Como se livrar dos flebotomíneos

Autor do artigo:Gabriel Silva

As pulgas da areia são pequenos crustáceos parasitas que normalmente habitam áreas costeiras úmidas. Sabe-se que elas têm como alvo muitos tipos diferentes de organismos como hospedeiros em potencial, atormentando suas vítimas com picadas irritantes. Se não forem tratadas, essas picadas podem levar a problemas mais sérios, como doenças de pele recorrentes e até mesmo infecções letais. Por esse motivo, é de extrema importância que você inspecione a si mesmo, sua casa e seus animais de estimação em busca de qualquer sinal de pulgas da areia se achar que foi picado e tome as medidas adequadas para garantir que elas não retornem.

Etapas

Identificação e tratamento de picadas de pulgas da areia

  1. Etapa 1 Aprenda a identificar as pulgas da areia.
    Aprenda a identificar as pulgas da areia. O tamanho médio de uma pulga da areia pode variar de uma partícula de sal a um grão de arroz. De fato, as pulgas da areia muitas vezes se parecem com partículas de areia, e é assim que elas conseguem se fixar em seus hospedeiros sem serem notadas. Embora seja possível identificar as pulgas da areia a olho nu, geralmente é preciso olhar bem de perto.
    • As pulgas da areia geralmente se fixam nos pés e nas pernas, pois estão mais próximas do chão.
    • Se você notar algo rastejando ou pulando em qualquer parte do seu corpo, pode ter certeza de que não é apenas sujeira.
  2. Etapa 2 Verifique se há picadas em você.
    Verifique se há picadas em você. As pulgas da areia picam seus hospedeiros para se alimentar e depositar seus ovos. Suas picadas deixam manchas redondas e vermelhas que podem arder ou coçar intensamente. A picada de uma pulga da areia pode ser extremamente desconfortável e quase sempre causa irritação, especialmente quando esfregada ou arranhada.
    • Uma pequena cabeça preta ou uma pústula branca no centro de uma picada pode ser uma indicação de que a pulga da areia se enterrou na pele e pôs ovos.
    • Resista ao impulso de coçar as picadas de pulgas da areia que causam coceira. Embora isso possa proporcionar um alívio temporário, aumenta o risco de espalhar saliva infectada ou depósitos de ovos sob a pele.
  3. Etapa 3 Aplique um anti-histamínico tópico.
    Aplique um anti-histamínico tópico. Medicamentos como Benadryl e Neosporin podem ajudar a aliviar a queimação e a coceira causadas pelas picadas de pulga da areia. Também pode ser útil esfregar a picada com álcool isopropílico, pois isso secará a ferida e evitará que ela infeccione. A maioria das picadas de flebotomíneos desaparece em uma ou duas semanas e não causa nenhum efeito duradouro à saúde.
    • Os óleos essenciais, como lavanda, eucalipto e melaleuca, também podem oferecer ação secante e alívio da coceira.
    • Se você notar que uma picada de pulga de areia está começando a inchar ou a ficar mais dolorida, consulte um médico imediatamente.

Livrando sua casa das pulgas da areia

  1. Etapa 1 Use pesticidas em toda a sua casa.
    Use pesticidas em toda a sua casa. Borrife pesticidas em locais onde as pulgas da areia possam estar à espreita, como pisos, carpetes e móveis. Para evitar expor você ou seu animal de estimação a produtos químicos nocivos, escolha um produto pesticida orgânico que tenha sido aprovado para uso doméstico. Os pesticidas basicamente desligam o sistema nervoso das pulgas da areia, matando-as em questão de horas.
    • Há evidências que sugerem que os compostos naturais, como a terra de diatomáceas e o sal, são eficazes para eliminar as pulgas da areia. Polvilhe o composto ao redor das áreas problemáticas, deixe-o agir por até 24 horas e, em seguida, aspire-o e as pragas mortas com um aspirador de pó.
    • Não use pesticidas que contenham produtos químicos tóxicos em áreas frequentemente ocupadas por você, sua família ou seu animal de estimação.
  2. Etapa 2 Passe o aspirador de pó nos carpetes e estofados.
    Passe o aspirador de pó em seus carpetes e estofados. Examine os locais que possam abrigar pulgas da areia escondidas. Preste atenção especial aos cômodos e caminhos que você costuma usar com mais frequência, pois há mais chances de encontrar pulgas da areia nesses locais. Repita esse processo uma vez por dia até que a infestação esteja sob controle.
    • Use o acessório da cabeça da escova do aspirador de pó para desalojar as pulgas da areia presas nas fibras do carpete.
    • Esvazie ou descarte os sacos do aspirador após a aspiração.
    • A aspiração ajuda a remover as pragas e seus ovos que são muito pequenos para serem detectados.
  3. Etapa 3 Lave as roupas usadas e as roupas de cama.
    Lave roupas e roupas de cama usadas. As pulgas da areia podem se esconder facilmente nas dobras de roupas e roupas de cama e podem não se destacar em tecidos de cores claras. Após descobrir sinais de infestação de pulgas da areia, esses itens devem ser limpos imediatamente. Lave cada carga de roupa com água quente e detergente forte.
    • Sempre lave roupas, toalhas e outros acessórios de praia assim que chegar em casa. Nunca reutilize itens sujos, pois há uma chance de que eles contenham pulgas da areia.
    • Não se esqueça de verificar as roupas e os itens de cama de seu parceiro também, caso dividam o mesmo quarto.
  4. Etapa 4 Inspecione seus calçados e roupas ao voltar para casa.
    Inspecione seus calçados e roupas ao voltar para casa. Dê uma olhada rápida em suas pernas e na parte superior e inferior dos sapatos antes de voltar para casa. Isso é especialmente importante se você tiver ido recentemente à praia ou a qualquer outro lugar onde possa encontrar pulgas da areia. É possível que pulgas da areia não detectadas peguem carona em sua casa, piorando o problema.
    • Comece a deixar os sapatos sujos do lado de fora até ter a chance de limpá-los.

Controle de pulgas da areia em animais de estimação

  1. Etapa 1 Verifique se há pulgas da areia nos animais de estimação que vivem dentro de casa.
    Verifique se há pulgas da areia em animais de estimação que vivem dentro de casa. Embora a maioria dos animais terrestres não corra o risco de infestação por pulgas da areia, os cães e gatos com pelo grosso podem levá-las para sua casa sem saber. Espalhe o pelo de seu animal de estimação com a ponta dos dedos e procure por mordidas ou inchaço. Pode ser difícil identificar as pulgas da areia, dependendo da cor do pelo, mas suas picadas vermelhas e inflamadas quase sempre são visíveis no nível da pele.
    • Preste atenção a comportamentos como coçar ou lamber excessivamente. Esses podem ser sinais de alerta de que seu cão ou gato pode estar com pulgas da areia.
    • Embora seja tedioso, ser vigilante na verificação de pragas é a melhor maneira de evitar que elas se instalem em sua casa.
  2. Etapa 2 Cuide bem de seus animais de estimação.
    Cuide bem de seus animais de estimação. Dê um banho em seu animal de estimação com água morna e xampu e, em seguida, seque-o completamente com uma toalha ou um secador. Quando terminar, aplique um medicamento antipulgas para evitar o retorno das pulgas da areia. O ciclo de vida das pulgas da areia adultas é de cerca de 48 horas, portanto, pode ser uma boa ideia manter seu animal de estimação dentro de casa durante esse período.
    • Passe um pouco de creme anti-histamínico nas picadas do seu animal de estimação para reduzir a coceira e a vermelhidão.
    • Leve seu animal de estimação ao veterinário se você suspeitar que ele possa ser um hospedeiro de ovos de pulgas da areia.
  3. Etapa 3 Limpe a cama e os brinquedos do animal.
    Limpe as roupas de cama e os brinquedos do animal. Passe o aspirador de pó em todos os objetos com superfícies macias e porosas para garantir que as pulgas da areia que não foram vistas não retornem imediatamente. Isso inclui coisas como camas de cachorro, cobertores, travesseiros e brinquedos de tecido macio.
    • A limpeza a vapor tem se mostrado eficaz para eliminar pulgas da areia alojadas em roupas e outros objetos.
    • Considere tratar as áreas dos animais de estimação com um pesticida orgânico ou terra de diatomáceas. Não se esqueça de passar aspirador de pó e limpá-las depois para que seu animal de estimação não ingira acidentalmente nenhuma substância nociva.
  4. Etapa 4 Tenha cuidado com os locais para onde você leva seus animais de estimação.
    Tenha cuidado com os locais para onde leva seus animais de estimação. As pulgas da areia são mais comumente encontradas em condições marinhas quentes e úmidas. Elas tendem a ser mais ativas entre o final da noite e o início da manhã. Se você costuma passear ou brincar com seu animal de estimação nesses tipos de lugares, programe o passeio para as horas do dia e mantenha-se na calçada ou na grama alta para minimizar a chance de ele contrair pulgas da areia.
    • Os cães correm um risco especialmente alto de pegar pulgas da areia devido à sua tendência de rolar e cavar.
    • Cubra-se ou use repelente de insetos antes de passar tempo em locais que são habitats naturais de pulgas da areia.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Adquira o hábito de verificar, tratar e limpar diariamente até ter certeza de que as pulgas da areia desapareceram.
  • Feche todas as pequenas rachaduras e fendas no nível do piso que as pulgas da areia possam usar para fazer ninhos.
  • Se estiver tendo problemas com uma infestação em sua casa, pode ser útil desligar o termostato e investir em um desumidificador. As pulgas da areia têm dificuldade de sobreviver em condições frias e secas. Isso também impedirá que os ovos recém-colocados eclodam.

Advertências

  • É fundamental que você neutralize completamente uma infestação de pulgas da areia depois de descobri-la. Se isso não for feito, as pulgas da areia poderão retornar e se reproduzir.