Como se livrar da erupção cutânea do carvalho venenoso

Autor do artigo:Gabriel Silva

Lidar com uma erupção cutânea de carvalho venenoso pode ser incômodo, mas há muitas maneiras de aliviar os sintomas. A erupção cutânea é causada pelo urushiol, um óleo que cobre naturalmente a superfície da planta. Como a hera venenosa contém exatamente o mesmo óleo, as exposições a qualquer uma das plantas podem ser tratadas quase da mesma maneira. A erupção cutânea em si aparece de 12 a 48 horas após a exposição e geralmente dura de 2 a 3 semanas antes de desaparecer por conta própria. Embora geralmente seja possível tratar uma erupção cutânea de carvalho venenoso em casa, talvez seja necessário consultar um médico se a erupção se espalhar após o aparecimento, começar a inchar ou exsudar pus.

Etapas

Como lidar com a exposição inicial

  1. Etapa 1 Evite tocar em qualquer coisa para não't spread the oil.
    Evite tocar em qualquer coisa para não espalhar o óleo. O carvalho venenoso não é contagioso a menos que você ainda tenha urushiol na pele, portanto, você pode tocar em pessoas ou objetos até lavar bem a pele. Até lá, mantenha a pele exposta e não coce ou arranhe a área.
    • Sua pele pode começar a coçar rapidamente. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar a coceira na pele. Essa é a principal maneira pela qual as erupções de carvalho venenoso tendem a se espalhar.

    Dica: as folhas e os caules do carvalho venenoso contêm um óleo chamado urushiol, que desencadeia uma reação alérgica na pele. Essa reação é o que causa a erupção cutânea que se desenvolve quando você entra em contato com a planta.

  2. Etapa 2 Enxágue a pele com água e sabão para remover o óleo da planta.
    Enxágue a pele com água e sabão para remover o óleo vegetal. Faça isso dentro de 30 minutos após a primeira exposição para evitar o desenvolvimento ou a disseminação de uma erupção cutânea. Limpe a pele com uma esponja ou pano para evitar que se espalhe para suas mãos. Esfregue bem a pele com uma quantidade generosa de sabão para enxaguar o urushiol.
    • Se ainda estiver na mata, longe de um banheiro, procure um riacho próximo e enxágue a pele. Isso eliminará os resíduos deixados em sua pele, o que ajudará a reduzir a irritação rapidamente. Se você tiver uma garrafa de água, despeje-a diretamente sobre a pele.
    • A única exceção são os sabonetes à base de óleo. Produtos especiais para cuidados com a pele que contenham óleo de coco ou azeite de oliva podem, na verdade, espalhar o urushiol.
  3. Etapa 3 Troque suas roupas, pois elas podem estar contaminadas.
    Troque suas roupas, pois elas podem estar contaminadas. O urushiol pode se espalhar da pele para as roupas, o que pode distribuir a erupção cutânea em outras partes do corpo. Para evitar isso, tire as roupas que estiver usando assim que for possível. Lave suas roupas imediatamente em uma máquina de lavar usando um detergente comum para remover o urushiol.
    • Além das roupas, não se esqueça de lavar todas as ferramentas ou objetos que possam ter entrado em contato com a planta ou com a sua pele após a exposição. Use uma quantidade generosa de detergente de louça sem óleo e uma esponja ou pano para limpar completamente todos os itens que entraram em contato com o carvalho venenoso.
    • Se não tiver sabão por perto, até mesmo enxaguar a roupa ou outros objetos com água pode ajudar a remover parte do resíduo oleoso.
  4. Etapa 4 Fique à vontade para tocar a área afetada depois de lavar a pele.
    Fique à vontade para tocar a área afetada depois de lavar a pele. Você pode transferir a erupção cutânea para todo o corpo se coçar ou tocar a erupção na pele sem lavar. Porém, depois que o urushiol for lavado, você não corre mais o risco de espalhar a erupção cutânea. Você pode começar a tratar a pele diretamente e a tocar a área sem se colocar em risco. No entanto, não exagere na coceira, pois isso pode danificar sua pele.
    • Embora não seja possível fazer com que a erupção se espalhe depois de retirar o urushiol da pele, você pode irritar a erupção e causar danos à pele ao coçar ou coçar.

Cuidados com a erupção cutânea

  1. Etapa 1 Mantenha a pele descoberta nos próximos dias e aguarde a erupção cutânea.
    Mantenha a pele descoberta nos próximos dias e aguarde a erupção cutânea. O desenvolvimento de uma erupção cutânea de carvalho venenoso depende da quantidade de veneno que você deixou na pele e do grau de alergia ao urushiol. A erupção cutânea geralmente se desenvolve de 12 a 48 horas após a exposição, mas manter a pele descoberta pode reduzir os sintomas, pois mantém a pele livre de irritação. Quando a erupção aparecer, você poderá começar a cuidar dela.
    • Se você não tiver nenhuma erupção cutânea, está com sorte. Provavelmente você é imune ao carvalho venenoso! Aproximadamente 1 em cada 4 pessoas não apresenta reação ao urushiol.

    Dica: em geral, a erupção cutânea será muito irritante, vermelha e irregular. Esses inchaços podem se transformar em bolhas se você for gravemente alérgico. A erupção cutânea pode ser irregular ou irregular e pode variar de leve a extremamente grave, dependendo da sua exposição. Quando a erupção aparecer, se ela se espalhar, inchar ou começar a exsudar pus, você precisará consultar um médico.

  2. Etapa 2 Use calamina ou creme de hidrocortisona para aliviar a coceira.
    Use calamina ou creme de hidrocortisona para aliviar a coceira. A loção de calamina é um ótimo creme anti-coceira de venda livre que ajudará a acalmar sua pele. O creme de hidrocortisona também funciona. Aplique a loção diretamente na erupção cutânea, usando o suficiente para cobrir toda a área. Normalmente, a erupção desaparecerá por conta própria, mas um creme calmante aliviará os sintomas enquanto você espera.
    • Existem sabonetes e cremes especiais para carvalho venenoso e hera venenosa, mas não há evidências de que sejam mais eficazes do que a calamina comum ou o creme de hidrocortisona.
    • A coceira excessiva pode piorar a erupção cutânea e impedir a cicatrização da pele. Se você conseguir lidar com a coceira, sua pele deverá se curar sozinha.
  3. Etapa 3 Mergulhe em um banho de aveia por 30 minutos para aliviar a coceira.
    Mergulhe em um banho de aveia por 30 minutos para aliviar a coceira. Compre um pouco de aveia coloidal em uma drogaria, loja de produtos de beleza ou farmácia. Despeje 1-2 xícaras (90-180 g) de aveia em água morna corrente enquanto enche a banheira. Assim que a banheira encher, mergulhe todo o corpo para um banho de reabastecimento ou submerja a área afetada para aliviar os sintomas. Deixe a erupção cutânea sob a água por pelo menos 30 minutos antes de secar.
    • Não é possível usar a aveia comum encontrada em um supermercado para um banho de aveia de verdade.
    • A aveia coloidal contém um agente de limpeza chamado saponina, que é comumente encontrado em vegetais. Ela atua como uma barreira natural e hidrata a pele.
  4. Etapa 4 Aplique uma compressa fria sobre a erupção cutânea para aliviar a dor e a inflamação.
    Coloque uma compressa fria sobre a erupção cutânea para aliviar a dor e a inflamação. Como a erupção cutânea causa irritação na pele, uma compressa fria ajudará a aliviar a dor. Você pode usar uma compressa fria comum ou mergulhar uma toalha de rosto ou toalha limpa e macia em água fria. Coloque o item frio sobre a pele por 20 minutos antes de fazer uma pausa de 15 a 20 minutos. Repita conforme necessário até que a inflamação e a dor diminuam.
  5. Etapa 5 Use aloe vera para obter um alívio refrescante e restaurar sua pele.
    Use aloe vera para obter um alívio refrescante e restaurar sua pele. A aloe vera é uma ótima opção natural se você estiver com coceira e gostar do aroma de menta da aloe vera. Coloque um pouco de aloe vera diretamente em sua mão e esfregue-o suavemente na pele. A aloe vera esfria a erupção e pode acelerar um pouco o processo de cura da pele.
    • Algumas pessoas realmente não gostam da sensação da aloe vera. A sensação mentolada pode ser um pouco dolorosa para algumas pessoas. Se você nunca usou aloe vera antes, faça um teste em uma área sem erupções primeiro para ver se gosta.
  6. Etapa 6 Evite usar álcool em uma erupção cutânea de carvalho venenoso.
    Evite usar álcool em uma erupção cutânea de carvalho venenoso. O senso comum é que o álcool esterilizará sua pele e matará os resíduos de carvalho venenoso remanescentes. Embora essa seja uma solução popular para o carvalho venenoso, não há evidências científicas de que isso seja seguro ou eficaz. É melhor optar por opções de tratamento menos agressivas.

Quando procurar atendimento médico

  1. Etapa 1 Consulte um médico para obter uma prescrição de prednisona para eliminar a erupção cutânea.
    Consulte um médico para obter uma prescrição de prednisona para eliminar a erupção cutânea. Embora geralmente seja possível tratar uma erupção cutânea de carvalho venenoso em casa, talvez seja necessário obter uma prescrição de prednisona de um médico se ela não desaparecer após algumas semanas. Tome o medicamento conforme indicado para eliminar a erupção cutânea.
    • A prednisona é um esteroide e, em geral, é muito boa para eliminar a erupção cutânea em 3 a 4 dias. No caso de erupções cutâneas graves, pode ser necessário tomá-lo por até 15 dias.
  2. Etapa 2 Procure atendimento médico imediato se você tiver uma reação grave.
    Procure atendimento médico imediato se você tiver uma reação grave. Embora seja muito raro, é possível ter uma reação alérgica grave ao carvalho venenoso. Se isso acontecer, você precisa ser tratado o mais rápido possível para que possa melhorar. Ligue para os serviços de emergência ou vá a uma clínica de atendimento de urgência.
    • Se você acabou de ser exposto, não se preocupe. Reações graves ao carvalho venenoso são muito raras. A maioria das pessoas apresenta apenas uma erupção cutânea moderadamente desagradável e há boas chances de que você fique bem.

    Sinais de uma reação alérgica grave:

    Inchaço (especialmente no rosto)

    Dificuldade para respirar ou engolir

    Dor de cabeça intensa

    Vazamento de pus das bolhas

    Odor estranho proveniente da erupção cutânea

  3. Etapa 3 Consulte o seu médico se a erupção for grande ou estiver em uma área sensível.
    Consulte seu médico se a erupção for grande ou estiver em uma área sensível. A maioria das erupções cutâneas de carvalho venenoso não requer tratamento médico. No entanto, você pode precisar de tratamento médico se tiver uma erupção cutânea generalizada ou em uma área sensível. Isso ajudará a cicatrizar a erupção mais rapidamente e aliviará seu desconforto.
    • Uma erupção cutânea é considerada grande se cobrir um quarto do corpo ou mais.
    • As áreas sensíveis incluem o rosto, os lábios, os olhos e os órgãos genitais.
  4. Etapa 4 Converse com seu médico se a erupção cutânea não melhorar.'t improve after 1-2 weeks.
    Fale com seu médico se a erupção cutânea não melhorar após uma ou duas semanas. É normal que uma erupção cutânea de carvalho venenoso dure de 1 a 3 semanas. Se for muito grave, pode durar até 30 dias. Entretanto, ela deve começar a melhorar com os cuidados caseiros após uma semana ou mais. Se não melhorar com o tratamento, entre em contato com seu médico.
    • Talvez você precise de tratamento adicional para ajudar na cura da erupção cutânea. Seu médico pode orientá-lo sobre as opções de tratamento. É provável que ele prescreva um esteroide para ajudar seu corpo a combater a erupção cutânea.
  5. Etapa 5 Visite seu médico se você desenvolver os sintomas de uma infecção.
    Consulte seu médico se você apresentar os sintomas de uma infecção. Embora não seja comum, uma erupção cutânea de carvalho venenoso pode se infectar. É mais provável que isso aconteça se você estiver coçando a erupção. Se você notar sinais de infecção, consulte seu médico imediatamente.
    • Os sinais comuns de uma infecção incluem febre, pus, sensibilidade e odor saindo das bolhas.
  6. Etapa 6 Procure atendimento de emergência se você respirar a fumaça do carvalho venenoso.
    Procure atendimento de emergência se respirar a fumaça do carvalho venenoso. Embora você não precise se preocupar, o carvalho venenoso pode entrar sorrateiramente nos pulmões se houver um incêndio florestal ou uma queimada controlada e você inalar a fumaça. Depois de respirar a fumaça, você poderá ter dificuldade para respirar ou sentir uma forte dor de garganta. Para ajudá-lo a se recuperar, vá a um centro de atendimento de urgência ou a um pronto-socorro para receber tratamento.
    • Informe ao médico que você inalou a fumaça do carvalho venenoso.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Existem apenas duas espécies de carvalho venenoso: O carvalho venenoso do Pacífico e o carvalho venenoso do Atlântico. O carvalho venenoso do Pacífico é encontrado apenas na costa oeste dos Estados Unidos, no Canadá e na Baja California. O carvalho venenoso do Atlântico é encontrado apenas no sudeste dos Estados Unidos. Se você desenvolver uma erupção cutânea ou coceira e não estava em uma dessas áreas, provavelmente foi exposto à hera venenosa.
  • O carvalho venenoso geralmente cresce em espaços abertos como um pequeno arbusto ou em áreas florestais como uma trepadeira. Suas folhas são onduladas ou recortadas e brilhantes, e elas sempre têm três folhas em cada caule, o que é um sinal de alerta. As folhas são geralmente verdes, mas também podem ser amarelas, vermelhas ou marrons. Além disso, o carvalho venenoso pode ter flores verde-amareladas ou bagas verde-claras.
  • Você pode tratar as erupções cutâneas da hera venenosa e do carvalho venenoso exatamente da mesma maneira.