Como se livrar de carrapatos em seu cabelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Caminhadas, ciclismo e outras atividades ao ar livre podem ser uma maneira divertida de passar o verão, mas também podem atrair carrapatos. Se um carrapato tiver caído no seu cabelo ou se fixado no couro cabeludo, você deve removê-lo rapidamente com um pente, uma pinça e desinfetante. Você pode ficar com o carrapato se quiser testá-lo para detectar doenças. Caso contrário, você deve se livrar do carrapato para mantê-lo longe do seu cabelo para sempre.

Etapas

Eliminação de carrapatos soltos

  1. Etapa 1 Peça a alguém para examinar seu couro cabeludo.
    Peça a alguém para examinar seu couro cabeludo. Certifique-se de que a pessoa esteja usando luvas antes de começar. Peça que verifique todas as áreas de sua cabeça e couro cabeludo. Os carrapatos podem ser bem pequenos, portanto, a pessoa deve procurar pequenas manchas marrons ou pretas em sua pele.
    • Se ela vir algum carrapato solto, deverá pegá-lo com os dedos enluvados, um pedaço de tecido ou uma pinça.
    • Será mais fácil se você pedir a um parceiro que remova o carrapato do seu cabelo para você, mas se estiver fazendo isso sozinho, use um espelho para ajudá-lo a ver o couro cabeludo.
  2. Etapa 2 Penteie o cabelo.
    Penteie o cabelo. Usando um pente de dentes finos, escove o cabelo para soltar os carrapatos que possam estar escondidos. Se algum carrapato cair ou ficar preso no pente, mate-o colocando-o em um copo de álcool isopropílico.
  3. Etapa 3 Lave o cabelo.
    Lave seu cabelo. Dentro de duas horas após entrar em casa, tome um banho e lave o cabelo com xampu normal. Isso pode ajudar a enxaguar os carrapatos antes que eles tenham a chance de se fixar. Fazer isso logo após chegar em casa reduzirá a chance de os carrapatos se enterrarem na sua pele.

Remoção de carrapatos aderidos

  1. Etapa 1 Separe seu cabelo.
    Separe seu cabelo. Talvez seja necessário puxar o cabelo para longe do carrapato para que você possa alcançá-lo. Use um pente ou uma escova de dentes para afastar o cabelo. Tenha cuidado para não tocar o carrapato. Prenda o cabelo longe do carrapato com uma presilha.
  2. Etapa 2: Pegue o carrapato com uma pinça.
    Pegue o carrapato com uma pinça. Coloque a cabeça da pinça o mais próximo possível da superfície da pele. Se o carrapato estiver inchado, evite pegá-lo pelo estômago. Ele pode liberar fluidos no seu corpo que podem causar doenças.
    • Existem muitas ferramentas vendidas que são projetadas para a remoção de carrapatos. Você pode usar uma dessas ferramentas em vez de uma pinça. O processo de retirada do carrapato será o mesmo.
    • Se não tiver uma pinça, você pode usar dedos com luvas ou papel de seda, mas esse é um método mais difícil. Tenha cuidado para não apertar ou esmagar o carrapato.
  3. Etapa 3 Puxe o carrapato diretamente para fora.
    Puxe o carrapato diretamente para fora. Evite torcer ou puxar o carrapato para fora, pois ele pode se quebrar e deixar partes da boca dentro do seu corpo. Em vez disso, use uma mão firme para puxar o carrapato diretamente para fora da pele.
  4. Etapa 4 Aplique um pouco de desinfetante no local para matar os germes.
    Aplique desinfetante no local para matar os germes. Mergulhe um cotonete em álcool isopropílico, iodo, creme antisséptico ou outro desinfetante. Aplique-o com cuidado ao redor da área da picada do carrapato. Lave as mãos quando terminar.
  5. Etapa 5 Evite sufocar ou queimar o carrapato.
    Evite sufocar ou queimar o carrapato. Não tente sufocar o carrapato colocando esmalte de unha ou vaselina (como a vaselina) sobre ele enquanto ainda estiver preso. Além disso, queimar o carrapato pode machucá-lo sem remover o carrapato. Esses métodos podem fazer com que o carrapato se enterre mais profundamente em sua pele ou libere fluidos doentes em seu corpo.
  6. Etapa 6 Consulte um médico se não conseguir remover o carrapato.
    Consulte um médico se não conseguir remover o carrapato. Se estiver com dificuldades para remover o carrapato, consulte um médico imediatamente para que ele faça isso por você. Durante duas semanas após a remoção do carrapato, vá ao médico se tiver qualquer sinal de doença, como erupção cutânea, febre, dor nas articulações ou inchaço da picada.
    • Os carrapatos podem transmitir várias doenças, como a doença de Lyme, a febre do carrapato do Colorado ou a febre maculosa das Montanhas Rochosas.

Eliminação do carrapato

  1. Etapa 1 Coloque o carrapato em um recipiente seguro se quiser testá-lo para detectar doenças.
    Coloque o carrapato em um recipiente seguro se quiser testá-lo para detectar doenças. Você pode usar uma jarra, um saco com fecho ziplock ou qualquer outro recipiente fechado. Se você desenvolver sintomas dentro de duas semanas após a picada, leve o frasco com você ao médico. O médico poderá enviar o carrapato para teste.
    • Se quiser guardar um carrapato para teste, não o esmague, queime ou coloque-o em álcool. Basta colocá-lo no recipiente e deixá-lo lá até que você esteja pronto para testá-lo.
    • Os exames médicos podem ser caros. Mesmo que o carrapato seja portador de uma doença, isso não significa que você tenha sido infectado.
  2. Etapa 2 Prenda o carrapato com fita adesiva se quiser identificar sua espécie.
    Cole o carrapato com fita adesiva se quiser identificar sua espécie. Prenda o carrapato em um pedaço de papel com um pedaço de fita adesiva transparente resistente, como fita de embalagem. Isso o manterá contido até que você possa identificar o tipo de carrapato. É provável que espécies diferentes transmitam determinadas doenças. Se você ficar doente, essas informações podem ajudar o médico a fazer o diagnóstico.
    • Você pode levar o carrapato ao médico ou procurar diferentes espécies de carrapatos on-line para identificá-lo você mesmo.
    • Os carrapatos de patas pretas têm maior probabilidade de transmitir a doença de Lyme, enquanto os carrapatos estrela solitária e os carrapatos de cachorro podem transmitir a febre maculosa das Montanhas Rochosas.
  3. Etapa 3 Afogue o carrapato em álcool para matá-lo.
    Afogue o carrapato em álcool para matá-lo. Se não quiser salvar o carrapato, mate-o com álcool. Encha uma xícara ou tigela com álcool isopropílico e mergulhe o carrapato dentro dela. Deixe-o lá por vários minutos. Isso provavelmente matará o carrapato.
  4. Etapa 4 Dê descarga no vaso sanitário para se livrar do carrapato permanentemente.
    Jogue o carrapato no vaso sanitário para se livrar dele permanentemente. Por segurança, evite jogar o carrapato no lixo. Em vez disso, embrulhe-o em um pedaço de papel higiênico e jogue-o no vaso sanitário. Isso garantirá que o carrapato esteja fora de sua casa em segurança.
  5. Etapa 5 Tenha cuidado ao sair de casa para evitar carrapatos.
    Tenha cuidado ao sair de casa para evitar carrapatos. Da próxima vez que sair de casa, tente evitar que os carrapatos se prendam a você. Há muitas coisas que você pode fazer para reduzir a chance de uma picada de carrapato.
    • Aplique um repelente de insetos que contenha DEET. Se você tiver filhos, borrife o repelente para eles.
    • Use permetrina em todas as suas roupas e equipamentos. Isso geralmente está disponível em lojas de artigos para atividades ao ar livre.
    • Verifique se há carrapatos em todas as pessoas depois de entrar em casa. Dê atenção especial aos braços, joelhos, cintura, umbigo, orelhas e cabelos. Lembre-se de checar também os animais de estimação!
    • Depois de entrar em casa, coloque as roupas na secadora em fogo alto por uma hora para matar os carrapatos que possam estar escondidos nas roupas.
    • Roupas de cores claras permitirão que você veja os carrapatos com mais facilidade. Use camisas de mangas compridas, calças compridas e botas, se possível. Coloque-as umas dentro das outras.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como verificar se há carrapatos em cabelos pesados?
    Tente usar um pente para pulgas e, se vir um carrapato, use um tratamento contra piolhos nas farmácias locais ou, se preferir, tente usar remédios caseiros. Se você tiver dificuldade para verificar seu próprio cabelo, peça a alguém de confiança para fazer isso por você; isso provavelmente é melhor para cabelos grossos, pois você tem várias camadas para verificar.

Dicas

  • No verão, você deve verificar se há carrapatos toda vez que trabalhar no quintal, caminhar, brincar na grama ou fazer outras atividades ao ar livre.

Avisos

  • Nunca esmague um carrapato com os dedos, especialmente um carrapato inchado. Eles podem liberar fluidos que podem causar doenças.