Como tratar as erupções cutâneas causadas por hera venenosa em casa

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você conhece o ditado: 'Folhas de 3, deixe estar'. Mas, às vezes, você toca na hera venenosa antes de vê-la. O óleo produzido pela planta (óleo de urushiol) causa vermelhidão, coceira e bolhas quando entra em contato com a pele. Além disso, o óleo pode ser carregado em objetos como roupas ou peles de animais de estimação, causando uma surpresa desagradável e coceira por muito tempo após a caminhada. Felizmente, a maioria das erupções cutâneas causadas por hera venenosa pode ser tratada em casa, e mostraremos como identificar, aplicar os primeiros socorros e tratar erupções cutâneas em várias partes do corpo. Dito isso, se a erupção for particularmente intensa ou debilitante, consulte um médico o mais rápido possível - nós também o ajudaremos com isso!

O que você deve saber

  • Enxágue a área afetada com álcool ou água fria o mais rápido possível.
  • Lave a área com sabão neutro e, em seguida, aplique corticosteroide e creme de cortisol até 4 vezes ao dia.
  • Lave suas roupas, animais de estimação ou qualquer outro item pessoal para impedir a disseminação do óleo de hera venenosa que causa a erupção cutânea.
  • Se os órgãos genitais entrarem em contato com a hera venenosa, a área poderá inchar, coçar ou ficar vermelha ou rosa brilhante. Trate essa erupção com anti-histamínicos e compressas frias.

Etapas

Como reconhecer uma erupção cutânea de hera venenosa

  1. Etapa 1 Observe se há uma erupção vermelha com coceira de 12 a 48 horas após o contato com a hera venenosa.
    Observe se há uma erupção vermelha com coceira de 12 a 48 horas após o contato com a hera venenosa. A erupção pode aparecer mais cedo se você entrar em contato com uma grande quantidade de óleo de urushiol. A erupção só aparecerá nos locais em que o óleo da planta tocou a pele, portanto, geralmente aparece em uma linha que se assemelha a pequenas picadas de insetos. Na maioria dos casos, a erupção cutânea desaparece em 14 a 20 dias sem tratamento, mas pode desaparecer mais rapidamente com o tratamento.
  2. Etapa 2 Observe se há bolhas e inchaço ao redor da área afetada.
    Observe se há bolhas e inchaço ao redor da área afetada. As bolhas são sintomas típicos de erupções cutâneas causadas por hera venenosa e podem variar do tamanho de um alfinete a uma moeda de dez centavos. Elas geralmente se desenvolvem de 1 a 14 dias após o contato com a hera venenosa. As bolhas podem estourar e liberar um líquido claro, mas isso é normal e não espalha a erupção cutânea. Você também terá inflamação como resultado da erupção cutânea, o que pode causar inchaço.
    • Resista ao impulso de estourar as bolhas; deixe que elas se acomodem ou se rompam sozinhas para reduzir a irritação.
    • As erupções de hera venenosa geralmente são acompanhadas de inchaço mais grave do que outras erupções.
    • Se você notar pus na pele afetada, é provável que a erupção esteja infectada. Consulte um médico o mais rápido possível para tratamento.
  3. Etapa 3 Verifique se há manchas de erupção cutânea se um animal de estimação ou item contaminado tiver tocado em você.
    Verifique se há manchas de erupção cutânea se um animal de estimação ou objeto contaminado tiver tocado você. O óleo da planta hera venenosa pode permanecer no pelo do seu animal de estimação ou na roupa que entrou em contato com a planta. Esse óleo persistente também pode causar erupções cutâneas. Se suspeitar que seu animal de estimação ou itens pessoais entraram em contato com a hera venenosa, verifique se há áreas manchadas onde os itens entraram em contato com sua pele.
    • Lave todas as roupas que entraram em contato com a hera venenosa imediatamente e separadamente. Manuseie-as o mínimo possível.
    • Se seus animais de estimação entrarem em contato com a hera venenosa, lave-os imediatamente com xampu e água. Lave também tudo o que você sabe que eles tocaram, pois o óleo irritante pode permanecer na superfície.
    • Os cães e outros animais de estimação normalmente não apresentam sintomas de erupção cutânea causada por hera venenosa, mas lave-os mesmo assim e leve-os ao veterinário se apresentarem sinais de irritação, como lamber ou coçar.

Prestação de primeiros socorros

  1. Etapa 1 Se possível, limpe a área com álcool para remover o óleo.
    Se possível, limpe a área com álcool para remover o óleo. Enxágue a pele afetada com álcool isopropílico ou use um cotonete embebido ou um lenço umedecido com álcool. É melhor fazer isso dentro de 10 minutos após o contato com a planta para evitar uma erupção cutânea, mas você pode fazer isso mais tarde para remover qualquer óleo que tenha ficado na pele.
    • Não esfregue os lenços nas áreas que não entraram em contato com o óleo. Você não quer espalhá-lo acidentalmente. Depois de usar uma gaze ou um cotonete, jogue-os fora.
    • Evite aplicar qualquer tipo de álcool na área ao redor dos olhos para evitar irritação.
  2. Etapa 2 Enxágue a pele afetada com água assim que puder.
    Enxágue a pele afetada com água assim que puder. Passe água fria sobre a pele afetada por vários minutos, mas não deixe a área de molho na água parada. Depois de enxaguar bem, lave a área com sabão neutro (no chuveiro, se possível). Lave o óleo de hera venenosa o mais rápido possível para reduzir as chances de desenvolver uma erupção cutânea ou de o óleo se espalhar por uma área maior.
    • Se possível, use uma toalha de rosto limpa para esfregar a área afetada e evitar que o óleo passe entre suas mãos.
    • A água precisa estar corrente para remover o óleo. Se você ficar de molho na água, o óleo se misturará com a água e afetará mais a pele.
    • Evite usar água quente, pois ela abre os poros e pode fazer com que a pele absorva mais óleo.
  3. Etapa 3 Aplique a joia esmagada na erupção cutânea se você're stuck outdoors.
    Aplique joia esmagada na erupção cutânea se você estiver preso ao ar livre. A joia é frequentemente chamada de remédio natural da natureza para a hera venenosa. É um arbusto frondoso de crescimento baixo que produz flores amarelas e alaranjadas em forma de sino. Amasse um pouco de joia para fazer uma pasta e aplique-a em sua erupção cutânea. Deixe-a agir até secar e depois enxágue-a com água fria.
    • A joia ajuda a combater o óleo contido na hera venenosa. Ela pode ajudá-lo a evitar uma erupção cutânea ou reduzir a intensidade dos sintomas.
    • Use apenas a pasta feita com a própria erva-joia. Não confie em extratos e sabonetes feitos de joia, que não são tão eficazes.
    • Aplique a quantidade de seiva de joazeiro necessária para aliviar seus sintomas.

Alívio dos sintomas em casa

  1. Etapa 1 Use um creme corticosteroide de venda livre por até uma semana.
    Use um creme corticosteroide de venda livre por até uma semana. Aplique uma pequena quantidade do creme em sua erupção cutânea usando um cotonete. Use apenas a quantidade de creme necessária para aliviar os sintomas, pois o creme de corticosteroide pode causar efeitos colaterais quando usado por um longo período de tempo. Reaplique o creme a cada 4 horas, conforme necessário.
    • Interrompa o uso do creme após uma semana, pois depois disso ele se torna menos eficaz e pode causar sintomas negativos, como afinamento da pele.
    • Leia o rótulo e siga todas as instruções, e evite o uso em pessoas grávidas ou crianças muito pequenas. Consulte seu médico antes de usar o produto.
  2. Etapa 2 Aplique a loção de calamina...
    Aplique a loção de calamina conforme necessário para parar a coceira. A loção de calamina é um analgésico comum de venda livre para aliviar a coceira. Use um cotonete para passar a loção de calamina na erupção cutânea e deixe-a secar. Reaplique-a a cada 3-4 horas, conforme desejado.
    • Siga todas as instruções do rótulo. É melhor consultar seu médico antes de aplicar qualquer medicamento de venda livre.
    • Lembre-se de que a loção de calamina pode manchar roupas e lençóis se entrar em contato com eles.
    • Evite aplicar a loção no rosto ou nos órgãos genitais.
  3. Etapa 3 Tome um anti-histamínico oral diariamente, conforme orientação do médico.
    Tome um anti-histamínico oral diariamente, conforme orientação do médico. Opte por difenidramina (Benadryl), cetirizina (Zyrtec), loratadina (Claritin) ou fexofenadina (Allegra). Um anti-histamínico reduzirá a resposta do seu corpo à erupção cutânea, ajudando a controlar os sintomas. Converse com seu médico antes de tomar um anti-histamínico, mesmo que ele seja vendido sem receita médica.
    • Verifique o rótulo para saber com que frequência você deve tomar o anti-histamínico. A difenidramina (Benadryl) geralmente é tomada a cada 4 horas, enquanto outros são tomados apenas uma vez ao dia.
    • Verifique o rótulo do produto para saber se ele causa sonolência e observe que o álcool intensifica esse efeito. Se isso acontecer, evite atividades como dirigir ou operar máquinas.
  4. Etapa 4 Reduza a coceira com um banho frio de aveia.
    Reduza a coceira com um banho frio de aveia. Prepare um banho frio e, em seguida, misture um produto de banho de aveia coloidal, que é conhecido por acalmar a irritação da pele. Adicione cerca de 1 xícara (85 g) de produto de aveia à sua banheira. Deixe de molho por 20 minutos e depois enxágue a aveia com água limpa antes de se secar.
    • Como alternativa, moa a aveia tradicional em flocos em um moedor ou liquidificador para criar sua própria mistura de aveia para banho.
  5. Etapa 5 Use uma compressa úmida e fria por 15 a 30 minutos para reduzir o inchaço.
    Use uma compressa úmida e fria por 15 a 30 minutos para reduzir o inchaço. Mergulhe um pano limpo em água fria e pressione-o sobre a área afetada. Use uma compressa fria várias vezes ao dia - certifique-se de usar um pano limpo a cada vez.
    • Como alternativa, mergulhe o pano em um líquido adstringente, como chá preto resfriado ou uma mistura 50/50 de vinagre de maçã e água. Algumas pessoas encontram mais alívio com essas opções.
    • Se usar vinagre, teste-o em uma pequena área da pele primeiro para ver se você é sensível a ele.
    • Lave o pano separadamente das outras roupas.
  6. Etapa 6 Use bicarbonato de sódio como uma pasta ou uma solução para tratar a coceira.
    Use o bicarbonato de sódio em pasta ou de molho para tratar a coceira. Misture 2 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de água para fazer uma pasta ou adicione cerca de 1 xícara (128 g) de bicarbonato de sódio a uma banheira. O bicarbonato de sódio pode extrair o veneno e acalmar a erupção cutânea por horas a fio. Se estiver usando uma pasta, aguarde até que ela seque e enxágue com água fria.
    • Reaplique o bicarbonato de sódio algumas vezes ao dia, se desejar.
    • A pasta de bicarbonato de sódio também é uma pomada ideal para tratar bolhas de hera venenosa.
  7. Etapa 7 Aplique aloe vera na erupção cutânea para ajudar a aliviar a coceira.
    Aplique aloe vera na erupção cutânea para ajudar com a coceira. O gel de aloe vera tem efeitos calmantes comprovados para áreas irritadas ou com coceira. Esfregue o gel de venda livre na área afetada sempre que necessário. Ou colha seu próprio gel, abrindo uma folha de aloe vera e raspando o gel de dentro dela.
    • Se for comprar o gel, certifique-se de que o produto escolhido não tenha nenhum ingrediente adicionado, o que pode irritar a erupção cutânea.
  8. Etapa 8 Trate as erupções nos órgãos genitais com anti-histamínicos e compressas frias.
    Trate as erupções nos órgãos genitais com anti-histamínicos e compressas frias. Se você tiver sintomas nos órgãos genitais, lave a área com sabão e água fria. Em seguida, tome um anti-histamínico de venda livre, como Zyrtec, de acordo com as instruções da embalagem. Além disso, molhe uma toalha de rosto com água fria e pressione-a sobre a área para aliviar o inchaço e a coceira, e aplique-a sempre que necessário.
    • Além disso, aplique um creme tópico de hidrocortisona na área duas vezes ao dia. Primeiro, aplique uma pequena quantidade na área e aguarde 15 minutos para testar se há reações negativas.
    • Uma erupção cutânea nessa parte do corpo é melhor tratada por um médico profissional, que provavelmente prescreverá corticosteroides orais.

Obtenção de tratamento médico

  1. Etapa 1 Procure atendimento médico de emergência para sintomas graves ou erupção cutânea persistente.
    Procure atendimento médico de emergência em caso de sintomas graves ou erupção cutânea persistente. Na maioria dos casos, não é necessário consultar um médico por causa da hera venenosa. Não há problema em tratá-la em casa! Dito isso, consulte um médico se a erupção cobrir uma grande área, se os sintomas interferirem na sua vida diária ou se a erupção não desaparecer após 2 a 3 semanas.
    • Por exemplo, uma 'grande área' pode significar toda a panturrilha ou o antebraço.
    • Consulte um médico se a erupção estiver no rosto ou nos órgãos genitais.
  2. Etapa 2 Pergunte ao seu médico sobre um corticosteroide oral para coceira intensa.
    Pergunte ao seu médico sobre um corticosteroide oral para coceira intensa. O médico pode prescrever um corticosteroide oral, como a prednisona, se a coceira for extrema. Essa também pode ser uma opção se a erupção cutânea cobrir grande parte do corpo. No entanto, esse medicamento não é adequado para todos, portanto, seu médico pode recomendar que você opte por opções de venda livre.
    • Os corticosteroides orais podem causar efeitos colaterais, portanto, use-os somente quando necessário. Os efeitos colaterais mais comuns do uso em curto prazo incluem problemas de sono, alterações de apetite e problemas de humor.
    • Siga atentamente as instruções de seu médico ao tomar os medicamentos prescritos.
  3. Etapa 3 Tome um antibiótico prescrito no caso de uma infecção.
    Tome um antibiótico prescrito no caso de uma infecção. Provavelmente, você não precisará de um antibiótico, mas o médico poderá prescrever um se a erupção cutânea infeccionar. Isso geralmente ocorre quando a pele se rompe ou entra em contato com bactérias. Consulte um médico imediatamente se você notar pus ou descoloração além da vermelhidão na erupção cutânea.
    • Coçar aumenta o risco de desenvolver uma infecção, pois você pode romper a pele. Resista ao impulso!

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que seca a erupção cutânea de hera venenosa?
    Tente aplicar cremes tópicos de venda livre, como creme de corticosteroide e loção de calamina. Você pode usar o creme de corticosteroide por 1 a 3 dias para tratar uma erupção cutânea de hera venenosa. Use loção de calamina sempre que necessário para ajudar a controlar a coceira.
  • Pergunta
    Qual é a aparência de uma erupção cutânea de hera venenosa?
    Normalmente, haverá manchas ou faixas de bolhas vermelhas elevadas em sua pele.
  • Pergunta
    A hera venenosa deixa uma marca permanente na pele?
    Não. Embora a erupção cutânea da hera venenosa possa levar algum tempo para cicatrizar e desaparecer, ela não deve deixar nenhuma marca permanente. No entanto, lembre-se de que você não deve coçar a erupção cutânea. Se coçar demais, isso pode danificar sua pele e possivelmente deixar uma marca.

Vídeo

Dicas

  • Para evitar erupções cutâneas causadas por hera venenosa, use calças compridas e meias altas durante as caminhadas.
  • Se você ou seu filho ficarem tentados a coçar uma erupção cutânea, use luvas ou cubra levemente a erupção com gaze esterilizada.

Advertências

  • Nunca queime plantas de hera venenosa, pois a fumaça pode causar sérios problemas pulmonares. Se você esteve perto de uma hera venenosa queimada, consulte seu médico imediatamente.