Como se acostumar com temperaturas frias

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ninguém gosta de passar frio, mas há momentos em que você simplesmente não tem escolha. O clima frio pode causar desconforto físico, provocar doenças e fazer com que você se sinta letárgico se não estiver preparado para lidar com ele. Quer esteja se mudando para um lugar com clima mais frio ou apenas tentando se manter confortável durante o inverno, há medidas que você pode tomar para se adaptar melhor às temperaturas frias.

Etapas

Aclimatação de seu corpo

  1. Etapa 1 Saia para o frio.
    Saia no frio. Se quiser se acostumar com o frio, você terá de sair de fato. Se for final de outono ou inverno, ou se você morar em uma área com clima frio o ano todo, passe algumas horas fora de casa todos os dias. Use apenas a quantidade necessária de roupas quentes e elimine as camadas quando se sentir mais confortável. Com o tempo, você conseguirá passar cada vez mais tempo ao ar livre e será menos afetado pela temperatura.
    • Quando passar longos períodos ao ar livre, tente usar luvas, botas e um chapéu, mas deixe as jaquetas para dentro. Geralmente, são as extremidades que ficam frias mais rapidamente, e o número de dedos ou orelhas pode fazer com que você desista muito antes de o resto do corpo ficar realmente muito frio.
    • Tente dirigir sem o aquecimento do carro quando tiver que sair. Para maior desafio, abaixe as janelas.
  2. Etapa 2 Tome duchas frias.
    Tome duchas frias. Gire a torneira do chuveiro na direção oposta à que você está acostumado quando toma seu banho diário. Tomar duchas frias pode ser extremamente desconfortável, mas é uma boa maneira de começar a desenvolver a tolerância do corpo à imersão em temperaturas frias, e é o mais próximo que muitos de nós provavelmente chegarão de práticas como o mergulho no Mar Ártico, que ajuda o corpo a começar a fazer adaptações fisiológicas ao frio.
    • Comece a tomar duchas frias diminuindo as temperaturas com as quais está acostumado a tomar banho, um pouco de cada vez. Se você tentar tomar um banho muito frio antes do tempo, talvez não consiga suportar um banho inteiro.
    • Você também pode tentar alternar entre água quente e fria ao tomar banho para se acostumar com as mudanças rápidas de temperatura, semelhante a quando você sai de casa.
  3. Etapa 3 Ganhe peso.
    Ganhe peso. A função dos estoques de gordura do corpo é fornecer um suprimento constante de calorias para queimar como energia e agir como uma camada de amortecimento para proteger e manter os órgãos internos do corpo em uma temperatura consistente. Embora não seja necessariamente uma opção atraente, o ganho de gordura corporal o manterá muito mais aquecido quando as condições forem frias.
    • O ganho de um pouco mais de gordura corporal deve ser feito com discrição; você ainda deve ter como objetivo uma dieta equilibrada e saudável, apenas com um aumento moderado na quantidade de calorias que consome normalmente.
    • Comer alimentos ricos em proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, como carnes magras, laticínios, grãos integrais ricos em amido e óleos vegetais, é uma maneira comprovada de ganhar peso sem causar estresse excessivo no coração e no sistema digestivo.
  4. Etapa 4 Faça exercícios regularmente.
    Exercite-se regularmente. Comece a realizar sessões de treinamento cardiovascular e de resistência várias vezes por semana. O metabolismo do seu corpo, que é responsável por quebrar as calorias para liberar energia, ajuda a regular a temperatura média do corpo e se torna mais eficiente ao se adaptar aos efeitos do exercício intenso. Em outras palavras, exercitar-se fará com que você corra um pouco mais quente, pois seu metabolismo será mantido em um estado saudável e acelerado.
    • O aumento da massa muscular o ajudará a se manter aquecido por si só, pois é simplesmente mais tecido quente acumulado no corpo.
    • Com os exercícios cardiovasculares, a capacidade do coração e dos pulmões de circular sangue rico em oxigênio melhorará, fazendo com que toda a máquina funcione melhor.

Ajuste de seus hábitos

  1. Etapa 1 Diminua o termostato.
    Diminua o termostato. Assim como você se acostumou com o frio lá fora, deve fazer um esforço para se acostumar com o frio dentro de casa também. Na maioria das vezes, as pessoas mantêm a temperatura de suas casas em torno de 70 graus, o que é mais favorável ao equilíbrio do corpo. Tente diminuir a temperatura da sua casa alguns graus de cada vez até que consiga suportar viver em um espaço mais frio.
    • Resistir a uma casa fria também é uma ótima maneira de economizar no custo de serviços públicos durante o inverno. Apenas verifique primeiro com sua família ou colegas de quarto se você não mora sozinho.
  2. Etapa 2: Abandone o hábito de se cobrir.
    Abandone o hábito de se cobrir. Da próxima vez que sentir frio e se sentir tentado a pegar um cobertor ou um par de sapatos confortáveis, não o faça. Em vez disso, agüente e faça algo para tirar sua mente do frio, se necessário. A ideia é se livrar da necessidade de estar sempre coberto com camadas quentes quando estiver frio e, em vez disso, aprender a lidar com isso por conta própria. Se você já se acostumou a viver em temperaturas mais baixas e tem tomado banhos frios rotineiramente, essa etapa deve ser fácil.
    • Se for difícil resistir àquele edredom ou colcha, dobre-o e guarde-o na prateleira superior de um armário. É menos provável que você o pegue se ele estiver guardado e você tiver que se dar ao trabalho de tirá-lo novamente.
    • Sua temperatura corporal cai naturalmente um pouco quando você dorme, portanto, se quiser um curso intensivo para desenvolver a força de vontade, treine-se para dormir sem cobertor!
  3. Etapa 3 Beba água gelada.
    Beba água gelada. Faça da água gelada sua bebida preferida, mesmo no auge do inverno. A ingestão de uma bebida gelada diminui ligeiramente sua temperatura interna, o que forçará as respostas adaptativas de seu corpo a compensar a mudança. Enquanto a maioria das pessoas recorre ao café ou ao chocolate quente nos meses mais frios para se aquecer, você deve fazer o contrário. Eventualmente, você não sentirá mais a necessidade de se aquecer.
    • Além de ser uma ferramenta útil para aumentar sua tolerância ao frio, a água gelada também costuma ser gratuita e pode ser encontrada em praticamente qualquer lugar.
  4. Etapa 4 Aproveite as atividades no frio.
    Aproveite as atividades no frio. A dessensibilização ao frio não precisa ser apenas uma disciplina severa. Pratique um esporte de inverno ao ar livre, como andar de trenó, esquiar ou praticar snowboarding, e tenha uma maneira divertida de sair de casa enquanto todos os outros estão em casa. Você se tornará um com o frio muito mais rápido e também terá uma maneira agradável de passar os meses frios em vez de ficar confinado.
    • Faça uma viagem para acampar no final do outono ou no inverno para aprender a lidar com o frio. Quando estiver na natureza, você não terá outra opção a não ser dormir no chão frio, ao ar livre, e seu corpo agradecerá!
    • É provável que você comece a ficar superaquecido depois de algumas horas de esqui ou snowboard intenso, demonstrando o quanto o seu corpo é capaz de gerar calor por conta própria. Isso deve lhe dar um impulso de confiança em sua própria capacidade de superar o frio.

Treinando sua mente

  1. Etapa 1 Sinta a temperatura real.
    Sinta a temperatura real. Em vez de apenas pensar no frio que sente quando sai de casa, concentre-se em sentir a temperatura exata do ambiente. Geralmente, há uma grande diferença: você quase nunca sente tanto frio quanto pensa. Tente medir com precisão o frio ao seu redor para não exagerar sua reação a ele.
    • Aprender a sentir o frio que realmente está faz parte do controle sobre suas respostas inconscientes ao estresse.
  2. Etapa 2 Imagine que está frio's even colder.
    Imagine que está ainda mais frio. Pode estar um pouco frio para o seu gosto, mas e se estivesse ainda mais frio? Esse é um truque mental para manter as coisas em perspectiva que servirá para fazer com que as condições frias não pareçam tão ruins em comparação. Se você se lembrar de que há pessoas que vivem em lugares muito mais frios, como a Antártica ou a Sibéria, sem reclamar, uma noite de inverno no meio-oeste americano não parecerá mais tão rigorosa.
  3. Etapa 3 Pare de tremer.
    Pare de tremer. Sempre que se sentir tremendo, force-se a parar. O tremor é um dos mecanismos de geração de calor do corpo quando está frio, mas as condições geralmente precisam ser bastante extremas para que haja uma necessidade real de resposta fisiológica. Se a temperatura externa estiver próxima ou um pouco abaixo de zero e você estiver tremendo incontrolavelmente, provavelmente está exagerando.
    • O tremor é um processo autonômico do corpo que produz calor ao forçar os músculos a fazer pequenas e rápidas contrações, semelhantes aos efeitos do exercício.
    • Pesquisas demonstraram que tremer em condições não congelantes é desnecessário e não tem muito efeito no combate ao frio leve.
  4. Etapa 4 Saiba que o frio geralmente não é uma ameaça.
    Saiba que o frio geralmente não é uma ameaça. É instintivo reagir com desconforto a condições incomuns, mas desconforto e perigo são duas coisas diferentes. Em geral, não há mal algum em estar em um ambiente frio, desde que o frio não seja intenso o suficiente para realmente baixar a temperatura central do corpo e que a exposição não seja muito prolongada.
    • A exposição ao frio não se torna uma ameaça à vida até que a temperatura central do corpo caia para cerca de 95 graus Fahrenheit, antes disso é melhor engolir o orgulho e procurar um local de refúgio com calor.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • A primeira coisa que você sempre deve fazer é aceitar que está frio. Se você perder tempo desejando que estivesse mais quente, nunca conseguirá se sentir confortável em temperaturas baixas.
  • Ocasionalmente, talvez você precise fazer uma pausa e se forçar conscientemente a não sentir frio. Depois de um tempo, sua capacidade de lidar com o frio se tornará automática.
  • Minimize o número de camadas que você usa quando sair por períodos curtos.

Avisos

  • A exposição prolongada a baixas temperaturas pode sobrecarregar os recursos do seu corpo, enfraquecendo o sistema imunológico e tornando-o mais suscetível a doenças. Tenha isso em mente ao treinar seu corpo para se acostumar com o frio.
  • Existe o frio e existe o frio de verdade. Não se orgulhe. Se as temperaturas externas caírem a níveis perigosos, ou se você já tiver passado muito tempo no frio, agasalhe-se ou entre em casa. Fique atento aos fatores que levam à hipotermia e seus sintomas. Não faz sentido correr riscos com sua saúde e segurança pessoal.
  • O congelamento é uma condição na qual as extremidades do corpo sofrem danos nos nervos e nos tecidos como resultado da exposição prolongada ao frio. Sempre mantenha as mãos, os pés e os órgãos sensíveis da cabeça cobertos quando precisar ficar em condições severas por longos períodos de tempo.