficas também podem ser rastreadas.

Termos e expressões

  • Siglas comuns aos diários de bordo e ao seu diário de bordo online:
    • TNLN - Não levou nada, não deixou nada (Não levou nada, não deixou nada)
    • TFTH - Thanks For The Hike (Obrigado pela caminhada) (Obrigado pela caminhada)
    • TFTC - Obrigado pela cache
    • SL - Signed Logbook (Diário de Bordo Assinado).
  • Muggle - uma pessoa que não é geocaching e que pode colocar a cache em perigo se souber da sua existência. É importante certificar-se de que, ao trazer a cache para o exterior, não há ninguém por perto que o veja. Além disso, volte a escondê-la da mesma forma que a encontrou. Diz-se frequentemente que as caches destruídas são 'muggled'.
  • Pilhagem - A pilhagem de caches é semelhante à pilhagem de caches, mas de uma forma diferente. Quando uma cache é pilhada, a cache foi completamente tomada.
  • PNG significa park n grab, o que significa que é uma cache fácil perto de uma estrada ou parque de estacionamento. Estas estão frequentemente escondidas em saias de postes de iluminação.
  • TNLN - Took Nothing, Left Nothing
  • TFTH - Thanks For The Hike
  • TFTC - Obrigado pela Cache
  • SL - Diário de Bordo Assinado.

Avisos

  • Antes de sair para fazer geocaching, diga a alguém para onde vai e quando espera voltar. Pode ser útil deixar uma cópia dos detalhes da cache com essa pessoa. No caso de se perder, essa pessoa terá coordenadas específicas para o ajudar na busca.
  • Certifique-se de que se concentra mais na área circundante do que na sua unidade GPS. Apenas são necessárias verificações periódicas dos seus instrumentos. É muito mais importante manter-se seguro e ver por onde anda.
  • Leve sempre uma bússola. Não só o ajuda a encontrar a cache utilizando orientações magnéticas, como também, se o seu GPS deixar de funcionar, terá um método de reserva para encontrar o caminho para fora da floresta.
  • Aprenda a utilizar corretamente todas as funcionalidades da unidade de GPS antes de se aventurar. Muitas unidades de GPS têm uma funcionalidade de 'migalhas de pão' ou 'rastreio' que lhe permitirá refazer os seus passos se se perder. Familiarize-se com esta funcionalidade antes de se aventurar, pois pode salvar-lhe a vida. De facto, é uma boa ideia levar consigo o manual da sua unidade GPS, para o caso de se perder e precisar de saber como aceder a uma determinada funcionalidade.
  • Nesta era de segurança reforçada, é necessário ter em conta o ambiente quando planeia a colocação da sua cache. Por exemplo, não deve esconder os contentores perto de áreas ou edifícios que possam ser considerados alvos terroristas. Se causar um susto involuntário com uma bomba, pode enfrentar multas, acusações criminais ou ser obrigado a pagar uma indemnização por despesas públicas.
  • Não coloque alimentos ou objectos potencialmente perigosos nas caixas. Em termos gerais, estes objectos contêm tudo o que possa atrair animais (ou seja, comida), bem como tudo o que não seja considerado adequado para crianças (ou seja, facas, álcool, tabaco, armas, pornografia, drogas, etc.). Se vir algum destes objectos numa cache, pode retirá-lo e comunicá-lo ao proprietário da cache quando regressar a casa para registar a sua visita.
  • Leve uma lanterna, independentemente da hora do dia em que vai fazer geocaching. Se se perder na floresta para além das horas de luz do dia, uma lanterna tornará muito mais fácil encontrar o seu caminho (bem como ser encontrado).
  • Nunca parta sem ler toda a descrição da cache. Muitas vezes, contém avisos específicos sobre o terreno, possíveis perigos ou áreas inseguras e questões legais sobre quais os terrenos privados a evitar.
  • Quando for forçado a deixar uma área que lhe é familiar e aventurar-se na floresta, crie outro ponto de passagem. Se o pior acontecer e ficar desorientado ou perdido, pode sempre navegar de volta para este ponto de passagem.
  • É da sua responsabilidade obedecer às leis locais. Há mais do que uma abordagem a uma cache. Por exemplo, NENHUM sítio de cache lhe pode dar o direito de invadir terrenos privados. Se suspeitar que o seu percurso pode levá-lo a atravessar o quintal de alguém, procure um caminho alternativo.
  • Leve consigo kits básicos de primeiros socorros e de sobrevivência para utilizar em caso de emergência.
  • Não se esqueça de levar água e lanches.
  • Leve muitas pilhas extra para o seu GPS, lanterna e qualquer outra coisa que o possa ajudar. O pequeno custo vale a pena para evitar perder-se. As pilhas recarregáveis NiMH são uma opção económica e amiga do ambiente.
  • Verifique a previsão do tempo antes de partir e preste especial atenção ao índice UV, à velocidade e direção do vento, às probabilidades de precipitação e à temperatura mínima prevista. Vista-se de forma adequada e leve a roupa, o protetor solar e a proteção contra a chuva de que provavelmente irá precisar. Os erros mais comuns cometidos pelos principiantes ao ar livre são
    • Usar calças de ganga: As calças de ganga são fortemente desaconselhadas, uma vez que 'absorvem' a humidade das pernas das calças, demoram muito tempo a secar e não o mantêm quente.
    • Muitas pessoas subestimam a quantidade de lama (ou, pelo menos, a humidade) que os seus pés vão ter, por isso, use um bom par de botas de caminhada. Um par de meias extra não ocupa muito espaço e pode ajudar imenso quando os pés ficam molhados.
    • Planear o frio e a chuva: Não se esqueça de proteger as suas extremidades em condições de frio (ou seja, os seus pés, usando meias de lã ou de lã polar, as suas mãos, trazendo um par de boas luvas ou mitenes, as suas orelhas e cabeça, trazendo um gorro quente). Vestir-se por camadas permite-lhe adaptar-se às condições variáveis.
    • Planeamento para o sol e os raios UV: Mesmo que esteja nublado, os raios UV danificam a sua pele. O geocaching é muito divertido e pode ficar na rua muito mais tempo do que pretendia, por isso use um chapéu e aplique protetor solar.
  • Usar calças de ganga: As calças de ganga são fortemente desaconselhadas, uma vez que 'absorvem' a humidade das pernas das calças, demoram muito tempo a secar e não o mantêm quente.
  • Muitas pessoas subestimam o quão lamacentos (ou pelo menos molhados) os seus pés vão ficar, por isso use um bom par de botas de caminhada ao ar livre. Um par de meias extra não ocupa muito espaço e pode ajudar imenso quando os pés ficam molhados.
  • Planear o frio e a chuva: Não se esqueça de proteger as suas extremidades em condições de frio (ou seja, os seus pés, usando meias de lã ou de lã polar, as suas mãos, trazendo um par de boas luvas ou mitenes, as suas orelhas e cabeça, trazendo um gorro quente). Vestir-se por camadas permite-lhe adaptar-se às condições variáveis.
  • Planeamento para o sol e os raios UV: Mesmo que esteja nublado, os raios UV danificam a sua pele. O geocaching é muito divertido e pode ficar na rua muito mais tempo do que pretendia, por isso use um chapéu e aplique protetor solar.